O que faz uma copeira hospitalar?

O que você vai encontrar neste artigo:

A copeira hospitalar é uma funcionária fundamental para garantir o bom andamento das rotinas de ambientes voltados ao atendimento médico.

Ela presta apoio aos demais profissionais, contribuindo para o bem-estar dos pacientes. Mas, afinal, o que faz uma copeira hospitalar, especificamente?

Aqui, você confere quais são suas principais funções, além de conhecer detalhes sobre essa profissão e como contratar uma copeira hospitalar. Continue a leitura e descubra!

Quais são as funções de uma copeira hospitalar?

De maneira geral, a lista de responsabilidades da copeira hospitalar envolve serviços de cozinha, bem como de atendimento e suporte na área nutricional.

Normalmente, seu trabalho costuma ser subordinado ao de um nutricionista ou técnico em nutrição e dietética. Tais profissionais orientam a copeira para poder realizar um trabalho adequado, sobretudo junto aos pacientes.

Mas por que isso é importante? Simples: cada paciente em um hospital possui necessidades e prescrições nutricionais específicas, de acordo com sua saúde no momento da internação.

A copeira conhece a dieta de cada paciente que lhe foi designado, monta a refeição seguindo estritamente as orientações do nutricionista ou técnico em nutrição e entrega a alimentação para o paciente. 

Essa interação, inclusive quaisquer outras realizadas com o paciente, é sempre feita de maneira cordial. Por isso, é importante que a copeira hospitalar tenha habilidades de atendimento e relacionamento.

Confira, a seguir, outras responsabilidades atribuídas à copeira hospitalar, com detalhes sobre suas funções:

  • Preparo de refeições dos pacientes, sempre de acordo com orientações de nutricionistas e seguindo boas práticas de manipulação de alimentos;
  • Montagem de pratos conforme quantias e proporções indicadas para o paciente;
  • Atualização sobre a composição e preparação do cardápio do dia para os pacientes;
  • Preparo de lanches, bem como de sucos e cafés;
  • Montagem de bandejas, cuidando para que se faça uma boa apresentação dos alimentos;
  • Cuidado diário com o armazenamento de alimentos, para não estragarem;
  • Transporte de carrinhos de refeições;
  • Distribuição das refeições para os pacientes indicados pelo nutricionista;
  • Recolhimento de pratos, copos, talheres e eventuais resíduos de alimentos e bebidas;
  • Cumprimento do Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGR) do hospital;
  • Higienização de utensílios depois do uso e zelo pela organização da copa;
  • Abastecimento de frigobar em apartamentos hospitalares.

Vale lembrar que essas são apenas algumas das responsabilidades da copeira hospitalar, mas pode ser que a rotina do profissional inclua outras tarefas.

Qual a carga horária da copeira hospitalar?

A carga horária de trabalho de uma copeira hospitalar varia conforme a empresa em que atua. A média entre os hospitais é de 41 horas semanais. Porém, há casos em que a copeira atua por 30 horas por semana, somente.

Alguns fatores podem influenciar na carga horária total semanal. Por exemplo, um aumento no número de internações pode exigir o cumprimento de horas extras ou que atue no formato de escala.

Outro exemplo muito comum é na adoção de novos protocolos de saúde e segurança alimentar, bem como no uso de tecnologia para controlar pacientes.

O que é preciso para atuar nessa profissão?

Indica-se que tenha formação profissional como copeira hospitalar. Há várias instituições de ensino que disponibilizam esse curso de capacitação, sendo o do Senac um dos mais respeitados.

Para fazer um curso de copeira hospitalar do Senac é preciso ter ensino fundamental concluído e ser maior de 18 anos. Tais requisições são feitas pela maioria das formações da área.

A formação como copeira hospitalar pode ser presencial, EAD (Ensino À Distância) ou semipresencial (com aulas teóricas por vídeo e práticas presenciais). A carga horária do curso é de pouco mais de 150 horas, geralmente.

E o que se aprende em um curso de copeira hospitalar? Depende da instituição de ensino, mas normalmente as ementas envolvem conhecimentos e disciplinas como:

  • Atendimento e cuidado humanizado junto ao paciente;
  • Preparo de alimentos e bebidas, bem como execução de pré-preparo seguindo mapa de controle de alimentação e cardápio;
  • Controle de materiais e utensílios;
  • Higienização da copa, sempre de acordo com normas de controle de contaminação em ambiente clínico e hospitalar;
  • Separação de porções e distribuição de alimentos e bebidas conforme padrão de dietas, normas de segurança do trabalho e boas práticas de manipulação;
  • Distribuição de dietas enterais e fórmulas, conforme a prescrição dietoterápica feita ao paciente;
  • Controle de desperdícios e descarte adequado de resíduos.

É importante citar que a formação como copeira hospitalar é uma exigência básica. Pode ser que a empresa faça outras, conforme sua necessidade.

Leia também:

>>> O que é o serviço de copa

Terceirização de copeira hospitalar

Uma das formas de contratar uma copeira hospitalar capacitada e com praticidade é investir na terceirização serviço de copa. Na prática, o hospital delega a uma empresa de serviços terceirizados a contratação.

Trata-se de uma solução vantajosa, que garante ao hospital uma profissional de qualidade. Assim, terá um serviço de copa hospitalar de excelência, com o melhor atendimento ao paciente.

Quais são as vantagens de terceirizar o serviço?

A terceirização do serviço de copa hospitalar possui vantagens especiais que justificam o uso dessa solução. Abaixo, você descobre quais são as que mais se destacam:

Fácil acesso a uma profissional qualificada

Ao terceirizar, o hospital garante fácil acesso a uma profissional qualificada, conseguindo contratá-la a um baixo custo, principalmente em comparação à contratação por conta própria.

Eliminação do vínculo trabalhista

O hospital não tem vínculo trabalhista com a copeira quando investe na terceirização desse serviço. Portanto, a rotina da área de RH, especificamente de administração de pessoas, se torna mais simples e barata.

Foco no atendimento médico ao paciente

A terceirização do serviço de copa hospitalar também permite que a equipe médica mantenha o foco no atendimento ao paciente, sem precisar cuidar de outras atividades paralelas, como as de preparo da alimentação.

Economia

Quando o hospital terceiriza o serviço de copeira, ele consegue reduzir seus custos operacionais, já que não precisa recrutar e contratar a profissional, não há necessidade de treiná-la, de pagar encargos trabalhistas, entre outras obrigações.

Essas são somente algumas das vantagens da terceirização de copeira. Quer aproveitar todas? Então, faça o investimento no serviço! A Via Facilities é uma empresa preparada para atender seu negócio, disponibilizando profissionais capacitados para suprir demandas. Aproveite para conhecer!

Leia também:

>>> Por que pensar na terceirização de limpeza hospitalar?

>>> 6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

Posts Relacionados

Thumbnail Post

A importância da manutenção de áreas verdes

O que você vai encontrar neste artigo: A importância da manutenção de áreas verdes Por que contratar uma empresa de manutenção de jardins? Terceirização de serviços de manutenção: uma solução inteligente Contratar serviços de manutenção em Curitiba Conheça as soluções da Via Facilities A presença de áreas verdes em empreendimentos residenciais e comerciais tem se […]

Leia mais
Thumbnail Post

Mitos e verdades sobre a terceirização do trabalho

Conheça quais são os principais mitos e verdades sobre a terceirização do trabalho e descubra detalhes sobre essa solução para empresas.

Leia mais
Thumbnail Post

Diferença entre atividades-meio e atividade-fim

Toda empresa tem atividades-meio e fim, independentemente de qual seja sua área de atuação. Aqui, explicamos o que são essas atividades e quais são as diferenças entre elas. Confira e conheça!   O que é atividade-meio e atividade-fim? Os conceitos de atividades-meio e atividades-fim têm finalidades previdenciárias e trabalhistas, ajudando a especificar o que cada […]

Leia mais