Por que pensar na terceirização de limpeza hospitalar?

O que você vai encontrar neste artigo:

O hospital é um local com riscos potenciais para a saúde, especialmente quando não é higienizado de forma correta e frequente. Daí a importância da limpeza hospitalar regular: com ela, dá para evitar contaminações de pacientes, funcionários e de pessoas que frequentam o ambiente.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar profissionais capacitados para realizar esse trabalho com excelência. É justamente aí que entra a terceirização de serviços de limpeza hospitalar!

Ainda não conhece essa solução? Neste caso, continue a leitura e descubra o que é e o porquê contratar o serviço de terceirização de limpeza hospitalar, com lista com motivos e vantagens dessa solução. Não deixe de conferir!

Qual a importância da limpeza hospitalar?

A limpeza hospitalar é essencial para garantir um ambiente de trabalho e de atendimento médico de qualidade. Quando a área não é higienizada, há o risco de contaminação por doenças e infecções, seja por contato ou contaminação cruzada.

As superfícies e equipamentos da área hospitalar podem ter vírus e bactérias e a limpeza hospitalar consegue eliminá-los definitivamente. Uma das formas mais eficazes de ter um serviço de higienização adequado é por meio da terceirização.

Com ela, a empresa assegura que o trabalho será realizado por profissionais capacitados, que atuam de acordo com recomendações de órgãos como o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O serviço de limpeza e desinfecção hospitalar é uma alternativa para ambientes clínicos, bem como para consultórios que realizam pequenos procedimentos e laboratórios, com possibilidade de terceirização em todos os casos.

O que é a terceirização de limpeza hospitalar?

Trata-se de uma solução destinada a delegar a responsabilidade da limpeza hospitalar a terceiros. Neste caso, o cliente contrata uma empresa de serviços terceirizados, que fornece profissionais para realizar o serviço de limpeza hospitalar.

Esses profissionais são capacitados, portanto, têm conhecimento para realizar o trabalho com qualidade, com alta produtividade, menor risco de retrabalho e custo reduzido / otimizado para o contratante.

Trata-se de uma solução que pode ser contratada por empresas, trazendo várias vantagens em curto e longo prazos, tanto na qualidade do serviço como em questões administrativas e burocráticas.

Quais são as vantagens de terceirizar a limpeza hospitalar?

A terceirização de serviços de limpeza hospitalar oferece vantagens especiais para o contratante. A seguir, apresentamos algumas das principais e os motivos para garantir essa solução:

Minimização de riscos à saúde

Um ambiente hospitalar que não é higienizado correta e periodicamente oferece um risco maior de contaminação por doenças, sobretudo de infecções por bactérias e vírus, disseminando-os entre pacientes e pessoas que frequentam o local. Portanto, a limpeza contribui para a saúde de pacientes e da equipe interna do hospital, bem como de visitantes.

Com a limpeza e higienização hospitalar, é possível reduzir de maneira considerável a possibilidade de contato com materiais químicos e biológicos contaminados, assim como com equipamentos e instrumentos já utilizados.

Dessa forma, o hospital aumenta a qualidade do serviço prestado, tendo um resultado positivo em processos de auditoria e acreditação, inclusive índice baixo de infecção de pacientes, visitantes e profissionais.

Garantia de limpeza adequada

Ao terceirizar o serviço de limpeza, o hospital passa a contar com uma equipe especializada / treinada intensamente nesse tipo de trabalho. Por isso, a higienização dos ambientes é feita de forma adequada, de modo a manter seguros todos que utilizam os espaços.

A limpeza realizada por profissionais terceirizados é de qualidade, com baixo índice de retrabalhos. Isso contribui para aumentar a produtividade da equipe do hospital, sem interrupções longas de trabalho ou no atendimento.

Além disso, as equipes de limpeza de hospitais também são treinadas para cumprir recomendações de órgãos regulamentadores e protocolos específicos da empresa contratante. Logo, a qualidade é garantida!

Redução de custos e da burocracia do RH

A terceirização da limpeza hospitalar proporciona a vantagem especial de diminuir custos inerentes a essa atividade. A empresa consegue economizar com processo seletivo e treinamentos de profissionais, pois a prestadora de serviços responde por essas atividades.

Inclusive, a terceirizada realiza processos seletivos personalizados para o cliente, visando encontrar os profissionais com perfis adequados às necessidades do contratante. Também faz treinamentos frequentes para atualização dos profissionais.

Além disso, não existe vínculo empregatício entre hospital e profissionais terceirizados, a própria empresa de terceirização os assume. Com isso, o hospital não precisa pagar encargos trabalhistas e eventuais indenizações, tendo maior previsibilidade em seu orçamento.

A área de Recursos Humanos do cliente também se livra de burocracias inerentes à contratação e administração de pessoal. Tudo isso ocorre porque o hospital delega para uma empresa especialista todos esses procedimentos de Recursos Humanos inerentes à contratação, o que reduz seu trabalho e poupa dinheiro e tempo.

É possível evitar, por exemplo, rotinas envolvendo a folha de pagamento dos profissionais de limpeza hospitalar, uma vez que a empresa de terceirização cuida dessa rotina.

Assim, o time de RH pode se dedicar a outras tarefas, tendo mais tempo e voltando esforços para atividades importantes para a empresa, otimizando seu trabalho.

Menor índice de absenteísmo

Quando um funcionário de limpeza hospitalar não pode comparecer ao trabalho, a empresa responsável pela terceirização encaminha um profissional reserva para evitar desfalques e garantir a realização do trabalho.

Portanto, o hospital reduz seu índice de absenteísmo na área e não fica sem pessoal para executar as tarefas, assegurando o bom andamento das atividades e a higienização de ambientes do estabelecimento.

Profissionalização da operação

Quando o hospital terceiriza o trabalho de limpeza e de desinfecção de ambientes, ele tem acesso a profissionais qualificados, que possuem conhecimento sobre a rotina de higienização e realizam um trabalho de excelência.

Com isso, o estabelecimento hospitalar consegue profissionalizar a área, bem como a operação, garantindo uma limpeza e desinfecção adequada, feita por profissionais com conhecimento especializado, de modo a agregar positivamente à empresa.

Maior produtividade

Ao garantir uma equipe dedicada à limpeza hospitalar, o time próprio do hospital pode ter uma maior produtividade, evitando a sobrecarga de tarefas. Assim, sobra mais tempo para realizar outras rotinas e para atender pacientes, o que pode impactar diretamente no faturamento do estabelecimento.

Leia também:
>>>  Atividade-fim: o que é e por qual motivo você deve terceirizar o serviço

O que abrange o serviço de limpeza hospitalar?

Possui interesse em terceirizar, mas não sabe exatamente o que envolve o serviço de limpeza hospitalar? Na realidade, a solução é adaptável à demanda do cliente, mas o principal foco é controlar a disseminação de organismos patogênicos e reduzir o risco de contaminação em ambientes hospitalares.

Dessa forma, garante-se espaços higienizados e ideais para a prática médica, seja para atendimento de pacientes ou realização de procedimentos, conseguindo minimizar o risco de infecção cruzada ou de contaminação por contato.

O serviço pode abranger a limpeza hospitalar técnica, bem como a higienização de ambientes hospitalares. Também pode envolver o gerenciamento de leitos, serviço de camareira e coleta de roupas, inclusive o serviço de apoio e coleta de resíduos.

Na hora de contratar a solução, é interessante verificar qual o escopo e se há flexibilidade para abranger atividades de limpeza que o hospital realmente precisa. Dessa maneira, é possível contratar uma solução eficiente, que atenda eficazmente a demanda do estabelecimento e da equipe hospitalar.

Quando terceirizar o serviço de limpeza para hospitais?

A terceirização é perfeita para quaisquer hospitais, tendo acesso a uma equipe capacitada em limpeza e tipos de desinfecção hospitalar. Assim, garantirá um serviço de limpeza hospitalar de alta performance sem ter trabalho ou custos para encontrar esses profissionais.

Além disso, a terceirização é uma excelente solução em casos de crescimento e expansão da rede hospitalar, conseguindo suprir rapidamente as unidades com profissionais treinados e capazes de realizar um trabalho de limpeza e desinfecção de qualidade superior.

Vale lembrar que outros tipos de estabelecimento também podem precisar de uma limpeza especializada como a hospitalar. É o caso de consultórios e clínicas médicas que realizam procedimentos de pequeno porte, bem como de laboratórios.

Essas empresas também podem contratar o serviço, garantindo ambientes seguros para uso por profissionais e pacientes, de modo a minimizar o risco de contaminações.

O que considerar ao terceirizar a limpeza de hospitais?

Decidiu terceirizar o serviço de limpeza hospitalar? Então, é importante considerar pontos essenciais para acertar na contratação da empresa, garantindo a prestadora de serviços que melhor atende suas necessidades. Veja quais são os principais:

1. Necessidades do hospital

Antes de iniciar a busca pela prestadora de serviços, é importante conhecer quais são as necessidades do hospital. Ele precisa de uma equipe de limpeza pequena ou grande? Qual a frequência de limpeza? Que tipo de serviço de limpeza precisa ser realizado?

Quando você conhece as necessidades do estabelecimento, fica mais fácil escolher a empresa de terceirização que oferece justamente aquilo que precisa, garantindo um serviço de qualidade e eficiente.

2. Experiência e expertise da empresa de terceirização

Dê preferência para a empresa de terceirização de limpeza hospitalar que tenha experiência e expertise no segmento. Também é interessante que o serviço seja liderado por profissionais especialistas, como enfermeiros, engenheiros e médicos.

São detalhes pequenos, mas que fazem toda a diferença. Desse modo, aumenta-se a chance de ter um serviço de qualidade, dentro dos padrões exigidos por órgãos regulamentadores.

3. Equipe de profissionais de limpeza

O ideal é que a empresa de terceirização tenha uma equipe de profissionais qualificados em limpeza hospitalar, de preferência experientes no segmento e com treinamentos específicos para cumprimento de recomendações de órgãos como a Anvisa e Ministério da Saúde.

Dessa forma, há uma maior possibilidade de garantir um serviço de excelência para o hospital ou qualquer que seja seu estabelecimento, atendendo pontualmente suas necessidades e mantendo o ambiente seguro.

4. Referências

Encontrou a empresa de higienização e limpeza hospitalar que parece ser perfeita? Então, busque referências sobre ela, o que pode ser feito entre conhecidos e na internet.

É interessante verificar o site oficial da empresa, bem como redes sociais, para verificar depoimentos de clientes. Outra possibilidade é consultar essas informações em sites ou páginas especializadas, inclusive as de reclamações.

Caso encontre algum comentário negativo, verifique qual a postura da empresa, se se mostrou preocupada em entender o motivo do descontentamento e em resolver o problema com o cliente.

Dessa forma, conseguirá identificar previamente se se trata de uma terceirizada que se dedica a prestar um melhor atendimento ao cliente, resolvendo eventuais pendências, de modo a garantir sua satisfação.

5. Flexibilidade de atendimento

Pretende aumentar ou reduzir a equipe de limpeza e desinfecção hospitalar com o passar do tempo? Neste caso, é importante verificar se a empresa de terceirização possui essa flexibilidade de atendimento.

Isso é ainda mais importante no caso de ampliação da equipe. Verifique se a terceirizada de seu interesse tem capacidade para atender sua demanda. Assim, evitará a necessidade de buscar outra empresa quando precisar de mais funcionários de limpeza hospitalar.

6. Orçamento

É comum solicitar diversos orçamentos ao buscar empresas de terceirização. Mas atenção a um detalhe: desconfie de preços muito baixos, ou seja, que são menores que a média praticada pelo mercado.

Em situações assim, há uma grande possibilidade de contratar um serviço de qualidade ruim ou que não abrange tudo o que você precisa. Portanto, não terá eficiência e o barato pode sair caro.

Então, o que fazer em relação ao preço? Dê preferência para a empresa que oferece o melhor custo-benefício para seu negócio, considerando os diferenciais que a terceirizada possui. Ao ter esse cuidado, é possível reduzir a chance de contratar uma empresa que não oferece um serviço eficiente.

7. Diferenciais que a empresa de terceirização oferece

Também é importante que considere os diferenciais que a empresa de terceirização oferece para o cliente. Trata-se de uma prestadora de serviços experiente? Que possui uma equipe de limpeza hospitalar altamente capacitada?

Ela presta um serviço que segue normas de vigilância sanitária e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)? Além disso, possui reserva técnica para cobrir eventuais faltas, férias ou afastamento, evitando desfalques?

Vale lembrar que algumas empresas de terceirização também disponibilizam uniformes para seus colaboradores, bem como produtos de limpeza profissional. Neste caso, o contratante consegue reduzir ainda mais seus custos com o serviço.

No entanto, atenção a um ponto importante: verifique o estado dos equipamentos e a qualidade dos produtos disponibilizados pela terceirizada. O ideal é que ambos sejam de qualidade, para garantir tanto a segurança da equipe como um trabalho de excelência na limpeza hospitalar.

Outro diferencial importante é que os profissionais da empresa tenham Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, o famoso SESMT.

Quanto mais diferenciais a empresa oferecer, melhor. Dessa forma, conseguirá contratar um serviço de limpeza hospitalar que melhor supra as necessidades do estabelecimento e sua equipe interna.

8. Contrato de terceirização

Antes de fechar negócio, verifique atentamente o contrato de terceirização. Identifique se acordos verbais foram registrados no documento e leia todas as cláusulas. Se encontrar problemas, solicite uma revisão.

Dessa maneira, você poderá evitar surpresas em relação ao contrato, sabendo exatamente tudo o que ele abrange e detalhes sobre o serviço, atualização de valores, desistência, entre outros.

Terceirização de limpeza hospitalar com a Via Facilities

A Via Facilities é uma empresa especializada em terceirização em Curitiba, perfeita para lhe atender! Não é para menos, afinal, possui vasta experiência no segmento e possui diferenciais importantes.

Entre eles, destaque para sua equipe de profissionais qualificados e experientes, que recebem treinamento continuamente para garantir a qualidade do serviço prestado ao cliente.

Além disso, adequamos o serviço conforme normas da vigilância sanitária e SCIH, e nossos profissionais contam com SESMT. Realizamos processos de seleção especializados e temos uma reserva técnica para cobrir rapidamente eventuais faltas em até duas horas.

Na limpeza, utilizamos produtos de qualidade biodegradáveis, para diminuição do impacto no meio ambiente. Também fornecemos equipamentos de segurança à equipe para execução do trabalho.

A Via Facilities também terceiriza outros serviços essenciais para o bom funcionamento da empresa, como os de copa, portaria e controle de acessos, recepção e telefonia, manutenção predial e de áreas verdes.

Aproveite para conhecer os serviços de terceirização da Via Facilities e solicite um orçamento para atender a demanda de sua empresa!

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