Limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance em tempos de pandemia

Os processos de limpeza e desinfecção de alta performance são essenciais no dia a dia de todo hospital e clínica. Em tempos de pandemia de Covid-19, isso se tornou ainda mais forte, sobretudo porque é uma doença altamente transmissível.

Mas, por que a limpeza e desinfecção hospitalar são tão importantes? A seguir, respondemos essa questão! Acompanhe e saiba mais sobre esses dois serviços essenciais.

 

O que é limpeza hospitalar?

Trata-se de um procedimento de higienização simples, que consiste na retirada de sujeira que é visível aos olhos. Durante a limpeza, utiliza-se produtos comuns como água, detergente e demais que removem resíduos mais consistentes.

 

O que é desinfecção hospitalar?

A desinfecção hospitalar é um procedimento que remove ameaças que são invisíveis, como patógenos que causam infecções e sobrevivem mesmo após a limpeza simples do ambiente.

Exemplos típicos de patógenos são os fungos, protozoários, bactérias e vírus, como o Covid-19. Muitos deles sobrevivem durante horas em superfícies e a única forma de eliminá-los é usando um protocolo de desinfecção hospitalar.

Ao desinfetar o espaço e seus componentes, reduz-se o risco de contaminação e de disseminação de doenças dentro do próprio ambiente hospitalar, evitando novos casos ou doenças concomitantes em pacientes.

 

Diferença entre limpeza e desinfecção hospitalar

Qual é a diferença entre limpeza e desinfecção hospitalar é uma dúvida comum, principalmente entre quem não atua diretamente nessa área.

Embora pareça que são procedimentos idênticos, não são. No entanto, é simples entendê-los e saber a diferença: a limpeza é um serviço mais básico, voltado a eliminar sujeiras que não visíveis.

Já a desinfecção hospitalar tem como foco eliminar agentes patogênicos invisíveis que podem levar ao desenvolvimento de doenças. É uma higienização mais rigorosa, que segue protocolos especiais para assegurar que não há ameaças no ambiente.

 

Níveis de desinfecção

Outro fator que ajuda a diferenciar ambos os procedimentos é que existem níveis de desinfecção que são estabelecidos de acordo com a capacidade de eliminação de agentes patógenos. Veja quais são esses níveis:

 

Baixo

No nível baixo, a desinfecção hospitalar destrói bactérias vegetativas, somente. Neste caso, os produtos mais utilizados são o álcool 70%, quaternário de amônio e hipoclorito de sódio.

 

Intermediário

A desinfecção hospitalar de nível intermediário tem como foco eliminar a maioria dos tipos de fungos, todas as bactérias vegetativas e alguns tipos de vírus lipídicos.

Os produtos utilizados na desinfecção hospitalar intermediária são os mesmos da baixa, com a diferença que o hipoclorito de sódio é a versão com 1.000 ppm de cloro disponível.

 

Alto

A desinfecção de alto nível é destinada a destruir todos os tipos de fungos, bactérias vegetativas, vírus e parte dos esporos bacterianos. Para ter esse resultado, os produtos utilizados são o hipoclorito de sódio e ácido peracético.

 

Frequência de limpeza e desinfecção hospitalar

A limpeza e desinfecção hospitalar devem ser feitas periodicamente, preferencialmente mais de uma vez ao dia. Para garantir a regularidade do serviço, recomenda-se elaborar um cronograma a ser seguido à risca pelos funcionários, garantindo a higienização de espaços.

 

Importância da limpeza e desinfecção hospitalar na pandemia

Os serviços de limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance tornam os ambientes de tratamento e atendimento a pacientes e familiares mais seguros, evitando contaminações pelo novo coronavírus.

Esse é um detalhe muito importante porque também ajuda a reduzir a possibilidade de novas internações e do sobrecarregamento do sistema de saúde.

Além disso, aumenta a proteção de profissionais da saúde que não atuam diretamente no tratamento de pacientes com Covid-19, garantindo que possam realizar suas atividades com maior segurança, em um ambiente adequado.

 

Como fazer limpeza e desinfecção hospitalar?

Os processos de limpeza e desinfecção hospitalar exigem conhecimento especializado para garantir que sejam corretamente realizados e de forma segura para os trabalhadores.

Além disso, ambos os serviços demandam conhecimento prévio em protocolo de limpeza e desinfecção hospitalar, que asseguram a qualidade do trabalho.

É justamente por isso se recomenda que a limpeza e desinfecção hospitalar sejam realizadas por profissionais especializados, com treinamento na área e no manuseio de equipamentos e produtos específicos.

Não sabe como recrutar e selecionar esses profissionais? Uma solução para esse problema é investir na terceirização de limpeza hospitalar e desinfecção.

 

Por que terceirizar a limpeza e desinfecção hospitalar?

A terceirização de limpeza e desinfecção hospitalar é uma solução que compensa por oferecer benefícios especiais. Ao adotar essa opção é possível:

 

Desburocratizar processos

Na terceirização, a empresa delega atividades para a prestadora de serviços. Com isso desburocratiza seus processos, tornando o dia a dia mais produtivo.

 

Eliminação do vínculo trabalhista

Quando terceiriza, a empresa elimina o vínculo trabalhista com o profissional. Por isso, não paga mais encargos, não tem gastos elevados com pagamento de férias e passa a ter previsibilidade de caixa.

 

Foco no atendimento médico

A terceirização da desinfecção e limpeza hospitalar possibilita que a equipe médica e de enfermeiros foque no atendimento ao paciente, sem precisar se preocupar com atividades paralelas ao seu trabalho. Assim, garante-se uma atenção adequada ao paciente.

 

Economia com custos operacionais

Investir na terceirização da limpeza e desinfecção hospitalar também possibilita economizar, sobretudo no que se refere à estrutura operacional para executar essas duas atividades.

Em muitos casos, a empresa de terceirização já fornece uniformes e produtos especiais utilizados na realização dos serviços, possibilitando que o hospital economize nesse processo e tenha maior praticidade, sem precisar comprá-los.

 

Garantia de qualidade

A empresa de terceirização tem uma equipe altamente capacitada para realizar a limpeza e desinfecção hospitalar, o que dá uma garantia da qualidade dos serviços.

Todos os profissionais são treinados para executar as atividades de higienização e lidar com produtos para limpeza e desinfecção hospitalar, minimizando o risco de acidentes.

 

Limpeza e desinfecção hospitalar com a Via Facilities

Quer investir na terceirização de limpeza e desinfecção hospitalar? Então, você precisa conhecer a Via Facilities, empresa de terceirização com sólida experiência no mercado.

A Via Facilities tem seus serviços de limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance liderados por profissionais como médicos especialistas, enfermeiros e engenheiros, com equipe preparada para aplicar técnicas e seguir rígidos padrões de qualidade.

Aproveite para conhecer e investir na terceirização de serviços de limpeza hospitalar e desinfecção prestados pela Via Facilities.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Bombeiro Civil: descubra o que é e o que faz!

O bombeiro civil é um profissional de extrema importância para empresas públicas e privadas. Isso porque ele atua na segurança do estabelecimento, prestando serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência tanto em edificações como também em eventos. O marco que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil no Brasil está contido na Lei Nº 11.901, […]

Leia mais
Thumbnail Post

Como fazer a limpeza em fachada de vidro glazing

As fachadas de vidro glazing são espetaculares! Prédios com bastante vidros são bonitos e bastante valorizados. Empresas com fachadas glazing são imponentes e transpassam grandeza para quem vê. Mas, essas fachadas precisam ser muito bem limpas para garantir todo esse visual. Fachadas glazing ou pele de vidro, como também são chamadas, exigem uma limpeza muito […]

Leia mais
Thumbnail Post

Quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados?

Trabalhadores de empresa de serviços terceirizados normalmente se veem com uma dúvida: quais são seus direitos? Para esclarecer essa questão, preparamos esse artigo. Continue a leitura e saiba o que é garantido ao colaborador terceirizado.   Trabalhador terceirizado O trabalhador terceirizado é contratado por regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) pela empresa que presta serviços […]

Leia mais