Serviço de Copa: você sabe o que é e qual a sua importância?

O que você vai encontrar neste artigo:

O serviço terceirizado tem crescido muito nos últimos anos e a previsão é que ele cresça cada vez mais ao longo dos próximos anos. Esse tipo de serviço é legalizado perante a legislação brasileira. 

Um exemplo disso são as atividades de copa desenvolvidas em empresas, hospitais ou eventos e que apresentam um diferencial muito grande para qualquer marca. 

Além de demonstrar zelo com seus colaboradores, os serviços oferecidos por um profissional dessa área apresentam importância para agilizar as rotinas internas e responder a pequenas demandas que podem surgir no dia a dia.

É importante destacar que a copa e a cozinha não são termos sinônimos. A copa é um espaço que serve de apoio para a cozinha. É onde se realizam serviços para refeições leves, como lanches, chás e cafés.

Assim, as atividades exercidas por uma copeira são distintas daquelas realizadas por um cozinheiro ou auxiliar de cozinha, ao contrário do que muitos pensam.

profissional de copa é responsável, por exemplo, pela elaboração de pratos e bandejas, bem como pela organização de mesas. Além disso, a copeira tem como responsabilidade a limpeza e conservação do espaço em que a copa se encontra e de todos os utensílios que estão em seu interior.

Aqui, você confere tudo o que precisa saber sobre o serviço de copa e descobre sua real importância para a empresa. Continue a leitura e saiba como implementá-lo em seu negócio de forma segura, com excelência e a um custo acessível!

O que é o serviço de copa?

Trata-se de um serviço de apoio à cozinha. Sua finalidade é garantir a preparação de refeições rápidas e pequenas, bem como que os pratos sejam servidos.

Esse tipo de serviço é importante, por exemplo, em reuniões e eventos empresariais, colaborando para que todos os participantes sejam atendidos. Também é uma alternativa para atendimento de pacientes em hospitais, tanto que existe o serviço de copeira hospitalar.

O que abrange? O que faz uma copeira?

serviço de copa pode ser utilizado tanto para atender colaboradores internos de uma empresa, como também participantes de eventos (festas de quaisquer portes).

Em eventos, a copeira assume um papel muito relevante. Ela trabalha no planejamento, definindo menus e as quantidades necessárias para atender todos os convidados.

Também no momento do evento a copeira possui um papel muito importante, organizando a mesa e servindo alimentos e bebidas para os convidados de maneira cordial.

Além disso, a copeira garantirá que os convidados estejam bem servidos, fazendo a reposição das comidas e de tudo que foi solicitado, garantindo um atendimento de excelência.

Vale citar que essas são somente algumas das funções de copeira. A profissional pode realizar outras, como as que listamos a seguir. Conheça e entenda mais sobre esse serviço:

  • Preparação de lanches e cafés;
  • Organização e montagem de mesas e bandejas;
  • Distribuição de refeições para colaboradores, visitas e participantes de eventos, sempre com cortesia e educação;
  • Planejamento de cardápios, estabelecendo o que será servido, sempre com base no número de colaboradores da empresa ou participantes do evento ou reunião;
  • Limpeza e conservação da copa, seus utensílios e equipamentos, contribuindo para sua preservação.

Se se tratar de uma copeira hospitalar, há o diferencial de preparar alimentos com base em orientações dadas por profissionais da saúde, para cumprimento de dietas de pacientes. Portanto, o serviço é adaptável de acordo com a área de atuação da empresa.

Tipos de serviço de copa

Os tipos de serviço de copa variam de acordo com a área de atuação da empresa. A copeira pode atuar, por exemplo, em empresas, em hospitais e em eventos. 

Além da alternativa tradicional, os tipos mais comuns são o serviço de copeira para festa, bem como o de copeira hospitalar. Cada um tem características e atividades específicas.

Qual a importância do serviço de copa para a empresa?

O investimento nesse tipo de serviço é um diferencial para a empresa, pois demonstra um cuidado extra não somente com seus colaboradores, mas com visitas, clientes e parceiros.

A copeira contribui para que se tenha um ambiente interno mais agradável e receptivo, bem como uma copa adequada, limpa e com utensílios preservados. Além disso, garante que sirva alimentos e bebidas a parceiros de negócio, conseguindo causar uma boa impressão neles pela cordialidade.

Portanto, é um investimento em tratar as pessoas bem e fazer com que se sintam confortáveis no ambiente, o que colabora para que a empresa tenha uma imagem positiva. Isso reflete no melhor desempenho dos funcionários, bem como na maior chance de fechar negócios e parcerias.

Como ter um serviço de copa?

Agora que você já conhece a importância dos serviços de copa, quer garanti-los para sua empresa, mas não sabe como? A forma mais prática e econômica é por meio da terceirização dos serviços!

Não é para menos, afinal, ao terceirizar você delega a contratação da copeira para uma prestadora de serviços, sem precisar perder tempo e dinheiro em um processo seletivo longo.

Além disso, a terceirização conta com outras vantagens em curto e longo prazos, o que torna essa solução a melhor alternativa para implementar o serviço de copa de maneira descomplicada, com menos burocracias e um custo menor.

Por que contratar um serviço de copa terceirizado?

Uma das principais características de um profissional de copa é a cordialidade. Um copeiro ou uma copeira precisa atender pequenas demandas que surjam no dia a dia de maneira rápida e com disposição.

Ademais, é importante que a copeira tenha a organização necessária para manter a regularidade e continuidade nos serviços prestados. Isso envolve não apenas a limpeza e conservação do local, como também realizar levantamento de estoque e solicitar a compra de novos itens quando for necessário.

Um serviço de qualidade pode aperfeiçoar ainda mais a imagem da contratante perante seus clientes. Ela passará a sensação de zelo e segurança aos convidados, oferecendo momentos de maior descontração e interação entre as pessoas.

Ao terceirizar, a empresa garante que todo o serviço de copa seja realizado por profissionais capacitados. Assim, tem-se qualidade nas atividades, evita-se erros e retrabalhos. 

É a solução perfeita para ter uma área de copa de excelência, tudo isso por um custo acessível, porque terceirizar representa um menor gasto mensal com a operação.

Como deve ser o perfil de copeiras?

Existem alguns tipos de copeiras e o perfil exigido para ocupar o cargo pode variar. A seguir, listamos algumas das principais copeiras e as características que elas precisam ter, para que você conheça mais sobre essas profissionais:

  • Copeira de eventos: essa profissional trabalha em encontros empresariais, workshops, inaugurações, palestras, entre outros eventos. Neste caso, as copeiras deverão ficar atentas para montar as bandejas e repor toda a comida que estiver em falta, realizando um atendimento cordial. Também é importante que tenham rapidez na execução das atividades;
  • Copeira empresarial: essa profissional é contratada para servir café e alguns tipos de comidas mais específicas em eventos organizacionais e reuniões. A discrição é uma das principais características de seu perfil, mas também se exige que a profissional tenha cordialidade no atendimento;
  • Copeira hospitalar: essa profissional está ligada diretamente à limpeza e à organização de copas dos hospitais. Além disso, ela possui conhecimentos ligados à alimentação de pacientes com diferentes tipos de estado de saúde, pois precisam montar menus e organizar bandejas que atendem a cada tipo de paciente.

Seja qual for a área de atuação dessa profissional, a copeira precisa conhecer a fundo suas funções, o cardápio ideal, utensílios que serão usados e até mesmo as regras do local onde o serviço será oferecido.

Leia também:

>>> O que faz uma copeira hospitalar?

Vantagens dos serviços terceirizados de copa

Além de várias questões já citadas acima, o serviço terceirizado de copa pode oferecer diversos benefícios a quem contrata. A seguir, você conhece alguns dos principais:

Garantia de um serviço de qualidade

A copeira terceirizada atua em diferentes atividades, realizando-as com qualidade. Vale lembrar que o profissional encaminhado pela prestadora de serviços tem capacitação na área. 

Portanto, está apto para realizar um trabalho de excelência, tendo conhecimentos essenciais para a execução das atividades. Ao terceirizar a copa, a empresa terá, entre outros serviços:

  • Limpeza de utensílios utilizados: consiste na manutenção de objetos que serão usados pelas pessoas e essa rotina é de responsabilidade da copeira. Abrange talheres, pratos, copos, vasilhames e bandejas. Essa é uma parte muito importante que demonstrará boa higienização, proatividade e cuidado com as pessoas que serão atendidas;
  • Organização da mesa: essa parte demonstra uma boa apresentação da empresa perante as pessoas durante suas reuniões e eventos. Uma oportunidade de provar o tipo de perfil da organização e o que ela é capaz de oferecer aos seus convidados;
  • Discrição no trabalho, sem atrapalhar os convidados: para não atrapalhar o andamento das atividades entre as pessoas que participam da reunião, é legal fazer toda a organização antes de chegarem e ficar atento para fazer reposições e limpezas de uma vez só, ou somente interromper quando realmente for solicitado;
  • Atendimento com solicitude e simpatia: educação, simpatia, disposição, atenção e cordialidade são características que esse profissional precisa ter e demonstrar. Servir da melhor forma possível, atender da melhor forma possível às necessidades das pessoas e saber executar bem os movimentos também é um diferencial.

Foco no core business

Quando você terceiriza o serviço de copa de sua empresa, é possível manter o foco no core business, ou seja, na atividade principal da empresa. Também se passa a ter mais tempo para se dedicar a atividades estratégicas. Assim, é possível conquistar objetivos e alcançar resultados surpreendentes em curto prazo.

Diminuição da burocracia

A terceirização diminui a burocracia na estruturação da área, principalmente no que se refere à contratação de profissionais, pois essa obrigação é delegada à prestadora de serviços.

Redução de custos operacionais

Outra vantagem da terceirização é a redução de custos operacionais. Ela ocorre porque a empresa não precisa gastar com processo seletivo e contratação de copeiras, muito menos com treinamentos.

Além disso, elimina-se o vínculo trabalhista com o profissional. Portanto, a empresa contratante não precisa pagar encargos trabalhistas e outros valores inesperados que eventualmente são devidos.

Previsibilidade no orçamento

A redução de custos não é o único benefício financeiro da terceirização! Essa solução possibilita que a empresa contratante tenha maior previsibilidade de gastos, pois paga somente um valor fixo mensal.

O que levar em consideração na hora de contratar um serviço de copa?

Você pode ter alguns cuidados na hora de contratar esse tipo de serviço terceirizado e não fazer feio na frente de outras pessoas. Esses cuidados ajudarão a garantir um serviço de copa de qualidade por um excelente custo-benefício.

Para isso, basta levar em consideração o tempo de mercado que a empresa de terceirização de serviços possui, os tipos de treinamento que ela oferece e a frequência na atualização dos colaboradores.

Também verifique que diferenciais a empresa tem, por exemplo, se possui reserva para suprir faltas e férias de profissionais, se disponibiliza uniformes, entre outros.

Se possível, escolha uma empresa experiente, que realize processos seletivos personalizados, buscando profissionais que atendam especificamente suas necessidades. Assim, aumenta-se a chance de garantir um serviço de qualidade, compensando a contratação.

Terceirização do serviço de copa

O serviço de copeira é uma atividade-meio que pode ser terceirizada para a maior comodidade das empresas que necessitam de um profissional qualificado para atender às diversas demandas que envolvem esse trabalho. Esses profissionais são especialistas para atender várias necessidades, seja no dia a dia ou em eventos específicos e que merecem um cuidado maior.

Terceirizar aquilo que não é core business pode aumentar a eficiência, o engajamento e a busca por resultados positivos dos seus profissionais e colaboradores. Isso se deve ao fato de que você não imporá novas funções a eles e dará a oportunidade de continuarem executando as suas devidas tarefas.

Se você busca uma empresa de terceirização para copa, entre em contato com a Via Facilities. Nossos diferenciais trarão mais benefícios e agilidade no seu dia a dia.

A Via Facilities oferece soluções de outsourcing empresarial desde 2001, com um portfólio completo. Confira nossos serviços no ramo de terceirização!

Leia também:

>>> Veja as diferenças entre limpezas e desinfecção de ambientes

>>> 6 dúvidas sobre a terceirização de serviços

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Terceirização de empresa de limpeza: por que é importante optar por isso?

Descubra a importância de investir na terceirização de empresa de limpeza e conheça quais são as vantagens que a solução oferece!

Leia mais
Thumbnail Post

O que faz uma copeira hospitalar?

Confira o que faz uma copeira hospitalar, o que é preciso para atuar nessa área e como contratar essa profissional com praticidade!

Leia mais
Thumbnail Post

Como escolher uma terceirizada de serviços de manutenção predial

O que você vai encontrar neste artigo: O que é a terceirização de serviços de manutenção predial? Quais são os benefícios da terceirização? Redução de custos operacionais Eliminação do vínculo trabalhista Diminuição da burocracia Fácil acesso a profissionais capacitados Qualidade garantida Quem pode contratar a terceirização de manutenção predial? Dicas para escolher a terceirizada de […]

Leia mais