Como escolher a empresa de serviços terceirizados

O que você vai encontrar neste artigo:

A terceirização de serviços tem se tornado cada vez mais popular entre as empresas e há um bom motivo para isso: trata-se de uma solução repleta de vantagens, que possibilita ter um trabalho de qualidade a um custo acessível.

No entanto, muitos têm uma dificuldade, que é a escolha da empresa de terceirização perfeita. Este é o seu caso? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos para te ajudar a eleger a parceira ideal para seu negócio!

Por que terceirizar serviços?

Afinal, por que você deve terceirizar os serviços de sua empresa? Simples: a solução possui vantagens especiais que fazem esse investimento valer a pena. A seguir, apresentamos quais são as principais:

Redução de custos

A terceirização viabiliza que a empresa tenha um serviço de qualidade por um custo acessível. Não há necessidade de realizar processos seletivos próprios e caros, muito menos treinamentos, porque a prestadora de serviço encaminha profissionais qualificados.

Além disso, a empresa não precisa se preocupar com encargos trabalhistas relativos aos profissionais, tendo maior previsibilidade de gastos com o serviço terceirizado.

Em alguns casos, a empresa terceirizada cede equipamentos, produtos e uniformes para realização do trabalho. Isso permite economizar tempo (não há necessidade de buscar fornecedores) e dinheiro.

Qualidade na execução do serviço

Com a terceirização, a empresa tem fácil acesso a profissionais capacitados para execução do serviço. Assim garantirá um trabalho de qualidade, com menor índice de erros e de retrabalhos, o que também ajuda a economizar em curto e longo prazos.

Outro ponto importante é que o acesso a esses funcionários qualificados possibilita que a empresa profissionalize sua operação, tendo uma equipe com conhecimento especializado.

Diminuição de riscos

Na terceirização, um profissional ou equipe especializada assume a responsabilidade pelo serviço. Isso diminui riscos específicos, como os de acidentes, além de cumprir eventuais normas regulamentadoras que incidem sobre a atividade.

Eliminação de vínculo trabalhista

A solução possibilita que a empresa elimine o vínculo trabalhista com os profissionais. Como resultado, diminui-se a carga da área de Recursos Humanos, que não precisa realizar rotinas de administração de pessoal e pagamentos de salários e encargos.

Mas quem assume a responsabilidade por essas obrigações? A empresa de terceirização, que é quem contrata os profissionais. Portanto, sua única obrigação é efetuar o pagamento do serviço, tendo maior praticidade.

Escalabilidade

A terceirização é a solução perfeita para que a empresa se adapte à mudança de mercado, conseguindo atendê-lo sem possuir um custo elevado. Inclusive, tem-se maior flexibilidade para reduzir ou aumentar os serviços de forma rápida, sem pagar muito por isso.

Foco no core business

Outra vantagem muito especial da terceirização é o foco no core business, passando a ter mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas que gerem resultados expressivos à empresa.

Leia também:

>>> Por que terceirizar os serviços de recepcionista e telefonista?

O que você pode terceirizar?

A empresa pode terceirizar atividade-meio e atividade-fim. Mas o que isso significa, exatamente? A atividade-meio é aquela que não tem associação direta com o objetivo da empresa.

Normalmente, as atividades-meio são serviços de suporte, como a limpeza da área de trabalho, recepção e telefonia, zeladoria, portaria, manutenção predial e de áreas verdes, entre outras tarefas. 

Já a atividade-fim corresponde ao objetivo da empresa. Por exemplo, considere uma loja de roupas. Sua finalidade, isto é, sua atividade-fim, é vender peças de vestuário. Qualquer outra tarefa que não seja a venda é uma atividade-meio.

A lista de atividades-fim e meio que você pode terceirizar é imensa. Os serviços mais comuns são os que já citamos aqui, como os de limpeza, manutenção, recepção, entre outros. Também é possível terceirizar cargos estratégicos de atividades-fim, como os de analistas, supervisores, coordenadores e gerentes.

Dicas para escolher a melhor empresa de serviços terceirizados

Decidiu buscar a empresa de serviços terceirizados ideal para seu negócio? Confira as dicas que separamos para te ajudar nesse processo, contratando a melhor prestadora de serviços:

Considere a experiência e expertise da empresa

Sempre que possível, contrate uma empresa experiente ou com expertise em serviços terceirizados. Desse modo, terá uma maior chance de garantir uma atenção e serviço de excelência, suprindo totalmente suas necessidades.

A empresa experiente e com expertise conhece o mercado, tem equipe capacitada e know-how para proporcionar um serviço que realmente faça a diferença para o cliente.

Pesquise a reputação e referências da prestadora de serviços

Encontrou a empresa de serviços terceirizados que parece ser perfeita para seu negócio? Então, pesquise a reputação e referências dela. Vale a pena conversar com conhecidos que tenham contratado o serviço ou buscar na internet informações de clientes.

Verifique o site institucional da empresa, bem como comentários em redes sociais e em sites de reclamação. Encontrou algum comentário de clientes insatisfeitos? Veja como foi a abordagem da empresa, se se mostrou disposta a resolver o problema. Assim, terá uma ideia de como a prestadora de serviços trata eventuais insatisfações e se demonstra um cuidado em atender bem o cliente.

Analise a capacidade de atendimento

Outro cuidado essencial é analisar a capacidade de atendimento da empresa terceirizada, para saber se consegue suprir sua demanda. Também é importante verificar se a prestadora oferece flexibilidade de contratação, com possibilidade de aumentar ou reduzir os serviços contratados, se houver necessidade.

Confira se os profissionais são qualificados

Também é essencial verificar se os profissionais que a empresa encaminha são qualificados. Se for um trabalho específico que exija cursos de normas regulatórias, esse cuidado é ainda mais importante, para garantir um serviço de excelência.

Consulte os diferenciais

Não se esqueça de consultar e considerar os diferenciais da empresa. Ela possui experiência e expertise em terceirização? Disponibiliza profissionais qualificados? Faz processos seletivos personalizados? 

Oferece equipamentos, produtos e uniformes, bem como reserva técnica para suprir eventuais faltas? Quanto maior o número de diferenciais, melhor para seu negócio.

Serviços terceirizados com a Via Facilities

A Via Facilities é uma empresa especializada em gestão de serviços terceirizados de qualidade. Atua comprometida com as melhores práticas e em parceria com o cliente.

Realiza processos de recrutamento e seleção especializados, possui reserva técnica para substituições de profissionais e fornece equipamentos para execução do trabalho, se necessários. Entre em contato e saiba mais sobre a terceirização de serviços pela Via Facilities!

Leia também:

>>> Quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados?

>>> O que faz uma copeira hospitalar?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Como escolher uma empresa de serviços terceirizados para o seu negócio

O que você vai encontrar neste artigo: Por que terceirizar serviços? Foco no core business Redução de custos operacionais Eliminação do vínculo empregatício e redução da burocracia de RH Rápido atendimento de demanda da empresa Serviço de qualidade Como escolher a empresa de serviços terceirizados perfeita Defina quais são suas necessidades Avalie a experiência e […]

Leia mais
Thumbnail Post

6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

Descubra quais são as principais vantagens da terceirização de serviços e entenda o porquê vale a pena fazer esse investimento à empresa.

Leia mais
Thumbnail Post

Por que terceirizar a limpeza da minha empresa?

Confira motivos e benefícios de terceirizar a limpeza de empresas e entenda o porquê vale a pena fazer esse investimento em seu negócio!

Leia mais