Gestão de facilities. O que é importante saber!
A gestão de facilities tornou-se uma prática comum em empresas, independentemente de seu porte. A razão disso é que ela é extremamente vantajosa e ajuda a garantir o bom andamento das atividades.
Mas, afinal, o que são facilities e quais são os benefícios que sua gestão traz para a empresa, efetivamente? Confira, aqui, essas e outras informações importantes sobre o tema!
O que são facilities?
Por facilities entende-se uma gama de serviços essenciais prestados de forma terceirizada, tendo como objetivos otimizar o trabalho da empresa contratante. Além disso, visa manter o foco dos funcionários na atividade-fim, aquela que garantirá o crescimento e lucratividade do negócio.
Um ótimo exemplo de facilities na prática são os condomínios que terceirizam atividades como portaria, vigilância e jardinagem, inclusive negócios que contratam empresa de facilities para serviços de recepção, limpeza e copa.
De maneira geral, facilities podem abranger diversos serviços operacionais, mas também é possível terceirizar serviços administrativos, contábeis, de logística, recursos humanos, entre outros.
Gestão de facilities: o que é?
A gestão de facilities normalmente é realizada por um profissional qualificado que supervisiona todos os serviços terceirizados. Ele colabora para o bom andamento das atividades e garantia da qualidade do trabalho.
O profissional coordena atividades e atua em parceria com outros setores da empresa contratante, com foco no atendimento de necessidades e garantia do cumprimento de cláusulas contratuais.
Benefícios da gestão de facilities
A gestão de facilities proporciona benefícios únicos para a empresa, seja em curto ou longo prazo, com impacto positivo na operação. A seguir, listamos quais são os principais:
Terceirização de serviços
A gestão de facilities possibilita terceirizar atividades-meio e atividades-fim, otimizando o tempo da equipe da empresa para se dedicar a atividades estratégicas e acelerar o crescimento do negócio.
Acesso à equipe capacitada
Com os serviços de facilities, a empresa tem acesso a uma equipe capacitada. A empresa de terceirização encaminha profissionais treinados e experientes para seu negócio, que passará a ter mão de obra qualificada.
Assim, dá para assegurar a excelência do trabalho, bem como ter maior produtividade, mais profissionalismo na operação e um menor índice de retrabalho.
Redução de trâmite burocrático e custos internos
O investimento na terceirização e gestão de facilities também possibilita que a empresa contratante reduza o trâmite burocrático da contratação de profissionais.
Toda a parte de contratação e administração de pessoal é de responsabilidade da empresa de terceirização, que paga encargos trabalhistas e cuida de demais burocracias.
Com isso, a empresa tem uma redução de demandas com pessoal, bem como uma diminuição de custo, conseguindo economizar em longo prazo para investir internamente e ter maior previsibilidade de caixa.
Eliminação de processos internos de recursos humanos
Com a terceirização e gestão de facilities, a empresa não precisa fazer seleção, treinamento e atualização de profissionais. Trata-se de uma redução de atividades e custos, impactando positivamente na operação.
Inexistência do vínculo trabalhista
A empresa que terceiriza não tem vínculo trabalhista com os profissionais que atuam internamente. A responsável pela terceirização é quem assume essa obrigatoriedade. Logo, não há necessidade de pagar encargos e de cumprir demandas estabelecidas em lei.
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Principais serviços de facilities
Está na dúvida do que entra na lista de serviços de facilities, aqueles que podem ser terceirizados? Para esclarecê-la de uma vez por todas, selecionamos os que são mais buscados atualmente. Confira e aproveite para incluí-los na lista de gestão de facilities de sua empresa:
Limpeza e conservação de ambientes
O serviço de limpeza e conservação de ambientes visa garantir um espaço de trabalho e de recepção de visitantes e clientes mais agradável e salubre. Ao contratá-lo, é possível causar uma ótima impressão em quem passa pela área.
É essencial que a atividade seja feita por profissionais capacitados, o que ajudará a garantir a qualidade do trabalho, um menor risco de danos e uma baixa possibilidade de comprometer o andamento da operação.
Ao contratar o serviço, a empresa passa a ter profissionais que realizarão limpeza geral, convencional e técnica, limpeza e tratamento de pisos, higienização de ambientes, entre outros.
Limpeza hospitalar de alta performance
Serviço voltado à limpeza e desinfecção hospitalar, minimizando o risco de contaminação por contato. A terceirização dá acesso a profissionais capacitados para realizar esse trabalho com excelência, preparando espaços devidamente para a prática médica.
O serviço abrange limpeza hospitalar técnica, higienização de ambientes hospitalares, gerenciamento de leitos, serviço de apoio, coleta interna de resíduos, entre outras atividades.
Limpeza em altura
Tem como foco a limpeza de vidros e fachadas em altura. A contratação possibilita acesso a profissionais experientes e capacitados em atividades em altura, com cursos obrigatórios.
Além disso, a empresa de terceirização normalmente fornece o material necessário para a execução do trabalho, bem como equipamentos de segurança, minimizando ainda mais os gastos do contratante. Por isso, é um investimento que vale a pena!
Serviços de copa
Nos serviços de copa, o profissional assume a responsabilidade pela preparação de lanches e bebidas, bem como pela limpeza da copa e seus utensílios. Também pode atuar na elaboração de cardápios.
Profissionais terceirizados realizam os serviços de copa sempre com qualidade e educação no atendimento, tanto com a equipe interna da empresa como visitas. Esse atendimento especial contribui para que a empresa tenha uma boa imagem.
Portaria, vigia e controle de acessos
As atividades de portaria, vigia e controle de acessos também são muito buscadas por empresas que desejam terceirizar, pois contribuem para o bom funcionamento do negócio e segurança do espaço.
Os serviços abrangem controle de acesso de pessoas e veículos, recebimento de encomendas e correspondências, inclusive atendimento pessoal e telefônico.
Recepção e telefonia
A terceirização dos serviços de recepção e telefonistas garantem à empresa o acesso a profissionais capacitados para realizar atividades como atendimento telefônico, controle de entrada e saída da empresa, recepção, prestação de informações, entre outras.
Zeladoria para condomínios
O zelador é a pessoal responsável pela manutenção do condomínio, atuando especificamente na supervisão de reformas, obras e melhorias, no suporte aos moradores, gestão de pessoal, entre outras atividades. O condomínio também consegue terceirizar a zeladoria, garantindo um trabalho de alta qualidade.
Manutenção predial
Possui como foco a preservação predial, tornando-o seguro para quem frequenta o local. Envolve as atividades de manutenção elétrica, mecânica e hidráulica, com identificação e correção de problemas. Com a terceirização da manutenção predial é possível ter acesso a profissionais capacitados para realizar esse trabalho com excelência.
Manutenção de áreas verdes
Trata-se de um serviço voltado à manutenção de jardins e demais áreas verdes, de modo a deixá-las em perfeito estado. Como resultado, colabora positivamente para imagem da empresa, além de disponibilizar espaços agradáveis para quem frequenta o local.
Bombeiro civil profissional
A empresa também pode terceirizar o bombeiro civil profissional, que presta serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência em eventos e edificações. Para atuar na área deve-se ter aprovação em curso de formação de bombeiro civil profissional.
O bombeiro é responsável por identificar e avaliar riscos nas instalações, inspecionar equipamentos de combate a incêndio e rotas de fuga, participar de simulados, relatar irregularidades, apresentar sugestões de melhoria, entre outras atividades.
Terceirização de atividade-fim
Sua empresa também pode terceirizar atividade-fim, que é a que corresponde ao objetivo / finalidade do negócio. A terceirização permitirá manter a competitividade da empresa, preparando-a para enfrentar desafios com profissionais capacitados.
Existe a possibilidade de terceirizar atividade-fim como as de administração, logística, tecnologia da informação, entre outras, em cargos de analista, chefe, supervisores, gestores e coordenadores, por exemplo.
Empresa de terceirização e gestão de facilities
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A Via Facilities tem uma estrutura completa e acesso a profissionais experientes e altamente qualificados para atender empresas em todo o território nacional, sempre com serviços de excelência.
Com a Via, sua empresa consegue terceirizar serviços de limpeza, copa, portaria, recepção e telefonia, zeladoria e atividade-fim. Aproveite para entrar em contato e saber como podemos ajudar seu negócio!
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