Como saber se devo terceirizar algum serviço na minha empresa

Depois da aprovação e sanção da Reforma Trabalhista em 2018, a terceirização da mão de obra ficou ainda mais viável e vantajosa para as empresas brasileiras. Isso porque ela favorece a redução de custos com pessoal, saindo bem mais em conta do que a contratação de funcionários, principalmente quando vai para a ponta do lápis os encargos financeiros da contratação e possíveis problemas relacionados a segurança do trabalho, indenizações, processos, entre outros.

Porém, assim como qualquer grande mudança no seu negócio, é muito importante entender bem quais são os prós e contras da terceirização e para isso, alguns critérios devem ser analisados na hora de tomar a decisão e as vantagens dessa estratégia.

O que é a terceirização?

De modo geral, o serviço de terceirização é quando uma empresa contrata outra organização para que sejam realizados serviços a ela sem que tenham responsabilidade sobre os encargos trabalhistas daqueles colaboradores. Em todo mundo, a prática vem sendo cada vez mais difundida e, no Brasil, cerca de 25% da mão de obra contratada já é terceirizada.

Quais critérios considerar à terceirização?

Antes de definir se vale mesmo à pena contratar uma empresa terceirizada, vale adotar alguns cuidados e critérios que vão balizar sua análise antes e durante a tomada de decisão.

1) Compare os custos entre a mão de obra terceirizada e a interna

O primeiro passo é colocar na ponta do lápis a diferença de custos entre a mão de obra terceirizada e de investir em sua própria equipe. Num primeiro momento, até pode parecer que só investir em terceirização é um bom negócio, mas é preciso ponderar quais serviços precisam disso e quais podem ser absorvidos internamente. Analise o formato da sua empresa e faça os cálculos.

2) Analise se sua empresa tem capacidade para realizar o serviço que pode ser terceirizado

A redução de custos é um fator muito chamativo para que as empresas optem pela terceirização de serviços. Nesse sentido, vale colocar em pauta se sua empresa tem a infraestrutura necessária e/ou os equipamentos certos para realizar o que precisa ser feito. Se a resposta for não, está aí mais um indício de que contratar colaboradores terceirizados pode ser uma solução viável. Empresas como a Via Serviços, além de ofertar todo o treinamento necessário para que a equipe realize com eficiência os serviços prestados, possui todo o equipamento para a realização dos mesmos.

Como avaliar corretamente as empresas que oferecem os serviços?

Depois de considerar tudo, se você verificar que vale investir na terceirização para empresas, é o momento de encontrar as que prestem os serviços dos quais você necessita. Dessa forma, é de suma importância avaliar:

  • A reputação da companhia no mercado;
  • Flexibilidade para atender a um possível aumento da demanda;
  • Custo-benefício;
  • Nível de suporte oferecido pela terceirizada;
  • Quais os indicadores de desempenho serão utilizados para analisar os resultados.

Dessa forma, fica mais simples saber se você deve ou não terceirizar seus serviços e quais empresas no mercado têm experiência para lhe atender com qualidade e eficiência. A Via Serviços possui diversas opções de terceirização de serviços para atender os mais diversos setores da sua empresa. Entre em contato para saber mais.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Como aumentar a eficiência da sua empresa em 2020

É gratificante ver sua empresa gerando lucros. Mas, manter uma empresa lucrativa dá muito trabalho. Ainda mais se você tem muitos funcionários. A organização é um ponto fundamental para gerar mais lucros e torná-la mais eficiente. A terceirização de serviços, por exemplo, é uma maneira de conseguir torná-la mais eficiente. Afinal, você não precisará se […]

Leia mais
Thumbnail Post

Covid-19 e a importância de ambientes higienizados

A falta de higienização adequada das mãos e superfícies têm se tornado pauta no combate ao Covid-19. O no ambiente de trabalho, o processo de higienização é de extrema importância, principalmente porque ambientes sujos e bagunçados influenciam diretamente na saúde e bem-estar dos colaboradores. Além disso, bactérias e microrganismos são os principais causadores de doenças […]

Leia mais
Thumbnail Post

6 dicas para reduzir custos operacionais durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 reduziu expressivamente o faturamento da maioria das empresas, levando a uma necessidade de corte de custos operacionais para conseguir permanecer funcionando. Mas, afinal, como reduzir custos operacionais durante a pandemia sem prejudicar o bom andamento da empresa? A seguir, damos dicas eficientes para implementar essa estratégia. Acompanhe e conheça!   O […]

Leia mais