Outsourcing: você sabe o que é?

O outsourcing é um aliado de empresas que buscam reduzir a carga de trabalho de equipes próprias, possibilitando que foquem no core business, tenham maior produtividade e atinjam objetivos em menor prazo.

Mas, você sabe o que é outsourcing, qual seu objetivo e vantagens? A seguir, você confere todas essas informações. Acompanhe e saiba mais sobre outsourcing!

 

O que é outsourcing?

Outsourcing é uma solução de gestão na qual uma empresa contrata outra de prestação de serviços para realizar uma atividade específica que antes era feita por sua própria equipe interna.

Em outras palavras, é um recurso que possibilita delegar atividades a uma outra empresa. Normalmente, a empresa de outsourcing fornece profissionais que atuarão no cliente, porém sem vínculo empregatício com ele.

Funciona como uma espécie de “aluguel de profissionais” que podem desempenhar desde atividades-meio (geralmente operacionais) até atividades-fim (as que são declaradas no contrato social da empresa).

 

Qual o objetivo do outsourcing?

Uma dúvida muito comum de quem não utiliza esse recurso é qual o objetivo do outsourcing. O principal é contribuir para que a empresa ofereça um serviço ou produto mais competitivo, que garanta a satisfação plena do cliente.

Isso é possível porque a empresa de outsourcing colabora para tornar os processos do cliente mais enxutos, de maneira a possibilitar que sua equipe própria consiga se concentrar em suas tarefas e realizá-las com qualidade, contribuindo para o alcance de objetivos.

Além disso, o outsourcing agrega valor ao negócio, contribuindo para o bom andamento das tarefas e dando suporte às atividades estratégicas, que viabilizarão o crescimento do negócio.

 

Vantagens do outsourcing

O outsourcing é um recurso que oferece vantagens significativas para a empresa, dando suporte em sua melhoria, alcance de resultados e crescimento. Ao investir nessa solução é possível obter:

 

Foco no core business

Ao implementar o outsourcing, a empresa consegue manter o foco em seu core business, que é o que realmente importa e ajudará a conquistar resultados, gerando valor para o cliente.

 

Qualificação e profissionalização de setores

Uma das principais vantagens do outsourcing é que esse recurso possibilita qualificar e profissionalizar setores da empresa, uma vez que se tem acesso a uma equipe de funcionários altamente qualificada para realizar as atividades.

Isso com o benefício de não ter gastos inesperados com folha de pagamento, bem como sem precisar realizar processos longos de seleção e treinamento dos profissionais, porque eles já são capacitados para desempenhar as funções.

Com isso, a empresa consegue ter processos mais ágeis, com maior produtividade e melhor performance, podendo realizar mais em um prazo reduzido.

 

Otimização de processos e maior flexibilidade

O outsourcing é vantajoso porque possibilita otimizar e simplificar processos, o que lhe oferece maior flexibilidade e capacidade de adaptação às mudanças, caso sejam necessárias.

 

Estrutura hierárquica mais enxuta

Ao adotar o outsourcing, a estrutura hierárquica da empresa se torna mais enxuta, o que significa que se gasta menos tempo com gestão de pessoas, passando a se dedicar mais a estratégias para alcançar objetivos.

 

Redução de custos

A implementação dessa solução possibilita que a empresa reduza custos, principalmente os que envolvem operações e de pessoal, o que lhe garante maior previsibilidade no orçamento, bem como destinação de verba para investimentos.

 

Eliminação de riscos trabalhistas

Os profissionais que atuam na empresa são contratados pelo fornecedor. Portanto, o cliente não tem vínculos trabalhistas com os colaboradores, sem necessidade de pagar encargos ou sofrer grandes ações na Justiça do Trabalho.

 

Outsourcing x terceirização

Quando se conhece o significado de outsourcing, uma associação comum que muitos fazem é que se trata, na realidade, da terceirização. Embora o significado geral de ambos seja o mesmo, no âmbito empresarial há uma diferença entre ambos.

O termo “outsourcing” é empregado quando se contrata uma empresa para realizar atividades que envolvam entrega de valor ao cliente. Por isso, tem-se o outsourcing como uma parceria estratégica que pode gerar benefícios estruturais ao negócio.

Comumente, quando se fala em outsourcing também se pensa no acesso a profissionais com expertise, ou seja, especialistas em sua área de atuação, com amplo conhecimento e qualificação.

Já na terceirização, contrata-se uma empresa para delegar serviços que não estão diretamente relacionados à atividade-fim, como limpeza, portaria, vigilância, entre outros.

Mesmo com essa sutil diferença, outsourcing e terceirização são termos que são muito utilizados como equivalentes no mercado.

 

Como implementar o outsourcing na sua empresa

Quer implementar o outsourcing, mas não sabe por onde começar? Então, confira as dicas que separamos para lhe auxiliar nessa tarefa:

 

Tenha um planejamento

É essencial que a empresa tenha um planejamento que mencione a motivação para implementação do outsourcing e o que está procurando, exatamente. Isso envolve estabelecer:

  • Função que os profissionais desempenharão;
  • Qual o perfil dos profissionais;
  • Carga horária ideal e turno de trabalho; entre outros detalhes.

 

Pesquise uma empresa de outsourcing

Depois de definir um planejamento, inicie a pesquisa por uma empresa de outsourcing. Busque por fornecedores com experiência e equipe com profissionais capacitados, para assegurar a realização de um trabalho de qualidade, com menor possibilidade de retrabalho.

 

Negocie e contrate a empresa

Depois de delimitar suas opções de empresa de outsourcing, comece a negociação do modelo de trabalho e detalhes do contrato, envolvendo valores, quantidade de profissionais, entre outros detalhes.

Lembre-se de fechar contrato com a empresa que oferece o melhor custo-benefício e não a que tem o preço muito baixo, porque isso pode ser um indicativo de qualidade do serviço inferior.

 

Integre a equipe externa

Fechado o contrato, é importante que o contratante integre a equipe externa aos seus processos, documentando-os com manuais, por exemplo, para facilitar o trabalho e ter um registro de ações.

 

Faça medições e controles

Outro ponto importante é realizar controles e medições de resultados alcançados com o outsourcing, para identificar se atende suas expectativas de necessidades. Em caso negativo, realize os ajustes necessários.

 

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