Diferença entre atividades-meio e atividade-fim

Toda empresa tem atividades-meio e fim, independentemente de qual seja sua área de atuação. Aqui, explicamos o que são essas atividades e quais são as diferenças entre elas. Confira e conheça!

 

O que é atividade-meio e atividade-fim?

Os conceitos de atividades-meio e atividades-fim têm finalidades previdenciárias e trabalhistas, ajudando a especificar o que cada colaborador faz dentro da empresa. Confira, a seguir, mais detalhes sobre esses tipos de atividades:

 

Atividade-fim

A atividade-fim é a finalidade da empresa, ou seja, seu objetivo registrado em seu contrato social. Por exemplo, considere uma indústria automobilística. Logo, sua atividade-fim é a produção de automóveis.

Ainda nesse exemplo da indústria automobilística, entre as principais atividades-fim estão o gerenciamento de produção, a montagem de veículos, entre outras tarefas que são inerentes ao processo.

 

Atividade-meio

Já a atividade-meio é aquela que não está intrinsecamente ligada à finalidade da empresa, mas que é essencial para manutenção das operações. Ótimos exemplos são o serviço de copa, portaria e controle de acesso e sanitização de ambientes.

 

Quais são as diferenças entre atividade-meio e fim?

As atividades-meio e fim possuem diferenças pontuais que ajudam a entender esses conceitos. Abaixo, indicamos quais são essas características:

 

Contrato social

A atividade-fim sempre corresponde ao que é expresso no contrato social da empresa. Trata-se daquilo que é feito para gerar faturamento e lucratividade. Se tiver uma loja de roupas infantis, por exemplo, sua atividade-fim é a venda de produtos.

Tudo o que foge da venda de produtos, como limpeza da loja, serviço de copa, manutenção predial, controle de acesso, entre outros, é considerado uma atividade-meio.

 

Faturamento à empresa

Por atividade-meio entende-se todas as tarefas que não geram faturamento e lucro imediato para a empresa, mas colaboram para que esses resultados sejam atingidos.

 

Tarefas operacionais e estratégicas

Atividades-meio tendem a remeter a tarefas operacionais de apoio, como serviços de segurança dentro da empresa, limpeza em altura, manutenção predial, recepção e telefonia, entre outros.

Um detalhe importante: embora as atividades-meio possam parecer supérfluas, elas são essenciais para o bom andamento das atividades-fim, contribuindo para que processos sejam realizados com praticidade e segurança.

 

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Terceirização de atividades-meio e atividade-fim

A terceirização das atividades-meio e atividades-fim é uma prática recorrente entre as empresas. Curiosamente, é mais frequente quando se refere à atividade-meio, mas também pode ser adotada na atividade-fim.

Mas, há um motivo para isso: antes, não se permitia a terceirização da atividade-fim, somente da atividade-meio. Isso mudou com a Reforma Trabalhista de 2017, que passou a permitir a terceirização nesses dois segmentos.

Por isso, se a empresa tiver interesse em terceirizar profissionais para atuação em sua atividade-fim, ela pode fazer isso sem enfrentar problemas legais.

 

Por que terceirizar atividades-meio e fim?

Uma das principais dúvidas de gestores é por que eles devem terceirizar atividades-meio e fim ao invés de contratar profissionais e montar uma equipe própria internamente. A razão disso é simples: terceirizar essas atividades é muito mais vantajoso para a empresa.

Mas, quais seriam as vantagens de terceirizar ambas as atividades? A empresa garante várias ao adotar essa solução. Veja, a seguir, quais são as principais e mais expressivas:

 

Foco no core business

Com a terceirização é possível otimizar o tempo da equipe própria da empresa, possibilitando que se dediquem mais ao core business e tragam resultados mais expressivos, principalmente quando se fala na terceirização da atividade-meio.

Como resultado, as chances de atingir crescimento em menor prazo são maiores, compensando o investimento na terceirização pela empresa.

 

Profissionalização de processos operacionais e estratégicos

Quando a empresa terceiriza atividade fim e atividade meio, ela garante profissionais capacitados para realizar as tarefas internamente. A prestadora de serviços disponibiliza colaboradores experientes e treinados, o que faz toda a diferença para o contratante.

Com isso, a empresa contratante tem risco reduzido de retrabalho, profissionalizando seus processos operacionais e estratégicos, além de garantir a qualidade do serviço e o bom desempenho da empresa como um todo.

 

Redução de custos

Quando a empresa terceiriza, ela consegue reduzir custos, sobretudo no que se refere a processos operacionais. Sua área de Recursos Humanos tem menos trabalho e gastos, uma vez que ao terceirizar se elimina os vínculos trabalhistas com o profissional.

Nesse caso, quem paga os encargos trabalhistas do profissional é a empresa prestadora de serviços. Portanto, não há gastos com 13º salário, férias, recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), entre outros.

Há, ainda, um ponto que muitos se esquecem: ao terceirizar algumas prestadoras de serviços incluem no contrato o fornecimento de uniforme, produtos e equipamentos para execução das atividades.

Logo, a empresa não precisa se preocupar em ter despesas extras com esse tipo de material, ajudando a economizar. Esse dinheiro poupado pode ser utilizado para implementar melhorias ou executar projetos que contribuirão para o crescimento do negócio.

 

Eliminação da necessidade de treinamento

Quando a empresa terceiriza, elimina a necessidade de treinamento dos profissionais, uma vez que são capacitados pela prestadora de serviços, economizando tempo e dinheiro.

Portanto, é a alternativa ideal para empresas que buscam profissional capacitados para executar as atividades no dia a dia, sem precisar passar um longo tempo de treinamento.

 

Desburocratização da contratação de profissionais

Um dos principais diferenciais da terceirização da atividade-meio e fim é a desburocratização da contratação de profissionais, de modo a diminuir a carga da área de Recursos Humanos ao delegar esse processo para a prestadora de serviços.

 

Expansão do negócio de forma estruturada

A terceirização das atividades-meio e fim também possibilita que a empresa expanda seus negócios de maneira estruturada, com uma condição mais favorável ao sucesso. Não é para menos, afinal, passa a ter processos internos de qualidade, parcerias produtivas, planejamento e execução de excelência.

Além disso, a terceirização também contribui para que a empresa sustente um crescimento da operação sem necessidade de grandes investimentos, sobretudo em mão de obra, tecnologia e infraestrutura.

 

Construção de parcerias produtivas

A terceirização também possibilita que a empresa construa parcerias produtivas, com relações ganha-ganha e troca de experiências, de modo a agregar à operação e estratégia e trazer resultados positivos expressivos para o negócio.

 

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Quais atividades-meio e fim terceirizar?

mulher fazendo sinal de positivo com trabalhadores ao fundo

A lista de atividade fim e atividade meioque pode ser terceirizada é enorme e traz desde trabalhos operacionais até os administrativos, técnicos e de gestão, atendendo diversas necessidades e áreas da empresa. Confira, a seguir, quais são as tarefas que podem ser terceirizadas:

 

Atividades-meio

  • Limpeza e conservação de ambientes: envolve limpeza geral, convencional e técnica, bem como tratamento de pisos, higienização de ambientes e conservação de patrimônio;
  • Serviços de copa: tem como foco servir café em reuniões, preparar coffee breaks, realizar limpeza da copa, entre outros;
  • Limpeza hospitalar: destinada à limpeza e desinfecção hospitalar, garantindo ambientes adequados para a execução das atividades de atendimento ao paciente;
  • Portaria, vigia e controle de acessos: alternativa voltada a serviços de portaria e controle de acesso de terceiros, assim como recebimento de encomendas e correspondências e atendimento de interfone;
  • Limpeza em altura: é o serviço de limpeza de fachadas, vidros, janelas, entre outras estruturas;
  • Recepção e telefonia: serviço destinado à recepção de visitantes e atendimento telefônico, seja de um potencial cliente, parceiro, investidor ou colaborador;
  • Zeladoria para condomínios: trata-se do serviço de zeladoria. O profissional atua de forma a garantir o pleno funcionamento do condomínio, abrangendo rotinas de manutenção, supervisão de reformas e obras, suporte aos moradores e gestão de pessoal;
  • Manutenção de áreas verdes: serviço com foco na manutenção de jardins e espaços com plantas. É uma alternativa interessante para empresas e condomínios, por exemplo;
  • Manutenção predial: envolve manutenção elétrica, hidráulica e mecânica do prédio, para preservá-lo em perfeito estado e permitir a circulação de pessoas com total segurança;

Atividades-fim

  • Recursos Humanos;
  • Tecnologia da Informação (TI);
  • Logística;
  • Qualidade;
  • Administração;
  • Projetos;
  • Marketing;

 

Vale lembrar que essas são áreas e atividades gerais. A empresa pode terceirizar e contratar profissionais nos cargos de analista, supervisor, coordenador, gestor, especialista, engenheiro, entre outros.

A proposta é conseguir, de forma rápida e desburocratizada, acesso a profissionais altamente qualificados para executar a atividade-fim da empresa, contribuindo positivamente com sua estratégia.

 

Terceirização de atividade-meio e fim com a Via Facilities

Quer terceirizar atividade-meio e atividade-fim de sua empresa, assegurando a prestação de um serviço de alta qualidade? Então, a Via Facilities é a melhor alternativa para você!

A Via Facilities é uma empresa com sólida experiência em gestão de serviços profissionais terceirizados de qualidade, realizando trabalhos de excelência para seus clientes.

A empresa é totalmente comprometida com seus clientes, sempre adotando as melhores práticas do mercado, de modo a possibilitar que tenham foco em seus negócios e consigam atingir objetivos.

A Via Facilities coloca à disposição de seus clientes profissionais capacitados e experientes, que dão suporte em processos e ajudam a profissionalizar atividades da empresa, suprindo eficazmente suas necessidades.

Na Via Facilities, a empresa conta com a possibilidade de terceirizar atividades-meio como portaria e controle de acesso, sanitização de ambientes e portaria. Além disso, também pode contratar a terceirização de atividade-fim. Aproveite para entrar em contato e solicitar um orçamento sem compromisso!

 

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>>> O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO?

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