Como poupar tempo e dinheiro com a terceirização de atividades-meio?

A terceirização atividade-meio é uma aliada da empresa porque possibilita poupar tempo e dinheiro. Mas, como essa solução proporciona esses resultados? Continue a leitura e saiba!

 

O que é atividade-meio?

A atividade-meio é aquela que não está relacionada à finalidade da empresa, mas é essencial para o bom andamento do negócio. Por exemplo, suponha que sua empresa seja uma indústria automobilística.

Sua finalidade é, portanto, fabricar veículos. Qualquer outra atividade realizada que não esteja diretamente atrelada a esse fim é uma atividade-meio. É o caso dos serviços de limpeza, manutenção predial, recepção, copa, entre outros.

 

Terceirizar atividades-meio ajuda a poupar tempo e dinheiro

A terceirização consiste em delegar atividades a outras empresas / profissionais. Por exemplo, sua empresa pode terceirizar o serviço de copa, passando essa responsabilidade para outra pessoa jurídica.

Ao investir na terceirização de serviços atividade meio, sua empresa consegue poupar tempo e dinheiro. No entanto, como isso funciona, especificamente?

No que se refere a poupar tempo, sua equipe própria passa a se dedicar somente ao core business da empresa. Na prática, isso significa que não terá de realizar atividades-meio e poderá focar na parte estratégica.

Com isso, todos os esforços da equipe estarão voltados a conseguir os objetivos estabelecidos e superar desafios, tendo mais tempo e foco para viabilizar o crescimento da empresa.

Já sobre poupar dinheiro, a terceirização da atividade-meio elimina o vínculo trabalhista com os profissionais que realizam o serviço, o que reduz seus custos operacionais.

O dinheiro economizado com custos operacionais envolvendo o serviço pode ser aplicado em melhorias na empresa ou no desenvolvimento de projetos especiais para viabilizar o crescimento do negócio.

 

Mais benefícios da terceirização de atividades-meio

Poupar tempo e dinheiro não são os únicos benefícios da terceirização das atividades-meio. Ao adotar essa solução é possível obter, também:

  • Redução da burocracia na contratação de profissionais, já que esse processo é delegado a outra empresa;
  • Possibilidade de ter em sua operação profissionais capacitados, uma vez que a empresa de terceirização conta com uma equipe qualificada e com experiência no serviço contratado;
  • Aumento da qualidade do serviço, porque será realizado por profissionais capacitados, com menor chance de retrabalho;
  • Profissionalização de processos, com atividades realizadas por colaboradores com know-how para executá-las corretamente;
  • Maior previsibilidade de despesas, pois encargos trabalhistas imprevisíveis ficam sob responsabilidade da empresa de terceirização. Assim, é possível ter maior equilíbrio financiamento e melhor planejamento de investimentos;
  • Substituição de profissional no caso de férias, faltas ou afastamentos, sem desfalcar a empresa ou sua rotina.

 

Quais atividades-meio podem ser terceirizadas?

Várias atividades-meio podem ser terceirizadas pela empresa, trazendo-lhe otimização de tempo e economia de dinheiro. Veja, a seguir, as principais passíveis de terceirização:

  • Limpeza e conservação de ambientes;
  • Serviços de copa;
  • Limpeza hospitalar – alta performance;
  • Portaria, vigia e controle de acessos;
  • Recepção e telefonia;
  • Zeladoria de condomínios;
  • Manutenção de áreas verdes;
  • Limpeza em altura;
  • Manutenção predial;
  • Bombeiro profissional civil.

 

Ao investir na terceirização de atividade meio, procure uma empresa séria e qualificada para lhe atender, identificar e suprir suas necessidades, prestando um atendimento altamente especializado.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

O que vale a pena ser terceirizado em uma pequena e média empresa?

A terceirização não é somente para empresas de grande porte: as pequenas e médias também podem se beneficiar dessa modalidade de contratação, porque é extremamente eficaz em reduzir custos, que é um dos objetivos de todo negócio. Mas, afinal, o que terceirizar em uma pequena ou média empresa? A realidade é que depende muito do […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que pode ser terceirizado no serviço público?

A terceirização de alguns serviços é a melhor alternativa para organizar e manter qualquer empresa funcionando. O que pouco gente sabe, é que até mesmo no serviço público é possível terceirizar uma série de atividades, facilitando a rotina de trabalho. Há várias empresas de serviços terceirizados no Brasil e, muitas deles oferecem desde terceirização de […]

Leia mais
Thumbnail Post

Atividade-fim e Atividade-meio: o que mudou com a decisão do STF?

No final de agosto de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 4, que a terceirização de trabalhadores para qualquer tipo de atividade dentro de uma empresa é constitucional. As ações analisadas pelos ministros chegaram ao STF antes da Lei da Terceirização de 2017. Sancionada pelo presidente Michel Temer, a Lei […]

Leia mais