Outsourcing: descubra o que é e as vantagens para sua empresa
O Outsourcing deixou de ser apenas uma tendência para se tornar uma realidade presente no mercado. Pouco importa o setor da empresa: o Outsourcing já é conhecido e utilizado em todos os segmentos. O crescimento do interesse na prática nessa prática não se dá pelo nome chamativo, mas sim pelos benefícios que acompanham os serviços Outsourcing e rapidamente se alojam na empresa. Para que você possa investir em melhores resultados dentro do seu negócio, nós te explicamos tudo sobre Outsourcing: descubra o que é e as vantagens para sua empresa!
De início, vamos aos dados: a procura por contratação de serviços Outsourcing deve crescer cerca de 15% até o ano de 2024, segundo relatório da Transparency Market Research. Só neste ano, 95 bilhões de dólares devem ser investidos no Outsourcing. Quando olhamos especificamente para o Brasil, o cenário mostra que as empresas de Outsourcing ocupam o 4º lugar entre as maiores contratantes de talentos, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).
Os números são irrefutáveis. Porém, mais representativos do que eles são as experiências dos líderes que escolheram os serviços Outsourcing. Alterando a lógica de funcionários, negócios que aderem o Outsourcing conseguem melhores resultados em menos tempo. E aqui você entende porque!
Entenda o Outsourcing: o que é e as vantagens para sua empresa!
Antes de entender o Outsourcing, o que é e as vantagens para sua empresa, é preciso saber exatamente o que significa Outsourcing e o que difere essa modalidade de serviço de uma terceirização tradicional.
O que é Outsourcing?
O Outsourcing pode ser definido como a contratação de uma empresa que prestará um serviço que antes era realizado internamente. Em outras palavras, o negócio contratante irá passar uma ou mais funções para uma outra empresa. A ideia é que profissionais sem vínculo empregatício atuem dentro da empresa, desempenhando atividades específicas.
Serviços Outsourcing podem ser utilizados para substituir cargos antes ocupados por profissionais com vínculo empregatício e também para criar novas atividades de trabalho dentro da empresa. Isso mostra como é possível, através do Outsourcing, melhorar as dinâmicas de trabalho que já existem e também expandir o negócio sem precisar arcar com a burocracia e o custo elevado que acompanham a contratação de novos empregados.
O Outsourcing está ligado a profissionais especializados, que trabalham diretamente no resultado final, seja ele um serviço ou um produto. Essa relação aponta para a diferença que separa o Outsourcing da terceirização propriamente dita.
Quais as diferenças entre Outsourcing e Terceirização?
O Outsourcing é empregado quando o serviço prestado está vinculado à entrega de valor ao cliente. Isso significa que as atividades-fim de uma empresa estão mais sujeitas à utilização do Outsourcing. Para exemplificar, imagine uma empresa de TI: o Outsourcing pode ser usado para introduzir profissionais especialistas na parte de programação de computadores ou desenvolvimento de softwares, que atinjam diretamente o produto final do negócio.
Essa é outra particularidade do Outsourcing: os profissionais são altamente qualificados, exatamente por desempenharem funções que geralmente exigem um grau elevado de conhecimento.
Serviços terceirizados, em contraste com as duas características mencionadas da Outsourcing, são mais direcionados para as atividades-meio da empresa. No caso do negócio de TI, funções como limpeza e segurança, ou seja, atividades não ligadas ao produto final da empresa, poderiam ser terceirizadas.
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Quais as vantagens do Outsourcing?
Além de desburocratizar e reduzir muito os custos de novas contratações, como já dissemos, o Outsourcing também traz vantagens para o trabalho em si. Com a maior facilidade para trazer novos profissionais para a empresa, o Outsourcing permite também que pessoas mais qualificadas atuem nas atividades. Isso porque as empresas de Outsourcing exigem que os profissionais sigam se atualizando e requalificando.
Além disso, o gasto com gestão de pessoas é reduzido ao máximo com o Outsourcing. A estrutura hierárquica entre os funcionários fica menor e todos têm maior liberdade e flexibilidade para se concentrarem nas metas do negócio.
Outra vantagem é não precisar se preocupar com riscos trabalhistas. Os encargos do funcionário ficam apenas sob os cuidados da empresa fornecedora. Pagamentos adicionais e ações da justiça, por exemplo, não serão de responsabilidade do contratante. Vale ressaltar também que no caso de o profissional de Outsourcing precisar ser afastado, independente do motivo, ele é imediatamente substituído por outro profissional de mesmo nível.
Como implementar os serviços de Outsourcing?
É necessário começar traçando um planejamento. Quais funções os profissionais vão desempenhar? Qual perfil de profissional você deseja trazer para a empresa? Qual será a carga e o turno de trabalho? Todas essas perguntas precisam ser colocadas no papel e respondidas antes de seguir adiante.
Finalizado o planejamento, é importante pesquisar qual será a empresa prestadora de Outsourcing. Saber como pesquisar também é importante. Encontrar fornecedores que tenham experiência e nome no mercado é indispensável. Afinal, as questões serão tratadas com a prestadora, não diretamente com os profissionais. Encontrar uma empresa qualificada e que permita uma boa relação deve ser a sua meta.
Se o fornecedor já foi escolhido, é necessário estar atento ao contrato. Todas as especificações devem ser inseridas no contrato. Resgate o seu planejamento e garanta que tudo que você precisa estará firmado com o fornecedor. Dessa forma, não vai ter dor de cabeça ao longo da prestação dos serviços.
Por fim, converse com toda a equipe da empresa e construa uma boa integração entre empregados e profissionais Outsourcing. Não só é importante que os funcionários se adaptem às novas dinâmicas de trabalho como é importante que os profissionais recém-chegados estejam por dentro do funcionamento das atividades do negócio.
Quais são os serviços de Outsourcing?
Os serviços Outsourcing estão mais voltados a áreas de grande qualificação. Exatamente por isso, atividades ligadas às áreas de RH, TI, logística e controle de qualidade são os que mais passam do formato tradicional para o Outsourcing.
Sua empresa pode utilizar serviços Outsourcing em setores como análise de suporte, administrativo, compras e logística, por exemplo. Cargos de liderança também usam muito profissionais fornecidos por prestadoras de serviço, como chefes de projeto e supervisores. Pela necessidade de terem autonomia e conhecimento profundo sobre as tarefas, contratar o Outsourcing faz todo sentido nesses casos. Profissionais que precisam se reinventar constantemente, como arquitetos e os já citados programadores, também podem ser adquiridos por meio do Outsourcing.
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