Funcionário CLT, PJ ou empresa terceirizada. O que vale a pena contratar?

Ter mais profissionais é um passo importante para viabilizar o crescimento da empresa, afinal, uma equipe maior consegue realizar mais atividades e gerar resultados significativos em menor tempo.

Quando a empresa decide ampliar seu quadro de funcionários se depara com três opções de contratação: CLT, PJ e a terceirização de mão de obra. É aí que surge a dúvida de qual seria a melhor opção. Aqui, indicamos qual vale a pena. Continue a leitura e confira!

 

Modalidades de contratação de profissionais

A empresa normalmente tem três modalidades principais de contratação de profissionais: CLT, PJ e terceirização de serviços. A seguir, você entende como funciona cada uma delas:

 

  • CLT

Trata-se da modalidade de contratação tradicional, que tem como base a Consolidação das Leis de Trabalho. Nela, o empregador tem a segurança de montar uma equipe com funcionários fixos, mas a burocracia e gastos envolvidos são altíssimos.

A empresa é responsável pelo recolhimento de encargos trabalhistas, como INSS e FGTS, 13º salário, benefícios, férias remuneradas, entre outros gastos, além de estar mais sujeita a processos trabalhistas.

Além disso, a empresa assume a responsabilidade por todos os processos que envolvem a contratação do profissional, como o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e administração de pessoal.

Esses processos são obrigatórios e demandam tempo e esforços da equipe da área de Recursos Humanos, aumentando suas responsabilidades, mesmo que por um período específico e não diariamente.

 

  • PJ

Na modalidade PJ (Pessoa Jurídica), a empresa contrata um profissional por tempo determinado, como para a realização de um projeto. A vantagem para o empregador é a redução de custos e da burocracia, já que não se faz necessário cumprir procedimentos legais e pagar encargos trabalhistas.

Em contraposição, o profissional não tem obrigações específicas com a empresa, ou seja, ele não precisa cumprir os mesmos horários, só necessita entregar suas demandas. Se a intenção for controlar melhor a rotina do PJ, essa não é a melhor opção de contratação para a empresa.

 

  • Empresa terceirizada

Nesta modalidade de contratação, delega-se à empresa de serviços terceirizados a responsabilidade pela contratação, treinamento e pagamento dos funcionários.

Ao delegar essas responsabilidades para uma empresa terceirizada, reduz-se consideravelmente a burocracia, custos e chance de processos trabalhistas. Por isso, tem sido uma opção bastante procurada atualmente.

A empresa pode contratar diversos serviços terceirizados para ter suporte em sua operação. Entre eles, destaque para os de copa, limpeza, portaria, manutenção, zeladoria, recepção, telefonista, dentre outros.

Além dessas atividades-meio, a empresa também pode contratar funcionários terceirizados para realizar atividades-fim. Portanto, também é possível terceirizar funções inerentes à finalidade / objetivo da empresa.

 

CLT, PJ ou terceirização: qual vale mais a pena?

A imagem mostra de forma simplificada duas modalidades de contratação de profissionais

Depois de conhecer um pouco mais sobre as três principais modalidades de contratação, ainda está em dúvida sobre qual vale mais a pena?

Pensando em curto e longo prazos, a contratação de uma empresa de terceirização acaba sendo a melhor opção, pois descomplica o trabalho de RH do cliente, apresenta menor risco e menos burocracia.

Além disso, com a terceirização é possível contratar um profissional altamente capacitado por um custo reduzido, o que fará toda a diferença no orçamento da empresa.

 

Vantagens da terceirização de funcionários

Conhecer as vantagens de terceirização de funcionários ajuda a entender o porquê de essa alternativa valer mais a pena. A seguir, listamos as principais razões que justificam a contratação. Acompanhe:

 

Economia

A contratação de uma empresa de terceirização de serviços possibilita que a empresa economize, seja em curto ou longo prazo. Um dos motivos disso é que não precisará pagar encargos trabalhistas e reduzirá custos operacionais.

Paralelamente, a empresa passa a ter maior previsibilidade de caixa e controle sobre seu orçamento. O dinheiro que eventualmente conseguir poupar pode ser aplicado em melhorias, contribuindo para o crescimento do negócio.

 

Redução da burocracia

A opção pela terceirização de serviços permite que a empresa consiga ter profissionais qualificados sem ter de cumprir várias burocracias da contratação CLT.

A responsável pela terceirização é quem cuida de toda a parte burocrática da contratação e cumprimento de processos legais envolvendo encargos trabalhistas. Portanto, o cliente tem máxima praticidade, sobretudo em processos de RH.

 

– Leia também:
>>> QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS?

 

Profissionalização da operação

Com a terceirização, a empresa tem fácil acesso a funcionários qualificados, que passaram por treinamentos e são experientes. Dessa forma, quem faz esse investimento consegue profissionalizar sua operação.

A contratação faz com que a empresa disponha de profissionais capacitados que agregam conhecimento, dando suporte em todos os processos realizados no dia a dia. Além disso, é possível reduzir expressivamente a possibilidade de retrabalho, tendo uma maior produtividade e um bom andamento das atividades.

 

Eliminação do risco de desfalque

Quando o profissional falta, sai de férias ou precisa se afastar, a empresa de terceirização encaminha outro para substituição. Por isso, ao contratar uma prestadora de serviços é possível evitar desfalques, sem prejudicar o andamento das atividades.

 

Foco no core business

A terceirização de serviços possibilita que a equipe própria da empresa mantenha o foco em seu core business, otimizando seu tempo. Assim, conseguirá se dedicar mais a atividades estratégicas, acelerando a conquista de objetivos e crescimento do negócio.

 

Quando terceirizar serviços de sua empresa?

Uma das dúvidas mais comuns de empreendedores é saber quando terceirizar serviços. Na realidade, sempre que precisar de profissionais qualificados para realizar atividades-meio e fim dá para terceirizar.

Se precisar estruturar uma equipe ou área e necessitar de funcionários capacitados, a terceirização é a melhor solução. Além disso, a contratação também é excelente em casos de expansão da empresa, dando suporte na estratégia de crescimento.

 

Como terceirizar serviços?

Terceirizar é mais simples do que muitos pensam, basta contratar uma empresa prestadora de serviços. Ela assumirá a responsabilidade por contratar e encaminhar profissionais, bem como por processos burocráticos envolvendo a legislação trabalhista.

Simples, não é? Mas, é muito importante ter cuidado na hora de contratar uma empresa de terceirização! Recomenda-se escolher uma empresa que seja experiente e atue em parceria com o cliente, para evitar problemas.

Outras dicas que podem ser seguidas para acertar na escolha e contratação da empresa de terceirização são:

  • Busque referências sobre a empresa de terceirização, seja entre conhecidos ou pela internet, em redes sociais e no site institucional;
  • Procure saber quais são os diferenciais que a empresa oferece. Dependendo da atividade, ela pode disponibilizar uniformes e materiais para execução do trabalho, sendo ainda mais vantajoso para o contratante;
  • Consulte informações sobre a equipe da empresa. O ideal é que seja treinada e experiente, para garantir um trabalho de qualidade;
  • Verifique previamente o que o contrato de prestação de serviços abrange, para não ser surpreendido com a não cobertura de algo que sua empresa realmente precisa.

 

Quais serviços sua empresa pode terceirizar?

terceirização serviços

A empresa pode terceirizar atividades-meio e fim. Mas, o que isso significa, exatamente? Atividade-meio é aquela que não está relacionada ao objetivo da empresa.

Por exemplo, considere um comércio físico de roupas. Sua atividade-fim (objetivo) é vender peças de vestuário. Tudo que não esteja ligado diretamente à venda é uma atividade-meio.

Nessa lista, entre os serviços de limpeza, serviços de manutenção predial e manutenção de áreas verdes, entre outros. A empresa também pode terceirizar serviços inerentes à atividade-fim, passando a ter profissionais altamente qualificados para lhe auxiliar em sua estratégia.

Caso esteja em dúvida se pode ou não terceirizar algum serviço de sua empresa, a dica é consultar a prestadora de serviço, que indicará a melhor solução a ser tomada, sempre seguindo a legislação.

 

Terceirização de serviços com a Via Facilities

Está buscando empresas de terceirização em Curitiba? A Via Facilities é a melhor escolha para seu negócio, apresentando soluções altamente eficazes, de modo a atender pontualmente suas necessidades.

Um dos principais diferenciais é sua longa experiência no segmento, sendo uma empresa qualificada e estruturada para atuar nacionalmente, sempre prestando serviços de alta qualidade.

A Via Facilities tem foco total no cliente, prestando um serviço que auxilia em sua estratégia e dá suporte na conquista de objetivos e resultados. Aproveite para entrar em contato e conhecer mais sobre a terceirização de serviços da Via Facilities!

 

– Leia também:
>>> O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO?

>>> 6 VANTAGENS QUE A TERCEIRIZAÇÃO PROPORCIONA A UMA EMPRESA

 

Posts Relacionados

Thumbnail Post

6 dicas para reduzir custos operacionais durante a pandemia

A pandemia de Covid-19 reduziu expressivamente o faturamento da maioria das empresas, levando a uma necessidade de corte de custos operacionais para conseguir permanecer funcionando. Mas, afinal, como reduzir custos operacionais durante a pandemia sem prejudicar o bom andamento da empresa? A seguir, damos dicas eficientes para implementar essa estratégia. Acompanhe e conheça!   O […]

Leia mais
Thumbnail Post

Manutenção de Áreas Verdes

Áreas verdes estão ganhando espaço na decoração, tornando o ambiente mais colorido e agradável. No entanto, esses resultados só são obtidos se esses locais estiverem bem cuidados. É justamente aí que entra a manutenção de áreas verdes, que é um serviço essencial para preservar corretamente esses espaços, deixando-os sempre bonitos.   O que faz a […]

Leia mais
Thumbnail Post

Bombeiro Civil: descubra o que é e o que faz!

O bombeiro civil é um profissional de extrema importância para empresas públicas e privadas. Isso porque ele atua na segurança do estabelecimento, prestando serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência tanto em edificações como também em eventos. O marco que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil no Brasil está contido na Lei Nº 11.901, […]

Leia mais