Outsourcing: você sabe o que é?

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O outsourcing é um aliado de empresas que buscam reduzir a carga de trabalho de equipes próprias, possibilitando que foquem no core business, tenham maior produtividade e atinjam objetivos em menor prazo.

Quer saber mais sobre este serviço e suas vantagens? A seguir, você confere todas essas informações. 

O que é outsourcing?

Esta é uma solução de gestão na qual uma empresa contrata outra para prestação de serviços de uma atividade específica que antes era feita por uma equipe interna.

Normalmente, as empresas de outsourcing fornecem profissionais que atuarão no cliente, porém sem vínculo empregatício com ele.

Estes funcionários terceirizados podem desempenhar desde atividades-meio (geralmente operacionais) até atividades-fim (as que são declaradas no contrato social da empresa).

Qual o objetivo do outsourcing?

Uma dúvida muito comum de quem ainda não utiliza esse recurso. O principal é contribuir para que a empresa ofereça um serviço ou produto mais competitivo, que garanta a satisfação plena do cliente.

Além disso, agrega valor ao negócio, contribuindo para o bom andamento das tarefas e dando suporte às atividades estratégicas, que viabilizarão o crescimento do negócio.

Conheça os serviços de outsourcing

São atividades que estão mais voltadas a áreas de grande qualificação, como as áreas de RH, TI, logística e controle de qualidade.

Sua empresa pode utilizar serviços outsourcing em setores como análise de suporte, administrativo, compras e logística, por exemplo. Cargos de liderança também usam muito profissionais fornecidos por prestadoras de serviço, como chefes de projeto e supervisores. 

Pela necessidade de terem autonomia e conhecimento profundo sobre as tarefas, contratar o outsourcing faz todo sentido nesses casos. Profissionais que precisam se reinventar constantemente, como arquitetos e os já citados programadores, também podem ser adquiridos por meio da terceirização de serviços.

Quais as vantagens do outsourcing?

Este recurso oferece vantagens significativas para a empresa, dando suporte em sua melhoria, alcance de resultados e crescimento. Ao investir nessa solução é possível obter:

Foco no core business

Ao implementar o outsourcing, a empresa consegue manter o foco em seu core business, que é o que realmente importa e ajudará a conquistar resultados, gerando valor para o cliente.

Qualificação e profissionalização de setores

Uma das principais vantagens do outsourcing é que esse recurso possibilita qualificar e profissionalizar setores da empresa, uma vez que se tem acesso a uma equipe de funcionários terceirizados altamente qualificada para realizar as atividades.

Isso com o benefício de não ter gastos inesperados com folha de pagamento, bem como sem precisar realizar processos longos de seleção e treinamento dos profissionais, porque eles já são capacitados para desempenhar as funções.

Com isso, a empresa consegue ter processos mais ágeis, com maior produtividade e melhor performance, podendo realizar mais em um prazo reduzido.

Otimização de processos e mais flexibilidade

O outsourcing é vantajoso porque possibilita otimizar e simplificar processos, o que lhe oferece maior flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças, caso sejam necessárias.

Redução de custos

A implementação dessa solução possibilita que a empresa reduza custos, principalmente os que envolvem operações e de pessoal, o que lhe garante maior previsibilidade no orçamento, bem como destinação de verba para investimentos.

Quais as diferenças entre outsourcing e terceirização?

O outsourcing é implementado quando o serviço está vinculado à entrega de valor ao cliente. Isso significa que as atividades-fim de uma empresa estão mais sujeitas à utilização deste formato.

Para exemplificar, imagine uma empresa de TI: o outsourcing pode ser usado para introduzir profissionais especialistas na parte de programação de computadores ou desenvolvimento de softwares, que atinjam diretamente o produto final do negócio.

Essa é outra particularidade deste serviço: os profissionais são altamente qualificados, exatamente por desempenharem funções que geralmente exigem um grau elevado de conhecimento.

Serviços terceirizados, em contraste com as duas características mencionadas da outsourcing, são mais direcionados para as atividades-meio da empresa. No caso do negócio de TI, funções como limpeza e segurança, ou seja, atividades não ligadas ao produto final da empresa, poderiam ser terceirizadas.

Como implementar o outsourcing na sua empresa

Quer implementar o outsourcing, mas não sabe por onde começar? Então, confira as dicas que separamos para lhe auxiliar nessa tarefa:

Planejamento

É essencial que a empresa tenha um planejamento que mencione a motivação para implementação do outsourcing e o que está procurando, exatamente. Isso envolve estabelecer:

  • Função que os profissionais desempenharão;
  • Qual o perfil dos profissionais;
  • Carga horária ideal e turno de trabalho. 

Pesquisa

Depois de definir um planejamento, inicie a pesquisa por empresas de outsourcing. Busque por fornecedores com experiência e equipe com profissionais capacitados, para assegurar a realização de um trabalho de qualidade, com menor possibilidade de retrabalho.

Negocie e contrate a empresa

Depois de delimitar suas opções de empresas de outsourcing, comece a negociação do modelo de trabalho e detalhes do contrato, envolvendo valores, quantidade de profissionais, entre outros detalhes.

Lembre-se de fechar contrato com a empresa que oferece o melhor custo-benefício e não a que tem o preço muito baixo, porque isso pode ser um indicativo de qualidade do serviço inferior.

Contratar empresa de outsourcing

Seguindo esses passos, você poderá fazer uma escolha segura para o seu negócio, contribuindo para a eficiência operacional, redução de custos e foco nas atividades principais da sua empresa.

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