Terceirização de empresa de limpeza: por que é importante optar por isso?

O que você vai encontrar neste artigo:

A terceirização de empresa de limpeza faz toda a diferença para qualquer negócio ou condomínio, independentemente de seu porte. Não é para menos, afinal, contribui para que se tenha um bom andamento das atividades e maior produtividade.

Aqui, você descobre o porquê é importante fazer a terceirização da limpeza e quais são as vantagens que essa solução proporciona para seu negócio ou condomínio. Acompanhe e boa leitura!

O que é a terceirização de empresa de limpeza?

Fica mais fácil responder essa dúvida se souber o que é terceirização. Trata-se da delegação / transferência de uma atividade ou responsabilidade para terceiros, neste caso, uma empresa.

Portanto, a terceirização de uma empresa de limpeza nada mais é que a contratação de uma prestadora de serviços para realizar esse serviço. É uma solução amplamente utilizada por empresas, qualquer que seja seu porte.

Por que é importante terceirizar a limpeza?

A terceirização da limpeza é importante porque proporciona uma série de vantagens para a empresa contratante em curto e longo prazos. A seguir, você confere quais são as principais:

Foco no core business

A contratação de uma empresa de terceirização de limpeza possibilita que o contratante mantenha o foco em seu core business. Sua equipe própria pode se dedicar mais para realizar atividades estratégicas, de forma a acelerar a conquista de resultados.

Fica mais fácil perceber isso se considerar uma loja de roupas. Suponha que a equipe de vendas, que é a principal responsável por gerar resultados, tenha de dedicar parte de seu tempo à limpeza do estabelecimento.

Nesse caso, a equipe perde um tempo precioso que poderia ser voltado a vender mais e trazer melhores resultados para a empresa. Além disso, há um risco de sobrecarga do time, com uma função extra que não faz parte de seu escopo original.

A terceirização da limpeza evita esses problemas, garantindo uma área de trabalho adequada, bem como que a equipe de vendas se dedique somente à comercialização dos produtos, trazendo mais resultados.

Portanto, é uma excelente alternativa quando se quer melhorar resultados ou aumentar a produtividade da equipe própria da empresa, garantindo que se dediquem mais ao seu core business.

Leia também:
>>>Zeladoria: por que é vantajoso terceirizar?

Garantia de serviço de limpeza de qualidade

A empresa de limpeza encaminha profissionais treinados para realizar o trabalho em seu negócio. Este é um detalhe importante, porque garante uma limpeza de qualidade, com menor índice de erros e de retrabalho.

Como resultado, é possível oferecer um espaço adequado para os funcionários, bem como para visitas e clientes, causando uma boa impressão em quem frequenta o local.

Redução de custos

Terceirizar empresa de limpeza ajuda a reduzir custos. O motivo disso é simples: o contratante não tem vínculo empregatício com o funcionário, o que elimina a necessidade de pagamento de encargos trabalhistas e outras taxas. A empresa de terceirização assume essas responsabilidades junto ao profissional.

Além disso, o contratante não é responsável por realizar processos de recrutamento, seleção e treinamento, que são demorados e têm custo alto. A prestadora de serviço encaminha os profissionais para o cliente, sem que tenha trabalho algum. Portanto, dá para evitar gastos importantes ao terceirizar.

Outro ponto fundamental que contribui para a redução de custos é que a empresa de terceirização pode fornecer materiais de limpeza, bem como uniformes e equipamentos para os funcionários. Logo, não terá esses custos adicionais.

Menos burocracia no RH

A área de RH (Recursos Humanos) também se beneficia com a terceirização da limpeza em empresas. Isso acontece porque não existe vínculo empregatício com os funcionários, ou seja, não há necessidade de realizar processos de admissão, de treinamento e de folha de pagamento.

A prestadora de serviço é quem cuida dessas rotinas e burocracias, o que possibilita que a equipe de RH tenha mais tempo para se dedicar a outras rotinas da área, gerando um aumento de produtividade significativo.

Escalabilidade

A terceirização de uma atividade meio, como a de limpeza, dá escalabilidade para o negócio, tendo suporte no processo de crescimento e uma equipe própria focada em gerar resultados, sem se preocupar com limpar o local de trabalho.

Garantia de trabalho realizado

Com a terceirização da limpeza de empresas, o contratante tem garantia de trabalho realizado. Isso acontece porque se algum funcionário faltar ou sair de férias, a prestadora de serviço encaminha outro profissional para substituição.

Terceirização: qual o impacto no orçamento?

Há empreendedores e gestores que não terceirizam a limpeza porque pensam que é necessário fazer um investimento muito alto. Na realidade, não é e o impacto no orçamento tende a ser menor do que contratar uma equipe própria de limpeza.

Vale lembrar que a contratação da empresa de terceirização possibilita que seu negócio reduza custos, principalmente os de administração de pessoal, encargos trabalhistas, férias e 13º salário.

Além disso, ao terceirizar é possível ter maior previsibilidade no orçamento, sabendo exatamente quanto gastará para ter um serviço de limpeza de qualidade na empresa. Por isso, é uma solução que compensa a contratação! 

Imagem mulher limpando corrimão de escada

Como deve ser o acordo entre contratante e empresa de terceirização?

Recomenda-se que a terceirização seja celebrada por meio de contrato firmado entre a empresa tomadora de serviços e a empresa de terceirização de limpeza.

Ambas precisam estar formalizadas com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) e ter registro na Junta Comercial. Além disso, tudo o que foi acordado verbalmente deve estar registrado no contrato.

Isso inclui informações sobre valores e atualizações, diferenciais e extras oferecidos pela empresa de limpeza, entre outros. Dessa forma, é possível que ambas as partes tenham maior segurança.

Terceirização de limpeza com a Via Facilities

Está procurando a empresa perfeita para terceirização de limpeza? A Via Facilities é a melhor para atender seu negócio, disponibilizando profissionais capacitados para o trabalho.

O serviço da Via Facilities envolve a limpeza geral, convencional e técnica, tratamento e limpeza de pisos, higienização de ambientes, trabalho em altura, limpeza industrial e conservação de patrimônio.

A Via Facilities é uma empresa experiente e especializada na gestão de serviços e profissionais terceirizados, sempre trabalhando com foco na qualidade. Conheça e aproveite para fazer a terceirização de limpeza conosco! 

Leia também:

>>>Por que terceirizar o serviço de limpeza em altura?

>>>Atividade-fim e atividade-meio: o que mudou com a decisão do STF?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Serviço de portaria terceirizada: conheça as 5 principais vantagens!

Descubra quais são os cinco principais benefícios da terceirização de serviços de portaria e conheça detalhes sobre a solução para empresas.

Leia mais
Thumbnail Post

Dicas para empresas durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo um período de volatilidade e incertezas, com empresas sem saber o que fazer para se manterem ativas durante o período de crise. Está passando por isso e não sabe como proceder? Então, veja aqui dicas do que empresas podem fazer para enfrentar a pandemia com maior tranquilidade, com […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que pode ser terceirizado no serviço público?

Descubra o que é possível terceirizar no serviço público e saiba quais são as vantagens que essa solução oferece em curto e longo prazos.

Leia mais