Terceirização de equipamentos ou terceirização de serviços?

A terceirização é uma prática amplamente adotada por empresas em todo o país, seja a de equipamentos ou serviços, trazendo benefícios específicos como redução de custos, gestão simplificada e foco no core business.

Pensando em investir nessa solução, mas não sabe se terceiriza equipamentos ou serviços? Preparamos este post para lhe ajudar a tomar a melhor decisão. Confira!

O que é terceirização de equipamentos e serviços?

Terceirizar é quando uma empresa contrata outra, delegando a ela alguma responsabilidade específica. Na terceirização de equipamentos, a empresa paga pelo fornecimento desses recursos.

De maneira muito simplificada, seria uma espécie de locação de equipamentos, com o diferencial que o contratante tem mais benefícios, como garantia de rápida manutenção e reposição e menor custo.

Na terceirização de serviços, contrata-se uma empresa para realizar atividades-meio ou fim do negócio, como limpeza, portaria, recepção, zeladoria, manutenção predial, recursos humanos, tecnologia da informação, logística, entre outras.

Essa prestação de serviços ocorre, na maioria das vezes, pelo fornecimento de mão de obra qualificada para atuar diretamente na empresa, realizando as atividades in loco.

Entre os principais benefícios da terceirização de serviços, destaque para a inexistência do vínculo empregatício com a empresa, redução de custos, principalmente com encargos trabalhistas, garantia de serviço e profissionais especializados, otimização do tempo e foco na atividade-fim do negócio.

Quais equipamentos e serviços são terceirizados?

Mas, afinal, quais equipamentos e serviços podem ser terceirizados? São várias as opções. No que se refere aos equipamentos, especificamente, os mais terceirizados atualmente são os de TI (Tecnologia da Informação) e industriais.

No caso dos serviços, destaque para as atividades-meio de limpeza e conservação de ambientes, limpeza hospitalar e em altura, copa, vigia e controle de acessos, recepção e telefonia, zeladoria, manutenção predial e de áreas verdes, e bombeiro profissional civil.

Se tiver interesse na terceirização de atividades-fim, é possível garantir profissionais e serviços administrativos, de compras, projetos, arquitetos, vendas, logística, entre outros.

Terceirização de equipamentos ou serviços: qual escolher?

A escolha da opção perfeita depende das necessidades da empresa. De modo geral, recomenda-se analisar qual a atual situação e o que seu negócio realmente precisa no momento.

Se já tiver uma equipe qualificada e quiser aproveitá-la melhor, terceirizar somente os equipamentos pode ser uma boa escolha, sem precisar comprá-los ou se preocupar com gastos envolvendo a manutenção.

Caso não tenha mão de obra qualificada, queira otimizar o tempo de sua empresa e atual equipe, bem como simplificar processos de recursos humanos e eliminar o vínculo trabalhista com o colaborador, a terceirização de serviços é um ótimo investimento.

Além disso, a terceirização de serviços costuma ser vantajosa porque, muitas vezes, a contratação envolve o fornecimento da mão de obra e de equipamentos específicos para executar a atividade, simplificando ao máximo o trabalho da empresa.

Terceirização com a Via Facilities

Quer investir na terceirização, mas não sabe como implantá-la? A Via Facilities pode lhe auxiliar nessa tarefa, realizando-a com excelência! Contamos com uma equipe profissional especializada e terceirizamos atividades-meio e fim com total transparência, tornando sua empresa mais competitiva.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Gestão de facilities. O que é importante saber!

A gestão de facilities tornou-se uma prática comum em empresas, independentemente de seu porte. A razão disso é que ela é extremamente vantajosa e ajuda a garantir o bom andamento das atividades. Mas, afinal, o que é facilities e quais são os benefícios que sua gestão traz para a empresa, efetivamente? Confira, aqui, essas e […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que vale a pena ser terceirizado em uma pequena e média empresa?

A terceirização não é somente para empresas de grande porte: as pequenas e médias também podem se beneficiar dessa modalidade de contratação, porque é extremamente eficaz em reduzir custos, que é um dos objetivos de todo negócio. Mas, afinal, o que terceirizar em uma pequena ou média empresa? A realidade é que depende muito do […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que pode ser terceirizado no serviço público?

A terceirização de alguns serviços é a melhor alternativa para organizar e manter qualquer empresa funcionando. O que pouco gente sabe, é que até mesmo no serviço público é possível terceirizar uma série de atividades, facilitando a rotina de trabalho. Há várias empresas de serviços terceirizados no Brasil e, muitas deles oferecem desde terceirização de […]

Leia mais