6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

O que você vai encontrar neste artigo:

A terceirização de serviços é uma solução adotada por muitas empresas porque proporciona vantagens especiais, impactando de forma positiva em diversos setores do negócio.

Mas você sabe o que é terceirização e o que essa atividade pode oferecer para sua empresa? A seguir, respondemos essas questões e apresentamos algumas das principais vantagens dessa solução. Continue a leitura e conheça!

O que é a terceirização?

Trata-se de uma solução que possibilita transferir a responsabilidade por atividades a terceiros. Por exemplo, uma empresa pode contratar outra para suprir demandas de manutenção ou portaria, que são atividades operacionais mais específicas.

A empresa de terceirização assume a responsabilidade por contratar, treinar e fornecer profissionais capacitados para o cliente, garantindo o pleno atendimento de suas necessidades.

Trata-se de uma solução que proporciona vantagens especiais para o contratante. Com a terceirização de serviços é possível, por exemplo, reduzir custos operacionais e manter o foco no core business da empresa ao delegar atividades não essenciais a parceiros especializados.

6 vantagens da terceirização às empresas

A terceirização do trabalho oferece vantagens especiais para as empresas, compensando o investimento em curto e longo prazos. Ao adotar essa solução, é possível ter:

1. Foco no core business da empresa

Quando a empresa terceiriza, ela delega atividades-meio a outros profissionais, o que acaba liberando sua equipe própria para focar no core business e atividades mais estratégicas.

Para exemplificar, basta considerar uma loja de cosméticos e maquiagens. Seu objetivo é vender esses produtos. Se a equipe de vendas tem de cuidar, também, da limpeza da loja, ela perde um tempo precioso que poderia ser utilizado para fechar mais negócios.

É aí que entra a terceirização! Com ela, a equipe própria da empresa pode manter o foco nas vendas, além de evitar a sobrecarga de profissionais com outras atividades que não estão dentro de seu escopo.

Isso é importante porque possibilita que a empresa atinja melhores resultados mais rápido, realizando um trabalho de alta qualidade, de modo a contribuir positivamente com o crescimento do negócio.

2. Eliminação do vínculo trabalhista

Ao terceirizar, a empresa contratante elimina o vínculo trabalhista com os profissionais. Isso traz um benefício muito especial, como a redução de burocracias na área de Recursos Humanos. 

Além disso, a empresa não paga encargos trabalhistas, muito menos precisa realizar outros processos burocráticos de administração de pessoal. 

Na prática, isso significa que não será responsável por pagar 13º salário, férias, contribuições ao INSS, FGTS, indenizações trabalhistas, entre outros encargos.

É uma redução de burocracias e atividades importante, mas não é só isso. Como não precisa lidar com encargos trabalhistas inesperados, a empresa garante uma maior previsibilidade de caixa. Portanto, é um investimento interessante para ter maior controle de orçamento.

3. Redução de custos operacionais

A terceirização de mão de obra possibilita a redução de custos com toda a estrutura operacional, ajudando a empresa a economizar. 

Essa economia acontece em vários pontos: a empresa não precisa realizar processo seletivo para contratação de profissionais, também não tem custo para treiná-los. A própria empresa terceirizada realiza a seleção, se necessária, e fornece mão de obra qualificada para executar as atividades.

A empresa contratante não precisa pagar encargos trabalhistas dos funcionários terceirizados. Além disso, dependendo do serviço a empresa de terceirização fornece equipamentos e produtos para a execução do trabalho, bem como uniformes para a equipe. Portanto, é possível economizar de diferentes formas.

Esse dinheiro extra no caixa pode ser utilizado para implementar melhorias internas, dando suporte na estratégia de crescimento da empresa.

4. Menos burocracia

Com a terceirização, a administração da empresa se torna menos burocrática. O impacto mais profundo é no setor de Recursos Humanos, que não precisa lidar com processos complexos de contratação, administração ou desligamento de profissionais.

Também não tem mais obrigatoriedade de efetuar cálculos e pagamento de encargos trabalhistas, bem como de treinar profissionais, descomplicando processos internos.

Essa redução da carga de trabalho possibilita que a equipe de Recursos Humanos possa se dedicar a outras atividades, tendo uma atuação mais estratégica e voltada a dar suporte no crescimento da empresa.

5. Garantia de equipe capacitada

Encontrar profissionais capacitados nem sempre é tarefa fácil, principalmente quando se trata de atividades muito específicas, que demandam conhecimento especializado. É justamente em situações assim que a terceirização é uma aliada.

A empresa de terceirização fornece profissionais experientes e já treinados ao contratante, o que garante a realização de um trabalho de qualidade e com menor chance de retrabalho.

Isso faz toda a diferença porque contribui para o bom andamento das atividades, bem como para a redução de erros e maior produtividade. Se você está em busca desses resultados, contratar uma empresa de terceirização de serviços é a melhor solução!

6. Reserva técnica

Toda empresa de terceirização boa possui uma reserva técnica de profissionais para substituir eventuais faltas, férias ou afastamentos, de modo a evitar desfalques e o comprometimento da operação do cliente.

Por isso, com a terceirização é possível evitar esses tipos de imprevistos e garantir que o trabalho sempre será realizado por um profissional capacitado encaminhado pela prestadora de serviços. 

Leia também:

>>> O que pode ser terceirizado no serviço público?

Quais serviços podem ser terceirizados?

Uma das principais dúvidas envolvendo a terceirização é que tipo de atividade pode ser transferida a outras empresas. Existem dois tipos que seu negócio pode terceirizar, aproveitando todas as vantagens dessa solução:

Terceirização de atividade-meio

A atividade-meio é aquela que não é a finalidade da empresa, mas que contribui diretamente para o bom andamento de rotinas, possibilitando que objetivos sejam atingidos.

Por exemplo, suponha que uma empresa seja uma indústria farmacêutica. Sua finalidade é fabricar medicamentos. Demais tarefas que não estejam relacionadas a esse fim são consideradas atividades-meio.

Entram nessa lista de atividades-meio a recepção, limpeza, portaria, manutenção, zeladoria, serviços de copa, telefonia, entre outras que não estão diretamente relacionadas à finalidade da empresa.

Terceirização de atividade-fim

A atividade-fim é a finalidade da empresa, aquela que é descrita em seu contrato social. Nesse caso, a terceirização envolve atividades e funções mais estratégicas.

Na lista de atividades-fim que podem ser terceirizadas estão opções como as administrativas, de logística, projetos, comerciais, de tecnologia da informação, produção, processos, gestão, coordenação, supervisão, entre outras.

É uma solução interessante porque ajuda a profissionalizar todo o processo da empresa a um custo menor do que se teria para contratar uma equipe especializada. Por isso, ajuda a empresa a se aprimorar sem gerar um gasto elevado.

Curiosamente, a possibilidade de terceirização da atividade-fim ainda traz muita dúvida aos empresários e gestores. Isso acontece porque a antiga legislação sobre o tema não permitia.

No entanto, a lei da terceirização (número 13.429, de 2017) trouxe uma alteração que viabiliza a terceirização da atividade-fim. Portanto, é possível contratar a solução sem problema algum.

Como saber se a empresa precisa terceirizar?

Nem sempre fica claro para gestores e empreendedores quando terceirizar. Essa solução é a melhor alternativa em vários momentos, como os que indicamos a seguir:

  • Necessidade de mão de obra capacitada para executar atividades-meio ou fim;
  • Suporte em estratégias de crescimento da empresa, conseguindo acesso a profissionais qualificados em curto prazo para ampliação das atividades;
  • Atendimento de demandas sazonais, como as de Black Friday e Natal;
  • Eliminação da sobrecarga da equipe própria da empresa, mantendo o foco no core business;
  • Necessidade de redução de custos operacionais e com mão de obra, conseguindo manter uma operação mais enxuta e eficiente.

Como contratar uma empresa de terceirização?

Interessado em contratar uma empresa de terceirização, mas não sabe como escolher uma? Uma forma simples de acertar na contratação é considerar os seguintes fatores:

Experiência da empresa de terceirização

Prefira uma empresa experiente e qualificada, com estrutura para atender suas necessidades. Dessa forma, minimiza-se a possibilidade de contratar uma prestadora de serviços que não agregue ao seu negócio.

Mas como saber se a empresa de terceirização é experiente? Uma rápida pesquisa sobre a prestadora de serviços pode te ajudar a descobrir essa informação. Muitas vezes, você consegue detalhes sobre a empresa no seu site institucional.

Equipe qualificada

Escolha uma prestadora de serviços com equipe qualificada, preferencialmente com reserva técnica para lhe atender caso seja preciso. Dessa maneira, garante-se a possibilidade de profissionalização de processo, além de evitar desfalques no caso de faltas ou afastamentos.

Especialmente sobre a mão de obra que disponibiliza, verifique se os profissionais possuem conhecimentos específicos em casos de atividades como manutenção predial, limpeza em altura e bombeiro civil.

Para realizar essas atividades, é importante que o profissional tenha formação na área e que conheça, por exemplo, normas regulamentadoras. 

Se tiver interesse em terceirizar alguma atividade muito específica, que seja regulamentada por normas do Ministério do Trabalho, sempre consulte se os profissionais que a empresa disponibiliza têm esse conhecimento e experiência.

Processo seletivo personalizado

Verifique se a empresa de terceirização disponibiliza a possibilidade de realizar um processo seletivo personalizado, se não tiver profissionais adequados no momento para lhe atender.

Desse modo, você garante a contratação de um serviço de qualidade, que realmente atenda suas necessidades, compensando a contratação para sua empresa.

Facilidades e diferenciais que oferece

Há empresas de terceirização que oferecem facilidades extras, que funcionam como diferenciais. É o caso do fornecimento de uniformes e materiais utilizados na execução das atividades, como os de limpeza e equipamentos.

É uma boa opção porque evita que o contratante tenha esses gastos, chegando a economizar mais ainda. Por isso, verifique se a prestadora de serviços oferece essas facilidades ou tente negociá-las para contratação.

Detalhes do contrato de prestação de serviços

É importante que o contrato elaborado pela prestadora de serviços tenha tudo o que foi negociado com a empresa contratante. Isso lhe dará maior segurança e garantirá que tudo o que foi prometido seja entregue.

Se a prestadora de serviço não disponibilizar contrato, desconfie e não feche negócio. Ainda sobre desconfiar, não acredite em preços irrisórios, muito abaixo do que normalmente é cobrado pelo mercado.

Embora seja tentador, nem sempre preço baixo é sinônimo de qualidade. Nesse caso, o barato pode sair caro, com a empresa recebendo um serviço de qualidade inferior ou que não lhe atende completamente.

Flexibilização para adaptação à demanda

Verifique com a prestadora de serviços sobre a possibilidade de flexibilizar o contrato para atendimento de demandas em momentos específicos da empresa.

Por exemplo, suponha que queira ampliar a produção ou lojas. Neste caso, é preciso ter uma equipe maior para dar suporte nessa fase do negócio.

Procure saber se a empresa de terceirização oferece a flexibilização do contrato e se tem capacidade para atender sua demanda. Esse ponto é uma alternativa para ser considerada se tiver interesse em aumentar ou reduzir a operação no futuro.

Oferta de serviços terceirizados

Tem interesse em terceirizar mais de um serviço? Então, é interessante que verifique qual a oferta de serviços da empresa. Ela disponibiliza a terceirização de quais atividades-fim? E quais atividades-meio?

Entre as opções que disponibiliza, verifique se a prestadora de serviços tem tudo o que você precisa. Desse modo, é possível concentrar toda a terceirização em uma só empresa, tendo maior facilidade na gestão do contrato.

Empresa de terceirização de atividade-meio e fim para seu negócio

Está em busca de uma empresa de terceirização de atividade-meio e fim para seu negócio? Então, você precisa conhecer a Via Facilities, que é especialista e experiente no segmento!

A Via Facilities possui as melhores soluções de terceirização para sua empresa! Temos sólida experiência, com atuação no segmento desde 2001, prestando serviços altamente especializados e seguindo uma política de qualidade elevada.

Com a Via Facilities sua empresa consegue fazer a terceirização de atividade-fim, passando a contar com profissionais especialistas que agregarão valor à sua operação e auxiliarão na conquista de objetivos previamente traçados.

Além disso, também realizamos a terceirização atividade-meio, abrangendo serviços como os de limpeza e conservação de ambientes, limpeza hospitalar de alta performance e limpeza em altura.

Outras opções são a terceirização de serviços de copa, portaria, vigia e controle de acessos, recepção e telefonista, zeladoria para condomínios, manutenção de áreas verdes, manutenção predial e bombeiro profissional civil.

Quer terceirizar e obter todos os benefícios dessa solução? Então, entre em contato com a equipe Via Facilities e solicite um orçamento para sua empresa!

Leia também:

>>> Quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados?

>>> Conhece o serviço de apoio administrativo?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

O que faz uma copeira hospitalar?

Confira o que faz uma copeira hospitalar, o que é preciso para atuar nessa área e como contratar essa profissional com praticidade!

Leia mais
Thumbnail Post

Zeladoria: por que é vantajoso terceirizar?

Contratar zelador é a melhor solução para garantir o bom funcionamento do condomínio comercial e contar com vantagens especiais no custo e qualidade do serviço. Uma das soluções que o condomínio pode adotar é terceirizar o serviço de zeladoria, alternativa que compensa em curto e longo prazos. Aqui, falamos o porquê de a zeladoria terceirizada valer a pena […]

Leia mais
Thumbnail Post

Limpeza e desinfecção hospitalar de alta performance em tempos de pandemia

Os processos de limpeza e desinfecção de alta performance são essenciais no dia a dia de todo hospital e clínica. Em tempos de pandemia de Covid-19, isso se tornou ainda mais forte, sobretudo porque é uma doença altamente transmissível. Mas, por que a limpeza e desinfecção hospitalar são tão importantes? A seguir, respondemos essa questão! […]

Leia mais