O que pode ser terceirizado no serviço público?

O que você vai encontrar neste artigo:

A terceirização de alguns serviços é a melhor alternativa para organizar e manter qualquer empresa funcionando. O que pouca gente sabe é que até mesmo no serviço público é possível terceirizar uma série de atividades, facilitando a rotina de trabalho. Há várias empresas de serviços terceirizados no Brasil e muitas delas oferecem desde a terceirização de atividade-fim, como também de atividade-meio.

Na terceirização, alguns serviços são contratados de forma indireta. Ou seja, por intermédio de empresas responsáveis que controlam a qualidade do serviço prestado, a equipe e toda a gestão que envolve o trabalho. Veja aqui quais são os tipos de serviços que podem ser terceirizados no serviço público!

O que é terceirização?

A princípio, é importante saber exatamente o que é terceirização. Trata-se de uma solução destinada a transferir atividades / serviços para terceiros, neste caso, uma empresa.

É o caso de uma empresa que contrata outra para fornecimento de mão de obra para manutenção, limpeza, zeladoria, copa ou recepção, por exemplo.

empresa de terceirização de serviço assume a responsabilidade pela contratação, treinamento e fornecimento de profissional qualificado para o cliente, de modo a atender plenamente suas necessidades.

Quando contrata a terceirização, a empresa pode manter o foco em seu core business, garantindo diversas vantagens. Entre elas, destaque para o aumento da produtividade e o alcance de objetivos em menor prazo. 

Vale a pena citar que existe a possibilidade de terceirizar as atividades-meio e as atividades-fim da empresa, de acordo com sua necessidade.

Atividade-meio e atividade-fim: descubra o que são

Mas, afinal, o que é uma atividade-meio? E uma atividade-fim? Conhecer esses conceitos é importante para fazer a terceirização de mão de obra adequada às necessidades da empresa. A seguir, você descobre o que é cada uma:

Atividade-meio

A atividade-meio corresponde a todas as atividades que não são a finalidade da empresa. Tomando uma empresa pública como exemplo, considere um foro regional no qual há serviços jurídicos para a população.

Neste caso, a finalidade da unidade é o serviço jurídico. Tudo o que não estiver diretamente relacionado a ele é considerado uma atividade-meio. É o caso de serviços de limpeza, triagem de atendimento, recepção, copa, entre outros.

Para facilitar ainda mais o entendimento, a atividade-meio é aquela que dá o suporte necessário para que a atividade-fim aconteça. 

Atividade-fim

A atividade-fim é a finalidade, o objetivo da empresa. Ainda tomando como exemplo o foro regional, sua finalidade é a prestação de serviços jurídicos para a população. Logo, quaisquer tarefas que envolvam isso diretamente são consideradas atividades-fim.

Vale a pena terceirizar atividades? Conheça as principais vantagens

Uma das principais dúvidas dos gestores é se vale a pena terceirizar as atividades de sua empresa. Sim, essa é uma solução extremamente vantajosa em curto e longo prazos!

A seguir, você conhece quais são as principais vantagens da terceirização de serviços e mão de obra e entende o porquê compensa fazer esse investimento para a empresa:

Manutenção do foco na atividade-fim

A empresa que terceiriza delega atividades-meio a outros profissionais. Assim, sua equipe própria consegue manter o foco na sua atividade-fim, que é a principal, realizando-a com qualidade.

Este é um detalhe importante porque contribui para que o contratante tenha melhores resultados, principalmente de produtividade e excelência na execução das atividades.

Eliminação do vínculo trabalhista

A terceirização elimina o vínculo trabalhista da empresa com o trabalhador. Como resultado, não precisa pagar encargos trabalhistas como 13º salário e férias, muito menos indenizações trabalhistas, tendo maior previsibilidade de caixa e orçamento.

Mas atenção a um detalhe: se a empresa de terceirização não cumprir com essas responsabilidades com o trabalhador, a contratante pode ser obrigada judicialmente a efetuar o pagamento. 

Quer evitar esse problema? Então, é muito importante contratar uma empresa de terceirização idônea, que sempre cumpre seus compromissos com seus funcionários.

Redução de custos operacionais

A terceirização de mão de obra também possibilita a redução de custos operacionais. Isso acontece porque a empresa deixa de gastar com processo seletivo e treinamento do profissional, que já chega pronto para realizar as atividades.

Além disso, não há mais gastos com encargos trabalhistas. Em alguns casos, a própria empresa de terceirização fornece uniformes, equipamentos para execução do trabalho, produtos, entre outros, possibilitando que a contratante economize.

Diminuição da burocracia na área de Recursos Humanos

Outra vantagem muito importante é a diminuição da burocracia na área de Recursos Humanos, uma vez que não há necessidade de realizar processos complexos de contratação e desligamento dos profissionais. Todas essas rotinas são de responsabilidade da empresa de serviços terceirizados.

Esse ponto é interessante porque ajuda a simplificar o trabalho da área, reduzindo sua carga de tarefas, de modo a liberar os profissionais para a realização de outras atividades importantes para a operação.

Fácil acesso a profissionais capacitados

Encontrar o profissional perfeito para atuar em determinada atividade em sua empresa não é tarefa simples. Mas esse processo pode se tornar muito mais descomplicado ao terceirizar.

A empresa que terceiriza ainda conta com a vantagem de ter fácil acesso a profissionais capacitados, que não precisam passar por treinamento para realizar as atividades.

A prestadora de serviços fornece profissionais treinados e experientes, o que ajuda a garantir um trabalho de qualidade, com menor chance de erros, de retrabalho ou de baixa produtividade.

Logo, o serviço é o investimento ideal para ter profissionais capacitados em sua empresa o mais rápido possível, sem passar por processos longos e caros de recrutamento, seleção e treinamento.

Reserva técnica

Empresas de terceirização de qualidade costumam dispor de reserva técnica de profissionais para seus clientes. Isso quer dizer que a contratante sempre terá um funcionário para realizar as atividades, ainda que o inicialmente enviado tire férias, seja afastado ou falte.

Dessa forma, a contratante evita desfalques e o comprometimento de sua operação, assegurando o bom andamento das atividades. Se a tarefa não fosse terceirizada, provavelmente teria dificuldade para reposição do profissional rapidamente. Portanto, ao terceirizar não se corre esse risco.

Suporte no crescimento e ampliação da empresa

Ao crescer e ampliar os serviços ou a empresa, é preciso ter uma equipe maior para realizar o trabalho. A terceirização atividade-fim e meio possibilita que tenha acesso a profissionais qualificados rapidamente e a um custo mais atrativo. 

Além disso, elimina-se a parte da burocracia, sobretudo no que se refere à contratação e administração de pessoal, tendo uma operação mais enxuta, com facilidade de gestão.

Expertise e profissionalização do serviço

A terceirização traz a expertise de funcionários capacitados, o que ajuda a profissionalizar o serviço, que passa a ser realizado com maior qualidade. Com isso, a atividade terceirizada ganha excelência.

Leia também:

>>> Como evitar dor de cabeça com RH?

Terceirização no serviço público: o que pode?

Até alguns anos atrás, órgãos públicos podiam contratar apenas as atividades-meio, que são aquelas que dão apoio para que outra atividade principal seja exercida naquele ambiente. 

Ainda está com dificuldade para entender o que é atividade-meio? Fica ainda mais claro e fácil entender sabendo que não se trata da finalidade da empresa, mas sim de serviços que dão suporte à operação.

Considere este exemplo: pense em uma indústria automobilística. Sua finalidade é fabricar automóveis. Tudo o que não for inerente à fabricação é uma atividade-meio. É o caso da limpeza e da manutenção dos setores.

Esses serviços não estão diretamente relacionados à finalidade (atividade-fim) da empresa, mas são muito importantes. Afinal, nada melhor do que trabalhar em um ambiente limpo e com segurança, não é mesmo?

Bons exemplos de atividades-meio são aquelas do setor de limpeza, segurança, transporte, manutenção predial e de equipamentos, recepção, terceirização de portaria, etc. 

Essas são funções importantes dentro de qualquer ambiente de trabalho, mas não exercem influência sobre a atividade pela qual a empresa existe, ou seja, o trabalho em si.

Contudo, com a nova lei da terceirização (13.429/2017), a regra mudou. Agora é possível a terceirização de atividade-fim e também de outras pessoas jurídicas no serviço público. Mas há ressalvas nessa contratação!

Não é possível terceirizar no serviço público atividades que envolvam a tomada de decisão, coordenação, supervisão, controle de órgãos, planejamento e outras funções consideradas estratégicas. Ou seja, não é possível terceirizar as funções mais importantes e de gestão dentro dos órgãos públicos.

No entanto, existe a possibilidade de contratação de equipe terceirizada para auxiliar e dar apoio à essas funções, como auxiliares de fiscalização e serviços terceirizados.

O que terceirizar no serviço público?

Por fim, vamos falar sobre cada uma das atividades que podem (e devem!) ser terceirizadas no serviço público. A lista é extensa, variando de acordo com a necessidade da empresa.

manutenção predial em Curitiba é um dos serviços essenciais em qualquer prédio. A manutenção preventiva evita uma série de problemas elétricos, hidráulicos e mecânicos. Consequentemente, diminui os custos com os imprevistos e evita acidentes.

Os serviços de portaria são bastante buscados. Isso porque as empresas de portaria em Curitiba possuem equipe treinada para receber as pessoas da melhor forma, garantindo a execução da função com excelência. O mesmo vale para serviços de segurança e até de limpeza hospitalar.

A grande vantagem de contratar uma empresa de limpeza terceirizada é que você não terá que se preocupar com a compra de produtos de limpeza e muito menos com a contratação do profissional. Pois quem fará tudo isso é a empresa de terceirização de limpeza.

Vale lembrar que esses são somente alguns exemplos de terceirização no setor público. Existem outros serviços que podem ser contratados, por exemplo, os de copa, de portaria, vigia e controle de acessos, bem como os de recepção e telefonia.

O ideal é que verifique qual a necessidade da empresa pública no momento. Se não for uma atividade estratégica, provavelmente é possível terceirizá-la. Neste caso, consulte uma empresa de terceirização serviço público.

Quando terceirizar um serviço?

Nem sempre os gestores de uma empresa pública ou privada conseguem distinguir exatamente quando terceirizar um ou mais serviços de sua rotina.

Mas há uma dica que ajuda a identificar isso: sempre que precisar de profissionais para realizar uma atividade específica na empresa, seja uma atividade-fim ou meio.

Por exemplo, sua equipe anda perdendo muito tempo realizando serviços de controle de acesso ao prédio? Então, esse é o momento de terceirizar essa atividade, possibilitando que seu time se dedique a atividades mais estratégicas e conquiste objetivos previamente estabelecidos. 

Quando finalmente terceirizar a recepção e a portaria, a empresa passará a ter profissionais capacitados para realizar essa atividade com excelência. Isso contribuirá para o bom andamento das rotinas e evitará a sobrecarga da equipe.

Paralelamente, a equipe própria da empresa terá mais tempo para realizar as atividades para as quais foi contratada. Com isso, há um aumento da produtividade, além de garantir a satisfação dos profissionais, que se sentirão mais motivados.

Portanto, sempre que identificar a necessidade de profissionais para realizar determinada atividade, considere terceirizar a mão de obra e serviço!

Há, ainda, outros casos específicos em que a terceirização é interessante, como no suporte à estratégia de crescimento da estrutura da empresa, na necessidade de otimização de processos, entre outros.

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

O que considerar ao contratar uma empresa de terceirização?

Decidiu terceirizar serviços? Esta é a melhor alternativa para ter um serviço de qualidade! No entanto, é importante considerar pontos específicos para garantir a contratação da melhor empresa de terceirização. Abaixo, você descobre o que levar em consideração:

Experiência da empresa de terceirização

O ideal é que contrate uma empresa experiente ou que tenha uma boa reputação no mercado. Para conseguir essas informações, basta fazer uma pesquisa básica sobre a prestadora de serviços, para verificar se ela possui um bom histórico entre clientes.

Você pode buscar referências online, bem como pedir recomendações a conhecidos. Desse modo, conseguirá encontrar com maior facilidade uma empresa de terceirização que seja confiável e que preste serviços de qualidade.

Qualificação dos funcionários terceirizados

Também é importante que busque informações sobre a qualificação dos funcionários que a empresa de terceirização encaminha para o cliente. Eles são treinados? São experientes? Conhecem normas para executar as atividades?

Quando se questiona detalhes sobre os funcionários, aumenta-se a chance de que a prestadora de serviços encaminhe profissionais capacitados para realizar exatamente a atividade que a empresa precisa, com a melhor qualidade.

Escopo dos serviços contratados

É interessante que analise o serviço que a empresa oferece, se o escopo atende sua demanda. Desse modo, evita-se surpresas desagradáveis após a contratação, como a não cobertura de determinadas atividades que são essenciais para a empresa.

Flexibilidade para personalização do serviço

Também verifique se a empresa de terceirização possui flexibilidade para personalizar o serviço, se precisar aumentar ou reduzir sua demanda. 

O ideal é que a prestadora ofereça essa possibilidade, tendo capacidade para atender seu negócio, principalmente se tiver uma perspectiva de crescimento.

Políticas de garantia da qualidade

Uma empresa que tem políticas de garantia da qualidade é comprometida com oferecer o melhor serviço para o cliente. Portanto, verifique se a prestadora de serviços possui essas políticas.

Atendimento ao cliente

Dê preferência para a empresa que preza pela excelência de seu produto, tendo disponibilidade para atender o cliente sempre que houver algum contratempo. O ideal é que esse atendimento seja personalizado, rápido e voltado a suprir necessidades de forma pontual.

Custo do serviço

O custo é um ponto importante, porque há quem se deixe levar pelo preço mais baixo ao pedir orçamentos. No entanto, um preço baixo não é sinônimo de qualidade.

Muitas vezes, ele indica um serviço precário ou extremamente limitado, sem diferenciais para o contratante. Neste caso, o barato sai caro e, obviamente, não compensa nem em curto prazo.

O ideal é que busque um equilíbrio entre qualidade e preço, para que tenha um bom retorno com a terceirização. Dê preferência, por exemplo, ao melhor custo-benefício.

Um detalhe importante: no setor público, a contratação da empresa de terceirização pode se dar por meio de licitações, dependendo do serviço. 

No caso da licitação, é preciso cumprir uma série de exigências para mostrar que a prestadora de serviços está apta a atender a empresa pública, cumprindo regras específicas indicadas em editais de concorrência.

Terceirização de serviços em Curitiba

Está em busca de uma empresa de terceirização de serviços em Curitiba? Seja para contratação de atividade-fim ou terceirização de atividade-meio, a Via Facilities é uma empresa de Curitiba pronta para lhe atender e suprir todas as suas necessidades!

Um dos seus diferenciais é sua sólida experiência em terceirização de serviços e mão de obra para empresas do segmento público e privado, realizando trabalhos de alta qualidade. Com a Via Facilities é possível suprir sua demanda pontualmente, tendo acesso a um serviço perfeitamente executado por funcionários capacitados.

A empresa também se destaca por possuir profissionais nas mais diversas áreas, desde limpeza, manutenção predial, até outras funções consideradas atividades-fim, contando com uma equipe qualificada.

Entre os principais diferenciais da Via Facilities, destaque para a reserva técnica, para evitar desfalques de profissionais. Também disponibilizamos uniformes, equipamentos e produtos, se necessários para a realização das atividades.

Aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre a terceirização de serviços em Curitiba!

Leia também:

>>> Quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados?

>>> Atividade-fim e atividade-meio: o que mudou com a decisão do STF?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Por que fazer a sanitização de ambientes de uso coletivo?

A limpeza e desinfecção de ambientes potencialmente contaminados é uma questão de saúde pública, principalmente quando esses locais possuem uma grande circulação de pessoas. Esses procedimentos são essenciais para manter a saúde e a segurança desses locais contra germes, bactérias e vírus, como a Covid-19. A pandemia intensificou a necessidade de garantir tanto a limpeza […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que terceirizar o serviço de apoio administrativo?

Confira o porquê terceirizar o serviço de apoio administrativo de sua empresa e conheça quais são os benefícios que essa solução oferece.

Leia mais
Thumbnail Post

Serviços de terceirização para condomínios: confira as vantagens

Descubra quais são as vantagens dos serviços de terceirização para condomínios e entenda o porquê compensa fazer esse investimento.

Leia mais