Dicas para empresas durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo um período de volatilidade e incertezas, com empresas sem saber o que fazer para se manterem ativas durante o período de crise.

Está passando por isso e não sabe como proceder? Então, veja aqui dicas do que empresas podem fazer para enfrentar a pandemia com maior tranquilidade, com redução de custos e otimização de processos.

 

Adapte serviços à realidade atual

A preocupação com a segurança e saúde aumentou expressivamente durante a pandemia, exigindo que empresas adaptem seus processos e serviços à realidade atual. Uma das medidas mais representativas disso é a adoção do home office.

Durante o período de isolamento social, o número de profissionais trabalhando em casa explodiu. Curiosamente, mesmo com a reabertura do comércio e serviços várias empresas, inclusive as de grande porte, decidiram manter o home office em seus processos.

O motivo dessa manutenção é simples: o home office gera menos custo para a empresa, seja com o aluguel ou manutenção do local de trabalho ou com benefícios como o vale-transporte.

Por isso, para passar pela pandemia com o menor prejuízo possível é importante que a empresa esteja aberta a adaptar seus serviços e processos para garantir a saúde de seus colaboradores e reduzir custos.

Além de implementar o home office, a empresa pode substituir viagens e reuniões presenciais por virtuais, investir em transformação digital (que é considerada essencial para o futuro), entre outras ações.

Se não conseguir enxergar exatamente o que pode ser feito, abra essa questão diretamente para seus colaboradores, perguntando o que pode ser realizado para otimizar, simplificar e modernizar processos, adaptando-os à nova realidade.

 

Crie um fundo de emergência

O orçamento pode estar apertado no momento, mas tente criar um fundo de emergência imediatamente. Com o fundo é possível contar com recursos financeiros para lidar com imprevistos e períodos de adversidade, por exemplo, quando o faturamento e lucratividade forem baixos.

 

Identifique e elimine pontos críticos

Reserve um tempo para analisar e identificar pontos críticos, ou seja, aqueles que podem ser afetados por conta da pandemia, e procure tratá-los o quanto antes, buscando soluções alternativas para minimizar prejuízos.

 

Terceirize

Durante a pandemia, encontrar profissionais qualificados para atuar na sua empresa pode ser ainda mais difícil. Uma forma de reverter essa situação é investir em serviços de terceirização.

Ao terceirizar é possível simplificar seu processo de recrutamento e seleção, bem como de contratação e treinamento, delegando essas atividades a outra empresa, de modo a liberar colaboradores para realizar atividades associadas ao core business.

Há outros benefícios que fazem valer a pena a terceirização de atividade fim e meio, como a eliminação do vínculo trabalhista e redução de custos, viabilizando uma economia significativa em época de crise, de modo a auxiliar em seu orçamento.

A empresa pode terceirizar diferentes serviços, como limpeza de vidros em altura, bombeiro civil, portaria, manutenção predial, telefonia e recepção, entre outros operacionais.

No que se refere especificamente à atividade fim terceirização, existe a possibilidade de terceirizar e obter mão de obra qualificada para atuar nos setores de Tecnologia da Informação, Qualidade, Administração, Logística, entre outros.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Manutenção de Áreas Verdes

Áreas verdes estão ganhando espaço na decoração, tornando o ambiente mais colorido e agradável. No entanto, esses resultados só são obtidos se esses locais estiverem bem cuidados. É justamente aí que entra a manutenção de áreas verdes, que é um serviço essencial para preservar corretamente esses espaços, deixando-os sempre bonitos.   O que faz a […]

Leia mais
Thumbnail Post

Diferença entre atividades-meio e atividade-fim

Toda empresa tem atividades-meio e fim, independentemente de qual seja sua área de atuação. Aqui, explicamos o que são essas atividades e quais são as diferenças entre elas. Confira e conheça!   O que é atividade-meio e atividade-fim? Os conceitos de atividades-meio e atividades-fim têm finalidades previdenciárias e trabalhistas, ajudando a especificar o que cada […]

Leia mais
Thumbnail Post

Vantagens da Terceirização para sua empresa. Descubra quais são!

A terceirização é uma atividade muito comum em empresas, porque proporciona excelentes benefícios ao negócio, causando impacto positivo expressivo em suas finanças. Mas, afinal, o que é e quais são as vantagens da terceirização? Confira, a seguir, essas informações!   O que é a terceirização? Terceirização ocorre quando uma empresa repassa a outra (uma prestadora de […]

Leia mais