Vantagens da Terceirização para sua empresa. Descubra quais são!

A terceirização é uma atividade muito comum em empresas, porque proporciona excelentes benefícios ao negócio, causando impacto positivo expressivo em suas finanças e operação.

Mas, afinal, o que é e quais são as vantagens da terceirização? Confira, a seguir, essas informações e saiba mais sobre essa prática!

 

O que é a terceirização?

A princípio, é importante esclarecer o que é terceirização. Ela ocorre quando uma empresa transfere para outra (uma prestadora de serviços) uma determinada atividade sua.

Um exemplo claro de terceirização é quando a empresa delega etapas de produção ou contrata agências para desenvolver campanhas de marketing.

Atualmente, existe a terceirização de atividade-meio (que não é a principal da empresa, por exemplo, a limpeza e recepção) e a terceirização de atividade-fim (tudo aquilo que a empresa entrega ao cliente, ou seja, seu produto final. Por exemplo, quem atua no processo de produção de uma indústria exerce uma atividade-fim).

Há quem pense que não é possível terceirizar atividade-fim, mas isso se tornou uma realidade desde a Lei da Terceirização (13.429/2017). Portanto, há respaldo legal para contratar uma prestadora de serviços nesse caso.

 

5 vantagens da terceirização

E quais seriam as vantagens da terceirização? De modo geral, essa é uma prática bastante benéfica, mas para exemplificar quais são os ganhos preparamos uma lista com 5 vantagens. Confira:

 

1. Economia

A terceirização reduz os gastos da empresa, especialmente com encargos e direitos trabalhistas. Quem assume a responsabilidade por essas despesas é a empresa de terceirização, que realiza os pagamentos.

Ao repassar a responsabilidade desses pagamentos para a empresa de terceirização, seu negócio consegue ter maior previsibilidade de gastos, ajudando no equilíbrio das finanças.

 

2. Realização de investimento

A economia com gastos de folha permite que a empresa faça novos investimentos, seja em equipamentos, estrutura ou que realize projetos mais relevantes ao negócio.

Dessa forma, passa-se a ter mais dinheiro em caixa para colocar em andamento projetos e melhorias pontuais, contribuindo para o crescimento da empresa e fluidez da operação.

 

3. Otimização de tempo e profissionais

Um dos problemas mais comuns em empresas é o comprometimento do tempo e da equipe com atividades que não pertencem ao core business.

Dá para notar isso, por exemplo, em escritórios em que a equipe administrativa é responsável, também, pela recepção e telefonia. Em casos assim, há um sobrecarregamento de funções nos profissionais, prejudicando seu tempo e desempenho em atividades mais estratégicas.

A terceirização é uma alternativa para resolver esses problemas. Como atividades são delegadas a terceiros, a empresa consegue aproveitar melhor o tempo e a equipe, podendo desenvolver atividades estratégicas que lhe permitam inovar no mercado e crescer.

 

4. Manutenção do foco na estratégia corporativa

Quando atividades operacionais são terceirizadas, a empresa consegue direcionar seu foco à estratégia corporativa, permitindo acelerar a conquista de resultados.

A terceirização também é uma alternativa quando a empresa deseja executar um plano de ação e busca profissionais qualificados para executar as atividades, contribuindo positivamente com a estratégia da empresa.

 

5. Profissionalização e qualificação de processos

Prestadoras de serviços de terceirização contam com profissionais e equipes experientes, com know-how e conhecimentos específicos, o que ajuda a empresa a profissionalizar e qualificar seus processos sem ter gastos elevados.

Outro benefício é que com a terceirização do trabalho a empresa muitas vezes não precisa fazer um investimento elevado na montagem de uma estrutura para a operação.

Há empresas de terceirização que disponibilizam não somente os profissionais, mas também uniformes, equipamentos, entre outros. Assim, dá para reduzir seus custos e ainda garantir uma operação adequada e de qualidade.

 

Leia também…

>>> 6 VANTAGENS QUE A TERCEIRIZAÇÃO PROPORCIONA A UMA EMPRESA

 

Quais atividades sua empresa pode terceirizar?

 

Que tipo de serviço pode ser terceirizado?

Agora que você já conhece quais são as principais vantagens da terceirização, é importante saber quais serviços sua empresa pode delegar para terceiros.

Como dito anteriormente, existe a possibilidade de transferir atividade-meio e atividade-fim para outra empresa. No que se refere especificamente à atividade-meio, dá para terceirizar:

 

1. Serviços de limpeza

Uma área limpa traz benefícios especiais para as empresas, como a melhora do ambiente de trabalho, contribuindo para o aumento da produtividade de sua equipe. Além disso, é possível provocar uma boa impressão em clientes e visitantes.

Existem diversos serviços de limpeza que podem ser terceirizados, como o de limpeza e conservação de ambientes, limpeza hospitalar e limpeza em altura.

 

2. Serviços de copa

Se sua empresa possui copa, uma alternativa para economizar e ter serviços de qualidade é terceirizar essa atividade. Com isso, passará a ter uma equipe qualificada para realizar as tarefas, minimizando a possibilidade de erros.

 

3. Portaria, vigia e controle de acesso

Precisa de profissionais qualificados para realizar serviços de portaria, vigilância e controle de acesso? Então, terceirizar é a melhor saída! A prestadora de serviços conta com funcionários capacitados e experientes nessas tarefas, contribuindo para que se tenha um trabalho de excelência.

 

4. Recepção e telefonia

As atividades de recepção e telefonia também podem ser terceirizadas pela empresa, passando a ter funcionários treinados para executá-las com qualidade. Dessa forma, é possível passar uma boa impressão da empresa a visitantes e clientes, gerando uma boa imagem.

 

5. Zeladoria para condomínios

Ter uma zeladoria eficiente é essencial em todo condomínio e o seu pode terceirizar essa atividade. Com isso, contará com um profissional especializado para realizar essa função, colaborando para o bom andamento das atividades no condomínio.

 

6. Serviços de manutenção

Está com dificuldade para encontrar profissionais para manutenção? Neste caso, a terceirização também é uma solução. Dá para transferir processos de manutenção de áreas verdes e manutenção predial para outra empresa, garantindo áreas seguras e bem-cuidadas na empresa ou condomínio.

 

7. Bombeiro profissional civil

O bombeiro profissional civil também pode ser terceirizado, passando a contar com um funcionário altamente qualificado para atuar na prevenção de incêndios e atendimento de emergência em eventos e edificações.

 

Quais atividades-fim posso terceirizar?

No que se refere especificamente à terceirização atividade-fim, sua empresa pode contratar mão de obra qualificada para diversos setores, como o de Administração, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Qualidade, Logística, Produção, entre outros.

Há desde a possibilidade de terceirizar analistas até chefes, supervisores, coordenadores, gestores, enfim, quaisquer outros cargos que sua empresa tenha no momento e precise de um profissional capacitado para ocupá-lo.

 

Como escolher a empresa de terceirização ideal?

Decidiu investir na alternativa terceirização, mas não sabe como escolher a empresa prestadora de serviços? Existem algumas dicas que podem lhe ajudar nessa tarefa, como as que listamos a seguir:

 

Busque referências

A referência é essencial para saber se a empresa presta um serviço de qualidade. Busque-a entre conhecidos, bem como pela internet, no próprio site da empresa (na seção de clientes atendidos) e em redes sociais.

 

Dê preferência para empresas experientes

Empresas experientes normalmente conhecem profundamente o mercado e prestam um serviço diferenciado e de qualidade superior. Portanto, dê preferência para essas opções.

 

Saiba como é a estrutura e a equipe

Conhecer como é a estrutura da empresa e sua equipe ajuda a tomar a decisão de contratação. O ideal é que a prestadora de serviços tenha estrutura adequada para atender sua operação e equipe qualificada para atuar em sua empresa.

 

Conheça quais são os diferenciais da empresa

Se a empresa oferecer diferenciais, melhor. Dessa forma, aumenta-se a chance de ter um serviço de excelência e com melhor custo-benefício.

Há prestadoras de serviços que disponibilizam equipamentos para realização das atividades, bem como produtos específicos, como os de limpeza. Outras opções são empresas de terceirização que disponibilizam uniformes para os funcionários.

 

Terceirização de serviços com a Via Facilities

A Via Facilities tem as melhores soluções em terceirização de serviços para sua empresa, sempre com foco na qualidade, suprindo suas necessidades de maneira eficaz.

Um dos principais diferenciais da Via Facilities é sua longa experiência no segmento, com estrutura para atuar em todo o território nacional, sempre com comprometimento com os clientes.

Com a Via Facilities é possível terceirizar serviços de limpeza, copa, porteiro, zeladoria, recepcionista, entre

 

Você também poderá se interessar por…

>>> Tercerização: O Que Pode Ser tercerizado Dentro De Uma Empresa?

>>> Tercerização De Limpeza e Conservação: Por Que Você Também Deveria Pensar Sobre Isso?

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Quais os efeitos da terceirização para o trabalhador?

Muito se fala sobre os benefícios da terceirização para a empresa, mas há pouca informação sobre os efeitos dessa solução para o trabalhador e o que muda em relação a uma contratação clássica. Para esclarecer essa questão, apresentamos quais são os efeitos da terceirização ao trabalhador, considerando os de maior impacto. Conheça, a seguir, quais […]

Leia mais
Thumbnail Post

Zeladoria para condomínios: quais as vantagens da terceirização?

A terceirização de zelador para condomínios se tornou uma prática comum, sendo aplicada em larga escala e com a tranquilidade dos moradores e dos demais funcionários. Essa prática se mostra muito eficaz, independente do porte do empreendimento em questão. Mas, afinal, por que terceirizar a zeladoria do condomínio? Para entender o porquê dessa medida ser […]

Leia mais
Thumbnail Post

Novo parceiro

Novo Parceiro – Condomínio Centro Cívico

Leia mais