Serviços de terceirização para condomínios: confira as vantagens

O que você vai encontrar neste artigo:

Administrar um condomínio não é uma tarefa simples, pois exige atenção a diferentes rotinas para garantir o bom andamento das atividades na edificação.

No entanto, existem formas de simplificar esse processo. Uma das mais eficientes é a adoção de serviços terceirizados para condomínios. Trata-se de uma solução que possui muitas vantagens, facilitando o dia a dia da administração do condomínio.

Aqui, você descobre quais são as principais vantagens da terceirização de serviços de condomínio. Confira e entenda o porquê vale a pena fazer a contratação!

O que é a terceirização?

Primeiro, é importante saber o que é a terceirização. Trata-se de uma solução dedicada a pessoas jurídicas, portanto, é aplicável a condomínios, sejam eles residenciais, comerciais ou empresariais.

Terceirizar significa delegar a responsabilidade por uma atividade a uma empresa especializada. Considerando como um exemplo um condomínio, é possível terceirizar as atividades de portaria, por exemplo.

A empresa de serviços terceirizados encaminha um profissional capacitado para realizar a atividade, garantindo que o trabalho seja executado com qualidade. 

De acordo com a legislação vigente sobre terceirização, existe a possibilidade de terceirizar atividades-meio (que não são o objetivo principal da empresa) e atividades-fim (correspondem à finalidade do negócio).

O que terceirizar em condomínios?

O condomínio pode terceirizar diversos serviços, de acordo com sua necessidade. A Lei de Terceirização prevê a possibilidade de terceirizar a segurança, limpeza, portaria, manutenção de áreas verdes e serviços de manutenção predial.

Vale lembrar que essas são somente algumas opções. Caso o condomínio precise de algum serviço específico, uma opção é conferir com a prestadora a possibilidade de terceirização.

Vantagens dos serviços de terceirização para condomínios

Está em dúvida se compensa contratar serviços para condomínio? Esta é uma solução que vale a pena porque traz vantagens únicas. Confira as principais que se tem ao contratar os serviços de terceirização para condomínios relacionadas a administração interna:

1. Fácil acesso a profissionais treinados e experientes

A empresa de terceirização encaminha ao condomínio profissionais treinados e experientes, o que nem sempre se encontra com facilidade e rapidez.

Desse modo, o condomínio garante um trabalho de qualidade, sem erros ou retrabalhos, tendo uma maior produtividade. Ideal para contribuir ao bom andamento das atividades.

2. Eficiência e qualidade

Essa, com toda a certeza, é uma das maiores vantagens na contratação de serviços terceirizados para condomínios. Quando se garante essa solução, o condomínio ganha em qualidade e eficiência em suas rotinas.

Não é para menos, afinal, a empresa terceirizada possui mão de obra altamente qualificada e cada trabalhador é focado em uma única área. Aliás, caso o condomínio não esteja satisfeito com o prestador de serviço oferecido pela empresa terceirizada, é só solicitar outro colaborador.

3. Redução da burocracia na contratação e administração de pessoal

Quando um condomínio precisa contratar um funcionário, existe toda uma burocracia. Há questões previdenciárias, trabalhistas, organização da documentação, entre outras rotinas. 

Porém, ao terceirizar esses serviços, o condomínio se livra de boa parte dessas burocracias, já que só precisa lidar diretamente com a empresa contratada para prestar os serviços.

A empresa terceirizada de condomínio realiza a seleção de profissionais no lugar do cliente, bem como é a responsável pela contratação dos funcionários.

4. Economia para o condomínio

A contratação direta de funcionários representa um custo muito elevado para o condomínio. Além do salário do funcionário, é preciso considerar 13º salário, horas extras, encargos trabalhistas, uniformes e benefícios.

Entretanto, quando se contrata empresas terceirizadas para condomínios, a única preocupação é com o pagamento do valor estipulado em contrato. Isso dá maior previsibilidade financeira, sabendo exatamente quanto gastará mensalmente.

Outra grande vantagem para o condomínio é que não precisa investir em equipamentos para limpeza, manutenção ou jardinagem, pois a empresa que presta serviços de terceirização para condomínios disponibiliza todos os equipamentos necessários.

5. Melhor organização do turno de trabalho

Já pensou receber a notícia que o porteiro do turno não poderá comparecer no trabalho porque está doente? A correria para encontrar outro que conheça a rotina do condomínio e que seja de confiança é exaustiva.

Entretanto, as empresas que prestam serviços de terceirização para condomínios possuem vários porteiros altamente treinados que podem ser chamados, caso isso aconteça. Assim, evita-se que você tenha que se preocupar com tal imprevisto.

6. Facilidade na organização da rotina do condomínio

Sabe aquela tarefa de organizar a rotina e escalas de funcionários que nenhum síndico gosta de fazer? Ela será eliminada na contratação da terceirização de serviços. 

A própria empresa terceirizada levanta quais são as necessidades do condomínio e organiza a rotina, fazendo isso da melhor maneira, para que nenhum serviço fique atrasado ou deficiente.

7. Otimização de tempo

Com a contratação de serviços terceirizados, o síndico ou o administrador do condomínio consegue liberar tempo para se dedicar a questões mais importantes, como a gestão do condomínio.

8. Flexibilidade no atendimento de demandas

A terceirização de serviços possibilita maior flexibilidade no atendimento de demandas, com ajustes de acordo com as necessidades do condomínio. É possível, por exemplo, aumentar ou reduzir o número de funcionários de forma prática e sem custos exorbitantes.

Dessa forma, os serviços terceirizados para condomínios só oferecem vantagens, aumentando a eficiência e reduzindo os custos da administração.

Leia também:

>>> Terceirização de portaria: como a tecnologia pode revolucionar esse meio?

Quais são os serviços para terceirização para condomínios mais contratados?

Atualmente, existe uma série de serviços que o condomínio pode contratar de forma terceirizada. É possível contratar, por exemplo, atividade-fim e atividade-meio para desburocratizar processos, serviços de copa, portaria, vigia e controle de acessos, serviços para recepção de condomínio e bombeiro civil, entre outros.

Entretanto, existem serviços que são mais buscados pela administração de condomínios. A seguir, vamos conhecer um pouco melhor cada um:

Zeladoria para condomínios

O zelador é o profissional que trabalha diretamente com o síndico. Ele tem como função auxiliar no bom funcionamento do condomínio, atuando também na supervisão de reformas, obras e prestação de suporte aos moradores.

Trata-se de um serviço muito importante para garantir o bom andamento das atividades no condomínio, solucionando eventuais problemas assim que possível.

Manutenção de áreas verdes

A manutenção de áreas verdes de um condomínio funciona como um cartão de visitas. Através desse espaço é possível observar se o condomínio é bem administrado ou não. 

Não é para menos, afinal, plantas secas e mortas não passam uma boa impressão, seja para os moradores ou visitantes. Um belo jardim pode dizer muito a respeito da qualidade e da administração do condomínio, passando maior credibilidade.

Ter áreas verdes bem cuidadas também ajuda a valorizar o patrimônio. Paralelamente, oferece um espaço agradável para convivência. Por isso, vale muito a pena a contratação do serviço.

Serviço de limpeza em altura

O serviço de limpeza em altura é contratado para a higienização de janelas e fachadas. Os profissionais que atuam nessa tarefa passam por constantes treinamentos para realizar o serviço.

Esse é um detalhe importante, porque o serviço em altura oferece risco e é necessária a utilização de alguns equipamentos de proteção individual.

A terceirização desse serviço envolve a limpeza de vidros e de fachadas, exigindo o uso de equipamentos específicos. De maneira geral, a empresa de terceirização disponibiliza esses itens e produtos necessários para executar o serviço, o que ajuda o contratante a economizar.

Limpeza e conservação de ambientes

Trata-se de um serviço focado na manutenção e conservação de ambientes variados do condomínio, como áreas comuns (hall, salões, entre outras). 

Abrange rotinas de limpeza geral, convencional e técnica, tratamento e limpeza de pisos, higienização de ambientes, conservação de patrimônio, entre outros.

É um serviço que deve ser feito por profissionais capacitados, para garantir o melhor resultado e a preservação adequada de itens disponíveis na área. A empresa de terceirização disponibiliza funcionários qualificados para executar o trabalho!

Portaria, vigia e controle de acessos

O serviço de portaria, vigia e controle de acessos é essencial para qualquer condomínio! Com ele, é possível oferecer maior segurança, tendo um controle adequado de quem entra e sai do condomínio.

Mas não é só isso! O funcionário terceirizado também pode atuar no recebimento de encomendas e correspondências, no atendimento de interfone e pessoal, bem como na comunicação direta com o zelador.

É o serviço perfeito se sua intenção é reforçar a segurança do condomínio, garantindo controle de quem frequenta o local, dando maior tranquilidade aos moradores (condomínio residencial) ou funcionários de empresas (condomínio empresarial).

Serviços de manutenção predial

O serviço de manutenção predial envolve profissionais capacitados em elétrica, hidráulica e mecânica. Esse é um serviço extremamente importante! Já imaginou o condomínio inteiro ficar sem eletricidade por horas porque a manutenção correta não foi realizada? 

Ou ter que usar as escadas, pois o elevador não está funcionando? Além da reclamação dos moradores, o síndico terá que arcar com despesas maiores do custo do serviço emergencial.

A terceirização do serviço de manutenção predial é extremamente importante, porque preserva a edificação e evita problemas mais graves e caros de serem resolvidos.

Para garantir a excelência do serviço, é fundamental que seja executado por um profissional altamente capacitado, para evitar retrabalhos e novos gastos.

mulher fazendo sinal de positivo com trabalhadores ao fundo

O que considerar ao terceirizar?

A contratação dos serviços de terceirização para condomínios é a melhor solução para ter uma administração adequada, com bom funcionamento do espaço.

Como já vimos anteriormente, existem muitas vantagens na contratação dessa modalidade de serviços para condomínios. Portanto, se você já decidiu terceirizar, é importante ter em mente alguns pontos importantes para a contratação da prestadora de serviços. Veja, a seguir, quais são os principais:

  • Veja a disponibilidade que a empresa oferece no momento da negociação, bem como os termos do contrato da prestação de serviços;
  • Verifique há quanto tempo a empresa está no mercado e procure por outros clientes para verificar como é a prestação de serviço terceirizado pela empresa. Sempre busque referências, para identificar se a empresa realiza um serviço de qualidade;
  • Observe como é a contratação, treinamento e se os colaboradores trabalham uniformizados. Além disso, verifique se a empresa fornece uniformes, equipamentos e produtos para a execução do trabalho;
  • Pergunte sobre a possibilidade de flexibilizar a contratação, caso tenha perspectivas de ampliar ou reduzir sua operação com o passar do tempo;
  • Desconfie de preços muito baixos, pois nem sempre são indicativos de qualidade. A melhor prestadora de serviços é a que oferece o melhor custo-benefício, considerando as necessidades de seu condomínio.

Tudo isso é extremamente importante para que seu condomínio possua a melhor prestação de serviços. Além disso, evita que tenha dor de cabeça futuramente com os colaboradores enviados pela empresa. Portanto, não deixe de seguir essas dicas!

Serviços de terceirização para condomínios com a Via Facilities

A Via Facilities, empresa de serviços terceirizados com ampla experiência e expertise na área, disponibiliza serviços para condomínios, prestando-os com foco na excelência.

Entre as principais soluções de terceirização da Via, destaque para os serviços de limpeza, portaria e controle de acessos, zeladoria para condomínios e manutenção de áreas verdes e predial.

A Via conta com diferenciais como a realização de processos seletivos personalizados à necessidade do cliente, bem como a reserva técnica para evitar desfalques em caso de faltas ou afastamento de funcionários.

Além disso, disponibiliza uniformes, equipamentos e produtos para a execução das rotinas, garantindo maior facilidade e economia ao cliente, que não precisará adquirir esses itens.

Ficou interessado em contratar esses serviços para o seu condomínio? Entre em contato com a Via Facilities agora mesmo para esclarecer eventuais dúvidas, inclusive para solicitar um orçamento sem compromisso!

Leia também:

>>> Zeladoria: por que é vantajoso terceirizar?

>>> Por que terceirizar a manutenção de áreas verdes da sua empresa?

Posts Relacionados

Thumbnail Post

6 vantagens que a terceirização proporciona a uma empresa

Descubra quais são as principais vantagens da terceirização de serviços e entenda o porquê vale a pena fazer esse investimento à empresa.

Leia mais
Thumbnail Post

As vantagens da terceirização de portaria

A portaria terceirizada tem se tornado comum em condomínios residenciais, comerciais e em empresas. Mas, será que a terceirização de portaria em Curitiba realmente vale a pena? Sim, contratar uma empresa de portaria em Curitiba faz a diferença! A seguir, esclarecemos o porquê, apontando as principais vantagens da terceirização desse serviço. Confira! Principais vantagens da […]

Leia mais
Thumbnail Post

Outsourcing: você sabe o que é?

O que você vai encontrar neste artigo: O que é outsourcing? Qual o objetivo do outsourcing? Conheça os serviços de outsourcing Quais as vantagens do outsourcing? Foco no core business Qualificação e profissionalização de setores Otimização de processos e mais flexibilidade Redução de custos Quais as diferenças entre outsourcing e terceirização? Como implementar o outsourcing […]

Leia mais