Limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance em tempos de pandemia

Os processos de limpeza e desinfecção de alta performance são essenciais no dia a dia de todo hospital e clínica. Em tempos de pandemia de Covid-19, isso se tornou ainda mais forte, sobretudo porque é uma doença altamente transmissível.

Mas, por que a limpeza e desinfecção hospitalar são tão importantes? A seguir, respondemos essa questão! Acompanhe e saiba mais sobre esses dois serviços essenciais.

 

O que é limpeza hospitalar?

Trata-se de um procedimento de higienização simples, que consiste na retirada de sujeira que é visível aos olhos. Durante a limpeza, utiliza-se produtos comuns como água, detergente e demais que removem resíduos mais consistentes.

 

O que é desinfecção hospitalar?

A desinfecção hospitalar é um procedimento que remove ameaças que são invisíveis, como patógenos que causam infecções e sobrevivem mesmo após a limpeza simples do ambiente.

Exemplos típicos de patógenos são os fungos, protozoários, bactérias e vírus, como o Covid-19. Muitos deles sobrevivem durante horas em superfícies e a única forma de eliminá-los é usando um protocolo de desinfecção hospitalar.

Ao desinfetar o espaço e seus componentes, reduz-se o risco de contaminação e de disseminação de doenças dentro do próprio ambiente hospitalar, evitando novos casos ou doenças concomitantes em pacientes.

 

Diferença entre limpeza e desinfecção hospitalar

Qual é a diferença entre limpeza e desinfecção hospitalar é uma dúvida comum, principalmente entre quem não atua diretamente nessa área.

Embora pareça que são procedimentos idênticos, não são. No entanto, é simples entendê-los e saber a diferença: a limpeza é um serviço mais básico, voltado a eliminar sujeiras que não visíveis.

Já a desinfecção hospitalar tem como foco eliminar agentes patogênicos invisíveis que podem levar ao desenvolvimento de doenças. É uma higienização mais rigorosa, que segue protocolos especiais para assegurar que não há ameaças no ambiente.

 

Níveis de desinfecção

Outro fator que ajuda a diferenciar ambos os procedimentos é que existem níveis de desinfecção que são estabelecidos de acordo com a capacidade de eliminação de agentes patógenos. Veja quais são esses níveis:

 

Baixo

No nível baixo, a desinfecção hospitalar destrói bactérias vegetativas, somente. Neste caso, os produtos mais utilizados são o álcool 70%, quaternário de amônio e hipoclorito de sódio.

 

Intermediário

A desinfecção hospitalar de nível intermediário tem como foco eliminar a maioria dos tipos de fungos, todas as bactérias vegetativas e alguns tipos de vírus lipídicos.

Os produtos utilizados na desinfecção hospitalar intermediária são os mesmos da baixa, com a diferença que o hipoclorito de sódio é a versão com 1.000 ppm de cloro disponível.

 

Alto

A desinfecção de alto nível é destinada a destruir todos os tipos de fungos, bactérias vegetativas, vírus e parte dos esporos bacterianos. Para ter esse resultado, os produtos utilizados são o hipoclorito de sódio e ácido peracético.

 

Frequência de limpeza e desinfecção hospitalar

A limpeza e desinfecção hospitalar devem ser feitas periodicamente, preferencialmente mais de uma vez ao dia. Para garantir a regularidade do serviço, recomenda-se elaborar um cronograma a ser seguido à risca pelos funcionários, garantindo a higienização de espaços.

 

Importância da limpeza e desinfecção hospitalar na pandemia

Os serviços de limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance tornam os ambientes de tratamento e atendimento a pacientes e familiares mais seguros, evitando contaminações pelo novo coronavírus.

Esse é um detalhe muito importante porque também ajuda a reduzir a possibilidade de novas internações e do sobrecarregamento do sistema de saúde.

Além disso, aumenta a proteção de profissionais da saúde que não atuam diretamente no tratamento de pacientes com Covid-19, garantindo que possam realizar suas atividades com maior segurança, em um ambiente adequado.

 

Como fazer limpeza e desinfecção hospitalar?

Os processos de limpeza e desinfecção hospitalar exigem conhecimento especializado para garantir que sejam corretamente realizados e de forma segura para os trabalhadores.

Além disso, ambos os serviços demandam conhecimento prévio em protocolo de limpeza e desinfecção hospitalar, que asseguram a qualidade do trabalho.

É justamente por isso se recomenda que a limpeza e desinfecção hospitalar sejam realizadas por profissionais especializados, com treinamento na área e no manuseio de equipamentos e produtos específicos.

Não sabe como recrutar e selecionar esses profissionais? Uma solução para esse problema é investir na terceirização de limpeza hospitalar e desinfecção.

 

Por que terceirizar a limpeza e desinfecção hospitalar?

A terceirização de limpeza e desinfecção hospitalar é uma solução que compensa por oferecer benefícios especiais. Ao adotar essa opção é possível:

 

Desburocratizar processos

Na terceirização, a empresa delega atividades para a prestadora de serviços. Com isso desburocratiza seus processos, tornando o dia a dia mais produtivo.

 

Eliminação do vínculo trabalhista

Quando terceiriza, a empresa elimina o vínculo trabalhista com o profissional. Por isso, não paga mais encargos, não tem gastos elevados com pagamento de férias e passa a ter previsibilidade de caixa.

 

Foco no atendimento médico

A terceirização da desinfecção e limpeza hospitalar possibilita que a equipe médica e de enfermeiros foque no atendimento ao paciente, sem precisar se preocupar com atividades paralelas ao seu trabalho. Assim, garante-se uma atenção adequada ao paciente.

 

Economia com custos operacionais

Investir na terceirização da limpeza e desinfecção hospitalar também possibilita economizar, sobretudo no que se refere à estrutura operacional para executar essas duas atividades.

Em muitos casos, a empresa de terceirização já fornece uniformes e produtos especiais utilizados na realização dos serviços, possibilitando que o hospital economize nesse processo e tenha maior praticidade, sem precisar comprá-los.

 

Garantia de qualidade

A empresa de terceirização tem uma equipe altamente capacitada para realizar a limpeza e desinfecção hospitalar, o que dá uma garantia da qualidade dos serviços.

Todos os profissionais são treinados para executar as atividades de higienização e lidar com produtos para limpeza e desinfecção hospitalar, minimizando o risco de acidentes.

 

Limpeza e desinfecção hospitalar com a Via Facilities

Quer investir na terceirização de limpeza e desinfecção hospitalar? Então, você precisa conhecer a Via Facilities, empresa de terceirização com sólida experiência no mercado.

A Via Facilities tem seus serviços de limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance liderados por profissionais como médicos especialistas, enfermeiros e engenheiros, com equipe preparada para aplicar técnicas e seguir rígidos padrões de qualidade.

Aproveite para conhecer e investir na terceirização de serviços de limpeza hospitalar e desinfecção prestados pela Via Facilities.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

Descubra quais são as principais vantagens da terceirização de serviços e entenda o porquê vale a pena fazer esse investimento à empresa.

Leia mais
Thumbnail Post

STF decide que é constitucional emprego de terceirizados na atividade-fim das empresas

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (30), por 7 votos a 4, que é constitucional o emprego de terceirizados na atividades-fim das empresas.

Leia mais
Thumbnail Post

Vantagens em terceirizar a limpeza e conservação de ambientes

A limpeza e conservação de ambientes são serviços essenciais de qualquer empresa ou condomínio. Não é para menos, afinal, ajudam a garantir espaços salubres e minimizam o risco de acidentes. Curiosamente, trata-se de serviços que demandam mão de obra qualificada para sua correta execução. Mas, onde conseguir esses profissionais? Uma solução para esse problema é […]

Leia mais