Manutenção preventiva de vidros em altura: por que é importante?

O que você vai encontrar neste artigo:

Você sabia que a manutenção preventiva de vidros em altura, como em janelas e fachadas, é crucial para preservar a integridade e a segurança dessas estruturas em edificações residenciais e empresariais?

Durante esse processo, realiza-se a limpeza em altura, que é um trabalho especializado, portanto, deve ser feito por profissionais capacitados. Assim, garante-se a qualidade e maior segurança na execução do serviço.

Aqui, você confere mais detalhes sobre a manutenção preventiva de vidros em altura, além de entender sobre a importância desse procedimento. Continue a leitura e descubra!

O que é a manutenção preventiva?

Antes de conhecer detalhes sobre a importância desse procedimento, é essencial saber o que é manutenção preventiva. É uma modalidade de manutenção que atua para evitar problemas em estruturas e instalações.

Pensando especificamente na limpeza em altura, a manutenção preventiva pode ser feita para evitar o comprometimento de janelas e coberturas, garantindo seu funcionamento adequado.

Em fachada de vidro, a manutenção preventiva ajuda a evitar danos à estrutura, mantendo-a robusta e em perfeito estado. Assim, é possível evitar custos elevados para manutenção corretiva ou troca de parte da estrutura.

Uma das principais características desse tipo de manutenção é que é feita de forma programada e periódica, com base em plano criado por um profissional habilitado.

O plano menciona a frequência ideal de manutenção, quais procedimentos devem ser feitos e quais são os cuidados com segurança. Lembre-se de que se trata de uma atividade em altura, logo, de alto risco de acidentes. O cuidado com a segurança ajuda a evitar acidentes com os trabalhadores e pessoas que frequentam a área.

A manutenção preventiva contempla procedimentos como os de inspeção, limpeza de vidros em altura e elaboração de histórico de manutenções, por meio de relatórios e registros.

Por que a manutenção preventiva de vidros em altura é importante?

O procedimento oferece benefícios únicos a estruturas com vidros em altura, compensando o investimento. Veja, a seguir, quais são os principais e entenda o porquê realizar a manutenção preventiva:

Preservação da estrutura

Não importa se é uma janela, uma cobertura, um telhado ou uma fachada de vidro. A manutenção preventiva possibilita preservar essa estrutura, garantindo que tenha uma maior vida útil.

Além disso, viabiliza a identificação de problemas em estágios iniciais, podendo providenciar a correção o quanto antes. Assim, terá um gasto menor, bem como praticidade e rapidez na eliminação do problema.

Redução de custos para preservação da estrutura

A manutenção preventiva normalmente é mais barata que a corretiva. Portanto, ao realizá-la é possível reduzir os custos de preservação, tendo maior previsibilidade de gastos, com possibilidade de se organizar financeiramente para manter a estrutura funcional e bonita.

Valorização do imóvel

Entre os principais procedimentos da manutenção preventiva em altura está a limpeza de vidros e fachadas. Isso ajuda a manter a integridade e beleza da edificação, valorizando o imóvel. Portanto, não perde seu valor de mercado em caso de venda ou aluguel.

Leia também:

>>> Como escolher a empresa de serviços terceirizados

Como implementar a manutenção preventiva em altura?

Possui interesse em implementar a manutenção preventiva em altura, para garantir os benefícios que essa prática proporciona? Então, saiba que é importante se atentar a alguns detalhes, como os que apresentamos a seguir:

Contrate profissionais capacitados

Lembre-se de que o serviço envolve uma série de procedimentos específicos e somente profissionais capacitados possuem conhecimento para realizá-los. Ao contratá-los, você garante um trabalho de qualidade, que realmente mantém a estrutura em bom estado, valorizando o imóvel. 

Além disso, assegura o cumprimento de normas de segurança para execução do serviço, minimizando o risco de acidentes e de autuações de órgãos fiscalizadores.

Faça o planejamento da manutenção

O planejamento da manutenção é essencial porque lista todas as tarefas que precisam ser feitas, bem como se estabelece uma periodicidade ideal para realizar os procedimentos preventivos.

Esse planejamento precisa ter um cronograma, definir o tamanho da equipe necessária e as atribuições de cada colaborador. Também é importante buscar fornecedores para os produtos necessários para execução do trabalho e equipamentos de segurança.

Tenha o cuidado de planejar as rotinas de manutenção preventiva de forma a não paralisar outras atividades realizadas no local. Isso é um detalhe importante em condomínios residenciais e empresariais, bem como em edificações comerciais e industriais.

Invista em materiais específicos e equipamentos de segurança

Para garantir a excelência do trabalho de manutenção, é essencial utilizar materiais específicos para limpeza de vidro em altura, bem como equipamentos de segurança.

Um profissional capacitado tem conhecimento sobre quais os melhores produtos e os equipamentos de segurança necessários. Portanto, não deixe de contratá-lo para realizar o trabalho corretamente.

Vale lembrar que esses são alguns dos requisitos principais para realizar o serviço. Dependendo do caso, pode ser que o edifício demande outros, por isso é importante ter profissionais especializados para comandar a manutenção preventiva.

Terceirização da manutenção preventiva em altura

Quer ter mais praticidade na implementação da manutenção preventiva em altura? A solução é contratar uma empresa de serviços terceirizados, que disponibiliza profissionais altamente capacitados para realizar a manutenção.

Ao terceirizar, você também garante outros benefícios especiais, além de um serviço de qualidade, executado por profissionais capacitados. Confira, a seguir, quais são os principais:

  • Eliminação do vínculo trabalhista com os funcionários, sem necessidade de realizar procedimentos de administração de pessoal e pagamento de encargos trabalhistas. A empresa de terceirização cuida dessas rotinas;
  • Redução de custos operacionais, pois não há necessidade de realizar processos seletivos próprios ou de treinar os colaboradores. A empresa de limpeza de vidros em altura também fornece materiais e equipamentos de segurança, ajudando a economizar ainda mais;
  • Garantia da qualidade e da segurança do serviço, com cumprimento de normas regulamentadoras que incidem sobre a atividade, de modo a evitar complicações ao contratante;
  • Flexibilidade no atendimento de demanda, podendo aumentar ou reduzir o tamanho da equipe de acordo com a necessidade, sem ter um custo elevado para realizar essas alterações.

Esses são somente alguns dos benefícios da terceirização da limpeza de vidros em altura. Ao realizá-la, procure contratar uma empresa especializada e experiente, que tenha expertise em gestão de serviços profissionais terceirizados de alta qualidade, como a Via Facilities.

Leia também:

>>> 5 dicas para contratar um serviço de manutenção predial

>>> Por que terceirizar a limpeza da minha empresa?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Veja as diferenças entre limpeza e desinfecção de ambientes

Saiba quais são as diferenças e conheça mais sobre esses serviços importantes para empresas.

Leia mais
Thumbnail Post

Por que terceirizar o serviço de apoio administrativo?

Confira o porquê terceirizar o serviço de apoio administrativo de sua empresa e conheça quais são os benefícios que essa solução oferece.

Leia mais
Thumbnail Post

Empresa de facilities: como escolher uma?

Pensando em terceirizar as atividades de sua empresa? Então, é muito importante saber escolher a empresa de facilities que prestará esse serviço. O motivo disso é simples: assim, garantirá a contratação de uma empresa de gestão de facilities que atenda perfeitamente suas necessidades, realmente entregando os resultados esperados. Mas, como escolher uma empresa de facilities? […]

Leia mais