O que pode ser terceirizado no serviço público?

A terceirização de alguns serviços é a melhor alternativa para organizar e manter qualquer empresa funcionando. O que pouco gente sabe, é que até mesmo no serviço público é possível terceirizar uma série de atividades, facilitando a rotina de trabalho. Há várias empresas de serviços terceirizados no Brasil e, muitas deles oferecem desde terceirização de atividade fim, como também de atividade meio.

Na terceirização, alguns serviços são contratos de forma indireta. Ou seja, por intermédio de empresas responsáveis que controlam a qualidade do serviço prestado, a equipe e toda a gestão que envolve o trabalho. Veja aqui quais são os tipos de serviços que podem ser terceirizados no serviço público:

 

Terceirização no serviço público: o que pode?

Até alguns anos atrás, em órgãos públicos, podia-se contratar apenas as atividades-meio. As atividades-meio são aquelas que dão apoio para que outra atividade seja exercida naquele ambiente. Afinal, nada melhor do que trabalhar em um ambiente limpo e com segurança, não é mesmo?

As atividades-meio são aquelas do setor de limpeza, segurança, transporte, manutenção predial e de equipamentos, recepção, terceirização de portaria etc. Essas são funções importantes dentro de qualquer ambiente de trabalho, mas não exercem influência sobre a atividade pela qual a empresa existe, ou seja o trabalho em si.

Contudo, com a nova lei da terceirização (13.429/2017), a regra mudou. Agora é possível a terceirização de atividade-fim e também de outras pessoas jurídicas no serviço público. Mas há ressalvas nessa contratação!

Não é possível terceirizar no serviço público atividades que envolvam a tomada de decisão, coordenação, supervisão, controle de órgãos, planejamento e outras funções consideradas estratégicas. Ou seja, não é possível terceirizar as funções mais importantes dentro dos órgãos públicos.

No entanto, existe a possibilidade de contratação de equipe terceirizada para auxiliar e dar apoio à essas funções, como auxiliares de fiscalização e serviços terceirizados bombeiro civil.

 

O que terceirizar no serviço público?

Por fim, vamos falar sobre cada uma das atividades que podem (e devem!) ser terceirizadas no serviço público.

A manutenção predial em Curitiba é um dos serviços essenciais em qualquer prédio. A manutenção preventiva evita uma série de problemas elétricos, hidráulicos e mecânicos. Consequentemente, diminui os custos com os imprevistos e evita acidentes.

Os serviços de portaria são bastante buscados. Isso porque as empresas de portaria em Curitiba possuem equipe treinada para receber as pessoas da melhor forma. Garantindo a execução da função com excelência. O mesmo vale para serviços de segurança e até de limpeza hospitalar.

A grande vantagem de contratar uma empresa de limpeza terceirizada é que você não terá que se preocupar com a compra de produtos de limpeza e muito menos com a contratação do profissional. Pois quem fará tudo isso, é a empresa de terceirização de limpeza.

Seja a contratação de atividade-fim, terceirização de atividade-meio, a Via Facilities é uma empresa de Curitiba que possui profissionais nas mais diversas áreas, desde limpeza, manutenção predial, bombeiro profissional civil e até outras funções consideradas atividades-fim.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

3 itens importantes que não podem faltar na higienização de ambientes

A pandemia mudou completamente a forma como nos relacionamos com a higienização de ambientes, principalmente porque ela também é muito importante para evitar a propagação do vírus e o contágio do coronavírus. Com relação a limpeza de ambientes corporativos, um escritório limpo e organizado permite que seus colaboradores estejam seguros e garante o bem-estar de […]

Leia mais
Thumbnail Post

Atividade-fim e Atividade-meio: o que mudou com a decisão do STF?

No final de agosto de 2018, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 7 votos a 4, que a terceirização de trabalhadores para qualquer tipo de atividade dentro de uma empresa é constitucional. As ações analisadas pelos ministros chegaram ao STF antes da Lei da Terceirização de 2017. Sancionada pelo presidente Michel Temer, a Lei […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que você deveria terceirizar a recepção do seu negócio?

A recepção é um ponto importante de qualquer negócio, afinal, ela é o primeiro contato de visitantes e possíveis clientes e parceiros com a empresa. Por isso, é fundamental garantir que esse setor funcione bem e corretamente. Há uma forma simples de assegurar isso: é só investir na terceirização serviços da recepção. Aqui, explicamos o […]

Leia mais