O que levar em consideração antes de contratar uma empresa de terceirização?

Antes de contratar uma empresa de serviços terceirizados para o seu negócio, você precisa tomar muito cuidado e ter absoluta certeza de tudo o que é imprescindível que essa empresa tenha. Por isso te passaremos alguns critérios que você deve levar em consideração para a contratação de serviços.

 

O que uma empresa de terceirização de mão de obra faz?

A terceirização é quando uma empresa contrata uma outra empresa para que esta realize determinado serviço, pois dependendo da situação, é mais vantajoso do que contratar funcionários individualmente. A terceirização de atividade pode reduzir os gastos com a empresa, por não precisar pagar o 13° salário e as férias, por exemplo.

É um método contemporâneo de administração, com um processo que traz mudanças estruturais para a empresa. O objetivo dessa técnica é atingir melhores resultados por meio da concentração e centralização de toda a atenção da empresa estar voltada para sua atividade principal.

 

Avalie o prestígio da empresa

O primeiro passo é conferir qual é a situação legal em que a empresa está, analise o CNPJ, a prestação de conta, assim como o quadro societário, se apresenta algum processo judiciário, e demais documentos que comprovem a índole da organização. A partir dessas informações, você consegue observar a credibilidade da empresa.

 

Mão de obra qualificada

Ao optar pela terceirização de serviços, a busca por uma boa mão de obra é essencial. Por exemplo, quando uma empresa terceirizada de limpeza é contratada, é importante que os funcionários já tenham tido experiências na área, por ser um serviço bem procurado e que tem que ser entregue com excelência, já que não tem como esconder se algo der errado, rs.

 

Valores do serviço

Antes da contratação, peça um orçamento e compare o valor com o de outras empresas. Este varia em cada região, ou seja, o valor de contratação de uma empresa de outsourcing em Curitiba será diferente de uma empresa que fica no interior. Inclusive, independente da região, preços muito baixos muitas vezes significam que os funcionários não são bem pagos e os produtos não são de boa qualidade. O serviço que será entregue, vai ser condizente com o valor investido na contratação.

 

Feedbacks são importantes

Além de analisar o valor e o prestígio da empresa é de extrema importância ouvir outras pessoas que já contrataram os serviços de sua região que você está cogitando contratar também. Ao fazer isso você descobre se a empresa cumpre com tudo o que ela propõe. Você pode encontrar opiniões sobre todas as mais variadas empresas em sites como o Reclame Aqui, em grupos no Facebook e claro, no boca a boca.

 

Leia também:
>>> TERCEIRIZANDO E EVITANDO GASTOS COM TREINAMENTOS

 

Vantagens de contratar uma empresa de terceirização

Primeiramente, vale lembrar que as vantagens são mais aparentes na terceirização-meio do que na terceirização de atividade fim.

  • Menos burocracia
  • Agilidade nas decisões
  • Flexibilização da empresa às mudanças do mercado
  • Melhoria no desenvolvimento interno
  • Redução de gastos
  • Mão de obra especializada, entregando melhores resultados

 

Desvantagens da terceirização de serviços

Assim como tudo na vida, a terceirização tem seus aspectos negativos e positivos, é importante saber cada um deles, vamos conferir quais são os pontos negativos desse tipo de serviço.

  • Funcionários não identificados com os valores e propósito de sua empresa
  • Dificuldade de encontrar empresas
  • Distância dos prestadores de serviço
  • Rotatividade dos funcionários

 

Exemplos de serviços terceirizados

grupo de trabalhadores

Existe uma infinidade de atividades que podem ser terceirizadas, mas vou listar aqui as mais comuns:

  • Limpeza: Empresas para fazer a limpeza de escritórios, lojas e fábricas é extremamente comum. Isso porque esse serviço exige muito tempo para ser feito pelos próprios funcionários da empresa contratante.
  • Entregas: É uma preocupação a menos quando uma empresa é contratada para ficar responsável pelos motoboys e caminhões de entrega.
  • Segurança: Para alguém trabalhar nessa área, deve ser submetido a um treinamento super rigoroso para que seja feito com excelência. Isso iria ocupar também muito tempo e dinheiro dos contratantes se essa função ficasse por conta deles, é por isso que para esse tipo de serviço, a empresa terceiriza.
  • Recursos humanos: embora seja importante a empresa ter contato direto e conhecer seus funcionários, é um serviço que demanda muito tempo e que tira a concentração da empresa em serviços centrais.
  • Corporativo: O outsourcing corporativo é uma área que está em constante crescimento. É quando uma empresa contrata outra para a montagem de estratégias e não somente facilities e demais tarefas operacionais.

 

Diferença entre atividade-meio e atividade-fim

  • Atividade-meio:

Não é um objetivo que move a organização, é uma atividade de apoio que contrapõe as atividades essenciais da organização. Ela ajuda a manter a ordem e tudo o organizado. Estão inclusas nessa área as atividades de portaria, limpeza, segurança, motoristas, entre outros.

Por serem atividades que exigem um tempo que poderia ser melhor utilizado, esses serviços costumam ser terceirizados por mão de obra especializada. Que cuida das burocracias trabalhistas e no treinamento de seus funcionários. Enquanto isso, a empresa contratante foca em suas atividades centrais, dedicando mais tempo e energia a elas. O que faz com que o desempenho da empresa aumente rapidamente.

 

  • Atividade-fim:

Está diretamente ligada com o objetivo da empresa. Basicamente é o que a empresa entrega para seus clientes, sendo serviços ou até mesmo um produto. Por exemplo, na indústria têxtil, a produção industrial é a atividade final, pois é o que será entregue aos consumidores.

 

Legislação

De acordo com a antiga legislação brasileira, só poderiam ser terceirizadas atividades-meio. Entretanto, a Lei da Terceirização (Lei n° 13.429) fez uma alteração nessa autorização e possibilitou a terceirização de atividades-fim.

 

Informações importantes

  • É proibida a terceirização com o intuito de substituir trabalhadores que estão em greve.
  • O contrato é de até 180 dias, sendo eles seguidos ou não e o trabalhador só pode ser contratado novamente após 90 dias após o final do contrato anterior.
  • A empresa não pode estipular funções diferentes das que foram estabelecidas no contrato dos trabalhadores.
  • Os serviços terceirizados não necessariamente precisam ser feitos nas dependências da empresa.

Se você está pensando em contratar serviço terceirizado, agora você sabe exatamente o que deve procurar e analisar antes de fechar o contrato. Para que a empresa terceirizada e a sua caminhem juntas e desejem o sucesso.

 

Leia também:
>>> QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS?

>>> O QUE É O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO?

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Por que terceirizar a manutenção de áreas verdes da sua empresa?

Hoje, mais do que nunca, a atenção e o cuidado com áreas verdes é fundamental para uma empresa. Construir um ambiente de qualidade é também uma forma de receber e tratar o seu cliente com carinho. Se bem aplicada, a manutenção de áreas verdes traz inúmeras vantagens para chefes, funcionários e também para quem faz […]

Leia mais
Thumbnail Post

Como saber se devo terceirizar algum serviço na minha empresa

Depois da aprovação e sanção da Reforma Trabalhista em 2018, a terceirização da mão de obra ficou ainda mais viável e vantajosa para as empresas brasileiras. Isso porque ela favorece a redução de custos com pessoal, saindo bem mais em conta do que a contratação de funcionários, principalmente quando vai para a ponta do lápis […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que terceirizar o serviço de apoio administrativo?

A terceirização de apoio administrativo é a solução ideal para empresas que querem otimizar seu tempo e custos sem comprometer a organização interna, garantindo o bom andamento das atividades.   O que é um serviço de apoio administrativo? Por serviço de apoio administrativo entende-se uma atividade de suporte ao setor ou empresa, como o atendimento […]

Leia mais