Funcionário terceirizado é mais eficiente? Veja mitos e verdades sobre essa solução

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A contratação de um funcionário terceirizado e a terceirização de serviços proporcionam benefícios únicos à empresa. No entanto, esses são temas envoltos em uma série de mitos, o que faz muitas empresas desistirem de terceirizar.

Uma das crenças mais comuns entre quem não conhece a solução é que funcionários terceirizados são menos comprometidos. Também já escutou isso? Então, você está no lugar certo! Aqui, esclarecemos essa questão e apresentamos outros mitos e verdades sobre a terceirização. Acompanhe!

A imagem mostra um exemplo de uma funcionária tercerizada.

 

Afinal, funcionário terceirizado é mais eficiente?

Essa é uma dúvida comum porque há empresas que hesitam em contratar funcionários terceirizados por acreditarem que há um menor comprometimento, menos controle sobre a qualidade do serviço ou custos excessivos.

Porém, essa é uma visão que nem sempre corresponde à realidade. Também é possível que a empresa tenha esses mesmos problemas com uma equipe própria, sobretudo quando há uma seleção falha e falta de processos internos para controlar os serviços e custos.

Experiências práticas mostram que funcionários terceirizados podem ser tão ou mais eficientes que os contratados diretamente pela empresa. Há vários motivos para isso, como você pode ver abaixo:

 

Realização de processo seletivo personalizado

A empresa de terceirização de serviços pode realizar processos seletivos personalizados, buscando profissionais com as características que seu negócio mais precisa no momento. 

Isso reduz o risco de contratar um funcionário inadequado às tarefas, além de trazer muito mais praticidade, sem precisar realizar processos seletivos demorados e custosos.

 

Treinamento e desenvolvimento do funcionário

Empresas de serviços terceirizados de excelência investem no treinamento e desenvolvimento do funcionário de forma contínua. Assim, garantem que esteja alinhado com as melhores práticas do mercado.

É importante ressaltar que o cliente não tem custo algum com o treinamento, o que ajuda a economizar e ainda ter um profissional capacitado para realizar as atividades.

 

Monitoramento da qualidade e produtividade

A empresa terceirizada também atua na gestão do serviço, com foco no monitoramento da qualidade e da produtividade do funcionário ou da equipe.

O objetivo do monitoramento é assegurar que o cliente receba um serviço de excelência e eficiente, que realmente supra suas necessidades. Tudo isso garantindo a transparência do processo.

 

Flexibilidade na gestão de equipe

O serviço terceirizado flexibiliza a gestão da equipe. O fornecedor controla e monitora o time ou funcionário terceirizado, realizando ajustes necessários para garantir que o cliente receba o melhor serviço possível. 

Isso possibilita que o cliente otimize seu tempo, podendo se dedicar a atividades estratégicas do core business. Assim, pode acelerar os resultados e crescimento do negócio.

 

Leia Também:

>>>> O que é facilities, quais os serviços mais procurados e por que terceirizar?

 

Terceirização: 5 mitos que você precisa conhecer

Existem mais mitos sobre a terceirização que podem levar as empresas a tomarem decisões equivocadas. A seguir, apresentamos os principais e indicamos o que realmente é verdade, ajudando-lhe a tomar decisões informadas sobre a solução:

 

1. A qualidade do serviço terceirizado é inferior

Mito. Empresas de terceirização têm como foco a excelência na execução do serviço. Para isso, adotam processos estruturados e trabalham com profissionais qualificados para atender o cliente plenamente. A qualidade só será inferior se a empresa contratar um fornecedor ruim.

 

2. Terceirização é sempre mais cara

Mito. O serviço terceirizado elimina despesas indiretas da empresa como encargos trabalhistas, benefícios e treinamento e desenvolvimento do funcionário. 

Muitas vezes, a empresa de terceirização fornece equipamentos e materiais para a execução do serviço, bem como uniformes para o funcionário. Por isso, é uma solução mais econômica em longo prazo.

 

3. A empresa perde o controle sobre processos terceirizados

Mito. A empresa mantém o controle sobre processos e serviços ao realizar contratos estruturados, com indicadores de desempenho claros e reporte de informações periódico.

Se estabelecer uma parceria baseada na transparência com o fornecedor, é possível ter controle sobre processos e um serviço de qualidade, compensando o investimento.

 

4. Terceirização é apenas para empresas de grande porte

Mito. Qualquer empresa, independentemente de seu tamanho, pode terceirizar um serviço, beneficiando-se da solução. Negócios de pequeno e médio porte podem contratar funcionários terceirizados de limpeza, recepção, portaria, entre outros.

Há a possibilidade de terceirizar até mesmo uma atividade-fim, tendo acesso à expertise e profissionalizando a operação da empresa, de modo a torná-la mais competitiva.

 

5. Funcionários terceirizados não se integram à cultura da empresa

Mito. Uma boa gestão de relacionamento e processos de integração fazem os funcionários terceirizados se adaptarem à cultura organizacional do contratante com facilidade. 

A recomendação é que os funcionários terceirizados passem por processo de integração igual ao da equipe própria, minimizando ruídos ou falta de informação.

 

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A Via Facilities é uma empresa especializada em terceirização de serviços em Curitiba e disponibiliza soluções completas para empresas, não importa qual seja sua necessidade.

Nossos serviços terceirizados não apenas reduzem encargos trabalhistas ao cliente, eles melhoram a performance e asseguram a adequação de profissionais à sua demanda. Entre em contato para saber mais!

 

Leia Também:

>>>> Terceirização de portaria: solução para segurança e hospitalidade em sua empresa ou condomínio

>>>> Como funciona o contrato de trabalho terceirizado?

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