Dicas para empresas durante a pandemia

A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo um período de volatilidade e incertezas, com empresas sem saber o que fazer para se manterem ativas durante o período de crise.

Está passando por isso e não sabe como proceder? Então, veja aqui dicas do que empresas podem fazer para enfrentar a pandemia com maior tranquilidade, com redução de custos e otimização de processos.

 

Adapte serviços à realidade atual

A preocupação com a segurança e saúde aumentou expressivamente durante a pandemia, exigindo que empresas adaptem seus processos e serviços à realidade atual. Uma das medidas mais representativas disso é a adoção do home office.

Durante o período de isolamento social, o número de profissionais trabalhando em casa explodiu. Curiosamente, mesmo com a reabertura do comércio e serviços várias empresas, inclusive as de grande porte, decidiram manter o home office em seus processos.

O motivo dessa manutenção é simples: o home office gera menos custo para a empresa, seja com o aluguel ou manutenção do local de trabalho ou com benefícios como o vale-transporte.

Por isso, para passar pela pandemia com o menor prejuízo possível é importante que a empresa esteja aberta a adaptar seus serviços e processos para garantir a saúde de seus colaboradores e reduzir custos.

Além de implementar o home office, a empresa pode substituir viagens e reuniões presenciais por virtuais, investir em transformação digital (que é considerada essencial para o futuro), entre outras ações.

Se não conseguir enxergar exatamente o que pode ser feito, abra essa questão diretamente para seus colaboradores, perguntando o que pode ser realizado para otimizar, simplificar e modernizar processos, adaptando-os à nova realidade.

 

Crie um fundo de emergência

O orçamento pode estar apertado no momento, mas tente criar um fundo de emergência imediatamente. Com o fundo é possível contar com recursos financeiros para lidar com imprevistos e períodos de adversidade, por exemplo, quando o faturamento e lucratividade forem baixos.

 

Identifique e elimine pontos críticos

Reserve um tempo para analisar e identificar pontos críticos, ou seja, aqueles que podem ser afetados por conta da pandemia, e procure tratá-los o quanto antes, buscando soluções alternativas para minimizar prejuízos.

 

Terceirize

Durante a pandemia, encontrar profissionais qualificados para atuar na sua empresa pode ser ainda mais difícil. Uma forma de reverter essa situação é investir em serviços de terceirização.

Ao terceirizar é possível simplificar seu processo de recrutamento e seleção, bem como de contratação e treinamento, delegando essas atividades a outra empresa, de modo a liberar colaboradores para realizar atividades associadas ao core business.

Há outros benefícios que fazem valer a pena a terceirização de atividade fim e meio, como a eliminação do vínculo trabalhista e redução de custos, viabilizando uma economia significativa em época de crise, de modo a auxiliar em seu orçamento.

A empresa pode terceirizar diferentes serviços, como limpeza de vidros em altura, bombeiro civil, portaria, manutenção predial, telefonia e recepção, entre outros operacionais.

No que se refere especificamente à atividade fim terceirização, existe a possibilidade de terceirizar e obter mão de obra qualificada para atuar nos setores de Tecnologia da Informação, Qualidade, Administração, Logística, entre outros.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Terceirização de Limpeza e Conservação: por que você também deveria pensar sobre isso?

A limpeza e conservação de empresas são serviços essenciais. Afinal de contas, um ambiente limpo reflete a imagem do negócio, além de proporcionar um ambiente agradável para todos os colaboradores. Por isso, é importante que os gestores deem uma atenção especial para esse assunto. E, para ajudá-lo sempre a tomar a melhor decisão, a Via […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que vale a pena a terceirização da atividade-fim?

Desde a última reforma trabalhista já é possível terceirizar a atividade-fim de uma empresa, passando a ter colaboradores capacitados para realizá-la. Mas, será que vale a pena investir nessa solução? Confira, aqui, quais são os benefícios da terceirização de atividade fim e saiba se compensa adotar essa alternativa.   O que é a atividade-fim? A […]

Leia mais
Thumbnail Post

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

A terceirização de serviços é uma prática que otimiza processos, custo e também o tempo. Principalmente para quem busca conforto e organização com um bom custo benefício. Com isso, tudo irá funcionar bem, desde a limpeza até a segurança do local, permitindo que você tenha tempo para se preocupar com outras coisas. Conheça aqui quais […]

Leia mais