Gestão de facilities. O que é importante saber!

gestão de facilities tornou-se uma prática comum em empresas, independentemente de seu porte. A razão disso é que ela é extremamente vantajosa e ajuda a garantir o bom andamento das atividades.

Mas, afinal, o que são facilities e quais são os benefícios que sua gestão traz para a empresa, efetivamente? Confira, aqui, essas e outras informações importantes sobre o tema!

 

O que são facilities?

Por facilities entende-se uma gama de serviços essenciais prestados de forma terceirizada, tendo como objetivos otimizar o trabalho da empresa contratante. Além disso, visa manter o foco dos funcionários na atividade-fim, aquela que garantirá o crescimento e lucratividade do negócio.

Um ótimo exemplo de facilities na prática são os condomínios que terceirizam atividades como portaria, vigilância e jardinagem, inclusive negócios que contratam empresa de facilities para serviços de recepção, limpeza e copa.

De maneira geral, facilities podem abranger diversos serviços operacionais, mas também é possível terceirizar serviços administrativos, contábeis, de logística, recursos humanos, entre outros.

 

Gestão de facilities: o que é?

A gestão de facilities normalmente é realizada por um profissional qualificado que supervisiona todos os serviços terceirizados. Ele colabora para o bom andamento das atividades e garantia da qualidade do trabalho.

O profissional coordena atividades e atua em parceria com outros setores da empresa contratante, com foco no atendimento de necessidades e garantia do cumprimento de cláusulas contratuais.

 

Benefícios da gestão de facilities

A gestão de facilities proporciona benefícios únicos para a empresa, seja em curto ou longo prazo, com impacto positivo na operação. A seguir, listamos quais são os principais:

 

Terceirização de serviços

A gestão de facilities possibilita terceirizar atividades-meio e atividades-fim, otimizando o tempo da equipe da empresa para se dedicar a atividades estratégicas e acelerar o crescimento do negócio.

 

Acesso à equipe capacitada

Com os serviços de facilities, a empresa tem acesso a uma equipe capacitada. A empresa de terceirização encaminha profissionais treinados e experientes para seu negócio, que passará a ter mão de obra qualificada.

Assim, dá para assegurar a excelência do trabalho, bem como ter maior produtividade, mais profissionalismo na operação e um menor índice de retrabalho.

 

Redução de trâmite burocrático e custos internos

O investimento na terceirização e gestão de facilities também possibilita que a empresa contratante reduza o trâmite burocrático da contratação de profissionais.

Toda a parte de contratação e administração de pessoal é de responsabilidade da empresa de terceirização, que paga encargos trabalhistas e cuida de demais burocracias.

Com isso, a empresa tem uma redução de demandas com pessoal, bem como uma diminuição de custo, conseguindo economizar em longo prazo para investir internamente e ter maior previsibilidade de caixa.

 

Eliminação de processos internos de recursos humanos

Com a terceirização e gestão de facilities, a empresa não precisa fazer seleção, treinamento e atualização de profissionais. Trata-se de uma redução de atividades e custos, impactando positivamente na operação.

 

Inexistência do vínculo trabalhista

A empresa que terceiriza não tem vínculo trabalhista com os profissionais que atuam internamente. A responsável pela terceirização é quem assume essa obrigatoriedade. Logo, não há necessidade de pagar encargos e de cumprir demandas estabelecidas em lei.

 

– Leia também:
>>> QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS?

 

Principais serviços de facilities

Está na dúvida do que entra na lista de serviços de facilities, aqueles que podem ser terceirizados? Para esclarecê-la de uma vez por todas, selecionamos os que são mais buscados atualmente. Confira e aproveite para incluí-los na lista de gestão de facilities de sua empresa:

mulher fazendo sinal de positivo com trabalhadores ao fundo

Limpeza e conservação de ambientes

O serviço de limpeza e conservação de ambientes visa garantir um espaço de trabalho e de recepção de visitantes e clientes mais agradável e salubre. Ao contratá-lo, é possível causar uma ótima impressão em quem passa pela área.

É essencial que a atividade seja feita por profissionais capacitados, o que ajudará a garantir a qualidade do trabalho, um menor risco de danos e uma baixa possibilidade de comprometer o andamento da operação.

Ao contratar o serviço, a empresa passa a ter profissionais que realizarão limpeza geral, convencional e técnica, limpeza e tratamento de pisos, higienização de ambientes, entre outros.

 

Limpeza hospitalar de alta performance

Serviço voltado à limpeza e desinfecção hospitalar, minimizando o risco de contaminação por contato. A terceirização dá acesso a profissionais capacitados para realizar esse trabalho com excelência, preparando espaços devidamente para a prática médica.

O serviço abrange limpeza hospitalar técnica, higienização de ambientes hospitalares, gerenciamento de leitos, serviço de apoio, coleta interna de resíduos, entre outras atividades.

 

Limpeza em altura

Tem como foco a limpeza de vidros e fachadas em altura. A contratação possibilita acesso a profissionais experientes e capacitados em atividades em altura, com cursos obrigatórios.

Além disso, a empresa de terceirização normalmente fornece o material necessário para a execução do trabalho, bem como equipamentos de segurança, minimizando ainda mais os gastos do contratante. Por isso, é um investimento que vale a pena!

 

Serviços de copa

Nos serviços de copa, o profissional assume a responsabilidade pela preparação de lanches e bebidas, bem como pela limpeza da copa e seus utensílios. Também pode atuar na elaboração de cardápios.

Profissionais terceirizados realizam os serviços de copa sempre com qualidade e educação no atendimento, tanto com a equipe interna da empresa como visitas. Esse atendimento especial contribui para que a empresa tenha uma boa imagem.

 

Portaria, vigia e controle de acessos

As atividades de portaria, vigia e controle de acessos também são muito buscadas por empresas que desejam terceirizar, pois contribuem para o bom funcionamento do negócio e segurança do espaço.

Os serviços abrangem controle de acesso de pessoas e veículos, recebimento de encomendas e correspondências, inclusive atendimento pessoal e telefônico.

 

Recepção e telefonia

A terceirização dos serviços de recepção e telefonistas garantem à empresa o acesso a profissionais capacitados para realizar atividades como atendimento telefônico, controle de entrada e saída da empresa, recepção, prestação de informações, entre outras.

 

Zeladoria para condomínios

O zelador é a pessoal responsável pela manutenção do condomínio, atuando especificamente na supervisão de reformas, obras e melhorias, no suporte aos moradores, gestão de pessoal, entre outras atividades. O condomínio também consegue terceirizar a zeladoria, garantindo um trabalho de alta qualidade.

 

Manutenção predial

Possui como foco a preservação predial, tornando-o seguro para quem frequenta o local. Envolve as atividades de manutenção elétrica, mecânica e hidráulica, com identificação e correção de problemas. Com a terceirização da manutenção predial é possível ter acesso a profissionais capacitados para realizar esse trabalho com excelência.

 

Manutenção de áreas verdes

Trata-se de um serviço voltado à manutenção de jardins e demais áreas verdes, de modo a deixá-las em perfeito estado. Como resultado, colabora positivamente para imagem da empresa, além de disponibilizar espaços agradáveis para quem frequenta o local.

 

Bombeiro civil profissional

A empresa também pode terceirizar o bombeiro civil profissional, que presta serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência em eventos e edificações. Para atuar na área deve-se ter aprovação em curso de formação de bombeiro civil profissional.

O bombeiro é responsável por identificar e avaliar riscos nas instalações, inspecionar equipamentos de combate a incêndio e rotas de fuga, participar de simulados, relatar irregularidades, apresentar sugestões de melhoria, entre outras atividades.

 

Terceirização de atividade-fim

Sua empresa também pode terceirizar atividade-fim, que é a que corresponde ao objetivo / finalidade do negócio. A terceirização permitirá manter a competitividade da empresa, preparando-a para enfrentar desafios com profissionais capacitados.

Existe a possibilidade de terceirizar atividade-fim como as de administração, logística, tecnologia da informação, entre outras, em cargos de analista, chefe, supervisores, gestores e coordenadores, por exemplo.

 

Empresa de terceirização e gestão de facilities

Banner - Quem Somos Via Facilities

Quer terceirizar e está em busca de uma empresa de facilities? A Via Facilities tem as melhores soluções em terceirização para seu negócio, atendendo pontualmente suas necessidades.

A Via Facilities tem uma estrutura completa e acesso a profissionais experientes e altamente qualificados para atender empresas em todo o território nacional, sempre com serviços de excelência.

Com a Via, sua empresa consegue terceirizar serviços de limpeza, copa, portaria, recepção e telefonia, zeladoria e atividade-fim. Aproveite para entrar em contato e saber como podemos ajudar seu negócio!

 

– Leia também:
>>> 5 VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO PARA SUA EMPRESA

>>> O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO?

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Como funciona a Gestão de Facilities

A gestão de facilities vem crescendo em empresas e condomínios, porque garante benefícios especiais em curto e longo prazos. Aqui, explicamos o que é gestão de facilities, o que proporciona e como investir nela. Acompanhe!   O que é gestão de facilities e como ela funciona? Gestão de facilities, também chamada de gerenciamento de facilidades, […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que terceirizar a manutenção de áreas verdes da sua empresa?

Hoje, mais do que nunca, a atenção e o cuidado com áreas verdes é fundamental para uma empresa. Construir um ambiente de qualidade é também uma forma de receber e tratar o seu cliente com carinho. Se bem aplicada, a manutenção de áreas verdes traz inúmeras vantagens para chefes, funcionários e também para quem faz […]

Leia mais
Thumbnail Post

Outsourcing: você sabe o que é?

O outsourcing é um aliado de empresas que buscam reduzir a carga de trabalho de equipes próprias, possibilitando que foquem no core business, tenham maior produtividade e atinjam objetivos em menor prazo. Mas, você sabe o que é outsourcing, qual seu objetivo e vantagens? A seguir, você confere todas essas informações. Acompanhe e saiba mais […]

Leia mais