O que são facilities e quais os benefícios desses serviços?

Apesar de ser um termo novo, o serviço de facilities tem ganhado cada vez mais espaço no mercado. É um tipo de serviço que vem auxiliando empresas, acarretando no seu crescimento e sucesso pelo fato de permitir que todas as atenções estejam voltadas aos principais objetivos da companhia.

Mas afinal, o que é facilities? Bom, basicamente, traduzindo literalmente significa facilidades. São serviços terceirizados para a otimização do trabalho, para que o propósito central da empresa seja realizado da melhor maneira.

Para que essas funções sejam cumpridas, a organização contrata serviços de terceirização Via Facilities de uma outra empresa que irá disponibilizar seus funcionários, estrutura e produtos para que a demanda estabelecida seja suprida.

A limpeza é um exemplo de serviços de facilities, assim como também manutenção e segurança. Essa terceirização está diretamente ligada às demandas que a empresa tem internamente, tendo ou não contato com o produto final da companhia. Serviços assim são chamados de atividade-meio ou atividade-fim, para que você entenda melhor, vamos explicar o que é cada uma dessas atividades.

De maneira prática, para facilitar seu entendimento, vamos pensar num hospital:

A cura dos pacientes é a atividade-fim, ou seja, é aquilo que o hospital entrega, mas para que o “produto final” seja entregue, tudo o que está entre o início e o fim deve estar funcionando, certo?

Pois bem, as atividades-meio são aquelas que não estão diretamente ligadas ao produto final, mas influenciam em como ele será entregue. A limpeza e segurança do local são algumas dessas demandas que se o hospital tiver que ficar responsável também, as atenções vão estar divididas e acaba que tudo fica “meia boca”.

Para que tudo seja feito da melhor maneira possível, o hospital contrata uma empresa de facilities para limpeza e uma para a segurança, logo teremos três empresas, cada uma cuidando de determinada coisa. E assim, as atenções da diretoria hospitalar ficam inteiramente voltadas aos serviços médicos. Enquanto os outros serviços são executados por profissionais qualificados em suas áreas e todas as demandas serão entregues com excelência.

Deu para entender?

 

Quais são os benefícios da terceirização de serviços?

Como já foi falado, a maior vantagem ao terceirizar via facilities é o fato de não gastar tempo com atividades secundárias da empresa, ao contratar esses serviços, os funcionários de sua organização passam a concentrar todas as energias no desenvolvimento do objetivo central da empresa, para que assim a atividade-fim da companhia seja cumprido e entregue com perfeição.

Vale lembrar que essas atividades secundárias são igualmente importantes de serem resolvidas, caso elas sejam deixadas de lado, o processo interno e o bem-estar no trabalho não terão um bom funcionamento. Por esse motivo são contratados funcionários terceirizados.

Algumas outras vantagens são a redução de custos, mão de obra qualificada e disponibilização de infraestrutura:

  • Redução de custos: Pelo fato de a empresa não precisar pagar aos funcionários o 13° salário e nem as férias, já tem uma drástica diminuição nos gastos;
  • Mão de obra qualificada: Ao contratar funcionários terceirizados, você está contratando mão de obra especializada naquele determinado assunto, ou seja, a qualidade do serviço será muito maior;
  • Disponibilização de infraestrutura: Já sobre a disponibilização de infraestrutura, se sua empresa precisa de uma locação para fazer determinado serviço, ao contratar uma empresa de facilitie, essa empresa disponibiliza seu local, assim como produtos e equipamentos para o cumprimento do serviço, ou seja, você não gastará dinheiro com manutenção ou atualização desses materiais.

 

Leia Também:
>>> COMO POUPAR TEMPO E DINHEIRO COM A TERCEIRIZAÇÃO DE ATIVIDADES-MEIO?

 

Exemplos de serviços prestados

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

Existem facilities que vão desde passar um cafezinho até a proteção do lugar, veja a seguir os mais comuns:

  • Seleção de materiais, logística e armazenagem;
  • Administração;
  • Audiovisual;
  • Limpeza técnica e industrial e higienização;
  • Conservação de áreas externas;
  • Limpeza de fachadas;
  • Jardinagem;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Segurança;
  • Vigilância;
  • Recepção e atendimento;
  • Recrutamento e seleção, dentre outras.

 

Como contratar empresa de facilitie

Primeiro passo é fazer uma inspeção e saber qual/quais os serviços que você precisa contratar. Feito isso, você deve perguntar para nossa querida amiga internet, ela vai te passar uma lista com várias empresas que oferecem o serviço que você está procurando.

Analise as que mais te chamam atenção e não esqueça de acessar sites como o Reclame Aqui para saber qual é a reputação da empresa, para que você não passe por perrengues depois.

Leve em consideração tempo de mercado, opinião de pessoas que já contrataram, mesmo porque do que adianta uma boa propaganda se os clientes anteriores dessa empresa desaprovaram os serviços não é mesmo? E, claro, se essa empresa respeita as leis trabalhistas, afinal você está procurando uma empresa para te ajudar e não para depois de um tempo te trazer problemas judiciais não é mesmo?

Peça orçamentos, valores muito baixos não são um bom sinal, pois o valor baixo atrai clientes, mas o serviço prestado nem sempre é bom, os produtos/equipamentos usados não são de boa qualidade ou até mesmo a empresa não paga seus funcionários como realmente deveria; assim como valores muito altos às vezes são desnecessários, esteja sempre no meio termo. Busque orçamentos em várias empresas.

Bom, após ver se a empresa cumpre os requisitos e se encaixa na identidade e ideologia de seu negócio é só fechar o acordo. Contrato assinado e aperto de mãos dado, controle as atividades para ter certeza de que tudo o que está descrito no contrato está sendo seguido, além de claro, ver se os serviços prestados estão sendo entregues com excelência.

 

O que é gestão de facilities?

O próprio nome já diz, é quando existe um profissional, o gestor de facilities que deve ser qualificado e ter formação em áreas de engenharia, arquitetura, administração ou hotelaria, isso porque é ele quem vai supervisionar todos os serviços que foram contratados para manter o controle de tudo para que tudo esteja em completa harmonia.

É essa pessoa quem vai definir as prioridades, atentar aos prazos, conferir a qualidade do serviço entregue, fazer listagem de materiais a serem comprados e direcionar os trabalhos, entre outros. Basicamente é o gestor quem vai garantir que tudo funcione como deve funcionar na empresa.

 

Leia Também:
>>> GESTÃO DE FACILITIES. O QUE É IMPORTANTE SABER!
>>> TERCEIRIZAÇÃO: O QUE PODE SER TERCEIRIZADO DENTRO DE UMA EMPRESA?

 

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Vantagens em investir na manutenção das áreas verdes

Um condomínio possui uma rotina de cuidados para que a manutenção dos espaços comuns fique sempre em dia. Nela estão inclusos toda a manutenção das áreas verdes já que os jardins, árvores e áreas comuns que possam ter plantas são essenciais para que o ambiente fique mais bonito, saudável e alegre para os moradores. Os […]

Leia mais
Thumbnail Post

Quais as vantagens em ter um serviço de copa

Investir em um serviço de copa faz a diferença, seja numa empresa, evento ou residência. Mas, afinal, o que é esse serviço e quais as vantagens de tê-lo à sua disposição. A seguir, damos essas e outras informações relevantes sobre o assunto. Confira!   O que é o serviço de copa?   Trata-se de uma […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que contratar um copeiro?

O serviço de copa tende a ser deixado de lado nas empresas, o que é um grande erro. Não sabe o porquê? Então, veja aqui a importância de contar com um copeiro em seu negócio e saiba como contratar um! Por que ter um copeiro na sua empresa? O copeiro é o profissional responsável por […]

Leia mais