O que são facilities e quais os serviços mais procurados?

A adoção de facilities por empresas tem sido muito comum, principalmente quando se quer reduzir custos e otimizar processos. Mas você sabe o que são facilities? Aqui, respondemos essa questão de uma vez por todas! Continue a leitura e confira!

 

O que são facilities?

Trata-se de serviços que são prestados de maneira terceirizada, otimizando processos e reduzindo custos para o contratante. Na prática, isso significa que a empresa não contrata uma equipe própria para realizar um determinado trabalho, mas sim uma prestadora de serviços.

Essa prestadora de serviços encaminha funcionários treinados para o contratante, que assumem as funções internamente, realizando o trabalho necessário. A essa atividade também se dá o nome de terceirização.

Normalmente, facilities engloba diversos serviços, como os de apoio e operacionalização, abrangendo os de recepção, segurança, limpeza, copa, manutenção, entre outros. Mas também há a opção de contratar serviços administrativos, de RH, contabilidade, entre outros.

 

Gestão de facilities

Quando a empresa investe na terceirização, geralmente realiza uma gestão de facilities. Essa gestão costuma ser feita por um profissional capacitado em supervisão de todos os serviços contratados, contribuindo para a qualidade e bom andamento das atividades.

O gestor ou gerente de facilities coordena atividades e operações da área, bem como atua em parceria com outros setores da empresa, para atender necessidades e garantir que tudo seja realizado dentro de prazos e com a qualidade contratada.

Além disso, o profissional também é responsável pela gestão de contratos de facilities, assegurando o cumprimento de cláusulas, de forma a resguardar os direitos da empresa.

 

Vantagens da contratação de facilities

Uma dúvida muito comum é por que contratar facilities e não uma equipe internamente? A resposta para esse questionamento é simples, a contratação de facilities oferece muito mais vantagens. A seguir, apresentamos as principais:

 

Foco na atividade-fim

Ao contratar serviços de facilities, a empresa pode manter seu foco em sua atividade-fim, desenvolvendo ações que trarão os resultados que deseja. As equipes internas terão mais tempo para realizar seu trabalho, aumentando a produtividade e possibilidade de conquistar objetivos.

 

Economia

A contratação de uma empresa de facilities possibilita economizar, uma vez que não se paga custos trabalhistas. Em alguns casos, também não há gastos com treinamento de profissionais, uniformes e produtos utilizados na execução das tarefas.

Esse dinheiro que o contratante economiza pode ser utilizado como investimento em melhorias na empresa ou na execução de projetos que possibilitarão seu crescimento.

 

Profissionalização

A contratação de serviços de facilities possibilita que a empresa profissionalize processos e atividades operacionais. Dessa forma, as atividades serão realizadas com alta qualidade, com baixíssimo índice de retrabalho.

 

Eliminação do vínculo trabalhista

Ao terceirizar, o contratante não tem vínculo trabalhista com os colaboradores que atuarão em sua empresa. Esse é um detalhe importante, porque simplifica processos de RH e reduz gastos, principalmente em caso de pagamento de encargos trabalhistas.

 

Leia tembém:
>>> COMO EVITAR DOR DE CABEÇA COM RH?

 

Facilities: quais os serviços mais procurados?

grupo de trabalhadores

Há serviços de facilities que são mais procurados pelas empresas. Geralmente, são atividades-meio que todo negócio possui e precisa de colaboradores realizando tais tarefas regularmente. Conheça, a seguir, quais são esses serviços:

 

Limpeza e conservação de ambientes

O serviço de limpeza e conservação de ambientes tem como foco garantir um espaço de trabalho salubre e agradável, bem como áreas em perfeito estado para receber clientes e causar uma boa primeira impressão.

Trata-se de uma atividade que demanda pessoal qualificado, para ter um trabalho de excelência em prazo reduzido, sem atrapalhar o desempenho de outras atividades realizadas na área.

De maneira geral, o serviço de limpeza e conservação de ambientes envolve a limpeza geral, convencional e técnica, tratamento e limpeza de pisos, higienização de ambientes, limpeza de fachadas e vidros, entre outras tarefas.

 

Copa

O serviço de copa também possuem alto índice de procura pelas empresas. Neste caso, o profissional é responsável pela preparação de bebidas e lanches, bem como pela limpeza de utensílios utilizados na área e montagem de cardápios.

Todas as atividades de copa devem ser realizadas com qualidade, cordialidade e educação no atendimento, seja de colaboradores ou de visitas. Dessa forma, passa-se uma boa imagem da empresa.

 

Portaria, vigia e controle de acessos

Outro serviço de facilities muito buscado é o de portaria, vigia e controle de acessos, que contribui para o bom funcionamento de empresas e condomínios, inclusive para a segurança desses locais.

Os profissionais que atuam nessas atividades controlam o acesso de pessoas e veículos, bem como recebem encomendas e correspondências, realizam atendimento pessoal e por interfone, sempre seguindo normas da empresa.

 

Recepção e telefonia

Os serviços de recepção e telefonistas também podem ser terceirizados, garantindo profissionais capacitados para execução das atividades de atendimento.

Normalmente, os profissionais de recepção e telefonia realizam atividades como atendimento telefônico, controle de entrada e saída de visitas e colaboradores, recepção e interação com o público, prestação de informações, entre outras.

 

Zeladoria

Condomínios precisam de um profissional muito importante: o zelador. A boa notícia é que também dá para contratar esse serviço de facilities, tendo acesso a um profissional capacitado para executar as atividades.

O zelador é responsável pela manutenção do condomínio, atuando ainda na supervisão de reformas e obras, suporte aos moradores e gestão de pessoal que atua na área. Paralelamente, também trabalha na solução de problemas.

 

Manutenção predial

A manutenção predial contribui para que toda a instalação da empresa esteja em perfeita ordem e segura. O profissional que executa esse serviço faz atividades de manutenção elétrica, hidráulica e mecânica, identificando e corrigindo problemas.

É muito importante ter um profissional de manutenção predial, porque se assegura que o prédio está em boas condições para receber colaboradores e clientes. Além disso, é possível identificar problemas na estrutura logo no começo, evitando que se agravem e seja ainda mais caro ou complexo resolvê-los.

 

Contratar serviços de facilities

Quer contratar serviços de facilities para seu negócio? A Via Facilities é uma empresa experiente na área e altamente qualificada, com ampla vivência em gestão de serviços terceirizados.

A Via Facilities disponibiliza a terceirização de atividades-meio e fim, contando com uma equipe capacitada, que realiza um trabalho de excelência e contribui positivamente com o cliente, atendendo prontamente suas necessidades. Aproveite para conhecer e contratar serviços de facilities!

 

Leia tembém:
>>> 6 VANTAGENS QUE A TERCEIRIZAÇÃO PROPORCIONA A UMA EMPRESA

>>> O QUE É O PROCESSO DE TERCEIRIZAÇÃO?

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Terceirização de Limpeza e Conservação: por que você também deveria pensar sobre isso?

A limpeza e conservação de empresas são serviços essenciais. Afinal de contas, um ambiente limpo reflete a imagem do negócio, além de proporcionar um ambiente agradável para todos os colaboradores. Por isso, é importante que os gestores deem uma atenção especial para esse assunto. E, para ajudá-lo sempre a tomar a melhor decisão, a Via […]

Leia mais
Thumbnail Post

Como evitar dor de cabeça com RH?

A área de Recursos Humanos é repleta de processos extremamente burocráticos que exigem atenção aos mínimos detalhes para garantir o cumprimento de normas e leis governamentais. Curiosamente, é possível otimizar o trabalho do RH e evitar dor de cabeça em processos da área. Uma forma eficaz de atingir esses resultados é implementar a terceirização de […]

Leia mais
Thumbnail Post

Diferença entre atividades-meio e atividade-fim

Toda empresa tem atividades-meio e fim, independentemente de qual seja sua área de atuação. Aqui, explicamos o que são essas atividades e quais são as diferenças entre elas. Confira e conheça!   O que é atividade-meio e atividade-fim? Os conceitos de atividades-meio e atividades-fim têm finalidades previdenciárias e trabalhistas, ajudando a especificar o que cada […]

Leia mais