Empresa de facilities: como escolher uma?
Pensando em terceirizar as atividades de sua empresa? Então, é muito importante saber escolher a empresa de facilities que prestará esse serviço.
O motivo disso é simples: assim, garantirá a contratação de uma empresa de gestão de facilities que atenda perfeitamente suas necessidades, realmente entregando os resultados esperados.
Mas, como escolher uma empresa de facilities? Aqui, apresentamos dicas para lhe ajudar nessa tarefa. Continue a leitura, confira quais são e aproveite para colocá-las em prática!
O que são facilities?
A princípio, é essencial esclarecer o que são facilities. Trata-se de uma gama de serviços prestados de maneira terceirizada por uma empresa especializada.
Entre os principais exemplos de serviços de facilities estão a terceirização da portaria, recepção, zeladoria, copa, manutenção predial, entre outros.
Empresa de facilities: o que é possível terceirizar?
A empresa pode terceirizar atividades-meio e atividades-fim. Mas, qual a diferença entre ambas? Simples: a atividade-fim é a finalidade da empresa e a atividade-meio é tudo aquilo que não está ligado diretamente a essa finalidade.
Por exemplo, considere uma indústria alimentícia. Sua atividade-fim é a produção de alimentos. Tudo o que foge disso é considerado uma atividade-meio.
Tendo como base esse exemplo, serviços de copa são atividades-meio, já que não estão diretamente ligados à finalidade da empresa (produção alimentícia).
A lista de serviços que podem ser terceirizados é imensa, mas é possível citar alguns pontualmente. No que se refere às atividades-fim, é possível terceirizar profissionais de Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Logística, entre outros, abrangendo cargos de analista, chefes, supervisores, coordenadores e gestores.
Sobre as atividades-meio, sua empresa consegue terceirizar limpeza e conservação de ambientes, limpeza hospitalar de alta performance e limpeza em altura.
Há, ainda, a possibilidade de terceirizar serviços de copa, serviços de portaria, vigia e controle de acessos, serviço de recepção e telefonista, zeladoria, manutenção predial e manutenção de áreas verdes, bem como serviço de bombeiro profissional civil.
Vale a pena contratar uma empresa de facilities?
Está pensando em contratar uma empresa de facilities para terceirização, mas ainda está em dúvida se vale a pena? A contratação oferece algumas vantagens especiais, como as que indicamos a seguir:
Foco no core business
Ao contratar a empresa, é possível transferir atividades para outros profissionais e manter o foco de sua equipe própria no seu core business.
Dessa forma, conseguirá realizar atividades estratégicas planejadas, bem como projetos, acelerando o alcance de resultados e objetivos previamente estabelecidos.
Aumento da produtividade
Com profissionais capacitados em sua equipe e divisão de tarefas de maneira clara é possível aumentar a produtividade. Isso implica em menos acúmulo de demandas, resultando em uma operação com bom fluxo.
Profissionalização da operação
A contratação permite delegar atividades para outra empresa, que encaminha profissionais treinados e capacitados para realizar as tarefas.
Isso ajuda a empresa a profissionalizar sua operação a um menor custo, já que não se faz um investimento direto em estrutura e equipes próprias.
Fácil acesso a profissionais qualificados
Nem sempre é simples encontrar profissionais qualificados para executar as atividades em sua empresa. Ao terceirizar, é possível ter fácil acesso a esses profissionais, pois a prestadora de serviços possui um time treinado e experiente para lhe atender.
Na prática, isso significa que não terá custos para treinar os profissionais e também há um menor risco de retrabalho, com atividades realizadas com máxima qualidade no dia a dia.
Redução de custos operacionais
A contratação de uma empresa de facilities permite reduzir custos operacionais, sobretudo os relacionados à contratação, treinamento e encargos trabalhistas. Eles passam a ser responsabilidades da prestadora de serviços, ajudando seu negócio a economizar.
Eliminação do vínculo trabalhista
Outra vantagem da contratação da empresa é a possibilidade de eliminação do vínculo trabalhista com o profissional. Na prática, isso quer dizer que não precisará pagar encargos trabalhistas, tendo maior previsibilidade de caixa.
– Leia também:
>>> QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS?
Menos burocracia no seu RH
A área de Recursos Humanos também se beneficia, uma vez que não há o vínculo trabalhista. Portanto, não precisará lidar com burocracias de contratação e pagamento de encargos, podendo se dedicar a outras atividades.
Suporte na estratégia de crescimento
A contratação de uma empresa de facilities dá suporte na estratégia de crescimento de seu negócio, que passa a ter profissionais capacitados para atender a demanda do dia a dia. Isso se aplica tanto na atividade-fim como na atividade-meio, gerando bons resultados na operação.
Como escolher a empresa de facilities perfeita?
Depois de conhecer as vantagens de contratar uma empresa de facilities, decidiu fazer esse investimento? Então, confira tudo o que é preciso saber para acertar na escolha da prestadora de serviços:
Pesquise e busque referências
A pesquisa é essencial para encontrar a empresa perfeita, bem como a busca por referências. A internet é sua principal aliada nessa tarefa! Busque informações em sites, redes sociais e plataformas de reclamação.
Assim, terá ideia se a empresa de seu interesse presta um bom atendimento aos clientes, evitando surpresas desagradáveis após a contratação.
Prefira empresas experientes
Sempre dê preferência para empresas experientes ou que tenham em seu quadro profissionais treinados e com vivência nas atividades que deseja terceirizar. Dessa forma, reduz-se o risco de ter um serviço de má qualidade.
Verifique o que o contrato abrange
Saber exatamente o que o contrato abrange evita ficar desapontado com a não cobertura de algo. Portanto, antes de fechar negócio sempre verifique o que contempla o serviço.
Um detalhe importante: quanto mais diferenciais e vantagens a empresa oferecer, melhor. É interessante que forneça uniforme, material para execução da atividade e reserva técnica para cobrir eventuais faltas.
Escolha a empresa que fornece contrato
O contrato lhe dá segurança sobre a prestação de serviço, garantindo que tudo o que foi acordado verbalmente será cumprido. Logo, dê preferência para a empresa que fornece esse documento.
Contratar empresa de facilities
Está em busca de uma empresa de facilities para terceirização? A Via Facilities tem as melhores soluções para seu negócio! Temos sólida experiência em gestão de facilities e uma estrutura completa para atuar em todo o território nacional.
Trabalhamos em parceria com nossos clientes, sempre aplicando as melhores práticas e permitindo que mantenham o foco em seus negócios e estratégia de crescimento. Conheça mais sobre a empresa de facilities!
– Leia Também:
>>> FUNCIONÁRIO CLT, PJ OU EMPRESA TERCEIRIZADA. O QUE VALE A PENA CONTRATAR?
>>> COMO FUNCIONA A GESTÃO DE FACILITIES