Terceirização pequena e média empresa

A terceirização não é somente para empresas de grande porte: as pequenas e médias também podem se beneficiar dessa modalidade de contratação, porque é extremamente eficaz em reduzir custos, que é um dos objetivos de todo negócio.

Mas, afinal, o que terceirizar em uma pequena ou média empresa? A realidade é que depende muito do tipo de atividade do negócio, pois cada um possui necessidades específicas e pode terceirizar um determinado serviço que outra empresa não precisa.

Mesmo assim, é possível apontar alguns serviços que valem a pena serem terceirizados por empresas de pequeno e médio porte. A seguir, apresentamos quais são eles e indicamos o porquê compensa terceirizar. Confira!

 

O que é terceirização?

A princípio, faz a diferença saber o que é terceirização, exatamente. Trata-se da contratação de uma empresa, delegando a ela serviços específicos de seu negócio.

Na prática, o contratante transfere a responsabilidade de um serviço para terceiros, ou seja, uma empresa de terceirização. Essa empresa fornece profissionais para o contratante, garantindo a realização do serviço com qualidade.

Um exemplo típico e claro é a terceirização de limpeza. Suponha que tenha loja de roupas e sua equipe de vendas esteja perdendo tempo realizando atividades de manutenção do local de trabalho, incluindo a limpeza.

Isso é um problema porque pode gerar um impacto negativo no faturamento do comércio, chegando a perder vendas e clientes. A terceirização do trabalho surge como uma alternativa para evitar isso! A equipe de vendas pode focar em fechar negócios e a limpeza passará a ser feita pela equipe da empresa de terceirização.

 

 

O que terceirizar em empresas pequenas e médias?

Atualmente, as empresas podem terceirizar atividades-fim e atividades-meio, abrangendo uma lista enorme de serviços. Portanto, certamente poderá terceirizar algo que seja importante para a operação.

Há serviços essenciais a todo negócio que podem ser terceirizados por empresas pequenas e médias. Um ótimo exemplo são os que exigem mão de obra especializada, porque se torna mais fácil encontrar esse profissional e garantir a qualidade do trabalho realizado sem ter um custo alto por isso.

Entre os principais serviços de terceirização especializados estão opções como os de Recursos Humanos (folha de pagamento e recrutamento & seleção, por exemplo).

A empresa também pode terceirizar a Contabilidade (para assegurar o correto recolhimento de impostos) e a Tecnologia da Informação (seja para suporte, infraestrutura, entre outros).

A terceirização para pequenas e médias empresas também envolve serviços operacionais, como o Atendimento (telefônico ou pessoal), Logística (entregas) e Segurança (sistema de portaria e vigilantes).

Outras opções de serviços operacionais que valem a pena a terceirização por pequenas empresas são os de Limpeza e Conservação, Atendimento e Recepcionista e Manutenção de Áreas Verdes.

 

Por que terceirizar serviços em pequenas e médias empresas?

Terceirizar serviços é a melhor solução para as pequenas e médias empresas, pois essa é uma alternativa que proporciona diversas vantagens em curto e longo prazos. A seguir, listamos quais são as principais:

 

Redução de custos

A redução de custos é uma das principais vantagens da terceirização! A empresa consegue isso porque delega responsabilidades a terceiros. Por exemplo, se fosse contratar profissionais por conta própria, teria custo com processo de recrutamento e seleção.

pessoa fazendo conta com uma calculadora

Posteriormente, teria mais custo com treinamento. Dependendo do serviço, teria de comprar materiais, equipamentos ou até mesmo montar uma estrutura para execução do trabalho. Com a terceirização é possível evitar esses custos.

A própria empresa de terceirização de serviços é responsável por contratar e treinar profissionais, portanto, o contratante não terá esse trabalho, muito menos esse custo.

Há empresas de terceirização que também disponibilizam materiais, equipamentos, uniformes, entre outros itens necessários para execução das atividades. Nestes casos, também dá para poupar.

Outro ponto essencial é que a empresa de terceirização é responsável por obrigações trabalhistas com o funcionário. Portanto, o contratante não precisa pagar encargos como 13º salário, FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), recolhimento à Previdência Social, entre outros.

Logo, o contratante consegue economizar expressivamente com obrigações trabalhistas. Essas economias, bem como outras que citamos, possibilita que a empresa tenha maior previsibilidade de caixa, evitando gastos inesperados.

 

– Leia Também:

>>>> QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS?

 

Fácil acesso a profissionais experientes

Nem sempre é simples e rápido encontrar profissionais experientes para execução dos serviços em sua empresa. É justamente aí que a terceirização faz a diferença!

A empresa de terceirização tem uma equipe de profissionais treinados e experientes, encaminhando-os para seu negócio. Portanto, dá para garantir um trabalho de qualidade, com atendimento de demandas e menor índice de retrabalho, contribuindo positivamente ao bom andamento da empresa.

 

Profissionalização da operação

Como a empresa de terceirização encaminha profissionais qualificados, é possível contar com pessoal experiente na execução das atividades, o que ajuda a profissionalizar sua operação.

Trata-se de uma maneira simples e descomplicada de garantir pessoal com conhecimento para transformar a operação de sua empresa, colaborando para seu crescimento.

 

Foco no core business

Ao terceirizar, transfere-se a responsabilidade de atividades-meio (se for esse o tipo de contratação) para outra empresa. Como resultado, a equipe própria pode se dedicar ao core business, realizando atividades mais estratégicas para alcançar objetivos.

Logo, a terceirização dá suporte no crescimento da empresa, contribuindo para que equipes mantenham o foco no core business e busquem resultados previamente estabelecidos.

 

Menos burocracias e simplificação de gestão

Como na terceirização os colaboradores não pertencem à folha de pagamento do contratante, é possível reduzir burocracias e simplificar a gestão de pessoal. Trata-se de uma alternativa para empresas que desejam descomplicar a parte administrativa de seu negócio, tendo mais tempo para focar em outras atividades mais estratégicas.

 

Como escolher uma empresa de terceirização

Quer aproveitar todas as vantagens da terceirização, mas não sabe exatamente como escolher uma empresa que preste esse serviço? Então, confira as dicas que separamos para lhe auxiliar, aumentando as chances de acertar na contratação:

 

Busque referências sobre a empresa

As referências são essenciais para saber se a empresa presta um serviço de qualidade. Dá para buscá-las junto a conhecidos ou na internet, também é possível buscar referências no site da empresa (seção de clientes e depoimentos), redes sociais e plataformas especializadas em reclamação.

Caso encontre algo online negativo, verifique se a empresa é interessada em resolver o problema e garantir a satisfação do cliente. Assim, minimizará a possibilidade de erro.

 

Conheça os diferenciais da empresa de terceirização

Outro cuidado que se deve ter é conhecer quais são os diferenciais da empresa de terceirização. Ela possui sólida experiência no segmento? Como é sua equipe? Todos os profissionais são experientes e treinados? Ela oferece reserva técnica, equipamentos e materiais?

A reserva técnica é um detalhe importante, pois se o funcionário faltar, a empresa de terceirização encaminha um profissional para reposição, evitando desfalques. Já o fornecimento de equipamentos e materiais ajuda o contratante a reduzir custos.

 

Saiba o que abrange o contrato de prestação de serviços

Verifique se a empresa disponibiliza um contrato de prestação de serviços e o que ele abrange. Dessa forma, saberá exatamente o que pode solicitar da empresa, identificando se realmente atende as necessidades de seu negócio. Assim, conseguirá evitar surpresas desagradáveis como a não cobertura de algo que é muito relevante à operação.

 

Considere o atendimento da empresa de terceirização

Antes de fechar o contrato, verifique como é o atendimento da empresa de terceirização, se há uma preocupação em lhe atender o quanto antes e em esclarecer dúvidas.

Se todo o atendimento for muito demorado e confuso, sem deixar informações claras sobre a prestação de serviços, desconfie. Há uma grande chance de receber um serviço com falhas e/ou que não lhe atenda plenamente.

 

Onde contratar empresa de terceirização

mulher fazendo sinal de positivo com trabalhadores ao fundo

Está em busca de uma empresa para terceirizar os serviços de seu negócio? A Via Facilities é a melhor escolha, apresentando sólida experiência na área e estrutura completa para atuar em todo o território nacional.

A Via Facilities é especializada em gestão de serviços profissionais terceirizados de qualidade, possibilitando que sua equipe foque no sucesso de seu negócio. Aproveite para entrar em contato e saiba detalhes sobre a terceirização de serviços da empresa!

 

– Leia Também:

>>>> COMO SABER SE DEVO TERCEIRIZAR ALGUM SERVIÇO NA MINHA EMPRESA

>>>> 4 BENEFÍCIOS QUE A CONTRATAÇÃO TERCEIRIZADA TRAZ AO SEU NEGÓCIO

Posts Relacionados

Thumbnail Post

O que levar em consideração antes de contratar uma empresa de terceirização?

Antes de contratar uma empresa de serviços terceirizados para o seu negócio, você precisa tomar muito cuidado e ter absoluta certeza de tudo o que é imprescindível que essa empresa tenha. Por isso te passaremos alguns critérios que você deve levar em consideração para a contratação de serviços.   O que uma empresa de terceirização […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que vale a pena a terceirização da atividade-fim?

Desde a última reforma trabalhista já é possível terceirizar a atividade-fim de uma empresa, passando a ter colaboradores capacitados para realizá-la. Mas, será que vale a pena investir nessa solução? Confira, aqui, quais são os benefícios da terceirização de atividade fim e saiba se compensa adotar essa alternativa.   O que é a atividade-fim? A […]

Leia mais
Thumbnail Post

Limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance em tempos de pandemia

Os processos de limpeza e desinfecção de alta performance são essenciais no dia a dia de todo hospital e clínica. Em tempos de pandemia de Covid-19, isso se tornou ainda mais forte, sobretudo porque é uma doença altamente transmissível. Mas, por que a limpeza e desinfecção hospitalar são tão importantes? A seguir, respondemos essa questão! […]

Leia mais