Todos os serviços da empresa podem ser terceirizados?

O que você vai encontrar neste artigo:

terceirização de serviços ficou bastante comum nos últimos tempos, sendo contratada por empresas de diferentes portes. Afinal, isso contribui para a otimização dos recursos financeiros e também de tempo da equipe da empresa.

Mas será que todos os serviços de uma empresa podem ser terceirizados? Essa é dúvida é bastante comum, pois a princípio era possível terceirizar apenas atividades como porteiro, segurança, faxineira e copeira.  Ou seja, as chamadas “atividades-meio”.

No entanto, com a nova Lei 13.429 de 2017 tornou-se legal terceirizar também as atividades-fim da empresa. Continue com a leitura e descubra se todos os serviços de seu negócio podem ser terceirizados!

Atividades-meio e atividades-fim: qual a diferença?

Antes da nova lei da terceirização, a empresa podia contratar essa solução apenas para as atividades-fim. Ou seja, todas aquelas que não estejam ligadas diretamente com a finalidade da empresa.

As atividades-meio são aquelas que não têm nenhum tipo de influência direta com as operacionalidades do negócio, mas também são importantes para o funcionamento da empresa. É o caso dos serviços de portaria, secretária, limpeza e segurança.

Já a atividade-fim é aquela que está ligada diretamente ao negócio, ou seja, a forma de a empresa lucrar. Por exemplo, em um escritório de advocacia, a atividade-fim é do advogado. Em um escritório de contabilidade, é o contador.

Para simplificar, basta considerar este exemplo: em uma indústria de alimentos, sua atividade-fim, aquilo que lhe traz lucro, é a produção de gêneros alimentícios. Tudo o que não estiver diretamente ligado à produção será uma atividade-meio, ou seja, a limpeza da empresa, a manutenção do espaço, entre outros.

É possível terceirizar qualquer atividade?

Desde 2017, qualquer atividade pode ser terceirizada, em qualquer setor, seja ela atividade-meio ou fim. Mas há uma única exceção: as atividades de vigilância e transporte de valores não podem ser terceirizadas. Neste caso, é obrigatória a contratação via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Além disso, não é possível terceirizar, em empresas públicas, atividades que envolvam a tomada de decisões, bem como a coordenação e supervisão, o controle de órgãos, planejamento e demais atividades que são consideradas estratégicas. De maneira resumida, não se pode terceirizar funções mais importantes em empresas públicas.

Apesar das alterações na lei, ainda é necessário distinguir as diferenças e ter alguns cuidados na contratação de qualquer serviço terceirizado. Dessa forma, garante-se o cumprimento de requisitos da legislação, sem trazer problemas à empresa contratante.

Principais serviços que a empresa pode terceirizar

Mas, afinal, quais são os serviços que sua empresa pode terceirizar? A lista é grande, mas para exemplificar separamos alguns dos mais contratados! Continue a leitura para conferir quais são:

Limpeza e conservação de ambientes

Trata-se de um serviço que possui como foco garantir que a empresa tenha espaços de trabalho e recepção de clientes limpos, salubres e agradáveis. Assim, é possível causar uma boa impressão em funcionários e visitantes.

A limpeza e conservação de ambientes pode envolver a limpeza geral (técnica ou convencional), tratamento e limpeza de pisos, higienização de ambientes, limpeza de vidros e fachadas, inclusive em altura.

Copa

Neste caso, terceiriza-se o serviço de copa, que abrange a preparação de pequenas refeições e bebidas como cafés, sucos e chás. A copeira também atua em outras rotinas, como a limpeza da copa e de utensílios, além da montagem de cardápios.

Além disso, a copeira trabalha diretamente com o público, seja com funcionários da empresa ou com visitantes, servindo-lhes. Esse atendimento é feito de maneira cordial e a profissional atua com total discrição.

Portaria, vigia e controle de acesso

Trata-se de um serviço voltado a rotinas de portaria e vigia, inclusive de controle de acesso. É ideal para empresas e condomínios, contribuindo para a segurança nesses espaços.

A terceirização de serviços de portaria, por exemplo, envolve o controle de acesso de pessoas e veículos, recebimento de encomendas, atendimento pessoal e telefônico, entre outras atividades.

Recepção e telefonia

Serviço que atende necessidades de empresas, como escritórios, tendo um profissional capacitado para recepcionar visitas e realizar o atendimento telefônico.

Além disso, a terceirização de recepção contempla o controle de entradas e saídas, a prestação de informações e o direcionamento correto de visitas. Já a terceirização de telefonista abrange o esclarecimento de dúvidas e o redirecionamento de chamadas, entre outras rotinas.

Zeladoria

Condomínios residenciais e empresariais também conseguem terceirizar serviços de zeladoria, tendo um profissional capacitado para realizar a manutenção de espaços.

Vale lembrar que esse profissional também atua na supervisão de obras e reformas, bem como no suporte aos usuários do condomínio. Além disso, faz a gestão de pessoal que atua no local e pode trabalhar na solução de problemas envolvendo o condomínio.

Manutenção predial

Os serviços de terceirização de manutenção predial têm como objetivo garantir que toda a instalação da empresa ou condomínio esteja em perfeitas condições e segura.

O profissional terceirizado de manutenção predial pode realizar reparos na parte elétrica, mecânica e hidráulica. Também trabalha de forma preventiva, identificando possíveis problemas e evitando que realmente surjam e se tenha custos elevados para conserto.

Serviços administrativos

A terceirização de serviços administrativos abrange atividades de suporte, como atendimento de ligações telefônicas e pessoal, montagem e organização de arquivos, protocolo de documentos, elaboração de relatórios, planilhas e documentos.

O profissional também pode atuar em suporte a rotinas de tesouraria, vendas, compras, recursos humanos, entre outras áreas da empresa, contribuindo para o bom andamento das atividades.

Atividades-fim

Neste caso, sua empresa terceiriza posições inerentes à atividade-fim, abrangendo analistas, chefes, supervisores, coordenadores e gestores. Esses profissionais podem atuar em rotinas de Tecnologia da Informação (TI), Recursos Humanos (RH), logística, qualidade, projetos, entre outras.

Cuidados na terceirização de serviços

Decidiu contratar essa solução? É possível trabalhar com a terceirização de mão de obra em empresas de qualquer segmento. Contudo, há regras que precisam ser seguidas para terceirizar de acordo com a lei.

Uma das características da terceirização é o trabalho temporário. Logo, um profissional poderá atuar em várias empresas, seja do mesmo segmento ou não. 

A contratação também é feita através de pessoa jurídica, ou seja, o contratado precisa ter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Inclusive, pode até mesmo ser Microempreendedor Individual (MEI).

Alguns cuidados garantem um bom serviço e, consequentemente, evitam dores de cabeça no futuro. Apesar da possibilidade de terceirizar trabalhadores para qualquer atividade, atente-se às regras abaixo:

  • Não pode haver fraude na contratação. Para evitá-las, contrate uma empresa de terceirização especializada, que siga leis e atue de forma transparente;
  • Trabalhador terceirizado não pode ser exclusivo (ou seja, ele pode/deve trabalhar para outras empresas). Somente contratações tradicionais via Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) exigem exclusividade;
  • O profissional precisa se enquadrar como trabalhador temporário. Se não for, terá de se enquadrar em outra modalidade de contratação não contemplada na terceirização;
  • A contratação deve ser feita através de pessoa jurídica especializada. Portanto, a relação de contratação é sempre de empresa com empresa e não empresa e trabalhador;
  • É necessário cumprir as normas de segurança e saúde do trabalho previstas na legislação. O foco é proteger o trabalhador, independentemente de ser um contrato de terceirização.

A mão de obra terceirizada pode ser contratada direto com o profissional ou através de empresas que oferecem esse tipo de serviço. A grande vantagem de usar as empresas é que você economiza muito tempo, principalmente na escolha do profissional.

Inclusive, existem empresas de serviços terceirizados que oferecem profissionais de atividades-meio e fim. Basta contatá-los e falar sobre suas necessidades.

Nestes casos, você pagará para a responsável pela terceirização e ela é quem irá pagar os trabalhadores. É importante que a empresa faça esse repasse corretamente, bem como garanta os direitos dos trabalhadores.

Caso a empresa de terceirização não cumpra os compromissos trabalhistas com sua equipe, a contratante pode ter de arcar com essas despesas, se isso for estabelecido judicialmente.

Vale a pena a terceirização de serviços?

Uma das principais dúvidas de gestores é se compensa terceirizar seus serviços, ainda que parte deles e não todos. Sim, a terceirização vale a pena por vários motivos.

O principal deles é a otimização dos custos. Ao contratar através da terceirização, você não assume os custos que teria ao contratar um funcionário em regime CLT. Logo, as despesas com encargos trabalhistas diminuem consideravelmente.

Ainda há outras vantagens que tornam essa opção bastante atrativa. Além da economia, terceirizar também possibilita a redução de desperdícios, principalmente nas atividades-meio.

A terceirização gera maior produtividade e aumento da qualidade da mão de obra, bem como maior desenvolvimento profissional. Outra vantagem é que a contratação é feita pela empresa responsável pela terceirização, como a Via Facilities.

Por exemplo, se você tem um negócio e pretende terceirizar os serviços de limpeza de vidros em altura ao invés de contratar funcionário, procure por uma empresa de terceirização. 

Você informará o tipo de profissional que deseja e ela enviará a equipe pronta para trabalhar. É muito mais praticidade, sem ter de realizar longos e caros processos seletivos para encontrar os melhores profissionais para realizar a atividade.

mulher fazendo sinal de positivo com trabalhadores ao fundo

Vantagens da terceirização para sua empresa

Ainda está em dúvida sobre o que essa solução pode proporcionar para sua empresa? Para reforçar, veja as vantagens de terceirizar profissionais para atividade-meio e também para atividade-fim:

Diminuição com os custos de contratação CLT

A contratação CLT se caracteriza por ser extremamente burocrática e por gerar custos elevados. Ao terceirizar é possível diminuir expressivamente esses custos, porque a empresa de terceirização assume a responsabilidade por processos de administração de pessoal, lidando com contratação e encargos trabalhistas.

Com isso, a equipe de Recursos Humanos da sua empresa ganha tempo para focar em outras atividades importantes. Além disso, dá para economizar e aplicar esse dinheiro extra em melhorias na empresa, como em equipamentos, estrutura, entre outras.

Leia também:

>>> Quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados?

Fácil acesso à mão de obra especializada e focada naquela atividade

Nem sempre é fácil encontrar mão de obra especializada e focada em uma determinada atividade. É justamente aí que a atividade fim terceirização (ou atividade meio) faz a diferença!

A empresa de terceirização tem uma equipe de profissionais capacitados prontos para lhe atender. Ao contratá-la é possível ter acesso a esses profissionais, garantindo um time qualificado para atuar em seu negócio.

Na prática, isso significa que as atividades serão realizadas por profissionais qualificados e experientes, o que reduz a chance de ter retrabalhos e aumenta a qualidade das atividades.

Isso também ajuda a profissionalizar as áreas de sua empresa, passando uma melhor imagem para colaboradores e clientes que frequentam as instalações. 

Foco maior da empresa na área de atuação

Quando a empresa terceiriza, ela libera profissionais de sua equipe própria para realizar atividades mais estratégicas e que fazem parte de seu core business.

Por exemplo, suponha que tenha uma loja e sua equipe de vendedores precisa lidar com serviços de limpeza durante o dia. Isso resulta em perda de tempo fazendo uma atividade que não traz resultados diretamente à empresa.

Ao terceirizar, transfere-se a responsabilidade pelos serviços de limpeza a profissionais capacitados para realizar atividades da área. Assim, sua equipe de vendedores conseguirá focar no atendimento aos clientes, gerando novas vendas e impactos positivos no faturamento.

Aumento do foco no trabalho

Sem interrupções para realizar atividades que fujam de seu escopo, a equipe consegue manter o foco no trabalho. Como resultado, há uma maior chance de ter qualidade na execução das atividades e de atingir objetivos previamente estabelecidos.

Mais agilidade e produtividade

Outra vantagem especial da terceirização é que toda a operação da empresa ganha agilidade e produtividade, além de qualidade. As atividades passam a ser realizadas dentro de prazos, assegurando o bom andamento de toda a operação.

Otimização do tempo

A terceirização também possibilita otimizar o tempo de trabalho de sua equipe própria, conseguindo ter uma maior produtividade, foco na qualidade e em resultados.

Por exemplo, considere um hospital com alta demanda de atendimento. Neste caso, se a equipe parar para realizar limpezas da área, perderá tempo que pode ser dedicado para o atendimento ao paciente.

Se terceirizar a limpeza hospitalar, a equipe própria pode se dedicar totalmente ao trabalho junto ao paciente, prestando uma atenção rápida, precisa e segura. 

Eliminação do vínculo trabalhista

A terceirização elimina o vínculo trabalhista do contratante com o profissional que atua na empresa. Por exemplo, suponha que terceirize a atividade de copa. Todos os profissionais que atuarem nela não terão vínculo trabalhista com sua empresa, somente com a responsável pela terceirização.

Na prática, isso significa que não precisará pagar encargos trabalhistas (férias, FGTS, INSS, entre outros), tendo maior previsibilidade de caixa e processos mais enxutos na área de Recursos Humanos.

Profissionalização da operação

Com a contratação da empresa de terceirização de serviços, sua operação passa a ter profissionais capacitados e atualizados. Eles realizam um trabalho de qualidade e adotam melhores práticas, o que ajuda a profissionalizar a operação, além de reduzir erros e necessidade de retrabalhos.

Quando terceirizar atividades de sua empresa?

É comum gestores não saberem exatamente quando terceirizar atividades da empresa. Mas não há muitos segredos! Essa solução sempre será a melhor escolha quando precisar contratar profissionais de maneira rápida, desburocratizada, prática e com menor custo.

Precisa de um profissional para atuar como zelador de condomínio? Então, considere terceirizar essa função! Assim, não perderá tempo com recrutamento e seleção de profissionais, treinamento e não terá custos de encargos trabalhistas.

Vale lembrar que a zeladoria é somente uma alternativa, também existe a possibilidade de terceirizar a limpeza e conservação de ambientes, limpeza em altura, limpeza hospitalar, serviços de copa, portaria, recepção, atividades-fim, entre outras.

De maneira geral, a terceirização é sempre a melhor solução quando identificar as seguintes necessidades em seu negócio:

  • Ter profissionais qualificados para realizar as atividades, garantindo o bom andamento da operação, com redução de erros e retrabalhos;
  • Investir em estrutura para execução do trabalho. Existem empresas de terceirização que disponibilizam parte dessa estrutura, como equipamentos e outros produtos, reduzindo os custos e o trabalho de compra por gestores;
  • Contar com suporte para expansão. Se sua empresa está crescendo, a terceirização disponibiliza profissionais para a operação rapidamente, a um custo atrativo, sem precisar realizar processos seletivos e treinamentos;
  • Eliminar a sobrecarga da equipe própria com atividades-meio, possibilitando que foquem no core business e entreguem resultados.

O que considerar ao escolher a empresa de terceirização?

Vai terceirizar, mas não sabe como escolher a melhor empresa de serviços terceirizados? Existem alguns pontos que você pode considerar para aumentar as chances de acerto. Veja os principais e adote nossas dicas:

Escolha uma empresa com boa reputação no mercado

Você pode descobrir isso por meio de informações de conhecidos e busca de referências na internet. Também verifique o site da empresa, quais são os clientes que atende, se disponibiliza vários canais para contato, entre outros detalhes que passem maior credibilidade.

Verifique a flexibilidade para atendimento de demandas

Suponha que queira diminuir ou aumentar a equipe ou serviços terceirizados. Verifique se a empresa é flexível nesse quesito e se tem capacidade para atender um eventual aumento.

Decida pelo melhor custo-benefício

Não se deixe levar pelo preço baixo, porque ele nem sempre é sinônimo de qualidade. O ideal é contratar uma empresa que ofereça o melhor custo-benefício, considerando os diferenciais que oferece e o atendimento de suas necessidades.

Empresa de terceirização em Curitiba

Está procurando uma empresa de portaria em Curitiba, entre outros serviços, para terceirizar atividades de sua operação e obter todas as vantagens que ela pode proporcionar?

A Via Facilities tem as melhores soluções para seu negócio! Terceirizamos atividades-meio e fim, disponibilizando profissionais treinados e experientes para dar suporte à sua operação.

Com a Via Facilities, sua empresa pode terceirizar atividades de limpeza e conservação de ambientes, limpeza hospitalar de alta performance e limpeza em altura. Os trabalhos são realizados por profissionais capacitados, seguindo padrões de qualidade e excelência.

Há, ainda, a possibilidade de terceirizar serviços de copa, portaria, vigia e controle de acessos, recepção e telefonia e zeladoria de condomínios.

Se sua empresa precisa de profissionais de manutenção, é possível terceirizar a manutenção de áreas verdes e predial. Por último, mas não menos importante, está a terceirização de atividades-fim.

Independente de qual seja sua necessidade, entre em contato com a Via Facilities e terceirize com uma empresa experiente, séria, referência de qualidade e transparência em relacionamentos com clientes, atuando sempre em parceria com eles!

Leia também:

>>> Serviço terceirizado: como fazer uma boa contratação de funcionários?

>>> Atividade-fim: o que é e por qual motivo você deve terceirizar o serviço

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Por que pensar na terceirização de limpeza hospitalar?

Descubra o porquê considerar a terceirização de limpeza hospitalar, conheça suas vantagens e saiba o que avaliar ao contratar o serviço.

Leia mais
Thumbnail Post

Porteiro e controlador de acesso: qual a diferença?

Descubra quais são as diferenças entre porteiro e controlador de acesso e confira como ter esses serviços em seu condomínio ou empresa.

Leia mais
Thumbnail Post

Terceirização de Limpeza e Conservação: por que você também deveria pensar sobre isso?

A limpeza e conservação de empresas são serviços essenciais. Afinal de contas, um ambiente limpo reflete a imagem do negócio, além de proporcionar um ambiente agradável para todos os colaboradores. Por isso, é importante que os gestores deem uma atenção especial para esse assunto. E, para ajudá-lo sempre a tomar a melhor decisão, a Via […]

Leia mais