Dicas para empresas durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo um período de volatilidade e incertezas, com empresas sem saber o que fazer para se manterem ativas durante o período de crise.

Está passando por isso e não sabe como proceder? Então, veja aqui dicas do que empresas podem fazer para enfrentar a pandemia com maior tranquilidade, com redução de custos e otimização de processos.

 

Adapte serviços à realidade atual

A preocupação com a segurança e saúde aumentou expressivamente durante a pandemia, exigindo que empresas adaptem seus processos e serviços à realidade atual. Uma das medidas mais representativas disso é a adoção do home office.

Durante o período de isolamento social, o número de profissionais trabalhando em casa explodiu. Curiosamente, mesmo com a reabertura do comércio e serviços várias empresas, inclusive as de grande porte, decidiram manter o home office em seus processos.

O motivo dessa manutenção é simples: o home office gera menos custo para a empresa, seja com o aluguel ou manutenção do local de trabalho ou com benefícios como o vale-transporte.

Por isso, para passar pela pandemia com o menor prejuízo possível é importante que a empresa esteja aberta a adaptar seus serviços e processos para garantir a saúde de seus colaboradores e reduzir custos.

Além de implementar o home office, a empresa pode substituir viagens e reuniões presenciais por virtuais, investir em transformação digital (que é considerada essencial para o futuro), entre outras ações.

Se não conseguir enxergar exatamente o que pode ser feito, abra essa questão diretamente para seus colaboradores, perguntando o que pode ser realizado para otimizar, simplificar e modernizar processos, adaptando-os à nova realidade.

 

Crie um fundo de emergência

O orçamento pode estar apertado no momento, mas tente criar um fundo de emergência imediatamente. Com o fundo é possível contar com recursos financeiros para lidar com imprevistos e períodos de adversidade, por exemplo, quando o faturamento e lucratividade forem baixos.

 

Identifique e elimine pontos críticos

Reserve um tempo para analisar e identificar pontos críticos, ou seja, aqueles que podem ser afetados por conta da pandemia, e procure tratá-los o quanto antes, buscando soluções alternativas para minimizar prejuízos.

 

Terceirize

Durante a pandemia, encontrar profissionais qualificados para atuar na sua empresa pode ser ainda mais difícil. Uma forma de reverter essa situação é investir em serviços de terceirização.

Ao terceirizar é possível simplificar seu processo de recrutamento e seleção, bem como de contratação e treinamento, delegando essas atividades a outra empresa, de modo a liberar colaboradores para realizar atividades associadas ao core business.

Há outros benefícios que fazem valer a pena a terceirização de atividade fim e meio, como a eliminação do vínculo trabalhista e redução de custos, viabilizando uma economia significativa em época de crise, de modo a auxiliar em seu orçamento.

A empresa pode terceirizar diferentes serviços, como limpeza de vidros em altura, bombeiro civil, portaria, manutenção predial, telefonia e recepção, entre outros operacionais.

No que se refere especificamente à atividade fim terceirização, existe a possibilidade de terceirizar e obter mão de obra qualificada para atuar nos setores de Tecnologia da Informação, Qualidade, Administração, Logística, entre outros.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Como funciona a Gestão de Facilities

A gestão de facilities vem crescendo em empresas e condomínios, porque garante benefícios especiais em curto e longo prazos. Aqui, explicamos o que é gestão de facilities, o que proporciona e como investir nela. Acompanhe!   O que é gestão de facilities e como ela funciona? Gestão de facilities, também chamada de gerenciamento de facilidades, […]

Leia mais
Thumbnail Post

Vantagens em terceirizar a limpeza e conservação de ambientes

A limpeza e conservação de ambientes são serviços essenciais de qualquer empresa ou condomínio. Não é para menos, afinal, ajudam a garantir espaços salubres e minimizam o risco de acidentes. Curiosamente, trata-se de serviços que demandam mão de obra qualificada para sua correta execução. Mas, onde conseguir esses profissionais? Uma solução para esse problema é […]

Leia mais
Thumbnail Post

Diferença entre atividades-meio e atividade-fim

Toda empresa tem atividades-meio e fim, independentemente de qual seja sua área de atuação. Aqui, explicamos o que são essas atividades e quais são as diferenças entre elas. Confira e conheça!   O que é atividade-meio e atividade-fim? Os conceitos de atividades-meio e atividades-fim têm finalidades previdenciárias e trabalhistas, ajudando a especificar o que cada […]

Leia mais