Atividade-fim e Atividade-meio: o que mudou com a decisão do STF?

No final de agosto de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 4, que a terceirização de trabalhadores para qualquer tipo de atividade dentro de uma empresa é constitucional.

As ações analisadas pelos ministros chegaram ao STF antes da Lei da Terceirização de 2017. Sancionada pelo presidente Michel Temer, a Lei Nº 13.429/2017 permitiu que as empresas terceirizem seu quadro de funcionários tanto para as denominadas atividades-meio, como também para as atividades-fim.

Nesse contexto, muitos ficaram com dúvida sobre qual o efeito da medida. E, afinal de contas, o que são a atividade-meio e a atividade-fim de uma empresa?

Para destrinchar a questão, a Via Serviços elaborou esse artigo com a intenção de deixar mais claro sobre o qual o efeito da medida, além de explicar o que são as referidas atividades.

O que muda com a decisão do STF?

Em termos práticos, a medida do STF teve pouco efeito sobre o que já se vinha fazendo no mercado da terceirização. A terceirização generalizada (tanto para atividade-meio como para atividade-fim) já era permitida desde o ano passado com a Lei da Terceirização.

Contudo, em relação ao futuro e à estabilidade dessa legislação, a medida do STF teve efeitos consideráveis. Na prática, ela significou que a Lei Nº 13.429/2017 tem e continuará tendo validade.

Além disso, ela encerrou o impasse com o Ministério do Trabalho que, segundo a visão da pasta, a terceirização de atividade-fim era vedada.

Porém, vale ainda destacar que a Súmula 331 de 2011 do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que proíbe a terceirização de atividades-fim nas empresas, continua válida para os contratos contemplados antes da decisão positiva do TSE em relação à atividade-fim.

Edifício do Supremo Tribunal Federal em Brasília

Terceirização de Atividade-fim e Atividade-meio

A terceirização das atividades no interior de uma empresa se classificam entre atividades-fim e atividades-meio.

O próprio nome já é um indicativo do significado de cada um desses tipos de terceirização. A atividade-fim é aquela executada tendo em vista o fim, a finalidade de ser da empresa. Assim, os profissionais terceirizados para atividade-fim se inserem no contexto da atividade principal do tomador de serviços.

Já a atividade-meio é aquela ligada aos serviços de apoio à atividade principal desenvolvida. Exemplos disso são os vigilantes, as copeiras e a equipe de limpeza e conservação.

É importante destacar que não podemos simplesmente afirmar que a atividade-fim é mais importante que a atividade-meio. O que ocorre é que as duas tarefas se complementam e oferecem como resultado um ambiente de trabalho mais organizado e maior eficiência nas rotinas produtivas internas.

Empresa de Terceirização de atividade-fim e atividade-meio

A nova medida do STF chegou para animar o mercado de bens e serviços e oferecer uma alternativa mais viável de contratação para os empresários.

A Via Serviços é uma empresa de terceirização empresarial que conta com mais de 17 anos de experiência no mercado.

Oferecemos um portfólio amplo de serviços de outsourcing tanto para as atividades-meio como para as atividades-fim.

Nossos profissionais passam por um rigoroso processo seletivo e estão aptos para desenvolver serviços com excelências nos mais diversos segmentos do mercado.

Entre em contato conosco e descubra como a terceirização pode ajudar sua empresa a reduzir custos e se tornar mais competitiva no mercado.

Terceirização de Serviços em Curitiba é com a Via Serviços! Juntos, podemos diferenciar o urgente do importante.

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Conhece o serviço de apoio administrativo?

O serviço de apoio administrativo é essencial em toda empresa. Não sabe do que se trata? Então, conheça, aqui, o que é e quais são os benefícios que esse serviço pode oferecer para seu negócio.   O que é serviço de apoio administrativo? Trata-se de uma modalidade de serviço voltada ao suporte do setor, ou […]

Leia mais
Thumbnail Post

3 itens importantes que não podem faltar na higienização de ambientes

A pandemia mudou completamente a forma como nos relacionamos com a higienização de ambientes, principalmente porque ela também é muito importante para evitar a propagação do vírus e o contágio do coronavírus. Com relação a limpeza de ambientes corporativos, um escritório limpo e organizado permite que seus colaboradores estejam seguros e garante o bem-estar de […]

Leia mais
Thumbnail Post

Serviço de Copa: você sabe o que é e qual a sua importância?

As atividades de copa desenvolvidas em empresas, hospitais ou eventos apresentam um diferencial muito grande para qualquer marca. Além de demonstrar zelo com seus colaboradores, os serviços oferecidos por um profissional dessa área apresentam importância para agilizar as rotinas internas e responder a pequenas demandas que podem surgir no dia a dia. É importante destacar […]

Leia mais