Porteiro e controlador de acesso: qual a diferença?

O que você vai encontrar neste artigo:

  • Quais são os benefícios de terceirizar portaria e controle de acesso?

    Quando se pensa em segurança em condomínios, o porteiro e o controlador de acesso são essenciais. Eles contribuem para o bom andamento das atividades, bem como para um ambiente interno mais seguro.

    No entanto, não é todo mundo que sabe qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso. Este é o seu caso? Então, este artigo é perfeito para você! Continue a leitura e descubra!

    Qual a função de um porteiro?

     

    A princípio, é importante saber o que faz um porteiro. Trata-se de um profissional responsável pela portaria, bem como por garantir o acesso seguro de moradores, funcionários e visitantes a um condomínio.

    O porteiro é a impressão inicial que se tem sobre o funcionamento e administração do condomínio. Ele atua no contato com as pessoas, no cadastro de cada visitante e no registro de visitas.

    Também está entre suas principais funções conhecer, ainda que visualmente, e reconhecer condôminos, inquilinos e funcionários. Assim, conseguirá liberar a entrada de pessoas com maior facilidade sempre que preciso.

    O profissional também contribui para a proteção do espaço. Para isso, é preciso que ele conheça normas de segurança do condomínio, bem como equipamentos e tecnologias utilizadas para liberação de acesso.

    Além disso, o porteiro pode realizar atividades de suporte, como estar atento ao uso de áreas comuns, para zelar por esses espaços. Pode atuar no recebimento e distribuição de correspondências e encomendas para condôminos.

    É fundamental que o condomínio sempre tenha um porteiro, que deve ser um profissional responsável e atento. Dessa forma, colabora para a segurança do local, realizando um trabalho de qualidade.

    O que faz um controlador de acesso?

     

    E o que faz um controlador de acesso? Como o próprio nome do cargo já indica, trata-se de um profissional responsável pelo controle de acesso ao condomínio, empresa ou evento.

    Pode parecer a mesma coisa que porteiro, mas não é. O controlador de acesso é responsável por filtrar as pessoas que entram no condomínio. Normalmente, seu posto de trabalho está antes da portaria.

    Por exemplo, você já foi a um condomínio que tinha um profissional do lado de fora liberando o acesso a alguns visitantes, que depois passavam pela portaria para então entrar no prédio? Esse profissional é o controlador de acesso.

    Além da liberação da passagem, ele também orienta e encaminha as pessoas para os locais que buscam, contribuindo para o bom fluxo de pessoas.

    O controlador de acesso pode identificar e confirmar com condôminos e funcionários se estão aguardando visitas ou prestadores de serviços. Trata-se de um trabalho feito de maneira discreta, para evitar constrangimentos.

    Qual a diferença entre porteiro e controlador de acesso?

     

    Embora possa parecer que porteiro e controlador de acesso são as mesmas coisas, elas não são. A principal diferença entre essas profissões está nas atividades realizadas por cada um.

    O controlador de acesso tem sua atuação limitada à liberação de passagem de pessoas, bem como confirmação de que realmente estão sendo aguardadas. Além disso, ele pode orientar essas pessoas sobre o acesso ao condomínio, empresa ou local de festa.

    Já o porteiro possui uma atuação mais abrangente, com atendimento dessas pessoas, realização de registro, liberação de acesso ao interior do condomínio e suporte em rotinas como atendimento ao interfone, recebimento de correspondências e encomendas, entre outros.

    Nada impede que o porteiro faça o serviço de controladoria de acesso, mas geralmente se dá preferência por separar essas duas funções, para evitar a sobrecarga do profissional. Essa separação acontece principalmente em condomínios e demais locais com grande fluxo de pessoas.

    Como ter serviços de portaria e controle de acesso?

     

    Quer investir em serviço de portaria e de controle de acesso, mas não sabe por onde começar? Se você não abre mão da praticidade e da qualidade na realização das atividades, a terceirização é a melhor alternativa.

    E o que é a terceirização? Trata-se de uma solução na qual o cliente contrata uma empresa para prestar serviços, neste caso, o de portaria e de controle de acesso.

    A empresa encaminha profissionais capacitados para realizar essas funções, garantindo um serviço eficiente e que realmente entregue os resultados que o cliente procura.

     

     Leia também:
    >>> Serviço de portaria terceirizada: Conheça as 5 principais vantagens!

    Quais são os benefícios de terceirizar portaria e controle de acesso?

     

    A terceirização de portaria e controle de acesso possui benefícios especiais que justificam a contratação dessa solução. A seguir, indicamos quais são os principais:

    Acesso a profissionais qualificados

     

    A empresa de terceirização tem uma equipe com profissionais qualificados e experientes. Inclusive, são eles que são encaminhados para o cliente.

    Portanto, você não precisará passar horas ou dias procurando por porteiros e controladores de acesso capacitados! É muito mais simples e rápido, otimizando seu tempo e esforço.

    Desburocratização do RH

     

    A terceirização permite que o cliente desburocratize seu RH. O motivo disso é simples: os profissionais encaminhados são contratados pela empresa de terceirização.

    Logo, não há necessidade de realizar rotinas de admissão, treinamento e pagamento de encargos sociais, simplificando o dia a dia da área de Recursos Humanos.

    Redução de custos

     

    A redução de custos é um dos principais benefícios da terceirização de portaria e controle de acesso. Ao contratá-la, elimina-se despesas com processos de seleção e treinamento de profissionais.

    Além disso, não existe vínculo empregatício entre profissionais e clientes, portanto, não há despesas com encargos trabalhistas (13º, FGTS, férias, entre outros). 

    Em alguns casos, a prestadora de serviços disponibiliza uniformes e demais materiais para os profissionais, possibilitando que o cliente economize ainda mais.

    Com essas economias, o cliente consegue ter maior previsibilidade de caixa, bem como maior orçamento para realizar projetos e implementar melhorias, seja na portaria ou em outras áreas.

    Serviço de qualidade

    Imagem profissional controlador de acesso predial

    A terceirização possibilita ter acesso a um serviço de portaria e controle de acesso de qualidade. Não é para menos, já que é realizado por profissionais capacitados e experientes.

    Isso traz benefícios especiais, como uma maior segurança em ambientes internos do condomínio, empresa ou local de evento. Além disso, há um melhor fluxo de pessoas, menor índice de erros nas rotinas, bem como retrabalhos. Portanto, vale muito a pena fazer esse investimento! 

    Conheça os serviços terceirizados oferecidos pela Via Facilities. Acesse o site e peça um orçamento.

    Leia também:

    >>> Terceirização pequena e média empresa 

    >>> Como saber se devo terceirizar algum serviço na minha empresa

Posts Relacionados

Thumbnail Post

O que faz uma copeira hospitalar?

Confira o que faz uma copeira hospitalar, o que é preciso para atuar nessa área e como contratar essa profissional com praticidade!

Leia mais
Thumbnail Post

Mitos e verdades sobre a terceirização do trabalho

Conheça quais são os principais mitos e verdades sobre a terceirização do trabalho e descubra detalhes sobre essa solução para empresas.

Leia mais
Thumbnail Post

3 dicas importantes de limpeza neste momento de pandemia

Manter uma rotina de higiene e manter a limpeza dos ambientes em dia nunca foi tão importante quanto agora. Se houve um momento em que não precisávamos prestar atenção à limpeza dos espaços onde transitávamos, agora cada cantinho pode representar um risco de conter o vírus que deu início a pandemia que estamos presenciando. Por […]

Leia mais