Por que vale a pena a terceirização da atividade-fim?

Desde a última reforma trabalhista já é possível terceirizar a atividade-fim de uma empresa, passando a ter colaboradores capacitados para realizá-la.

Mas, será que vale a pena investir nessa solução? Confira, aqui, quais são os benefícios da terceirização de atividade fim e saiba se compensa adotar essa alternativa.

 

O que é a atividade-fim?

A atividade fim é o objetivo, a finalidade do negócio. Sempre é citada no contrato social da empresa. Considere, por exemplo, uma indústria moveleira. Logo, a atividade fim da empresa é fabricar móveis.

 

É possível terceirizar a atividade-fim?

Sim, a atividade fim pode ser terceirizada desde a última reforma trabalhista. Na terceirização atividade fim, a empresa delega a contratação de profissionais especializados a outra, que atua na realização de processos seletivos e treinamento dos colaboradores.

Esses profissionais trabalham como prestadores de serviços dentro da empresa. É possível terceirizar mão de obra qualificada para atuação nos cargos de analista, administrativo, projeto, comercial, engenheiros, entre outros, inclusive no nível de supervisão, coordenação e gerencial.

 

Benefícios da terceirização da atividade-fim

Ao terceirizar uma atividade-fim, a empresa passa a ter benefícios significativos no processo e financeiros, como os que são listados a seguir:

 

Otimização do tempo da equipe

A terceirização permite a otimização do tempo da equipe própria da empresa, que pode se dedicar ao foco do negócio e em ações estratégicas para gerar resultados mais expressivos.

 

Profissionalização de processos

Com a terceirização, a empresa passa a contar com colaboradores altamente qualificados em sua equipe, contribuindo para a profissionalização de processos.

Além disso, colaboradores capacitados garantem que o trabalho seja realizado com excelência e risco reduzido de retrabalho, ajudando no bom andamento das atividades.

 

Acesso a profissionais especializados

Uma das principais dificuldades das empresas, sobretudo quando se refere à atividade-fim, é encontrar profissionais especializados para executar o trabalho ou parte dele.

É justamente aí que a terceirização entra como solução e diferencial: empresas de terceirização possuem expertise em encontrar e contratar profissionais especializados, facilitando esse processo para seus clientes.

 

Desburocratização da contratação de profissionais

Contratar profissionais para a equipe da empresa pode ser um processo difícil e demorado, com várias etapas burocráticas a serem realizadas.

Ao terceirizar a atividade-fim, a empresa delega esse trabalho de contratação de profissionais e a carga da área de Recursos Humanos é reduzida expressivamente.

 

Redução de custos

A redução de custos é um dos principais benefícios da terceirização, porque a empresa não terá vínculo trabalhista com os profissionais contratados. Isso quer dizer que conseguirá economizar, sobretudo com encargos e gastos operacionais.

Também há outro ponto positivo em relação às finanças: a terceirização possibilita ter maior previsibilidade sobre as contas da empresa, já que não há variabilidade de encargos trabalhistas.

 

Vale a pena terceirizar a atividade-fim?

Terceirizar atividade-fim é uma alternativa que vale a pena porque é repleta de benefícios que são obtidos em curto e longo prazos, como a otimização de tempo e processos, redução de custo e profissionalização da empresa.

Mas, tenha um cuidado especial ao terceirizar atividade-fim: contrate uma empresa com know how e que tenha compromisso com a qualidade, para garantir a prestação de um serviço de excelência.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Quais os efeitos da terceirização para o trabalhador?

Muito se fala sobre os benefícios da terceirização para a empresa, mas há pouca informação sobre os efeitos dessa solução para o trabalhador e o que muda em relação a uma contratação clássica. Para esclarecer essa questão, apresentamos quais são os efeitos da terceirização ao trabalhador, considerando os de maior impacto. Conheça, a seguir, quais […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que é o serviço de copa

O serviço de copa é uma das principais atividades-meio de empresas, independentemente de seu porte. Não sabe o que é? Aqui, respondemos essa questão e indicamos o que faz uma copeira. Continue a leitura e conheça!   Serviço de copa: o que é? Os serviços de copa são os de apoio da cozinha, normalmente destinados […]

Leia mais
Thumbnail Post

Limpeza em Altura: quais requisitos e cuidados para realizar a contratação desse profissional

A limpeza em altura é essencial em prédios e fachadas. Mas, é um trabalho que não pode ser realizado por qualquer um, porque exige conhecimento técnico para evitar acidentes. Existem alguns requisitos e cuidados a serem adotados para contratar um profissional para realizar a limpeza de janelas em altura corretamente. Veja, aqui, quais são eles. […]

Leia mais