O que pode ser terceirizado no serviço público?

A terceirização de alguns serviços é a melhor alternativa para organizar e manter qualquer empresa funcionando. O que pouca gente sabe é que até mesmo no serviço público é possível terceirizar uma série de atividades, facilitando a rotina de trabalho. Há várias empresas de serviços terceirizados no Brasil e muitas delas oferecem desde terceirização de atividade fim, como também de atividade meio.

Na terceirização, alguns serviços são contratados de forma indireta. Ou seja, por intermédio de empresas responsáveis que controlam a qualidade do serviço prestado, a equipe e toda a gestão que envolve o trabalho. Veja aqui quais são os tipos de serviços que podem ser terceirizados no serviço público!

 

O que é terceirização?

A princípio, é importante saber exatamente o que é terceirização. Trata-se de uma solução destinada a transferir atividades / serviços para terceiros.

É o caso de uma empresa que contrata outra para fornecimento de mão de obra para manutenção, limpeza ou recepção, por exemplo.

A empresa de terceirização de serviço assume a responsabilidade pela contratação, treinamento e fornecimento de profissional qualificado para o cliente, de modo a atender plenamente suas necessidades.

Quando contratar a terceirização, a empresa pode manter o foco em seu core business, garantindo diversas vantagens. Entre elas, destaque para o aumento da produtividade e o alcance de objetivos. 

 

Vale a pena terceirizar atividades?

Uma das principais dúvidas dos gestores é se vale a pena terceirizar as atividades de sua empresa. Sim, essa é uma solução extremamente vantajosa em curto e longo prazos.

A seguir, você conhece quais são as principais vantagens da terceirização de serviços e mão de obra e entende o porquê compensa fazer esse investimento para a empresa:

 

Manutenção do foco na atividade fim

A empresa que terceiriza delega atividades meio a outros profissionais. Assim, sua equipe própria consegue manter o foco na atividade fim, que é a principal, realizando-a com qualidade.

Este é um detalhe importante porque contribui para que o contratante tenha melhores resultados, principalmente de produtividade e excelência na execução das atividades.

 

Eliminação do vínculo trabalhista

A terceirização elimina o vínculo trabalhista da empresa com o trabalhador. Como resultado, não precisa pagar encargos trabalhistas como 13º salário e férias, muito menos indenizações trabalhistas, tendo maior previsibilidade de caixa e orçamento.

Mas, atenção a um detalhe: se a empresa de terceirização não cumprir com essas responsabilidades com o trabalhador, a contratante pode ser obrigada judicialmente a efetuar o pagamento. Por isso, é muito importante contratar uma empresa de terceirização idônea, que cumpre seus compromissos sempre.

 

Redução de custos operacionais

A terceirização de mão de obra também possibilita a redução de custos operacionais. Isso acontece porque a empresa deixa de gastar com processo seletivo e treinamento do profissional, que já chega pronto para realizar as atividades.

Além disso, não há mais gasto com encargos trabalhistas. Em alguns casos, a própria empresa de terceirização fornece uniformes, equipamentos para execução do trabalho, entre outros, possibilitando que a contratante economize.

 

Diminuição da burocracia na área de Recursos Humanos

Outra vantagem muito importante é a diminuição da burocracia na área de Recursos Humanos, uma vez que não precisa realizar processos complexos de contratação e desligamento dos profissionais. Todas essas rotinas são de responsabilidade da empresa de terceirização.

Esse ponto é interessante porque ajuda a simplificar o trabalho da área, reduzindo sua carga de trabalho, de modo a liberar os profissionais para realização de outras atividades importantes para a operação.

 

Fácil acesso a profissionais capacitados

Encontrar o profissional perfeito para atuar em determinada atividade em sua empresa não é tarefa simples. Mas esse processo pode se tornar muito mais fácil ao terceirizar.

A empresa que terceiriza ainda conta com a vantagem de ter fácil acesso a profissionais capacitados, que não precisam passar por treinamento para realizar as atividades.

A prestadora de serviços fornece profissionais treinados e experientes, o que ajuda a garantir um trabalho de qualidade, com menor chance de retrabalho ou baixa produtividade.

Logo, o serviço é o investimento ideal para ter profissionais capacitados em sua empresa o mais rápido possível, sem passar por processos longos de recrutamento e seleção.

 

– Leia também:
>>> COMO EVITAR DOR DE CABEÇA COM RH?

 

Reserva técnica

Empresas de terceirização de qualidade costumam dispor de reserva técnica de profissionais. Isto quer dizer que a contratante sempre terá um profissional para realizar as atividades, ainda que o inicialmente enviado tire férias, seja afastado ou falte.

Dessa forma, a contratante evita desfalques e o comprometimento de sua operação, assegurando o bom andamento das atividades. Se a tarefa não fosse terceirizada, provavelmente teria dificuldade para reposição do profissional. Portanto, ao terceirizar não se corre esse risco.

 

Terceirização no serviço público: o que pode?

Até alguns anos atrás, em órgãos públicos, pode-se contratar apenas as atividades-meio, que são aquelas que dão apoio para que outra atividade principal seja exercida naquele ambiente. 

Fica ainda mais claro e fácil entender o que é atividade meio sabendo que não se trata da finalidade da empresa, mas sim de serviços que dão suporte à operação.

Considere este exemplo: pense em uma indústria automobilística. Sua finalidade é fabricar automóveis. Tudo o que não for inerente à fabricação é uma atividade meio. É o caso da limpeza e da manutenção dos setores.

Esses serviços não estão diretamente relacionados à finalidade (atividade fim) da empresa, mas são muito importantes. Afinal, nada melhor do que trabalhar em um ambiente limpo e com segurança, não é mesmo?

Bons exemplos de atividades-meio são aquelas do setor de limpeza, segurança, transporte, manutenção predial e de equipamentos, recepção, terceirização de portaria, etc. Essas são funções importantes dentro de qualquer ambiente de trabalho, mas não exercem influência sobre a atividade pela qual a empresa existe, ou seja, o trabalho em si.

Contudo, com a nova lei da terceirização (13.429/2017), a regra mudou. Agora é possível a terceirização de atividade-fim e também de outras pessoas jurídicas no serviço público. Mas há ressalvas nessa contratação!

Não é possível terceirizar no serviço público atividades que envolvam a tomada de decisão, coordenação, supervisão, controle de órgãos, planejamento e outras funções consideradas estratégicas. Ou seja, não é possível terceirizar as funções mais importantes dentro dos órgãos públicos.

No entanto, existe a possibilidade de contratação de equipe terceirizada para auxiliar e dar apoio à essas funções, como auxiliares de fiscalização e serviços terceirizados bombeiro civil.

 

O que terceirizar no serviço público?

Por fim, vamos falar sobre cada uma das atividades que podem (e devem!) ser terceirizadas no serviço público.

manutenção predial em Curitiba é um dos serviços essenciais em qualquer prédio. A manutenção preventiva evita uma série de problemas elétricos, hidráulicos e mecânicos. Consequentemente, diminui os custos com os imprevistos e evita acidentes.

Os serviços de portaria são bastante buscados. Isso porque as empresas de portaria em Curitiba possuem equipe treinada para receber as pessoas da melhor forma, garantindo a execução da função com excelência. O mesmo vale para serviços de segurança e até de limpeza hospitalar.

A grande vantagem de contratar uma empresa de limpeza terceirizada é que você não terá que se preocupar com a compra de produtos de limpeza e muito menos com a contratação do profissional. Pois quem fará tudo isso é a empresa de terceirização de limpeza.

 

Quando terceirizar um serviço?

grupo de trabalhadores

Nem sempre a empresa pública ou privada consegue distinguir exatamente quando terceirizar um ou mais serviços de sua rotina.

Mas há uma dica que ajuda a saber isso: sempre que precisar de profissionais para realizar uma atividade específica na empresa, seja uma atividade fim ou meio.

Por exemplo, sua equipe anda perdendo muito tempo realizando serviços de controle de acesso ao prédio? Então, esse é o momento de terceirizar essa atividade.

Quando finalmente terceirizar a recepção e a portaria, a empresa passará a ter profissionais capacitados para realizar essa atividade com excelência.

Paralelamente, a equipe própria da empresa terá mais tempo para se dedicar às atividades para as quais foi contratada. Com isso, há um aumento da produtividade, além de garantir a satisfação dos profissionais, que se sentirão mais motivados.

Portanto, sempre que identificar a necessidade de profissionais para realizar determinada atividade, considere terceirizar a mão de obra e serviço!

Há, ainda, outros casos específicos em que a terceirização é interessante, como no suporte à estratégia de crescimento da estrutura da empresa, na necessidade de otimização de processos, entre outros.

 

Terceirização de serviços em Curitiba

Está em busca de uma empresa de terceirização de serviços em Curitiba? Seja para contratação de atividade-fim ou terceirização de atividade-meio, a Via Facilities é uma empresa de Curitiba pronta para lhe atender e suprir todas as suas necessidades!

Um dos diferenciais é sua sólida experiência em terceirização de serviços e mão de obra para empresas do segmento público e privado, realizando trabalhos de alta qualidade.

A empresa também se destaca por possuir profissionais nas mais diversas áreas, desde limpeza, manutenção predial, bombeiro profissional civil e até outras funções consideradas atividades-fim, contando com equipe qualificada.

Aproveite para entrar em contato com a equipe Via Facilites e saiba mais sobre a terceirização de serviços em Curitiba prestada pela empresa!

 

– Leia também:
>>> COMO SABER SE DEVO TERCEIRIZAR ALGUM SERVIÇO NA MINHA EMPRESA

>>> O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO?

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Higienização correta para a sua empresa

A higienização das empresas, principalmente do setor industrial, é de extrema importância. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, ela se tornou ainda mais necessária para evitar a disseminação da doença e contaminação dos colaboradores. Dessa forma, é imprescindível que você fique atento a este setor dentro da sua empresa e tenha alguns cuidados ao […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que é o processo de terceirização?

O processo de terceirização é amplamente utilizado pelas empresas atualmente, seja as de pequeno, médio ou grande porte. Não sabe do que se trata? Sem problemas: a seguir, explicamos o que é o processo de terceirização. Confira!   Processo de terceirização: o que é? Terceirizar significa delegar a uma empresa uma atividade específica. É o […]

Leia mais
Thumbnail Post

Terceirização pequena e média empresa

A terceirização não é somente para empresas de grande porte: as pequenas e médias também podem se beneficiar dessa modalidade de contratação, porque é extremamente eficaz em reduzir custos, que é um dos objetivos de todo negócio. Mas, afinal, o que terceirizar em uma pequena ou média empresa? A realidade é que depende muito do tipo […]

Leia mais