Terceirização: o que pode ser terceirizado dentro de uma empresa?

A terceirização é uma atividade que auxilia muitas empresas a reduzirem gastos e, assim, tornarem-se mais competitivas no mercado.

As atividades que podem ser terceirizados no interior de uma companhia são inúmeras. E, recentemente, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), as dúvidas que poderiam  surgir em relação a isso foram dispersadas. Agora, a terceirização generalizada é possível e está prevista na lei.

Quando nos referimos à terceirização generalizada estamos englobando tanto a terceirização de atividades-meio como a de atividades-fim.

A seguir, você poderá conferir quais são as distinções entre esses dois tipos de terceirização e quais são alguns dos serviços que cada uma delas engloba.

 

Terceirização de atividade meio

As terceirizações são caracterizadas de acordo com a finalidade dos serviços dentro de uma empresa.

Dessa maneira, as chamadas atividades-meio são aquelas que não apresentam função estratégica dentro de uma empresa, mas que ainda assim têm um papel essencial para a manutenção das operações.

Como exemplo podemos citar os serviços de limpeza e conservação, manutenção de áreas verdes, limpeza de fachadas e vidros em altura, serviços de copa, dentre muitos outros.

terceirização de limpeza e conservação

Terceirização de atividade fim

Já a terceirização de atividade-fim está relacionada ao serviço estratégico desempenhado por uma empresa. Os profissionais terceirizados nesse caso se inserem na atividade principal do tomador de serviços.

Assim, podem ser consideradas atividades-fim os serviços prestados por terceiros que estejam ligados a raison d’être de uma empresa. Ou seja, sua finalidade de estar no mercado.

Nessa perspectiva, pode-se afirmar que qualquer tipo de atividade-fim pode ser terceirizado. Mas, porque isso é um benefício para as empresas?

Ao buscar uma empresa de terceirização, todo o processo seletivo que envolve a busca de profissionais competentes passa a um terceiro. Além da praticidade, essa prática garante menos burocracia para o empresário e aumenta as perspectivas de retorno do negócio.

outsourcing de serviços

Empresa de terceirização em Curitiba

Nós somos a Via Serviços, uma empresa que atua no mercado de terceirização há mais de 17 anos e temos uma vasta experiência na área.

Entre em contato conosco para descobrir como podemos trabalhar juntos pelo seu negócio!

Terceirização em Curitiba é com a Via Facilities! Juntos, podemos diferenciar o urgente do importante.

 

Você também poderá se interessar por…

>> Serviço de Copa: Você sabe o que é e qual a sua importância?

>> Terceirização de Limpeza e Conservação: porque você também deveria pensar sobre isso?

 

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Serviços de terceirização para condomínios: confira as vantagens

Administrar um condomínio não é uma tarefa simples, por isso, o ideal é buscar por serviços de terceirização para condomínios. Esses serviços possuem muitas vantagens, além de facilitar o dia a dia da administração dos condomínios. Aliás, segundo a Lei da Terceirização, os condomínios podem terceirizar serviços de segurança, limpeza, portaria, manutenção de áreas verdes […]

Leia mais
Thumbnail Post

Diferença entre atividades-meio e atividade-fim

Toda empresa tem atividades-meio e fim, independentemente de qual seja sua área de atuação. Aqui, explicamos o que são essas atividades e quais são as diferenças entre elas. Confira e conheça!   O que é atividade-meio e atividade-fim? Os conceitos de atividades-meio e atividades-fim têm finalidades previdenciárias e trabalhistas, ajudando a especificar o que cada […]

Leia mais
Thumbnail Post

Serviço de Copa: você sabe o que é e qual a sua importância?

O serviço terceirizado tem crescido muito nos últimos anos, a pretensão é que ela cresça cada vez mais ao longo dos próximos anos. Esse tipo de serviço é legalizado perante a legislação Brasileira. Um exemplo disso são as atividades de copa desenvolvidas em empresas, hospitais ou eventos apresentam um diferencial muito grande para qualquer marca. […]

Leia mais