Por que terceirizar a limpeza da minha empresa?

O que você vai encontrar neste artigo:

Investir nos serviços de uma empresa de limpeza em Curitiba, a famosa terceirização, é uma solução que contribui enormemente para o sucesso de seu negócio.

Para provar isso, preparamos uma lista com os principais motivos e benefícios da terceirização de serviços de limpeza e conservação de ambientes. Confira e entenda como contratar uma empresa terceirizada pode lhe ajudar!

Qual a importância dos serviços de limpeza em empresas?

Pode não parecer, mas os serviços de limpeza são essenciais em empresas, independentemente de seu porte. O motivo é simples: com eles, é possível ter um ambiente salubre e mais agradável.

Isso causa uma boa impressão em funcionários, visitantes e clientes, passando uma imagem de profissionalismo e de cuidado com as pessoas. Além disso, também contribui para o cumprimento de normas sanitárias.

A limpeza é uma aliada na conservação de equipamentos e da estrutura da empresa, ajudando a preservar seu patrimônio. Portanto, investir nesses serviços faz toda a diferença para a empresa!

Uma das formas de garantir uma limpeza adequada no ambiente de trabalho é por meio da terceirização dessa atividade, contratando uma empresa especializada para realizá-la.

O que é a terceirização?

Trata-se de uma solução voltada a pessoas jurídicas, que contratam uma empresa terceirizada para realizar uma determinada atividade em sua operação.

Portanto, a empresa contratante delega a responsabilidade por uma atividade à prestadora de serviços. Essa solução traz benefícios especiais ao contratante, compensando o investimento em curto e longo prazos.

Motivos e benefícios da terceirização da limpeza

Você viu aqui que a limpeza terceirizada proporciona benefícios à empresa. Mas quais são eles? A seguir, apresentamos os principais! Confira e veja motivos para contratar essa solução:

1. Bom impacto em clientes e colaboradores

A limpeza e a conservação do ambiente podem parecer somente um pequeno detalhe, mas fazem toda a diferença quando se quer causar uma boa impressão em clientes e nos próprios colaboradores.

Com a empresa de limpeza terceirizada é possível garantir ambientes sempre higienizados e agradáveis, de forma a encantar clientes e motivar colaboradores, contribuindo para o aumento da produtividade.

Isso também passa uma imagem mais profissional da empresa, de cuidado com as pessoas e de valorização do bem-estar. Paralelamente, ajuda a cumprir regras sanitárias, de saúde e segurança no trabalho.

Há, ainda, o benefício da preservação do patrimônio da empresa, tanto do imóvel como de bens (equipamentos, móveis, entre outros itens utilizados para a realização do trabalho diariamente).

2. Acesso à equipe qualificada em limpeza

Limpar pode parecer uma tarefa simples, mas não é: para realizá-la com excelência é preciso que o profissional seja qualificado. É justamente isso que a empresa terceirizada de limpeza oferece, colaboradores altamente qualificados.

Portanto, não será preciso se preocupar em treinar os profissionais para realizar o trabalho, o que ajuda a otimizar e economizar o tempo e dinheiro de seu negócio, podendo se dedicar ao core business com maior tranquilidade.

Um detalhe importante: com a terceirização, sua empresa tem fácil acesso a uma equipe de limpeza capacitada. Vale lembrar que nem sempre é simples e rápido encontrar esses profissionais ao tentar contratá-los por conta própria.

3. Contratação sem burocracia

Contratar profissionais no regime tradicional de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é um processo demorado e bastante burocrático. A terceirização da limpeza elimina tudo isso, simplificando o trabalho da área de Recursos Humanos (RH).

A empresa delega à prestadora de serviços todo o processo de contratação, otimizando o tempo de seus demais profissionais. Além disso, o RH não precisa lidar com processos de administração de pessoal, pois a empresa de terceirização assume a responsabilidade por eles. 

Leia também:

>>> 6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

4. Redução de custos operacionais

Todos os custos inerentes à contratação, treinamento e trabalhistas são eliminados com a terceirização do serviço de limpeza e conservação de ambientes, o que ajuda a empresa a economizar.

Além de eliminar custos com pessoal, a empresa contratante da limpeza terceirizada ainda pode reduzir custos com equipamentos, produtos utilizados no serviço e com uniformes.

Em alguns casos, a empresa de facilities limpeza disponibiliza esses itens para o contratante. Assim, economiza-se tempo e dinheiro, sem precisar buscar fornecedores e negociar valores para compra.

5. Eliminação do vínculo trabalhista

Ao optar pela terceirização da limpeza, a empresa elimina o vínculo trabalhista com os profissionais responsáveis pelo serviço. Portanto, não precisa arcar com encargos trabalhistas e benefícios como salários, férias, licenças médicas, entre outros.

E quem responde por essas obrigações? A responsabilidade legal é da empresa de terceirização, que é quem contrata o profissional de limpeza. Logo, quaisquer questões envolvendo pagamentos e encargos são inerentes à prestadora de serviços.

6. Previsibilidade nas despesas

Quando se terceiriza um serviço em sua empresa, é possível ter previsibilidade nas despesas, garantindo um maior controle do orçamento mensal.

Isso se deve ao fato de não ter despesas variáveis com os funcionários, como os encargos trabalhistas. O custo do serviço será sempre o mesmo em boa parte do ano (só muda quando há a atualização do valor com base em alterações previstas no contrato).

Quais serviços de limpeza terceirizar?

Quando se pensa em limpeza em empresas, é comum pensar na que é feita em ambientes. No entanto, não há somente essa opção, existem outros tipos de limpeza que podem, inclusive, ser terceirizados.

A seguir, apresentamos algumas modalidades de serviços de limpeza específicos que são passíveis de terceirização por sua empresa, de acordo com seu ramo de atuação. Confira quais são:

1. Limpeza e conservação de ambientes

Trata-se de um serviço de limpeza que abrange diversas atividades, sempre com foco na conservação de ambientes, tornando-os adequados para uso.

A terceirização da limpeza e conservação de ambientes pode envolver serviços de limpeza geral, convencional e técnica, bem como tratamento e limpeza de pisos em geral.

Também abrange a higienização de ambientes, limpeza industrial e conservação de patrimônio, como máquinas, equipamentos, mobiliários e infraestrutura.

2. Limpeza em altura

O serviço de limpeza em altura envolve janelas e fachadas em vidro. Trata-se de uma modalidade que exige profissionais capacitados, que cumpram normas regulamentadoras (NRs) para garantir a segurança na execução da limpeza.

Por isso, é importante conferir se a empresa de terceirização disponibiliza profissionais com curso de NRs obrigatórios. Também verifique se oferece equipamentos de segurança e materiais de limpeza.

3. Limpeza hospitalar – alta performance

Corresponde ao serviço de limpeza e desinfecção hospitalar, que é importante em áreas de atendimento médico. Contempla a execução de tarefas que ajudam a controlar a disseminação de patógenos, evitando contaminações de funcionários e demais pacientes.

Com o serviço de limpeza hospitalar, os locais de atendimento são higienizados corretamente para a prática médica, minimizando o risco de infecções por contato com superfícies contaminadas.

A limpeza hospitalar de alta performance envolve um conjunto de procedimentos que são executados por profissionais treinados e qualificados. Assim, garante-se a qualidade do serviço e o cumprimento de normas.

Empresa de terceirização de limpeza em Curitiba

Quer investir na terceirização de limpeza em seu negócio, contratando uma empresa de limpeza Curitiba de excelência para executar o trabalho?

A Via Facilities é a parceira ideal para seu negócio! A empresa possui vasta experiência em gestão de serviços profissionais terceirizados, com expertise no segmento.

Além disso, destaca-se por atuar de forma comprometida com o cliente, atendendo plenamente suas necessidades com serviços terceirizados de alta qualidade e excelente custo-benefício.

A Via Facilities conta com soluções de terceirização de limpeza e conservação de ambientes, limpeza hospitalar e limpeza em altura. Também disponibiliza a terceirização de outras atividades, como as de copa, portaria, vigia e controle de acessos.

É possível, ainda, terceirizar recepção e telefonia, zeladoria, manutenção predial e de áreas verdes. Precisa terceirizar atividades-fim? Com a Via você conta com essa opção, atendendo pontualmente às necessidades de seu negócio!

Com a Via Facilities, você pode manter foco total em seus negócios, realizando rotinas estratégicas para alavancar resultados. Aproveite para conhecer os serviços de terceirização da Via!

Leia também:

>>> Por que terceirizar o serviço de apoio administrativo?

>>> Terceirização de empresa de limpeza: por que é importante optar por isso?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Novo parceiro

Novo Parceiro – Condomínio Centro Cívico

Leia mais
Thumbnail Post

Todos os serviços da empresa podem ser terceirizados?

Saiba os serviços que sua empresa pode terceirizar, as regras envolvendo essa solução e as vantagens que oferece.

Leia mais
Thumbnail Post

Limpeza de vidros em altura com a Via é mais simples

A limpeza de vidros em altura é uma tarefa que costuma dar trabalho para a maioria das empresa, afinal, é difícil encontrar profissionais qualificados para executá-la corretamente e de forma segura. No entanto, há uma boa notícia: existe uma maneira rápida de descomplicar esses processos inerentes à limpeza em altura, o segredo é investir nessa […]

Leia mais