6 dicas para reduzir custos operacionais durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 reduziu expressivamente o faturamento da maioria das empresas, levando a uma necessidade de corte de custos operacionais para conseguir permanecer funcionando.

Mas, afinal, como reduzir custos operacionais durante a pandemia sem prejudicar o bom andamento da empresa? A seguir, damos dicas eficientes para implementar essa estratégia. Acompanhe e conheça!

 

O qu e são custos operacionais?

A princípio, é importante conhecer o que são custos operacionais, exatamente. Trata-se de todo dinheiro que seu negócio gasta para se manter funcionando.

Ótimos exemplos são pagamentos de salários de clientes, bem como compra de equipamentos e matéria-prima, contas de água, energia elétrica e telefonia, entre outros.

 

6 dicas para reduzir custos operacionais

Existem diferentes formas de reduzir custos operacionais de uma empresa. Abaixo, listamos as principais que costumam trazer resultados mais expressivos e em menor prazo:

 

  1. Reveja suas finanças e estabeleça metas de corte de custos

O passo inicial para diminuir custos operacionais é rever finanças, para saber exatamente o que a empresa gasta no dia a dia e mensalmente. Então, verifique quanto dinheiro tem entrado e estabeleça uma meta de corte de custos considerando essas informações.

Isso possibilitará que a gestão tenha uma visão mais ampla das finanças da empresa e consiga identificar eventuais pontos que podem ter custo operacional reduzido sem prejudicar o bom andamento das atividades.

 

  1. Elimine desperdícios

Procure rever todos os processos de sua empresa para identificar oportunidades de otimização, com redução de etapas. Além disso, aproveite para eliminar desperdícios, principalmente de materiais, energia elétrica, consumo de água, entre outros.

Tudo o que for passível de otimização e eliminação de desperdícios deve ser implementado, o que ajudará a reduzir gastos diariamente ou no final do mês, possibilitando que a empresa economize.

 

  1. Renegocie contratos

Tenha em mente que diversas empresas estão passando por apertos financeiros durante a pandemia, o que torna gestores mais suscetíveis à negociação de contratos, afinal, querem mantê-los nessa época mais difícil.

Portanto, tente renegociar contratos, buscando uma redução de custos, prolongamento de prazos de pagamento sem multas ou juros, entre outras condições que melhor atendam as finanças de sua empresa.

Existe a possibilidade de renegociar contratos de aluguel de imóvel e equipamentos, bem como de serviços e com fornecedores, estabelecendo condições que atendam ambas as partes.

 

  1. Busque novos fornecedores

Se não for possível negociar com fornecedores, inicie um processo de busca de outros novos que combinem preço mais acessível sem perda da qualidade e prazo de entrega compatível.

Empresas que trabalham com exportação de peças, produtos e equipamentos também podem investir em um processo de nacionalização, sem necessidade de comprar com fornecedores internacionais, além de reduzir custos de aquisição.

 

  1. Invista em soluções alternativas

Existem soluções alternativas que normalmente apresentam menor custo que processos realizados internamente e podem ser adotadas para economizar.

Uma opção é implementar soluções de logística com custos mais atraentes, como a contratação de um self storage, que é um serviço de autoarmazenamento e permite guardar estoques em locais seguros por preços acessíveis.

 

  1. Terceirize

A terceirização é uma dica perfeita diminuir custos operacionais porque transfere a responsabilidade de atividades-meio e fim para outra empresa, economizando nesse processo.

Um exemplo clássico de como é possível reduzir custo operacional com a terceirização de atividade-meio e fim é que a empresa elimina o vínculo trabalhista com profissionais terceirizados.

Na prática, isso significa que não terá de pagar encargos trabalhistas específicos, como os de férias, demissão, FGTS, impostos, entre outros. Dessa forma, a empresa consegue poupar e ainda ter maior previsibilidade de caixa.

A empresa pode terceirizar tanto a atividade-meio, que é operacional, como a fim, que corresponde ao objetivo final da empresa, o que é mencionado em seu contrato social.

 

Como terceirizar atividades de sua empresa

Você já sabe que a terceirização é uma grande aliada para reduzir custos operacionais, mas não sabe como proceder para implementar essa solução? Então, confira as orientações que preparamos:

 

Escolha uma empresa experiente

Uma dica que ajuda a acertar na terceirização é pesquisar e escolher uma empresa experiente. Sempre busque informações da empresa de terceirização e referências, colhendo o feedback de clientes atendidos, se possível.

Outra forma de obter informações é verificar o site oficial da empresa, para conhecer sua história, saber quais clientes atende e como funciona a prestação de serviços.

 

Prefira uma empresa com equipe capacitada

Também procure saber se a equipe da empresa é capacitada, ou seja, se possui experiência e/ou treinamento na atividade que está contratando.

Ao investir nessa opção, elimina-se a necessidade de treinamento dos profissionais, além de garantir a qualidade do trabalho, com menor possibilidade de retrabalho, de modo a contribuir para um bom andamento de toda a operação.

 

Saiba quais diferenciais a empresa oferece

Antes de fechar o contrato, verifique com a empresa prestadora de serviços o que ela oferece como diferenciais. Além de um serviço de qualidade, também é interessante que tenha acesso a reservas em caso de faltas de profissionais.

A reserva possibilita que a empresa tenha sempre um profissional substituto se alguém faltar ou se ausentar por conta das férias. Dessa forma, elimina-se a possibilidade de desfalques.

Outros diferenciais a serem considerados é o fornecimento de uniformes, materiais e equipamentos utilizados no dia a dia para realização do trabalho contratado.

Se a empresa de terceirização oferecer essas opções, melhor, porque o contratante consegue economizar, uma vez que não precisa comprar esses itens separadamente.

 

Terceirização com a Via Facilities

A Via Facilities tem as melhores soluções para implementar a terceirização de atividade fim e meio em seu negócio! A empresa conta com uma equipe altamente capacitada, além de sólida experiência em terceirização.

Esses não são os únicos benefícios da Via Facilites, que também conta com um time comprometido em atender plenamente as necessidades de seus clientes, possibilitando não somente uma redução de custos, mas também o foco no core business, para uma atuação voltada ao alcance de objetivos.

Entre em contato com a Via Facilites para conhecer seus serviços de terceirização de atividade fim e meio e aproveite para solicitar um orçamento sem compromisso!

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Por que terceirizar o serviço de apoio administrativo?

Confira o porquê terceirizar o serviço de apoio administrativo de sua empresa e conheça quais são os benefícios que essa solução oferece.

Leia mais
Thumbnail Post

Por que pensar na terceirização de limpeza hospitalar?

O hospital é um local com riscos potenciais à saúde, especialmente quando não é higienizado correta e frequentemente. É justamente aí que entra a terceirização de serviços de limpeza hospitalar. Mas, por que contratar o serviço terceirizado de limpeza hospitalar? A seguir, listamos todos os motivos e vantagens de investir nessa solução. Não deixe de […]

Leia mais
Thumbnail Post

Higienização correta para a sua empresa

A higienização das empresas, principalmente do setor industrial, é de extrema importância. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, ela se tornou ainda mais necessária para evitar a disseminação da doença e contaminação dos colaboradores. Dessa forma, é imprescindível que você fique atento a este setor dentro da sua empresa e tenha alguns cuidados ao […]

Leia mais