Veja as diferenças entre limpeza e desinfecção de ambientes

O que você vai encontrar neste artigo:

Embora pareçam a mesma coisa, limpeza e desinfecção de ambientes possuem diferenças expressivas e é importante conhecê-las para saber qual a mais adequada para sua empresa.

Não sabe quais são as diferenças entre as duas atividades? Sem problemas! Aqui, você confere as principais e descobre mais sobre limpeza e desinfecção de ambientes. Continue a leitura!

O que é limpeza de ambientes?

 

É a limpeza simples, que consiste na remoção de sujeiras visíveis. Normalmente, essa atividade envolve o uso de produtos de limpeza comuns para remover manchas, marcas de gordura, poeira, entre outros.

Esse processo abrange pisos, teto, paredes, equipamentos e mobiliário, utilizando água, detergente e ação mecânica, seja de equipamentos ou manual. A finalidade é deixar o ambiente mais agradável e adequado para o trabalho.

Com a limpeza, é possível causar uma boa impressão em clientes, assim como garantir um ambiente de trabalho perfeito para a equipe interna da empresa.

O que é desinfecção de ambiente?

 

Trata-se de uma atividade que tem como foco eliminar ameaças que são invisíveis. É o caso de patógenos que provocam infecções e conseguem sobreviver depois da limpeza da área.

Entre os principais patógenos estão as bactérias, fungos e vírus como o da covid-19. É justamente por isso que o processo de desinfecção se tornou tão importante após a pandemia do novo coronavírus. Com ele, dá para eliminar o vírus de superfícies, tornando a área mais segura para seus usuários.

A desinfecção reduz o risco de contaminação por contato ou cruzada, bem como de disseminação de doenças no espaço. Pode ser realizada em diferentes locais, mas tende a ser mais comum em empresas da área da saúde.

Limpeza e desinfecção: qual a diferença?

 

A principal está na finalidade de cada atividade! Enquanto a limpeza remove sujeiras visíveis, a desinfecção elimina microrganismos nocivos de superfícies da área, tornando-a mais segura e sem risco de contaminações.

No entanto, ambas as atividades têm outras diferenças, como tipos variados, etapas de execução distintas, uso de produtos específicos na desinfecção, entre outros.

Tipos de limpeza e desinfecção de ambientes

 

Existem diferentes tipos de limpeza e desinfecção de áreas, atendendo necessidades variadas da empresa. Especificamente no que se refere à limpeza, há a geral, convencional e técnica.

Além disso, existem alternativas como o tratamento e limpeza de pisos, higienização de ambientes, limpeza industrial e conservação de patrimônio (equipamentos, máquinas, infraestrutura e mobiliário).

Outro tipo de limpeza é o trabalho em altura, que tem como foco a higienização de fachadas e de vidros. São atividades de alto risco, que exigem profissionais capacitados para execução.

Já sobre os tipos de desinfecção de ambientes, eles são estabelecidos de acordo com três níveis: baixo, intermediário e alto. No nível baixo, o foco é a destruição de bactérias vegetativas. Para isso, utiliza-se produtos como o álcool 70%, hipoclorito de sódio ou quaternário de amônio.

O nível intermediário é voltado a eliminar tipos de fungos, bactérias vegetativas e alguns vírus lipídicos. Neste caso, usa-se os mesmos produtos da desinfecção baixa, a única diferença é que o hipoclorito de sódio é o com 1000 ppm de cloro disponível.

Por fim, há a desinfecção de alto nível, que tem como objetivo destruir todos os tipos de bactérias vegetativas, fungos, vírus e parte dos esporos bacterianos. Para isso, usa-se ácido peracético e hipoclorito de sódio.

Leia também:

>>> Por que pensar na terceirização de limpeza hospitalar?

Limpeza e desinfecção de ambientes: quais são as etapas de execução?

 

Os serviços de limpeza e desinfecção de ambientes possuem etapas de execução diferentes, de acordo com a finalidade da atividade. A seguir, indicamos quais são as principais:

Limpeza

A limpeza costuma envolver quatro etapas de execução, sendo a inicial a de remoção de resíduos grosseiros de superfícies em geral (paredes, pisos e tetos), equipamentos e utensílios.

Depois, vêm as etapas de lavagem e enxágue, se necessárias, de acordo com a área que está sendo limpa. Por fim, ocorre a fase de abastecimento e reposição de materiais, bem como de coleta de resíduos.

É importante salientar que essas etapas podem variar de acordo com a necessidade da área e da empresa. A proposta é ter ambientes limpos e agradáveis para as pessoas que os frequentam.

Desinfecção

Atividade que tem como fim a remoção da população microbiana, para redução do risco de contaminação do ambiente e pessoas que o utilizam. 

De maneira geral, a desinfecção é feita mais de uma vez ao dia e envolve um protocolo específico para cada tipo de área e nível de desinfecção. Portanto, as atividades e etapas variam de acordo com o local a ser desinfectado.

Nesse processo, todas as superfícies e mobiliários passam pela desinfecção, para garantir um espaço seguro. Em hospitais, essa atividade ocorre após cada procedimento / atendimento de pacientes.

imagem de pessoa usando máscara facial protetora enquanto desinfeta mesas

Quais empresas demandam esses serviços?

A limpeza é essencial a todas as empresas, afinal, envolve manter os ambientes livres de sujeira e a conservação do patrimônio. Portanto, negócios de quaisquer áreas precisam desse serviço!

Já a desinfecção é especialmente indicada para empresas que demandam um nível maior de assepsia, para evitar contaminação por contato ou cruzada. 

Empresas do segmento da saúde são ótimos exemplos de negócios que precisam do serviço de desinfecção, mas também há outras menos óbvias, como indústrias de alimentos e farmacêuticas.

Não importa qual seja o serviço, a limpeza e a desinfecção devem ser feitas por profissionais capacitados, para garantir o melhor resultado possível. Uma das formas de garantir um trabalho de excelência é terceirizar essas atividades.

Com a terceirização de mão de obra, além da qualidade do serviço também se tem outros benefícios, como a redução de custos operacionais e ausência de vínculo trabalhista com os colaboradores, sem precisar lidar com burocracias de administração de pessoas. Por isso, vale muito a pena a contratação!

Terceirização de limpeza e desinfecção em Curitiba

Está em busca de uma empresa de limpeza e conservação em Curitiba? Ou de desinfecção de ambientes? A Via Facilities é a parceira perfeita para atender seu negócio!

Somos especialistas em gestão de serviços profissionais terceirizados de alta qualidade. Atuamos de forma comprometida com o atendimento da demanda do cliente, suprindo suas necessidades. Aproveite para conhecer nossos serviços de limpeza e desinfecção!

Leia também:

>>> Terceirização de empresa de limpeza: por que é importante optar por isso?

>>> Como escolher a empresa de serviços terceirizados?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Por que Terceirizar os Serviços de Recepcionista e Telefonista?

Confira motivos para terceirizar os serviços de recepcionista e telefonista de sua empresa e quais vantagens essa solução oferece.

Leia mais
Thumbnail Post

O que faz uma copeira hospitalar?

Confira o que faz uma copeira hospitalar, o que é preciso para atuar nessa área e como contratar essa profissional com praticidade!

Leia mais
Thumbnail Post

As vantagens da terceirização de portaria

A portaria terceirizada tem se tornado comum em condomínios residenciais, comerciais e em empresas. Mas, será que a terceirização de portaria em Curitiba realmente vale a pena? Sim, contratar uma empresa de portaria em Curitiba faz a diferença! A seguir, esclarecemos o porquê, apontando as principais vantagens da terceirização desse serviço. Confira! Principais vantagens da […]

Leia mais