Por que vale a pena a terceirização da atividade-fim?

O que você vai encontrar neste artigo:

Desde a última reforma trabalhista já é possível terceirizar a atividade-fim de uma empresa, passando a ter colaboradores capacitados para realizá-la. O melhor? De maneira descomplicada e com custo mais atrativo.

Mas será que realmente vale a pena investir nessa solução para empresas? Confira, aqui, quais são os benefícios da terceirização atividade-fim e saiba se compensa adotar essa alternativa em seu negócio!

O que é a atividade-fim?

Primeiro, é importante saber o que é atividade-fim. Trata-se do objetivo, da finalidade do negócio. Ela sempre é citada no contrato social da empresa.

Considere, por exemplo, uma indústria moveleira. Sua atividade-fim é fabricar móveis! Todas as atividades que não estejam diretamente relacionadas à fabricação são atividades-meio.

Terceirização: o que é?

Falamos aqui sobre a possibilidade de terceirizar atividade-fim de uma empresa. Mas o que é a terceirização, especificamente? Trata-se de uma solução destinada a pessoas jurídicas.

Na terceirização, a empresa delega à prestadora de serviços a responsabilidade por uma determinada atividade na sua operação. A terceirizada encaminha profissionais para executar o trabalho, sempre com foco na qualidade, atendendo às necessidades da empresa.

É possível terceirizar a atividade-fim?

Sim, a atividade-fim pode ser terceirizada desde a última reforma trabalhista e também está prevista na Lei Nº 13.429/2017, que é conhecida como Lei da Terceirização.

Ao terceirizar uma atividade-fim, a empresa delega a contratação de profissionais especializados a outra, que atua na realização de processos seletivos e treinamento dos colaboradores.

Esses profissionais trabalham como prestadores de serviços dentro da empresa. É possível terceirizar mão de obra qualificada para atuação nos cargos de analista, administrativo, projeto, comercial, engenheiros, entre outros, inclusive no nível de supervisão, coordenação e gerência.

Terceirização da atividade-fim vale a pena?

A terceirização em si, independentemente se da atividade-fim ou atividade-meio, é uma solução que compensa, seja em curto ou longo prazos. 

Trata-se de uma estratégia amplamente adotada por empresas em todo mundo, pois oferece vários benefícios que ajudam a impulsionar o crescimento e sucesso do negócio.

Ao implementar essa solução, é possível otimizar o tempo da equipe própria da empresa e de processos, reduzir custos operacionais, profissionalizar a operação e empresa, entre outros.

No entanto, para garantir esses benefícios é importante ter um cuidado especial ao terceirizar atividade-fim: contrate uma empresa com know-how e que atue com compromisso com a qualidade, para garantir a prestação de um serviço de excelência.

Benefícios da terceirização da atividade-fim

A empresa passa a ter benefícios significativos no processo e financeiros ao terceirizar serviços. A seguir, apresentamos detalhadamente quais são os principais! Confira e descubra o que sua empresa garante ao contratar essa solução:

1. Otimização do tempo da equipe

A terceirização permite a otimização do tempo da equipe própria da empresa, que pode se dedicar ao foco do negócio e a ações estratégicas para gerar resultados mais expressivos.

Isso tem um impacto positivo no negócio, garantindo um aumento da produtividade, assim como o bom andamento das atividades e mais chances de conquistar objetivos previamente estabelecidos.

2. Profissionalização de processos

Com a terceirização, a empresa passa a contar com colaboradores altamente qualificados em sua equipe, contribuindo para a profissionalização de processos.

Além disso, colaboradores capacitados garantem que o trabalho seja realizado com excelência e risco reduzido de erros e retrabalhos. Desse modo, é possível ter uma boa produtividade, uma otimização do tempo e uma redução de custos.

3. Acesso a profissionais especializados

Uma das principais dificuldades das empresas, sobretudo quando se refere à atividade-fim, é encontrar profissionais especializados para executar o trabalho ou parte dele.

Encontrar esses profissionais normalmente exige tempo e a realização de processos seletivos mais cuidadosos, fazendo uma análise detalhada dos perfis dos candidatos. O problema é que nem sempre a empresa pode esperar, tendo pressa em preencher a vaga.

É justamente aí que a terceirização entra como solução e diferencial: a prestadora de serviços possui expertise em encontrar e contratar profissionais especializados, facilitando esse processo para seus clientes.

Portanto, sua empresa recebe o profissional perfeito em curto prazo, suprindo sua demanda eficazmente, com praticidade, sem precisar realizar processos seletivos longos e caros.

4. Desburocratização da contratação de profissionais

Contratar profissionais para a equipe da empresa pode ser um processo difícil e demorado, com várias etapas burocráticas a serem realizadas.

Ao terceirizar a atividade-fim, a empresa delega esse trabalho de contratação de profissionais especialistas para a prestadora de serviços. Além disso, a carga de trabalho da área de Recursos Humanos (RH) é reduzida expressivamente.

Não é para menos, afinal, a empresa contratante não tem vínculo empregatício algum com o funcionário. Portanto, não há necessidade de realizar rotinas de administração de pessoal, possibilitando que a equipe de RH se dedique a outras rotinas com mais tempo e atenção.

5. Redução de custos

A redução de custos é um dos principais benefícios da terceirização, porque a empresa não terá vínculo trabalhista com os profissionais contratados.

Isso quer dizer que conseguirá economizar, sobretudo com encargos trabalhistas e gastos operacionais. Não há necessidade de pagar férias, 13º salário, Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), licenças, entre outros.

Também há outro ponto positivo em relação às finanças: a terceirização possibilita ter maior previsibilidade sobre as contas da empresa, já que não há variabilidade de encargos trabalhistas.

Vale citar que a terceirização ajuda a economizar em outros pontos. Por exemplo, suponha que a atividade-fim demande o uso de equipamentos específicos.

A prestadora de serviços pode fornecê-los, evitando a compra pela empresa. Além de ser mais prático para o contratante, já que não há necessidade de buscar fornecedores para aquisição.

6. Rápida substituição do profissional

Se o profissional precisar se ausentar, a prestadora de serviços pode substituí-lo rapidamente, pois normalmente possui uma reserva técnica para cobrir eventuais desfalques.

Desse modo, evita-se que a empresa contratante fique durante um longo período sem um profissional nas operações, garantindo o suporte necessário.

Leia também:

>>> 6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

Como se dá a terceirização?

A terceirização é celebrada por meio de contrato que é firmado por ambas as partes (empresas tomadoras e prestadoras de serviços). A formalização acontece a partir do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e com registro na Junta Comercial.

A prestadora de serviços encaminha o profissional para a tomadora. Além disso, assume a responsabilidade por todas as obrigações trabalhistas envolvendo a contratação do funcionário.

Na prática, isso significa que a empresa de terceirização é quem paga o salário, férias, 13º salário, faz o registro em carteira, entre outros detalhes e encargos trabalhistas. A tomadora não tem essas obrigações, porque não é a responsável pela contratação do profissional.

No entanto, atenção a um detalhe: de acordo com a Lei da Terceirização, se a prestadora de serviços não cumprir essas obrigações trabalhistas, a tomadora pode ter de pagá-las.

Isso não significa que você deve desistir da terceirização, mas sim ter cuidado na escolha da prestadora de serviços. Basta escolher uma empresa séria, que cumpre compromissos com o cliente e seus funcionários. 

Ao escolher uma boa empresa de terceirização é possível garantir a melhor experiência e atendimento de demanda de seu negócio com perfeição!

Dicas para escolher a melhor empresa de terceirização

Falamos aqui que é importante saber escolher a empresa terceirizada, para garantir o melhor serviço e evitar complicações. Para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas para escolher a prestadora ideal:

Escolha uma empresa experiente

A empresa experiente e que tem expertise em terceirização é sempre a melhor alternativa. Além disso, prefira a prestadora que tem boa reputação no mercado. Pesquise online por comentários de clientes para saber como foi a experiência deles.

Verifique como é o atendimento e suporte ao cliente

Recomenda-se que verifique se a empresa realiza um atendimento e suporte ao cliente de forma rápida e com qualidade. Isso significa que poderá esclarecer dúvidas ou resolver problemas com facilidade, garantindo uma melhor experiência com o serviço.

Analise o custo-benefício

Um orçamento com valor baixo pode ser tentador, mas é importante escolher de forma racional, porque nem sempre um preço menor é sinônimo de qualidade.

Então, como escolher a empresa? Simples: analisando o custo-benefício. Considere se é uma empresa experiente e com boa reputação, quais são os diferenciais que oferece e se está alinhada com seu negócio, entregando exatamente o que você busca.

Saiba quais indicadores de desempenho são analisados

Verifique com a empresa de terceirização quais indicadores de desempenho ela usa para analisar os resultados. Isso é importante para acompanhar a performance do serviço e identificar se a contratação proporcionou os resultados que deseja.

Terceirização de atividade-fim com a Via Facilities

A Via Facilities é a empresa de serviços terceirizados perfeita para atender seu negócio! Possui vasta experiência em gestão de serviços profissionais terceirizados, prestando-os com foco na qualidade.

Além disso, a empresa atua de forma comprometida, visando o atendimento pleno das necessidades do cliente, sempre em parceria para garantir uma experiência satisfatória. Entre em contato para conhecer e contratar a terceirização de atividade-fim com a Via Facilities!

Leia também:

>>> Quais são os direitos dos trabalhadores terceirizados?

>>> Como a terceirização de recepção e telefonista ajuda sua empresa?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Vantagens em terceirizar a limpeza e conservação de ambientes

A limpeza e conservação de ambientes são serviços essenciais de qualquer empresa ou condomínio. Não é para menos, afinal, ajudam a garantir espaços salubres e minimizam o risco de acidentes. Curiosamente, trata-se de serviços que demandam mão de obra qualificada para sua correta execução. Mas, onde conseguir esses profissionais? Uma solução para esse problema é […]

Leia mais
Thumbnail Post

Serviço de portaria terceirizada: conheça as 5 principais vantagens!

Descubra quais são os cinco principais benefícios da terceirização de serviços de portaria e conheça detalhes sobre a solução para empresas.

Leia mais
Thumbnail Post

3 dicas importantes de limpeza neste momento de pandemia

Manter uma rotina de higiene e manter a limpeza dos ambientes em dia nunca foi tão importante quanto agora. Se houve um momento em que não precisávamos prestar atenção à limpeza dos espaços onde transitávamos, agora cada cantinho pode representar um risco de conter o vírus que deu início a pandemia que estamos presenciando. Por […]

Leia mais