Como fazer a limpeza em fachada de vidro glazing

O que você vai encontrar neste artigo:

As fachadas de vidro glazing são espetaculares! Prédios com bastante vidros são bonitos e muito valorizados. Empresas com fachadas glazing são imponentes e transpassam grandeza para quem vê. 

Mas para garantir esse efeito, essas fachadas precisam ser muito bem limpas, transmitindo todo esse visual moderno e de imponência.

Fachadas glazing ou pele de vidro, como também são chamadas, exigem uma limpeza muito cuidadosa. Afinal, é uma limpeza em alturas e em fachada de vidro. É preciso subir em segurança e garantir que o vidro não fique manchado durante a limpeza.

Conheça aqui a melhor forma de realizar a limpeza de fachada de vidro, garantindo o melhor resultado possível e contribuindo positivamente para a manutenção e beleza da edificação.

O que é fachada glazing ou pele de vidro?

Trata-se de um revestimento feito utilizando o sistema estrutural glazing, o que quer dizer que o vidro é colado nos perfis de alumínio. Dessa forma, ele fica sobreposto à estrutura. Para quem vê de fora, não enxerga a estrutura, apenas os vidros, garantindo uma aparência minimalista e moderna.

Por isso, esse tipo de fachada também é chamado de pele de vidros. O resultado é uma fachada em vidro mais leve e limpa, sendo muito mais bonita, sem tanta informação visual.

Para limpar fachadas prédios que usem esse sistema é necessário um cuidado extra, evitando que o vidro fique manchado. O desafio é ainda maior porque a limpeza é feita em alturas, no caso de edificações com mais de um pavimento.

Limpeza em fachada de vidro

Toda empresa que tenha uma fachada de vidro precisa de um bom profissional para realizar a limpeza dela. Contudo, contratar uma pessoa para essa atividade poderá ser trabalhoso e exaustivo.

Nesse caso, é necessário garantir a segurança, equipamentos e todos os materiais de limpeza necessários, o que aumenta o trabalho e custos com a manutenção do prédio.

A melhor e mais econômica alternativa é contratar um serviço terceirizado para limpeza em altura. Empresas desse segmento possuem todos os equipamentos necessários para garantir a segurança do profissional que fará o trabalho.

Além disso, também fornece os produtos de limpeza que serão usados para esse fim. E o melhor é que são itens próprios para vidros, que não causarão danos à fachada glazing

Outro ponto essencial é a garantia de que a limpeza fachada de vidro será realizada por profissionais qualificados, que entendem normas de segurança e têm conhecimento para garantir o melhor resultado possível. Por isso, vale muito a pena terceirizar essa atividade!

Por que a limpeza da fachada é importante?

A limpeza de fachada é importante porque contribui para uma boa aparência da edificação. Assim, é possível causar uma boa impressão em clientes, funcionários e visitantes, passando uma imagem profissional.

Outro benefício da limpeza é a garantia de que estruturas, como janelas, continuem funcionando de forma correta. Portanto, conseguirá realizar a abertura e fechamento com facilidade, garantindo uma correta vedação.

Mas não é só isso! Ao limpar a fachada de vidro glazing é possível mantê-la em bom estado, minimizando danos. Além disso, também se contribui com a manutenção da edificação, preservando-a, de modo a evitar consertos complexos e caros.

Por isso, é importante encarar a limpeza fachadas como um investimento em manutenção predial de curto e longo prazos. Com ela, é possível manter parte da estrutura em perfeito estado.

Além de ajudar a evitar danos mais extensos à fachada, a limpeza colabora para a valorização da edificação em longo prazo. Na prática, isso significa que poderá ter maior lucratividade na venda ou aluguel de espaços.

Como a limpeza em fachadas de vidro é feita?

Não é qualquer pessoa que pode fazer esse tipo de limpeza, principalmente se o local for alto. O profissional precisa ser treinado para essa atividade, sendo preciso realizar os cursos obrigatórios para poder trabalhar com limpeza de vidro em altura.

Existem vários riscos nesse tipo de atividade, como as quedas. Por isso não é recomendado que uma pessoa sem treino e prática faça esse tipo de trabalho.

Há treinamentos e cursos que envolvem técnicas de escalada para poder subir nas fachadas de vidro sem danificar o material e não correr nenhum risco.

Além do treinamento do profissional, existem todos os cuidados com a segurança, envolvendo equipamentos de proteção individual (EPIs), como capacete e cabo de aço.

Portanto, a limpeza em alturas de fachadas de vidro deve ser feita por profissionais altamente treinados e capacitados. Com todos os equipamentos de segurança necessários para essa atividade. 

Esse é mais um motivo para terceirizar esse tipo de trabalho: empresas de terceirização possuem esses profissionais e os equipamentos necessários. 

Quais normas o profissional de limpeza em altura precisa cumprir?

O profissional que realiza a limpeza de vidros em altura precisa cumprir requisitos estabelecidos na NR 35 (Norma Regulamentadora). Trata-se de uma NR que define requisitos mínimos e medidas de proteção para executar o trabalho.

De acordo com a NR 35, o serviço de limpeza em altura deve envolver o planejamento, a organização e a execução do trabalho, sempre garantindo a segurança e a saúde dos funcionários diretos e indiretos.

Toda empresa privada ou pública que faz limpeza em altura precisa garantir a aplicação da NR 35. Por isso, indica-se que os profissionais que executarão esse trabalho conheçam essa norma regulamentadora e apliquem seus requisitos.

Produtos para limpeza de fachada glazing

A limpeza da fachada de vidros exige produtos específicos para garantir que eles fiquem brilhantes e translúcidos. E o mais importante: sem manchas!

Recomenda-se que esse tipo de fachada seja limpa utilizando um esfregão de lã de carneiro, rodo e pano 100% de algodão. Também se indica a utilização de detergente neutro e água para a limpeza. Essas dicas podem ser usadas em qualquer fachada de vidro ou até mesmo para limpar janelas.

Outra dica é evitar, em qualquer janela ou fachada de vidro, produtos abrasivos como o álcool, removedores e esponjas. Além de causar manchas, esses itens podem deixar riscos e marcas mais profundas, que não podem ser removidas com facilidade.

Existem no mercado produtos específicos para limpeza de fachadas de vidro, principalmente em altura. O intuito é evitar que o vidro fique manchado devido a dificuldade em secá-lo após a limpeza.

Contudo, ao contratar uma equipe terceirizada especializada em limpeza em alturas e fachadas de vidro, você não terá que se preocupar no material usado. Afinal, as empresas terceirizadas já estão prontas para atender esse tipo de demanda.

O que abrange a limpeza de vidros em altura?

O serviço envolve a limpeza de vidros e estruturas de fixação desse material, com remoção de sujeiras de forma adequada. Desse modo, garante-se o funcionamento adequado e vedação.

O profissional realiza uma série de atividades para assegurar a segurança própria e de pessoas que frequentam o local. Isso envolve o isolamento e sinalização da área e seu entorno. 

Além disso, também se faz o estabelecimento de pontos de ancoragem de cabos, seleção e utilização de EPIs, limpeza da área após a realização do trabalho na fachada, entre outros.

Como se trata de um trabalho complexo, que demanda muita atenção à segurança, é fundamental que seja realizado por um profissional capacitado. Você tem fácil acesso a uma equipe qualificada quando terceiriza esse serviço!

Por que terceirizar a limpeza em fachada de vidro glazing?

A terceirização de serviços de limpeza de vidro em altura proporciona vantagens especiais. A seguir, listamos as principais que se tem ao fazer a contratação:

1. Acesso fácil a profissionais capacitados

Nem sempre é simples e rápido encontrar profissionais capacitados para realizar o trabalho de limpeza de vidros em altura. Ao recorrer a uma empresa de terceirização dá para resolver esse problema com facilidade.

empresa de terceirização de serviços conta com uma equipe qualificada e experiente, com profissionais que realizaram cursos obrigatórios. Na prática, isso aumenta a chance de ter um trabalho de alta qualidade, sem danificar a estrutura. Além disso, minimiza-se o risco de acidentes de trabalho, tornando a atividade mais segura.

Vale lembrar que a empresa de terceirização também faz processos seletivos personalizados para encontrar exatamente o profissional que o cliente precisa. Logo, é possível ter acesso a um funcionário qualificado sem ter o trabalho e o custo de processos seletivos e treinamentos.

2. Menor chance de dano à fachada

Como a equipe de terceirização de limpeza em vidros é capacitada, há um menor risco de dano à fachada, mantendo-a em perfeito estado. Logo, é o investimento perfeito para preservar e valorizar o edifício.

3. Redução de custos operacionais

Uma das principais vantagens de contratar a terceirização de limpeza em altura é a redução de custos operacionais que a empresa tem, pois delega essa atividade a outra empresa.

Isso é possível porque não há necessidade de realizar os processos de recrutamento, seleção e treinamento dos profissionais, que já são capacitados e experientes.

Além disso, a empresa não precisa comprar uniformes, equipamentos de segurança e produtos utilizados na limpeza da fachada, porque eles são fornecidos pela prestadora de serviços na maioria dos casos.

Outra vantagem que contribui para a redução de custos operacionais é a eliminação do vínculo trabalhista com os funcionários. A própria empresa de terceirização é responsável por pagar encargos trabalhistas.

Portanto, a terceirização de equipe de limpeza oferece uma oportunidade real de economia na manutenção predial, compensando a contratação em curto e longo prazos.

4. Eliminação do vínculo trabalhista

Ao terceirizar a atividade de limpeza em altura é possível eliminar o vínculo trabalhista com profissionais que realizarão o serviço.

Isso quer dizer que quem contrata não precisa pagar encargos trabalhistas como FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), previdência social, 13º salário, férias e indenizações trabalhistas. Com isso, é possível ter previsibilidade de caixa.

E quem responde por esses encargos trabalhistas? A empresa de terceirização, que é, na realidade, quem contratou o profissional. Isso também possibilita reduzir a carga de trabalho do RH, que não precisa cuidar da administração desse pessoal.

No entanto, é importante ressaltar um ponto: caso a prestadora de serviços não cumpra essas responsabilidades com o trabalhador, a empresa contratante pode ser obrigada judicialmente a efetuar o pagamento.

Daí a importância de saber escolher uma empresa de terceirização! Desse modo, reduz-se a possibilidade de prejuízos, além de garantir todas as vantagens de terceirizar e assegurar um trabalho de qualidade.

5. Garantia de segurança no trabalho

O profissional terceirizado que realiza a limpeza em altura é capacitado e tem conhecimento para realizar o trabalho de acordo com todas as normas de segurança. 

Portanto, todo o processo é executado de forma segura para a equipe e pessoas que frequentam o local, evitando complicações para a empresa contratante, como em casos de acidentes.

6. Menor possibilidade de erros

O trabalho é executado por profissionais capacitados, o que reduz a possibilidade de erros. Logo, preserva-se a fachada, além de garantir um resultado adequado, sem manchas e outros danos.

Leia também:

>>> Quais são os direitos do trabalhadores terceirizados?

O que considerar ao escolher a empresa de terceirização?

Está em busca de uma empresa de terceirização de limpeza em altura, mas não sabe ao certo o que considerar para escolher uma? Há alguns pontos que devem ser lembrados, como os que apresentamos a seguir:

1. Experiência da empresa de terceirização

Sempre verifique se se trata de uma empresa experiente, seja em terceirização de serviços ou na atividade de limpeza em altura e fachadas de glazing. 

Mas por que isso é importante? Empresas experientes prestam um serviço de alta qualidade, com menor risco de retrabalho ou de dano à fachada de vidro. Portanto, compensa muito mais o investimento, ajudando a preservar a edificação.

2. Equipe da prestadora de serviços de limpeza em altura

Também é importante verificar como é a equipe da prestadora de serviços, se é composta por profissionais capacitados, com todos os treinamentos necessários.

Ao ter esse cuidado, há uma menor chance de retrabalho, bem como de acidentes de trabalho, garantindo a qualidade do serviço e sua segurança.

Se a empresa de terceirização não tiver o profissional com o perfil que você busca, verifique se ela realiza processos seletivos personalizados para te atender.

3. Detalhes do contrato de prestação de serviços

Antes de fechar negócio, verifique o que o contrato de prestação de serviços contempla. O interessante é que ofereça o máximo de benefícios para o contratante, para simplificar seu trabalho e reduzir custos operacionais.

O ideal é que a empresa de terceirização disponibilize a mão de obra treinada, bem como uniformes e equipamentos de segurança para a realização do trabalho.

Também verifique como funciona com os produtos utilizados na limpeza, se a própria prestadora de serviços os fornece. Na maioria dos casos, o contrato abrange isso também. Se não for o caso, considere que terá gastos com compra de produtos.

De maneira geral, quanto mais diferenciais e benefícios a empresa de terceirização oferecer, melhor. O ideal é que atenda suas demandas com eficiência, apresentando o melhor custo-benefício.

4. Reserva técnica

O trabalho de limpeza em altura não é feito em somente um dia e pode acontecer de algum profissional da equipe faltar ou precisar se afastar.

Se isso acontecer, para evitar desfalques e o atraso da finalização do trabalho, verifique se a empresa de terceirização possui reserva técnica. Na prática, isso significa que ela encaminha outro profissional para substituição do inicialmente enviado.

Com a reserva técnica é possível evitar que o trabalho se estenda mais que o previsto, garantindo o bom andamento das atividades e o cumprimento de prazos.

5. Referências da prestadora de serviços

Sempre que possível, verifique as referências da empresa de terceirização. Este é um detalhe importante porque possibilitará identificar antecipadamente se a empresa realiza um trabalho de qualidade e supre as necessidades de seus clientes.

Dá para buscar referências da empresa com antigos clientes, caso conheça algum, ou na internet. Verifique o próprio site da empresa para identificar depoimentos de clientes. Também consulte redes sociais e sites especializados.

Caso encontre reclamações, verifique se a empresa tem uma preocupação em atender o cliente e solucionar eventuais problemas. Desse modo, dá para saber previamente se a empresa se preocupa em prestar o melhor atendimento ao cliente, conseguindo identificar se terá suporte se houver algum problema.

6. Flexibilidade para alterações contratuais

É muito comum que precise, ao longo do contrato de prestação de serviços, realizar alterações para atender sua demanda da melhor maneira possível. 

Por exemplo, suponha que precise de uma equipe maior do que o esperado ou haja uma ampliação da demanda. Verifique se a empresa de terceirização tem flexibilidade para realizar alterações contratuais, inclusive para atender suas necessidades.

7. Portfólio de serviços da empresa de terceirização

Tem interesse em terceirizar outros serviços da empresa, ainda que no futuro? Então, é interessante considerar o portfólio da prestadora de serviços, para identificar se ela oferece a terceirização do que você pretende contratar.

Dessa forma, terá muito mais praticidade nesse processo, contratando um serviço de uma empresa de terceirização que já conhece.

manutenção predial

Terceirização de limpeza em fachada de vidro com a Via Facilities

Procurando uma empresa de terceirização de limpeza em fachada de vidro? Em Curitiba, aposte na Via Facilities! A empresa tem vasta experiência em terceirização, sempre prestando serviços de excelência para seus clientes.

Possui uma equipe de profissionais altamente capacitados e treinados, além de reserva técnica e de oferecer diferenciais como uniforme, equipamentos e produtos para a realização do serviço. 

Além disso, realizamos processos seletivos personalizados à necessidade do cliente, se preciso, encontrando o profissional perfeito para a execução das atividades.

Nossa equipe de profissionais terceirizados tem como foco executar um trabalho de qualidade superior, de modo a suprir todas as necessidades dos clientes.

Além da limpeza em alturas, a Via Facilities possui profissionais das mais diversas áreas, que poderão contribuir de várias formas dentro da sua empresa, dando suporte em rotinas do dia a dia e colaborando para o bom andamento das atividades.

Na Via Facilities, sua empresa pode terceirizar atividades meio como as de copeiraporteirozeladoriarecepçãomanutenção predialbombeiro civil e até mesmo faxineira

Mas não é só isso! Também é possível terceirizar atividade fim, passando a ter profissionais altamente capacitados para auxiliar em atividades estratégicas dentro da empresa, buscando objetivos em curto, médio e longo prazos.

Quer terceirizar com qualidade, segurança e junto a uma empresa experiente e parceira do cliente? Então, entre em contato com a Via Facilities e solicite um orçamento sem compromisso!

Leia também:

>>> Todos os serviços da empresa podem ser terceirizados?

>>> 5 dicas para contratar um serviço de manutenção predial

Posts Relacionados

Thumbnail Post

5 dicas para contratar um serviço de manutenção predial

Veja 5 dicas infalíveis para contratar o serviço de manutenção predial e siga todas para reduzir a possibilidade de erro ao implementá-lo.

Leia mais
Thumbnail Post

Vantagens em terceirizar a limpeza hospitalar

A limpeza hospitalar é um dos principais serviços de ambientes clínicos e laboratoriais, ajudando a garantir a salubridade desses espaços e minimizar o risco de contaminações por agentes patogênicos. Uma das formas de assegurar que esse serviço seja realizado com total qualidade, segurança e regularidade em áreas hospitalares e laboratoriais é investir na terceirização. Mas, […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que a terceirização de limpeza hospitalar é essencial para manter a segurança dos pacientes?

O que você vai encontrar neste artigo: Limpeza hospitalar e sua importância à segurança de pacientes Principais riscos associados à falta de limpeza hospitalar 1. Aumento de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS) 2. Contaminação cruzada 3. Resistência microbiana 4. Riscos ocupacionais para profissionais da saúde 5. Descumprimento de normas de órgãos reguladores Terceirização […]

Leia mais