5 dicas para contratar um serviço de manutenção predial

O que você vai encontrar neste artigo:

manutenção predial é importante porque garante as boas condições e segurança da edificação, reduzindo o risco de acidentes. Além disso, possui característica preventiva, já que diminui a possibilidade de ter de gastar muito com grandes consertos e reformas.

O problema é que nem todo mundo sabe como contratar um serviço de manutenção predial. Este é o seu caso? Para solucionar isso, preparamos este post com 5 dicas de contratação do serviço. Conheça quais são e aproveite para colocá-las em prática, garantindo uma manutenção de excelência!

O que é a manutenção predial?

Antes de conferir as dicas de contratação, é importante saber o que é a manutenção predial, especificamente. Trata-se de um conjunto de ações e serviços essenciais para que se mantenha a vida útil de toda uma edificação.

Assim como cuidamos da nossa saúde para evitar problemas, a manutenção predial faz o mesmo pela edificação. Com ela, é possível preservar espaços e agir de maneira corretiva, eliminando eventuais problemas em estruturas físicas.

Os serviços de manutenção predial podem abranger atividades de reparos e melhorias na parte elétrica, na hidráulica e na mecânica da edificação. Também é comum que envolva pequenos consertos de fachada.

A proposta é preservar a edificação em perfeito estado, o que ajuda a evitar acidentes com moradores, funcionários e visitas. Além disso, contribui para valorizar o condomínio ou imóvel, mantendo ou aumentando seu valor de mercado, de acordo com as melhorias feitas.

Principais serviços de manutenção predial

A manutenção predial envolve uma série de serviços que devem ser feitos por um profissional capacitado. Assim, garantirá um trabalho de qualidade, que realmente preserve a edificação.

De maneira geral, a rotina contempla atividades como as de inspeção, identificação, diagnóstico e correção de problemas elétricos, hidráulicos e mecânicos. Os mais comuns são falhas em sistemas de iluminação e equipamentos de climatização, por exemplo.

Outros problemas recorrentes são os desgastes ou quebras de revestimentos de piso e da fachada, entupimento em tubulações, falha em elevadores e portões automáticos, entre outros.

O profissional especializado atuará nesses serviços de manutenção predial, realizando os reparos necessários ou rotinas preventivas, para evitar problemas.

Tipos de manutenção predial

Existem três tipos de manutenção predial: preventiva, corretiva e preditiva. Estas opções têm finalidades diferentes e sempre devem ser executadas por profissionais capacitados. Veja como funciona cada tipo de manutenção:

1. Manutenção preventiva

É realizada antes que algum problema surja, para evitá-lo. Daí seu nome “manutenção preventiva”. Esta alternativa é essencial para a conservação do edifício, para evitar gastos elevados com problemas difíceis de serem resolvidos.

O trabalho de manutenção preventiva contempla a vistoria de instalações, as inspeções de equipamentos e das áreas comuns, bem como a vistoria em elevadores e instalações de gás, incêndio e ar condicionado.

Um bom exemplo da manutenção preventiva é a análise de instalações elétricas, para verificar se foram feitas corretamente e se estão em bom estado. 

Ao ter esse cuidado, é possível evitar um curto-circuito no imóvel, eliminando a possibilidade de que fique em energia elétrica ou de que queime eletrodomésticos ou eletrônicos pelo mau funcionamento.

Geralmente, o trabalho da preventiva tem como foco a análise, a identificação de possíveis problemas, bem como a troca ou melhoria de instalações.

2. Manutenção corretiva

Como seu próprio nome já indica, é um tipo de manutenção que tem como objetivo corrigir algum problema na edificação, suas instalações ou equipamentos. 

De maneira geral, trata-se de um reparo urgente, sem planejamento e que costuma ter preço alto, especialmente em comparação à manutenção preventiva.

Na corretiva, os serviços mais comuns são as trocas de peças de equipamentos como interfones, portões eletrônicos e elevadores. Também é frequente realizar reparos na estrutura da edificação, bem como consertos hidráulicos (combate de vazamentos e problemas na rede de esgoto).

A recomendação geral é que sempre evite a corretiva, porque ela tem custo elevado. E como fazer isso? Por meio da adoção da manutenção preventiva, que reduz o número de ocorrências e os custos com consertos de última hora.

3. Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é semelhante à preventiva, já que as duas têm como objetivo identificar possíveis falhas e agir de forma antecipada para evitar problemas.

No entanto, são tipos de manutenção diferentes. A preditiva tem como foco encontrar possíveis falhas a qualquer momento, no dia a dia, em vistorias básicas rotineiras. Já a preventiva é feita de acordo com um plano de manutenção.

Em alguns casos, a preditiva permite identificar falhas antes da preventiva. Ela contribui para o aumento da vida útil de equipamentos, de sistemas e instalações, bem como para a redução de custos com consertos (manutenção corretiva).

Na manutenção preditiva, é comum a realização de serviços como avaliação das instalações e equipamentos, inspeções na edificação e monitoramento de sistemas e equipamentos. O foco é diminuir ao máximo o risco de falhas e a possibilidade de precisar de uma manutenção corretiva.

Por que é importante fazer a manutenção predial?

Há quem deixe a manutenção predial de lado, mas isso é um erro que pode levar a problemas sérios, com possibilidade de acidentes ou de ter gastos muito altos com consertos complexos.

A manutenção predial ajuda a evitar problemas que podem agravar e comprometer toda a edificação ou parte dela. Além disso, reduz a chance de danos a sistemas e equipamentos. Com ela, é possível valorizar o imóvel, tendo um bom preço de venda ou de locação.

Além disso, o serviço de manutenção contribui para evitar problemas estéticos, preservando o visual do imóvel. Esse é um detalhe importante, porque tira a aparência de abandono do edifício, tornando o espaço externo e interno mais agradável.

Quer manter todo o condomínio ou imóvel em perfeito estado, com baixos custos de preservação e seguro? Então, é essencial investir em serviços de manutenção, que devem ser prestados por profissionais capacitados para garantir a qualidade do trabalho realizado.

Quando o serviço é de qualidade, elimina-se pontualmente o problema na edificação, garantindo sua segurança e funcionamento adequado. Também é possível evitar erros e retrabalhos, o que geraria novos gastos. Portanto, contribui para economizar.

Leia também:

>>> Serviço de terceirização de condomínios: confira as vantagens

Dicas para contratar serviço de manutenção predial

Decidiu fazer o investimento nos serviços de manutenção predial, mas não sabe como acertar na contratação? A seguir, damos dicas para lhe ajudar nessa tarefa. Acompanhe e coloque todas em prática:

1. Terceirize a manutenção predial

A terceirização é o modo mais prático, rápido e econômico de contratar serviços de manutenção predial. O motivo é simples: a empresa terceirizada já conta com uma equipe qualificada para executar o trabalho, portanto, não se perde tempo para encontrar profissionais especializados.

Mas não é só isso, pois a terceirização proporciona outros benefícios especiais. Um deles é a redução da burocracia na contratação de profissionais, pois a empresa de terceirização fica responsável por esse processo.

Além disso, elimina-se o vínculo trabalhista com os funcionários de manutenção, sem necessidade de realizar a administração de pessoal, os treinamentos e de pagar encargos trabalhistas. Mais uma vez, a prestadora de serviço é quem cuida desses detalhes.

A terceirização também possibilita a redução de custos operacionais e dá maior previsibilidade no orçamento do contratante, sem ter gastos inesperados com o serviço. 

Em muitos casos, a empresa de manutenção predial oferece equipamentos, uniformes e outros materiais para execução do trabalho, proporcionando ainda mais economia e praticidade.

Por último, mas não menos importante, está o fato de a terceirização garantir um serviço de manutenção predial de qualidade, com menor índice de erros e menor chance de retrabalhos. Isso se deve ao fato de o trabalho ser feito por profissionais capacitados. Portanto, a terceirização de serviços de manutenção compensa bastante!

2. Pesquise a empresa prestadora de serviços

Uma empresa de terceirização de manutenção predial despertou seu interesse? Antes de fechar contrato, pesquise sobre ela para saber de antemão se age de forma idônea, conseguindo minimizar o risco de golpe ou prejuízo. 

A melhor forma de fazer isso é realizando buscas pela internet, em redes sociais, sites institucionais e plataformas dedicadas a reclamações. Também dá para saber mais informações consultando alguém que já contratou a empresa.

Caso encontre reclamações, verifique qual a postura da empresa, se buscou atender o cliente e resolver os problemas apresentados. Basta verificar se houve resposta por parte da prestadora de serviços e se a empresa procurou solucionar a ocorrência.

Quando a contratada se dedica a resolver o problema, demonstra que tem interesse em atender o cliente bem, de forma a garantir sua satisfação. Esse é um cuidado que faz a diferença, porque evita descontentamentos.

3. Contrate profissionais qualificados

Profissionais qualificados realizarão uma manutenção de excelência, com menor chance de retrabalho, de perda de materiais ou de prejuízos. Portanto, não abra mão de contratar pessoal treinado e com conhecimento em serviços de manutenção predial.

Para garantir isso, basta examinar os currículos dos candidatos com cuidado, bem como verificar se têm a formação adequada para realizar as atividades de manutenção. 

Em casos de trabalhos específicos, como os realizados em altura ou com instalações elétricas, verifique se o profissional tem certificações em normas regulamentadoras. Elas indicam que ele está habilitado para realizar as atividades de manutenção com excelência e segurança.

Vale lembrar que quando você terceiriza o serviço, a empresa terceirizada encaminha profissionais capacitados para realizar o trabalho. Isso significa que terá acesso rápido e fácil a esses profissionais, sem precisar realizar processos seletivos longos, caros e tão cheios de detalhes como os que apontamos.

4. Monte uma equipe multidisciplinar

A manutenção predial envolve uma série de disciplinas, como a elétrica, a hidráulica e a mecânica. O ideal é contratar uma equipe que conheça todas essas disciplinas, para assegurar a excelência do trabalho.

O grande problema é que nem sempre se tem tempo para procurar esses profissionais, colocando em risco uma contratação de qualidade para realização do serviço.

Não é para menos, afinal, a contratação de profissionais capacitados para uma equipe multidisciplinar exige mais atenção ao processo seletivo, com análise cuidadosa do perfil dos candidatos.

É justamente aí que a terceirização de manutenção predial faz a diferença! A prestadora de serviços encaminha rapidamente profissionais qualificados para execução do trabalho, sem precisar fazer uma seleção longa e cara. Portanto, garante-se muito mais praticidade!

5. Verifique quem fornecerá uniformes e materiais

É interessante verificar se a empresa de terceirização fornece uniformes e materiais para a manutenção ou se isso fica sob a responsabilidade do contratante. 

Se a prestadora de serviços conceder esses itens, evita-se gastos extras com a manutenção predial, ajudando a economizar tempo e dinheiro. Não é para menos, já que não perderá tempo buscando fornecedores e ainda economizará com a compra dos produtos.

Vale a pena terceirizar a manutenção predial?

Anteriormente, falamos sobre como a manutenção predial é importante para a preservação da edificação e à segurança das pessoas que frequentam o local.

Para implementá-la, sugerimos a terceirização. Mas será que ela realmente vale a pena? Será que não é melhor contratar uma equipe multidisciplinar própria para realizar essa atividade?

A terceirização compensa por diversos motivos, sendo a melhor alternativa para implementar uma rotina de manutenção predial. A seguir, indicamos os principais para que você entenda o porquê vale a pena fazer esse investimento:

Fácil acesso a profissionais qualificados

Você se lembra que ressaltamos em diversos pontos que a contratação de profissionais qualificados é essencial para ter uma manutenção de excelência?

Nem sempre é simples encontrar esses profissionais, mas com a terceirização você tem fácil acesso a eles. A prestadora de serviços tem funcionários qualificados em seu quadro de colaboradores e pode realizar processos seletivos personalizados à sua necessidade. Você não tem trabalho algum para montar uma equipe perfeita, que seja capaz de executar um serviço de qualidade.

Redução de custos

Com a terceirização, você consegue implementar a manutenção predial de forma econômica. Não é para menos, afinal, não precisa realizar a contratação de profissionais por conta própria, muito menos fazer a gestão e treinamento desse pessoal.

Isso possibilita que se tenha uma maior previsibilidade de caixa, uma vez que o valor que se paga pelo serviço é fixo (até que se tenha a atualização prevista em contrato).

Diminuição de burocracias de RH

A terceirização também permite reduzir as burocracias da área de Recursos Humanos (RH). Isso acontece porque não existe vínculo empregatício entre contratante e profissional de manutenção. 

Logo, não há necessidade de realizar seleção, treinamento, admissão, processos de férias, pagamento de salários e encargos, entre outros. Desse modo, evita-se a sobrecarga de tarefas do RH, que pode se dedicar melhor a outras atividades.

Qualidade do serviço

Como os profissionais que a empresa de terceirização encaminha para o cliente são capacitados, é possível garantir um serviço de manutenção de qualidade, que supre totalmente suas demandas e expectativas.

Isso faz toda a diferença para garantir a qualidade de espaços e segurança da edificação, evitando erros no serviço, retrabalhos e custos desnecessários. Portanto, é uma alternativa que compensa bastante em curto e longo prazos.

Serviço de manutenção predial com a Via Facilities

Está procurando pela empresa de terceirização perfeita para contratar o serviço de manutenção predial em Curitiba? Então, saiba que a Via Facilities é a mais completa para lhe atender e suprir suas necessidades!

A empresa tem vasta experiência e especialização em gestão de serviços profissionais terceirizados. Também se destaca por sua estrutura robusta para realizar um trabalho de excelência, sempre atuando com foco na qualidade, com comprometimento e parceria com os clientes.

Além disso, a Via Facilities possui diferenciais especiais como a reserva técnica para evitar desfalques em casos de férias, afastamentos e faltas, realizando a substituição rápida do funcionário. Desse modo, evita-se desfalques e você garante que o trabalho sempre seja executado conforme o planejamento.

Aproveite para conhecer o serviço de manutenção predial e terceirize com a Via Facilities! Dessa forma, conseguirá cuidar da edificação de maneira correta, mantendo-a segura e em perfeito estado por muito tempo!

Leia também:

>>> 6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

>>> Como fazer a limpeza em fachada de vidro glazing

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Veja as diferenças entre limpeza e desinfecção de ambientes

Saiba quais são as diferenças e conheça mais sobre esses serviços importantes para empresas.

Leia mais
Thumbnail Post

Limpeza de vidros em altura com a Via é mais simples

A limpeza de vidros em altura é uma tarefa que costuma dar trabalho para a maioria das empresa, afinal, é difícil encontrar profissionais qualificados para executá-la corretamente e de forma segura. No entanto, há uma boa notícia: existe uma maneira rápida de descomplicar esses processos inerentes à limpeza em altura, o segredo é investir nessa […]

Leia mais
Thumbnail Post

Serviço de Copa: você sabe o que é e qual a sua importância?

Saiba qual sua real importância do serviço de copa para empresas e como implementá-lo de forma econômica em seu negócio.

Leia mais