Como funciona uma empresa de terceirização de mão de obra?

A contratação de uma empresa de terceirização de serviços é uma solução altamente eficaz, possibilitando ter acesso rápido a profissionais capacitados a um investimento relativamente baixo.

Quando finalmente decide contratar o serviço, uma dúvida costuma ser comum: afinal, como funciona uma empresa de terceirização? Aqui, você esclarece essa questão de uma vez por todas. Acompanhe!

 

O que é terceirização?

A princípio, é essencial entender o que é terceirização. Trata-se da contratação de uma empresa para realização de serviços específicos. É possível, por exemplo, contratar a terceirização de recepção, bem como a terceirização de manutenção predial, entre outras atividades-meio.

Há, ainda, a possibilidade de terceirizar atividades-fim da empresa, passando a ter profissionais especializados para realizar o trabalho e contribuir positivamente para a estratégia de crescimento de seu negócio.

 

Como funcionam empresas que terceirizam mão de obra?

Ao contratar uma empresa de terceirização, ela encaminha profissionais capacitados para seu empreendimento. Se terceirizou a portaria, por exemplo, a prestadora de serviços envia profissionais qualificados nessa tarefa para executar as atividades de controle de acesso.

Um detalhe importante: toda a equipe terceirizada não tem vínculo empregatício algum com a empresa contratante, somente com a prestadora de serviços. A concessão da mão de obra garantida pela terceirização oferece benefícios especiais à empresa, valendo a pena o investimento.

 

Benefícios da terceirização da mão de obra

A terceirização da mão de obra traz benefícios à empresa contratante! A seguir, listamos os principais. Confira e entenda o porquê vale a pena fazer esse investimento para seu negócio:

 

Inexistência de vínculo empregatício

Quem terceiriza mão de obra não possui vínculo empregatício com os trabalhadores. Na realidade, quem tem esse vínculo com os colaboradores é a prestadora de serviços.

Na prática, isso significa que a responsabilidade pela contratação do profissional, gestão e pagamento de salário, bem como de encargos trabalhistas, é da prestadora de serviços.

Mas há uma ressalva: se a terceirizada falir e não pagar o funcionário, a empresa contratante pode ser obrigada judicialmente a assumir essa responsabilidade.

 

Não há necessidade de treinar a mão de obra

Com a aprovação da Lei da Terceirização, o treinamento e especialização dos funcionários é de responsabilidade da prestadora de serviços. Portanto, a empresa contratante não precisa se preocupar com esse detalhe ou ter gastos com treinamento.

Isso acontece porque se entende que a terceirização tem como foco simplificar processos e auxiliar empresas a reduzir custos. Logo, o treinamento passa a ser uma responsabilidade da contratada.

 

Fácil acesso a profissionais capacitados

Contratar profissionais capacitados para montar uma equipe não é tarefa simples e rápida, afinal, nem sempre se tem fácil acesso a funcionários qualificados.

É aí que a terceirização fazia diferença! A empresa prestadora de serviços conta com uma equipe com profissionais capacitados e devidamente treinados, encaminhando-os para seu empreendimento para realização das atividades.

Assim, a contratante garante um time com profissionais qualificados de maneira simples e rápida, sem precisar perder tempo no recrutamento e seleção de colaboradores.

 

Foco no core business

Um dos principais benefícios que a empresa assegura ao contratar a terceirização de mão de obra é a manutenção do foco em seu core business (atividade principal).

Dessa forma, os gestores e equipe interna passam a ter mais tempo para traçar objetivos, realizar e executar planejamentos, mensurar resultados e buscar metas e crescimento.

 

Redução de custos

A redução de custos é um dos benefícios da terceirização mais expressivos. Ela acontece por vários motivos, sendo um deles não precisar realizar processos de gestão de pessoas.

Isso quer dizer que não precisará gastar com recrutamento e seleção, treinamento, pagamento de encargos trabalhistas, exames médicos periódicos, entre outros. Por isso, a terceirização é a melhor alternativa para a empresa que busca melhorar processos e economizar.

 

– Leia também:
>>> TERCEIRIZANDO E EVITANDO GASTOS COM TREINAMENTOS

 

Previsão de despesas

Outro ponto muito importante da terceirização da mão de obra é que ela permite ter uma previsão de despesas, porque os custos com gestão dos profissionais passam para a empresa terceirizada. Assim, não há despesas surpresas com verbas trabalhistas, conseguindo ter maior previsibilidade no orçamento.

 

Investimento em melhorias da empresa

O que a empresa economiza com a terceirização da mão de obra pode ser investido em melhorias, seja de processos ou estrutura. Dessa forma, a empresa pode oferecer um ambiente de trabalho otimizado ou aumentar sua produtividade, dando suporte em seu plano de crescimento.

 

 

O que saber antes de contratar a terceirização de mão de obra?

Saber alguns pontos específicos ajuda a contratar a empresa de terceirização de mão de obra perfeita. A seguir, listamos o que considerar para acertar nesse investimento:

 

Busque empresas experientes e profissionais

Deve-se buscar e contratar empresa experiente, profissionais e transparentes sobre seus processos. Dessa maneira, aumenta-se a chance de ter um serviço de alta qualidade.

 

Pesquise informações e peça documentos que comprovem a legalidade da empresa

Sempre pesquise informações e peça documentos que possam comprovar a legalidade da empresa prestadora de serviços. Se possível, verifique se a empresa tem o histórico de pagar seus profissionais.

Ao ter esses cuidados, evita-se que a contratante tenha de assumir responsabilidades que a prestadora de serviços não cumpriu, minimizando o risco de ter despesas inesperadas.

 

Peça um contrato

O contrato dá maior segurança para a contratante, por isso, não abra mão desse documento. Ele deve ter todos os pontos acordados verbalmente, para assegurar seu cumprimento.

 

Como identificar se devo ou não terceirizar?

homem selecionando um grupo de pessoas

Não sabe se deve ou não terceirizar serviços em sua empresa? Há uma dica que lhe ajuda a decidir: se precisar de uma equipe treinada para executar uma atividade que não faz parte do core business da empresa, a terceirização é um excelente investimento.

Também é uma alternativa para empresas com dificuldade para encontrar profissionais especializados para execução de atividades-fim.

 

Empresa de terceirização em Curitiba

Está em busca de uma empresa de terceirização de mão de obra em Curitiba? A Via Facilities tem as melhores soluções para seu negócio, apresentando uma sólida experiência em gestão de facilities, com prestação de serviços de excelência, sempre.

Aproveite para entrar em contato e obter mais informações sobre os serviços de terceirização da Via Facilities!

 

– Leia também:
>>> COMO SABER SE DEVO TERCEIRIZAR ALGUM SERVIÇO NA MINHA EMPRESA

>>> COMO EVITAR DOR DE CABEÇA COM RH?

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

O que é outsourcing corporativo e porquê você deveria pensar sobre isso

O outsourcing corporativo é uma poderosa ferramenta para otimização de qualquer empresa. Não sabe exatamente o que ele é? Explicamos, aqui, o que se trata e ainda apontamos os motivos para você considerar essa opção para seu negócio. Confira! O que é o outsourcing corporativo? Outsourcing corporativo é a terceirização de serviços, só que com […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que pode ser terceirizado no serviço público?

A terceirização de alguns serviços é a melhor alternativa para organizar e manter qualquer empresa funcionando. O que pouca gente sabe é que até mesmo no serviço público é possível terceirizar uma série de atividades, facilitando a rotina de trabalho. Há várias empresas de serviços terceirizados no Brasil e muitas delas oferecem desde terceirização de atividade fim, como […]

Leia mais
Thumbnail Post

Serviço de Copa: você sabe o que é e qual a sua importância?

O serviço terceirizado tem crescido muito nos últimos anos, a pretensão é que ela cresça cada vez mais ao longo dos próximos anos. Esse tipo de serviço é legalizado perante a legislação Brasileira. Um exemplo disso são as atividades de copa desenvolvidas em empresas, hospitais ou eventos apresentam um diferencial muito grande para qualquer marca. […]

Leia mais