Funcionário CLT, PJ ou empresa terceirizada. O que vale a pena contratar?
Ter mais profissionais é um passo importante para viabilizar o crescimento da empresa, afinal, uma equipe maior consegue realizar mais atividades e gerar resultados significativos em menor tempo.
Quando a empresa decide ampliar seu quadro de funcionários se depara com três opções de contratação: CLT, PJ e a terceirização de mão de obra. É aí que surge a dúvida de qual seria a melhor opção. Aqui, indicamos qual vale a pena. Continue a leitura e confira!
Modalidades de contratação de profissionais
A empresa normalmente tem três modalidades principais de contratação de profissionais: CLT, PJ e terceirização de serviços. A seguir, você entende como funciona cada uma delas:
-
CLT
Trata-se da modalidade de contratação tradicional, que tem como base a Consolidação das Leis de Trabalho. Nela, o empregador tem a segurança de montar uma equipe com funcionários fixos, mas a burocracia e gastos envolvidos são altíssimos.
A empresa é responsável pelo recolhimento de encargos trabalhistas, como INSS e FGTS, 13º salário, benefícios, férias remuneradas, entre outros gastos, além de estar mais sujeita a processos trabalhistas.
Além disso, a empresa assume a responsabilidade por todos os processos que envolvem a contratação do profissional, como o recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento e administração de pessoal.
Esses processos são obrigatórios e demandam tempo e esforços da equipe da área de Recursos Humanos, aumentando suas responsabilidades, mesmo que por um período específico e não diariamente.
-
PJ
Na modalidade PJ (Pessoa Jurídica), a empresa contrata um profissional por tempo determinado, como para a realização de um projeto. A vantagem para o empregador é a redução de custos e da burocracia, já que não se faz necessário cumprir procedimentos legais e pagar encargos trabalhistas.
Em contraposição, o profissional não tem obrigações específicas com a empresa, ou seja, ele não precisa cumprir os mesmos horários, só necessita entregar suas demandas. Se a intenção for controlar melhor a rotina do PJ, essa não é a melhor opção de contratação para a empresa.
-
Empresa terceirizada
Nesta modalidade de contratação, delega-se à empresa de serviços terceirizados a responsabilidade pela contratação, treinamento e pagamento dos funcionários.
Ao delegar essas responsabilidades para uma empresa terceirizada, reduz-se consideravelmente a burocracia, custos e chance de processos trabalhistas. Por isso, tem sido uma opção bastante procurada atualmente.
A empresa pode contratar diversos serviços terceirizados para ter suporte em sua operação. Entre eles, destaque para os de copa, limpeza, portaria, manutenção, zeladoria, recepção, telefonista, dentre outros.
Além dessas atividades-meio, a empresa também pode contratar funcionários terceirizados para realizar atividades-fim. Portanto, também é possível terceirizar funções inerentes à finalidade / objetivo da empresa.
CLT, PJ ou terceirização: qual vale mais a pena?
Depois de conhecer um pouco mais sobre as três principais modalidades de contratação, ainda está em dúvida sobre qual vale mais a pena?
Pensando em curto e longo prazos, a contratação de uma empresa de terceirização acaba sendo a melhor opção, pois descomplica o trabalho de RH do cliente, apresenta menor risco e menos burocracia.
Além disso, com a terceirização é possível contratar um profissional altamente capacitado por um custo reduzido, o que fará toda a diferença no orçamento da empresa.
Vantagens da terceirização de funcionários
Conhecer as vantagens de terceirização de funcionários ajuda a entender o porquê de essa alternativa valer mais a pena. A seguir, listamos as principais razões que justificam a contratação. Acompanhe:
Economia
A contratação de uma empresa de terceirização de serviços possibilita que a empresa economize, seja em curto ou longo prazo. Um dos motivos disso é que não precisará pagar encargos trabalhistas e reduzirá custos operacionais.
Paralelamente, a empresa passa a ter maior previsibilidade de caixa e controle sobre seu orçamento. O dinheiro que eventualmente conseguir poupar pode ser aplicado em melhorias, contribuindo para o crescimento do negócio.
Redução da burocracia
A opção pela terceirização de serviços permite que a empresa consiga ter profissionais qualificados sem ter de cumprir várias burocracias da contratação CLT.
A responsável pela terceirização é quem cuida de toda a parte burocrática da contratação e cumprimento de processos legais envolvendo encargos trabalhistas. Portanto, o cliente tem máxima praticidade, sobretudo em processos de RH.
– Leia também:
>>> QUAIS SÃO OS DIREITOS DOS TRABALHADORES TERCEIRIZADOS?
Profissionalização da operação
Com a terceirização, a empresa tem fácil acesso a funcionários qualificados, que passaram por treinamentos e são experientes. Dessa forma, quem faz esse investimento consegue profissionalizar sua operação.
A contratação faz com que a empresa disponha de profissionais capacitados que agregam conhecimento, dando suporte em todos os processos realizados no dia a dia. Além disso, é possível reduzir expressivamente a possibilidade de retrabalho, tendo uma maior produtividade e um bom andamento das atividades.
Eliminação do risco de desfalque
Quando o profissional falta, sai de férias ou precisa se afastar, a empresa de terceirização encaminha outro para substituição. Por isso, ao contratar uma prestadora de serviços é possível evitar desfalques, sem prejudicar o andamento das atividades.
Foco no core business
A terceirização de serviços possibilita que a equipe própria da empresa mantenha o foco em seu core business, otimizando seu tempo. Assim, conseguirá se dedicar mais a atividades estratégicas, acelerando a conquista de objetivos e crescimento do negócio.
Quando terceirizar serviços de sua empresa?
Uma das dúvidas mais comuns de empreendedores é saber quando terceirizar serviços. Na realidade, sempre que precisar de profissionais qualificados para realizar atividades-meio e fim dá para terceirizar.
Se precisar estruturar uma equipe ou área e necessitar de funcionários capacitados, a terceirização é a melhor solução. Além disso, a contratação também é excelente em casos de expansão da empresa, dando suporte na estratégia de crescimento.
Como terceirizar serviços?
Terceirizar é mais simples do que muitos pensam, basta contratar uma empresa prestadora de serviços. Ela assumirá a responsabilidade por contratar e encaminhar profissionais, bem como por processos burocráticos envolvendo a legislação trabalhista.
Simples, não é? Mas, é muito importante ter cuidado na hora de contratar uma empresa de terceirização! Recomenda-se escolher uma empresa que seja experiente e atue em parceria com o cliente, para evitar problemas.
Outras dicas que podem ser seguidas para acertar na escolha e contratação da empresa de terceirização são:
- Busque referências sobre a empresa de terceirização, seja entre conhecidos ou pela internet, em redes sociais e no site institucional;
- Procure saber quais são os diferenciais que a empresa oferece. Dependendo da atividade, ela pode disponibilizar uniformes e materiais para execução do trabalho, sendo ainda mais vantajoso para o contratante;
- Consulte informações sobre a equipe da empresa. O ideal é que seja treinada e experiente, para garantir um trabalho de qualidade;
- Verifique previamente o que o contrato de prestação de serviços abrange, para não ser surpreendido com a não cobertura de algo que sua empresa realmente precisa.
Quais serviços sua empresa pode terceirizar?
A empresa pode terceirizar atividades-meio e fim. Mas, o que isso significa, exatamente? Atividade-meio é aquela que não está relacionada ao objetivo da empresa.
Por exemplo, considere um comércio físico de roupas. Sua atividade-fim (objetivo) é vender peças de vestuário. Tudo que não esteja ligado diretamente à venda é uma atividade-meio.
Nessa lista, entre os serviços de limpeza, serviços de manutenção predial e manutenção de áreas verdes, entre outros. A empresa também pode terceirizar serviços inerentes à atividade-fim, passando a ter profissionais altamente qualificados para lhe auxiliar em sua estratégia.
Caso esteja em dúvida se pode ou não terceirizar algum serviço de sua empresa, a dica é consultar a prestadora de serviço, que indicará a melhor solução a ser tomada, sempre seguindo a legislação.
Terceirização de serviços com a Via Facilities
Está buscando empresas de terceirização em Curitiba? A Via Facilities é a melhor escolha para seu negócio, apresentando soluções altamente eficazes, de modo a atender pontualmente suas necessidades.
Um dos principais diferenciais é sua longa experiência no segmento, sendo uma empresa qualificada e estruturada para atuar nacionalmente, sempre prestando serviços de alta qualidade.
A Via Facilities tem foco total no cliente, prestando um serviço que auxilia em sua estratégia e dá suporte na conquista de objetivos e resultados. Aproveite para entrar em contato e conhecer mais sobre a terceirização de serviços da Via Facilities!
– Leia também:
>>> O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO ANTES DE CONTRATAR UMA EMPRESA DE TERCEIRIZAÇÃO?
>>> 6 VANTAGENS QUE A TERCEIRIZAÇÃO PROPORCIONA A UMA EMPRESA
6 dicas para reduzir custos operacionais durante a pandemia
A pandemia de Covid-19 reduziu expressivamente o faturamento da maioria das empresas, levando a uma necessidade de corte de custos operacionais para conseguir permanecer funcionando. Mas, afinal, como reduzir custos operacionais durante a pandemia sem prejudicar o bom andamento da empresa? A seguir, damos dicas eficientes para implementar essa estratégia. Acompanhe e conheça! O […]
Manutenção de Áreas Verdes
Áreas verdes estão ganhando espaço na decoração, tornando o ambiente mais colorido e agradável. No entanto, esses resultados só são obtidos se esses locais estiverem bem cuidados. É justamente aí que entra a manutenção de áreas verdes, que é um serviço essencial para preservar corretamente esses espaços, deixando-os sempre bonitos. O que faz a […]
Bombeiro Civil: descubra o que é e o que faz!
O bombeiro civil é um profissional de extrema importância para empresas públicas e privadas. Isso porque ele atua na segurança do estabelecimento, prestando serviços de prevenção de incêndios e atendimento de emergência tanto em edificações como também em eventos. O marco que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil no Brasil está contido na Lei Nº 11.901, […]