Por que pensar na terceirização de limpeza hospitalar?

O que você vai encontrar neste artigo:

 

O hospital é um local com riscos potenciais para a saúde, especialmente quando não é higienizado de forma correta e frequente. Daí a importância da limpeza hospitalar regular: com ela, dá para evitar contaminações de pacientes, funcionários e de pessoas que frequentam o local.

No entanto, nem sempre é fácil encontrar profissionais capacitados para realizar esse trabalho com excelência. É justamente aí que entra a terceirização de serviços de limpeza hospitalar!

Ainda não conhece essa solução? Neste caso, continue a leitura e descubra o que é e o porquê contratar o serviço de terceirização de limpeza hospitalar, com lista com motivos e vantagens. Não deixe de conferir!

Qual a importância da limpeza hospitalar?

 

A limpeza hospitalar é essencial para garantir um ambiente de trabalho e de atendimento médico de qualidade. Quando a área não é higienizada, há o risco de contaminação por doenças e infecções, seja por contato ou contaminação cruzada.

As superfícies e equipamentos da área hospitalar podem ter vírus e bactérias e a limpeza hospitalar consegue eliminá-los definitivamente. Uma das formas mais eficazes de ter um serviço de higienização adequado é por meio da terceirização.

O que é a terceirização de limpeza hospitalar?

 

Trata-se de uma solução destinada a delegar a responsabilidade da limpeza hospitalar a terceiros. Neste caso, o cliente contrata uma empresa de serviços terceirizados, que fornece profissionais para realizar o serviço de limpeza hospitalar.

Esses profissionais são capacitados, portanto, têm conhecimento para realizar o trabalho com qualidade, com alta produtividade, menor risco de retrabalho e custo reduzido / otimizado para o contratante.

Quais são as vantagens de terceirizar a limpeza hospitalar?

 

A terceirização de serviços de limpeza hospitalar oferece vantagens especiais para o contratante. A seguir, apresentamos algumas das principais e os motivos para contratar essa solução:

 

Minimização de riscos à saúde

 

Um ambiente hospitalar que não é higienizado corretamente e periodicamente aumenta o risco de contaminação por doenças, sobretudo de infecções por bactérias e vírus. Portanto, a limpeza contribui para a saúde de pacientes e da equipe interna do hospital, bem como de visitantes.

É possível reduzir de maneira considerável a possibilidade de contato com materiais químicos e biológicos contaminados, assim como com equipamentos e instrumentos já utilizados.

Com isso, o hospital aumenta a qualidade do serviço prestado, tendo um resultado positivo em processos de auditoria e acreditação, inclusive índice baixo de infecção de pacientes, visitantes e profissionais.

Garantia de limpeza adequada

 

Ao terceirizar o serviço de limpeza, o hospital passa a contar com uma equipe especializada / treinada intensamente nesse tipo de trabalho. Por isso, a higienização dos ambientes é feita de forma adequada, de modo a manter seguros todos que utilizam os espaços.

A limpeza realizada por profissionais terceirizados é de qualidade, com baixo índice de retrabalhos. Isso contribui para aumentar a produtividade da equipe do hospital, sem interrupções longas de trabalho ou no atendimento.

Redução de gastos e da burocracia

 

terceirização da limpeza hospitalar proporciona a vantagem especial de diminuir gastos inerentes a essa atividade. A empresa consegue economizar com processo seletivo e treinamentos de profissionais, pois a prestadora de serviços responde por essas atividades.

Além disso, não existe vínculo trabalhista entre hospital e profissionais terceirizados, a própria empresa de terceirização os assume. Com isso, o hospital não precisa pagar encargos trabalhistas e eventuais indenizações, tendo maior previsibilidade em seu orçamento.

A área de Recursos Humanos do hospital também se livra de burocracias inerentes à contratação e administração de pessoal. Tudo isso ocorre porque o hospital delega para uma empresa especialista todos esses procedimentos de Recursos Humanos, o que reduz seu trabalho e poupa dinheiro e tempo.

É possível evitar, por exemplo, rotinas envolvendo a folha de pagamento dos profissionais de limpeza hospitalar, uma vez que a empresa de terceirização cuida dessa rotina.

Menor índice de absenteísmo

 

Quando um funcionário de limpeza hospitalar não pode comparecer ao trabalho, a empresa responsável pela terceirização encaminha um profissional reserva para evitar desfalques e garantir a realização do trabalho.

Portanto, o hospital reduz seu índice de absenteísmo na área e não fica sem pessoal para executar as tarefas, assegurando o bom andamento das atividades e a higienização de ambientes.

Profissionalização da operação

 

Quando o hospital terceiriza o trabalho de limpeza e de desinfecção de ambientes, ele tem acesso a profissionais qualificados, que têm conhecimento sobre a rotina de higienização e realizam um trabalho de excelência.

Com isso, o estabelecimento hospitalar consegue profissionalizar a área, bem como a operação, garantindo uma limpeza e desinfecção adequada, feita por profissionais com conhecimento especializado, de modo a agregar positivamente à empresa.

Leia também:

>>> Atividade-fim: o que é e por qual motivo você deve terceirizar o serviço

O que abrange o serviço de limpeza hospitalar?

 

Possui interesse em terceirizar, mas não sabe exatamente o que envolve o serviço de limpeza hospitalar? Na realidade, a solução é adaptável à demanda do cliente, mas o principal foco é controlar a disseminação de organismos patogênicos e reduzir o risco de contaminação em ambientes hospitalares.

Dessa forma, garante-se espaços higienizados e ideais para a prática médica, seja para atendimento de pacientes ou realização de procedimentos, conseguindo minimizar o risco de infecção cruzada ou de contaminação por contato.

O serviço pode abranger a limpeza hospitalar técnica, bem como a higienização de ambientes hospitalares. Também pode envolver o gerenciamento de leitos, serviço de camareira e coleta de roupas, inclusive o serviço de apoio e coleta de resíduos.

Na hora de contratar a solução, é interessante verificar qual o escopo e se há flexibilidade para abranger atividades de limpeza que o hospital realmente precisa. Dessa maneira, é possível contratar uma solução eficiente, que atenda eficazmente a demanda do estabelecimento e da equipe hospitalar.

pessoa com balde com produtos de limpeza

Quando terceirizar o serviço de limpeza para hospitais?

 

A terceirização é perfeita para quaisquer hospitais, tendo acesso a uma equipe capacitada em limpeza e desinfecção. Assim, garantirá um serviço de limpeza hospitalar de alta performance sem ter trabalho ou custos para encontrar esses profissionais.

Além disso, a terceirização é uma excelente solução em casos de crescimento e expansão da rede hospitalar, conseguindo suprir as unidades com profissionais treinados e capazes de realizar um trabalho de limpeza e desinfecção de qualidade superior.

O que considerar ao terceirizar a limpeza de hospitais?

 

Decidiu terceirizar o serviço de limpeza hospitalar? Então, é importante considerar pontos essenciais para acertar na contratação da empresa. Veja quais são os principais:

Experiência da empresa de terceirização

 

Dê preferência para a empresa de terceirização de limpeza hospitalar que tenha experiência no segmento. Também é interessante que o serviço seja liderado por profissionais especialistas, como enfermeiros, engenheiros e médicos. Desse modo, aumenta-se a chance de ter um serviço de qualidade, dentro dos padrões exigidos.

Equipe de profissionais de limpeza 

 

O ideal é que a empresa de terceirização tenha uma equipe de profissionais qualificados em limpeza hospitalar, de preferência experientes no segmento. Dessa forma, há uma maior possibilidade de garantir um serviço de excelência para o hospital.

Diferenciais que a empresa de terceirização oferece

 

Também é importante que considere os diferenciais que a empresa de terceirização oferece para o cliente. Trata-se de uma prestadora de serviços experiente? Que possui uma equipe de limpeza hospitalar altamente capacitada?

Ela presta um serviço que segue normas de vigilância sanitária e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH)? Além disso, possui reserva técnica para cobrir eventuais faltas, férias ou afastamento?

Vale lembrar que algumas empresas de terceirização também disponibilizam uniformes para seus colaboradores, bem como produtos de limpeza profissional. Neste caso, o contratante consegue reduzir ainda mais seus custos.

Outro diferencial importante é que os profissionais da empresa contam com Serviço Especializado em Engenharia e em Medicina do Trabalho, o famoso SESMT.

Quanto mais diferenciais a empresa oferecer, melhor. Dessa maneira, conseguirá contratar um serviço de limpeza hospitalar que melhor supra as necessidades do estabelecimento e sua equipe interna.

A Via Facilities é uma empresa especializada em terceirização em Curitiba, perfeita para lhe atender! Não é para menos, afinal, possui vasta experiência no segmento e equipe de profissionais qualificados e experientes, além de oferecer diferenciais especiais. Aproveite para conhecer o serviço!

Leia também:

>>> O que é serviço de manutenção predial?

>>> 5 dicas para contratar um serviço de manutenção predial

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Vantagens em terceirizar a limpeza hospitalar

A limpeza hospitalar é um dos principais serviços de ambientes clínicos e laboratoriais, ajudando a garantir a salubridade desses espaços e minimizar o risco de contaminações por agentes patogênicos. Uma das formas de assegurar que esse serviço seja realizado com total qualidade, segurança e regularidade em áreas hospitalares e laboratoriais é investir na terceirização. Mas, […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que Terceirizar os Serviços de Recepcionista e Telefonista?

Confira motivos para terceirizar os serviços de recepcionista e telefonista de sua empresa e quais vantagens essa solução oferece.

Leia mais
Thumbnail Post

Zeladoria para condomínios: quais as vantagens da terceirização?

A terceirização de zelador para condomínios se tornou uma prática comum, sendo aplicada em larga escala e com a tranquilidade dos moradores e dos demais funcionários. Essa prática se mostra muito eficaz, independente do porte do empreendimento em questão. Mas, afinal, por que terceirizar a zeladoria do condomínio? Para entender o porquê dessa medida ser […]

Leia mais