Higienização correta para a sua empresa

A higienização das empresas, principalmente do setor industrial, é de extrema importância. Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, ela se tornou ainda mais necessária para evitar a disseminação da doença e contaminação dos colaboradores.

Dessa forma, é imprescindível que você fique atento a este setor dentro da sua empresa e tenha alguns cuidados ao fazer uma limpeza dentro do local de trabalho. Estudos já mostraram que o Covid-19 consegue ficar vivo em superfícies como metal, vidro e plástico por até 9 dias. Por isso, a desinfecção completa dos ambientes de uso comum e demais setores é imprescindível para manter a saúde de todos.

Mas como fazer a higienização correta da sua empresa? Abaixo listamos 5 pontos de atenção para que sua equipe de higienização possa seguir.

 

Como fazer a higienização correta de ambientes

 

1) Mantenha o ambiente livre de resíduos em geral

A rotina de uma indústria, principalmente na linha de produção, envolve o consumo de diversos insumos e, consequentemente, há a produção de vários resíduos sólidos e líquidos. Por isso, é fundamental ter uma política de descarte de lixo para que o ambiente não fique sujo e desagradável.

O gestor de limpeza precisa estar atento e tomar cuidado para situações como esta não aconteçam. Avalie quais são os tipos de resíduos gerados pela sua empresa e trace estratégias para que seja feito o descarte correto das mesmas, de modo que também não afete o meio ambiente.

No caso de resíduos orgânicos, separe um local próprio para descarte para evitar a proliferação de microrganismos e mau cheiro.

 

2) Limpe depósitos, corredores, banheiros regularmente

Outro cuidado importante envolve manter a limpeza de depósitos, corredores e banheiros em dia. Por serem locais onde há muita circulação de pessoas, o profissional de limpeza precisa manter uma rotina de desinfecção para evitar qualquer possibilidade de contaminação. No caso dos depósitos, é preciso trabalhar para que tudo seja armazenado com cuidado e em seu devido lugar, pois ele precisa estar em condições para armazenar os insumos utilizados em sua empesa.

Os banheiros são outra área crítica das empresas. Dependendo do número de funcionários e visitantes que utilizam este ambiente, é necessário realizar a limpeza várias vezes ao dia. Portanto, o ideal é mapear o uso e observar a demanda de higienização necessária. Designe uma equipe de higienização profissional para esta função e observe se os cronogramas estão sendo obedecidos.

 

3) Mantenha os custos com limpeza controlados

Parece óbvio que sempre que um ambiente está sujo, ele precisa ser limpo. Porém, a preocupação com os custos relacionados a isso acabam fazendo com que em momentos de crise, as empresas cortem gastos com isso. Mas isso é um erro grave.

O problema é que em momentos como este, é importante redobrar os cuidados e investir em uma equipe de limpeza especializada. Manter os ambientes sem a higienização adequada compromete a produtividade da equipe, já que trabalhar em um ambiente sujo e desorganizado afeta a saúde e a motivação do grupo.

Adote estratégias que sejam eficientes e ao mesmo tempo econômicas para poder cumprir com os cronogramas de limpeza estabelecidos.

 

4) Escolha equipamentos adequados para cada tipo de limpeza

Os profissionais de limpeza precisam de equipamentos adequados para realizarem a limpeza dos ambientes da sua empresa de forma eficiente. Com tantos ambientes a serem higienizados, o investimento é necessário, mas podem surgir dúvidas de quais produtos adquirir, afinal, em tempo de crise é preciso investir com inteligência.

Dessa forma, sempre escolha equipamentos que agilizem o processo de limpeza diário e simplifiquem o trabalho da equipe.

 

Leia Mais:

>> 3 itens importantes que não podem faltar na higienização de ambientes

>> Covid-19 e a importância de ambientes higienizados

 

5) Cuide com a segurança na hora da limpeza

Os serviços de limpeza empresarial são relativamente simples; no entanto é fundamental também ficar atento em relação a segurança do pessoal para evitar situações que possam colocar os funcionários em risco.

A limpeza das janelas internas requerem atenção especial, ainda mais se estiverem localizadas em prédios altos. Via de regra, esses riscos são minimizados com o treinamento do pessoal. É muito importante que a sua equipe domine as normas de segurança e entenda o protocolo a ser seguido em cada procedimento. Isso irá assegurar não só a qualidade da limpeza como também a integridade física das pessoas.

O fato é que nem sempre os custos para ter uma equipe própria de limpeza são viáveis para as empresas. Por isso, a terceirização de serviços de higienização se torna uma alternativa com excelente custo-benefício. A Via Serviços trabalha com essa modalidade de serviços e possui profissionais de limpeza treinados e que dominam as normas de segurança para atender a sua empresa. Entre em contato e conheça mais sobre esta possibilidade.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Serviços de terceirização para condomínios: confira as vantagens

Administrar um condomínio não é uma tarefa simples, por isso, o ideal é buscar por serviços de terceirização para condomínios. Esses serviços possuem muitas vantagens, além de facilitar o dia a dia da administração dos condomínios. Aliás, segundo a Lei da Terceirização, os condomínios podem terceirizar serviços de segurança, limpeza, portaria, manutenção de áreas verdes […]

Leia mais
Thumbnail Post

Bombeiro Civil: descubra o que é e o que faz!

O bombeiro civil é um profissional de extrema importância para empresas públicas e privadas. Isso porque ele atua na segurança do estabelecimento, prestando serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência tanto em edificações como também em eventos. O marco que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil no Brasil está contido na Lei Nº 11.901, […]

Leia mais
Thumbnail Post

As vantagens da terceirização de portaria

A portaria terceirizada tem se tornado comum em condomínios residenciais, comerciais e em empresas. Mas, será que a terceirização de portaria em Curitiba realmente vale a pena? Sim, contratar uma empresa de portaria em Curitiba faz a diferença! A seguir, esclarecemos o porquê, apontando as principais vantagens da terceirização desse serviço. Confira! Principais vantagens da […]

Leia mais