Por que vale a pena a terceirização da atividade-fim?

Desde a última reforma trabalhista já é possível terceirizar a atividade-fim de uma empresa, passando a ter colaboradores capacitados para realizá-la.

Mas, será que vale a pena investir nessa solução? Confira, aqui, quais são os benefícios da terceirização de atividade fim e saiba se compensa adotar essa alternativa.

 

O que é a atividade-fim?

A atividade fim é o objetivo, a finalidade do negócio. Sempre é citada no contrato social da empresa. Considere, por exemplo, uma indústria moveleira. Logo, a atividade fim da empresa é fabricar móveis.

 

É possível terceirizar a atividade-fim?

Sim, a atividade fim pode ser terceirizada desde a última reforma trabalhista. Na terceirização atividade fim, a empresa delega a contratação de profissionais especializados a outra, que atua na realização de processos seletivos e treinamento dos colaboradores.

Esses profissionais trabalham como prestadores de serviços dentro da empresa. É possível terceirizar mão de obra qualificada para atuação nos cargos de analista, administrativo, projeto, comercial, engenheiros, entre outros, inclusive no nível de supervisão, coordenação e gerencial.

 

Benefícios da terceirização da atividade-fim

Ao terceirizar uma atividade-fim, a empresa passa a ter benefícios significativos no processo e financeiros, como os que são listados a seguir:

 

Otimização do tempo da equipe

A terceirização permite a otimização do tempo da equipe própria da empresa, que pode se dedicar ao foco do negócio e em ações estratégicas para gerar resultados mais expressivos.

 

Profissionalização de processos

Com a terceirização, a empresa passa a contar com colaboradores altamente qualificados em sua equipe, contribuindo para a profissionalização de processos.

Além disso, colaboradores capacitados garantem que o trabalho seja realizado com excelência e risco reduzido de retrabalho, ajudando no bom andamento das atividades.

 

Acesso a profissionais especializados

Uma das principais dificuldades das empresas, sobretudo quando se refere à atividade-fim, é encontrar profissionais especializados para executar o trabalho ou parte dele.

É justamente aí que a terceirização entra como solução e diferencial: empresas de terceirização possuem expertise em encontrar e contratar profissionais especializados, facilitando esse processo para seus clientes.

 

Desburocratização da contratação de profissionais

Contratar profissionais para a equipe da empresa pode ser um processo difícil e demorado, com várias etapas burocráticas a serem realizadas.

Ao terceirizar a atividade-fim, a empresa delega esse trabalho de contratação de profissionais e a carga da área de Recursos Humanos é reduzida expressivamente.

 

Redução de custos

A redução de custos é um dos principais benefícios da terceirização, porque a empresa não terá vínculo trabalhista com os profissionais contratados. Isso quer dizer que conseguirá economizar, sobretudo com encargos e gastos operacionais.

Também há outro ponto positivo em relação às finanças: a terceirização possibilita ter maior previsibilidade sobre as contas da empresa, já que não há variabilidade de encargos trabalhistas.

 

Vale a pena terceirizar a atividade-fim?

Terceirizar atividade-fim é uma alternativa que vale a pena porque é repleta de benefícios que são obtidos em curto e longo prazos, como a otimização de tempo e processos, redução de custo e profissionalização da empresa.

Mas, tenha um cuidado especial ao terceirizar atividade-fim: contrate uma empresa com know how e que tenha compromisso com a qualidade, para garantir a prestação de um serviço de excelência.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

O que é o processo de terceirização?

O processo de terceirização é amplamente utilizado pelas empresas atualmente, seja as de pequeno, médio ou grande porte. Não sabe do que se trata? Sem problemas: a seguir, explicamos o que é o processo de terceirização. Confira!   Processo de terceirização: o que é? Terceirizar significa delegar a uma empresa uma atividade específica. É o […]

Leia mais
Thumbnail Post

O que é outsourcing corporativo e porquê você deveria pensar sobre isso

O outsourcing corporativo é uma poderosa ferramenta para otimização de qualquer empresa. Não sabe exatamente o que ele é? Explicamos, aqui, o que se trata e ainda apontamos os motivos para você considerar essa opção para seu negócio. Confira! O que é o outsourcing corporativo? Outsourcing corporativo é a terceirização de serviços, só que com […]

Leia mais
Thumbnail Post

Serviço de Copa: você sabe o que é e qual a sua importância?

As atividades de copa desenvolvidas em empresas, hospitais ou eventos apresentam um diferencial muito grande para qualquer marca. Além de demonstrar zelo com seus colaboradores, os serviços oferecidos por um profissional dessa área apresentam importância para agilizar as rotinas internas e responder a pequenas demandas que podem surgir no dia a dia. É importante destacar […]

Leia mais