O que você vai encontrar neste artigo:
- É permitido terceirizar atividade-fim?
- Atividade-fim terceirizada: quando compensa implementá-la?
- Vantagens da terceirização de atividade-fim
- Terceirização de atividade-fim em Curitiba: ganhe eficiência com a Via Facilities
Já se pegou em dúvida se investe na atividade-fim terceirizada? Essa é uma questão muito comum entre empreendedores, pois pode parecer arriscado terceirizar o coração do negócio.
Mas e se essa decisão reduzir custos, trazer eficiência, qualidade e competitividade para o seu negócio? Quando feita da maneira correta e estratégica, a terceirização de atividade fim permite que a empresa foque no que realmente importa: a gestão, a inovação e o crescimento.
Quer descobrir em quais situações vale a pena confiar o coração do seu negócio a especialistas? Continue lendo e entenda quando essa estratégia pode ser o segredo para seu sucesso!
É permitido terceirizar atividade-fim?
Sim, é possível terceirizar atividade-fim e essa estratégia tem se tornado cada vez mais comum no mercado. Antigamente, a legislação trabalhista brasileira impunha restrições à terceirização da atividade principal de uma empresa, limitando-a a serviços secundários (atividade-meio).
A regra mudou com a reforma trabalhista de 2017 (Lei nº 13.429/2017). Hoje, é permitido terceirizar qualquer etapa da produção, incluindo a atividade-fim, desde que respeitados os direitos trabalhistas e a relação contratual entre as partes.
A flexibilização possibilitou que empresas de diferentes segmentos pudessem focar em sua gestão estratégica enquanto delegam operações essenciais a especialistas.
Mas, para ter sucesso na terceirização, deve-se avaliar com cuidado os riscos e benefícios, escolher parceiros confiáveis e estruturar contratos para garantir que traga eficiência e não dores de cabeça.
Atividade-fim terceirizada: quando compensa implementá-la?
A terceirização atividade fim não é uma decisão simples, mas pode ser extremamente vantajosa em cenários específicos. Afinal, se o core business pode ser executado com mais eficiência, qualidade ou custo-benefício por especialistas, por que não considerar essa opção? Compensa implementá-la quando a empresa busca:
1. Redução de custos operacionais e de infraestrutura
A manutenção de equipe interna e toda a estrutura necessária para a atividade-fim pode ser cara e pesar no orçamento mensal da empresa. A terceirização ajuda nesse processo, reduzindo custos.
A solução transforma custos variáveis em fixos, pagando apenas pelos serviços efetivamente utilizados. Assim, a empresa consegue ter maior previsibilidade de custos e finanças.
2. Acesso a expertise e tecnologia de ponta
Algumas atividades-fim exigem conhecimentos técnicos avançados ou equipamentos de alto custo para sua execução, demandando altos investimentos pela empresa.
Ao terceirizar, a empresa pode contar com profissionais especializados e infraestrutura moderna sem precisar desenvolver tudo internamente, garantindo maior qualidade e competitividade. O melhor? A um custo acessível.
3. Foco na gestão estratégica e inovação
A operação no dia a dia normalmente consome muito tempo e recursos que poderiam ser direcionados ao crescimento do negócio. Ao se dedicar somente à parte operacional, há o risco de deixar a estratégia de lado, estagnando o negócio.
A terceirização evita esse problema. A solução possibilita que a liderança foque inteiramente no planejamento, estratégia e expansão, enquanto a atividade-fim é executada com eficiência por parceiros confiáveis.
4. Escalabilidade rápida
Mercados dinâmicos pedem agilidade para aumentar ou reduzir a produção conforme a demanda, conseguindo atender os clientes em tempo hábil, inclusive os mais exigentes.
A terceirização da atividade-fim viabiliza o ajuste rápido da capacidade operacional sem realizar demissões, contratações ou investimentos em estrutura física.
5. Mitigação de riscos trabalhistas e operacionais
Terceirizar serviços elimina vínculos trabalhistas com funcionários. Na prática, significa que não precisará dedicar tempo e esforços a rotinas de administração de pessoal, muito menos pagar encargos trabalhistas.
O trabalho terceirizado mitiga riscos trabalhistas e operacionais, reduzindo a exposição legal e financeira da empresa. É uma solução segura, desde que escolha o parceiro perfeito.
Leia Também:
>>>> Serviço de portaria terceirizada: conheça as 5 principais vantagens!
Vantagens da terceirização de atividade-fim
A terceirização da atividade principal do negócio pode se tornar um diferencial estratégico para empresas que buscam maior competitividade. O modelo oferece vantagens significativas, como as que você confere a seguir:
Flexibilidade para escalar operações
Mercados em constante mudança exigem agilidade. Terceirizar a atividade-fim permite aumentar ou reduzir a produção conforme a demanda, sem a burocracia de contratar colaboradores ou investir em infraestrutura adicional.
Aumento da eficiência e qualidade
A terceirização dá à empresa produtividade e padrões mais altos de qualidade, sem precisar ter muitos esforços para isso. A parceira especializada fornece sua expertise e estrutura ao cliente, aumentando sua eficiência e qualidade.
Acesso imediato a profissionais qualificados
Contratar e treinar equipes especializadas demanda tempo e investimento. A terceirização oferece acesso direto a mão de obra experiente, eliminando gargalos operacionais e garantindo que a atividade seja executada por quem realmente domina o assunto.
Otimização financeira
Terceirizar transforma em custos variáveis em fixos, liberando capital para investimentos estratégicos em outras áreas do negócio, de modo a acelerar estratégias de crescimento.
Terceirização de atividade-fim em Curitiba: ganhe eficiência com a Via Facilities
Terceirização em Curitiba é com a Via Facilities, empresa especializada, experiente e referência no segmento. A Via atua em parceria estratégica com o cliente na terceirização de atividade-fim, permitindo que foque no core business sem abrir mão da qualidade operacional, oferecendo equipes altamente capacitadas. Conte com esse diferencial e tenha mais eficiência!
Leia Também:
>>>> Funcionário terceirizado é mais eficiente? Veja mitos e verdades sobre essa solução
>>>> O que considerar antes de terceirizar os serviços de recepção