Bombeiro Civil: descubra o que é e o que faz!

O bombeiro civil é um profissional de extrema importância para empresas públicas e privadas. Isso porque ele atua na segurança do estabelecimento, prestando serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência tanto em edificações como também em eventos.

O marco que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil no Brasil está contido na Lei Nº 11.901, de 12 de janeiro de 2009.

A seguir, a Via Facilities explica tudo sobre essa profissão e mostra como o bombeiro civil pode ser terceirizado para maior comodidade da empresa e celeridade no processo de contratação.

 

O que é um bombeiro civil?

De acordo com a lei que dispõe sobre a profissão de Bombeiro Civil, “considera-se bombeiro civil aquele que […] exerça função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em prestação de serviços de prevenção e combate a incêndio”.

Como apontado acima, o bombeiro civil atua em empresas privadas ou públicas. Nesse caso, são vários locais que necessitam de um plano de emergência bem definido e a presença dos bombeiros civis, principalmente em razão do grande fluxo de pessoas.

Como exemplo, podemos citar shoppings, universidades, hipermercados, indústrias e órgãos públicos. O bombeiro profissional civil também encontra colocação em estádios de futebol, clubes e até mesmo em eventos corporativos.

 

Quais as funções de um bombeiro civil?

Mas, afinal, o que faz um bombeiro civil? As funções do profissional são classificadas de acordo com seu nível de especialização. De maneira geral, há três níveis principais:

  • Bombeiro Civil: trata-se do nível básico da profissão. Atua como combatente direto ou não do fogo;
  • Bombeiro Civil Líder: apresenta formação técnica em prevenção e combate a incêndio de nível médio. Atua como comandante da guarnição;
  • Bombeiro Civil Mestre: profissional com formação em engenharia e especialização em prevenção e combate a incêndio. É responsável pelo Departamento de Prevenção e Combate a Incêndio da empresa ou em eventos.

 

As atividades básicas da profissão são explanadas na NBR 14608. De acordo com a norma, as atividades executadas pelos bombeiros civis durante as rotinas de trabalho são:

  • Identificação e avaliação dos riscos existentes, atuando de maneira a mitigá-los e garantir a segurança no local;
  • Inspeção periódica dos equipamentos de combate a incêndio, incluindo seus testes e manutenção básica, o que abrange acondicionamento de mangueiras e acessórios, teste de alarmes, motores e bombas, entre outros;
  • Inspeção periódica das rotas de fuga, incluindo a manutenção de sua liberação e sinalização, para garantir a rápida solução do caso, quando necessário;
  • Participação nos exercícios simulados, abrangendo os de abandono, combate a incêndios e primeiros-socorros;
  • Relato formal das irregularidades encontradas, com apresentação de propostas e medidas corretivas adequadas e posterior verificação da execução;
  • Apresentação de eventuais sugestões para melhoria das condições de segurança;
  • Avaliação, liberação e acompanhamento das atividades de risco, assegurando que sejam realizadas de forma segura;
  • Participação na integração da empresa ao (s) órgão (s) de bombeiros públicos da área onde estiver localizada, por meio de visitas recíprocas e intercâmbio de informações;
  • Atendimento ao plano de emergência da empresa, elaborado por profissional habilitado ou empresa especializada.

 

Qual a diferença entre bombeiro civil e militar?

Quando se fala na contratação de bombeiros, uma dúvida é comum: qual a diferença entre bombeiro civil e militar? Basicamente, a diferença diz respeito ao segmento de atuação do profissional.

O bombeiro civil está apto para atuar em locais particulares e situações especiais que exigem a adoção de medidas de segurança, sempre no segmento privado.

O bombeiro militar, por sua vez, não pode atuar regularmente no segmento privado. Ele pode, quando necessário, prestar suporte em caso de ocorrências, mas seu trabalho não é no segmento privado e sim no público. Portanto, empresas privadas não têm autorização para contratar um bombeiro militar, somente um bombeiro civil.

 

Terceirização de Bombeiro Civil

Como mencionamos no início do texto, o bombeiro civil pode ser um contratado como um profissional terceirizado. Mas por que terceirizar?

A terceirização do serviço de bombeiro civil é uma solução que proporciona benefícios para a empresa, seja em curto, médio ou longo prazo. Confira, a seguir, o que se obtém ao fazer esse investimento:

 

Acesso a bombeiros qualificados

A empresa de terceirização conta com bombeiros qualificados e treinados em sua equipe, o que significa que o cliente não tem dificuldade para encontrá-los, garantindo profissionais capacitados para realizar atividades de prevenção de incêndios de acordo com a lei.

 

Desburocratização e otimização de processos de RH

Com a terceirização, dá para desburocratizar e otimizar processos da área de RH (Recursos Humanos) da empresa. Não é para menos, afinal, atividades de contratação, treinamento e administração de pessoal são delegadas à prestadora de serviços.

Por isso, a área de RH consegue dedicar mais tempo para realizar outras atividades, conseguindo efetuá-las com excelência e atender plenamente todas as necessidades mais urgentes da empresa.

 

Redução de custo operacional

Ao contratar um bombeiro civil terceirizado, a empresa reduz custos operacionais, principalmente os com pessoal, uma vez que não é obrigada a pagar 13º salário, férias, encargos trabalhistas, entre outros.

Dessa forma, a empresa passa a ter maior previsibilidade sobre seu orçamento, sabendo exatamente quanto gastará mensalmente para ter um bombeiro civil. Além disso, poderá utilizar o que economizou, realizando investimentos para fazer a empresa crescer mais.

 

Profissionalização e qualificação de processos

A empresa de terceirização disponibiliza para seus clientes profissionais experientes, com know-how e conhecimento especializado. Ao terceirizar, a empresa tem acesso a esses colaboradores, o que possibilita que profissionalize e qualifique seus processos sem ter gastos altos.

 

Eliminação do vínculo trabalhista

A escolha por um bombeiro terceirizado possibilita que a empresa elimine o vínculo trabalhista com o profissional, passando-o à prestadora de serviços. Por isso, não terá responsabilidade pelo pagamento de encargos trabalhistas, simplificando processos e reduzindo custos.

 

Leia também:
>>> QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS?

 

Como terceirizar bombeiro civil?

terceirização de bombeiro profissional civil-2

Quer aproveitar os benefícios da terceirização do bombeiro civil, mas não sabe exatamente o que fazer para investir nessa solução? Há dicas que lhe ajudam nesse processo:

 

Pesquise empresas de terceirização

A pesquisa de empresas de terceirização é a etapa inicial para investir nessa solução. O ideal é buscar por prestadoras de serviços que tenham bombeiros civis formados e que tenham sólida experiência em terceirização.

Ao tomar esse cuidado, garante-se que terá um profissional qualificado e atualizado em leis atuando em sua empresa, bem como que terá todo o suporte necessário quando precisar.

 

Busque referências

Encontrou uma empresa de terceirização que parece uma boa escolha? Então, busque referências sobre ela entre conhecidos e na própria internet, seja em sites de reclamação, redes sociais ou no site da empresa, na seção de clientes atendidos.

Ao seguir essa dica, dá para colher feedback de clientes da empresa e saber previamente se ela presta um serviço de qualidade, que realmente atende as necessidades.

 

Saiba como é a experiência e equipe de bombeiros da empresa

O ideal é que a empresa tenha sólida experiência em terceirização, o que aumenta a chance de conseguir um atendimento de excelência, voltado a suprir demandas adequadamente.

Além disso, recomenda-se que a empresa de terceirização tenha uma equipe de bombeiros civis treinados, com formação na área. Dessa forma, assegura-se o acesso a um profissional capacitado, que realizará um serviço de qualidade e de acordo com normas inerentes ao segmento de atuação.

 

Verifique quais são os diferenciais de contratação

Há empresas que oferecem diferenciais de contratação aos seus clientes, como fornecimento de materiais, uniformes e substituições em caso de falta. Saber exatamente o que o contrato engloba evita ser pego de surpresa com gastos inesperados ou falta de profissional quando for mais necessário.

 

Peça orçamento

Sempre peça orçamentos para as empresas, o que permitirá conhecer a média de preço do mercado. Caso alguma ofereça um valor muito abaixo do que é comumente praticado pelo mercado, suspeite, uma vez que há uma grande chance de o serviço não ser de qualidade.

O recomendado é contratar a empresa de terceirização de serviços que ofereça o melhor custo-benefício para seu negócio, considerando, inclusive, os diferenciais citados em contrato.

 

Terceirização de bombeiro civil com a Via Facilities

A terceirização de bombeiro civil é um dos serviços da Via Facilities, empresa que atua no segmento de terceirização desde 2001, apresentando vasta experiência e qualificação na área, além de uma estrutura completa para atender clientes em todo o território nacional.

A Via Facilties é altamente especializada na gestão de serviços profissionais terceirizados de excelente qualidade, oferecendo para seus clientes soluções que lhes permitirão manter o foco total em seus negócios, para atingir objetivos previamente estabelecidos.

Terceirizar um bombeiro civil pela Via significa prezar pela excelência do profissional contratado. Todos os nossos profissionais que atuam na área passaram pelo curso e estão aptos a exercitar a profissão.

Além disso, contamos com reserva técnica para que você nunca fique na mão em caso de férias, afastamento ou faltas. Há, ainda, outras vantagens como o oferecimento das melhores condições de negociação, com contratos de prestação de serviços transparentes.

Mas isso não é tudo. A terceirização pela Via Facilties significa uma diminuição substancial da burocracia para sua empresa. Terceirizar é rápido, prático e simples, além de reduzir seus custos operacionais e otimizar seu tempo.

Além de ser uma empresa de terceirização experiente no segmento de bombeiro civil, a Via Facilities também terceiriza outras atividades-meio como recepção, telefonia, limpeza, serviços de copa, manutenção, portaria, zeladoria, entre outros.

A empresa também disponibiliza a terceirização de atividade-fim do negócio, contando com um portfólio completo de outsourcing corporativo, de modo a oferecer mão de obra qualificada, que atuará de forma estratégica no cliente, contribuindo para mantê-lo competitivo.

Entre em contato conosco e descubra todas as soluções que a Via Facilities oferece em terceirização que aumentam sua competitividade e a excelência dos serviços internos, e aproveite para contratar para seu negócio.

 

Leia também:
>>> 6 VANTAGENS QUE A TERCEIRIZAÇÃO PROPORCIONA A UMA EMPRESA

>>> POR QUE VALE A PENA A TERCEIRIZAÇÃO DA ATIVIDADE-FIM?

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

As vantagens da terceirização de portaria

A portaria terceirizada tem se tornado comum em condomínios residenciais, comerciais e em empresas. Mas, será que a terceirização de portaria em Curitiba realmente vale a pena? Sim, contratar uma empresa de portaria em Curitiba faz a diferença! A seguir, esclarecemos o porquê, apontando as principais vantagens da terceirização desse serviço. Confira! Principais vantagens da […]

Leia mais
Thumbnail Post

Zeladoria para condomínios: quais as vantagens da terceirização?

A terceirização de zelador para condomínios se tornou uma prática comum, não importa qual seja o porte do empreendimento. E, afinal, por que terceirizar a zeladoria do condomínio? Para justificar essa medida, listamos as principais vantagens desse modelo de contratação. Confira!   Principais vantagens da terceirização da zeladoria   Mão de obra qualificada Ao terceirizar […]

Leia mais
Thumbnail Post

Por que Terceirizar os Serviços de Recepcionista e Telefonista?

Hoje, a Via Serviços vai explicar a você qual a importância estratégica que a terceirização do serviço de recepcionista e de telefonista pode apresentar para a sua empresa. Reunimos quatro pontos com os benefícios desse tipo de terceirização: Possibilidade de poder contar com um profissional que atende às demandas do trabalho com excelência Com essa […]

Leia mais