Quais os efeitos da terceirização para o trabalhador?

Muito se fala sobre os benefícios da terceirização para a empresa, mas há pouca informação sobre os efeitos dessa solução para o trabalhador e o que muda em relação a uma contratação clássica.

Para esclarecer essa questão, apresentamos quais são os efeitos da terceirização ao trabalhador, considerando os de maior impacto. Conheça, a seguir, quais são e entenda como funciona!

 

Alterações para o trabalhador na terceirização

A terceirização provoca alterações pontuais na rotina do trabalhador, principalmente no que se refere a temas relacionados à área de Recursos Humanos e direitos trabalhistas. Veja o que muda:

 

  1. Temas de Recursos Humanos são tratados diretamente com a empresa de terceirização

Suponha que o trabalhador seja contratado pela empresa de terceirização, mas atue em outra. Há quem se confunda e tente esclarecer ou solucionar pendências de pessoal e Recursos Humanos diretamente na empresa em que trabalha, mas não está correto.

O trabalhador deve tratar temas de Recursos Humanos com a empresa de terceirização, porque ela é a responsável por seu contrato. Portanto, questões salariais, sobre benefícios, dúvidas sobre holerite, entre outros, são de responsabilidade da empresa que consta no registro em carteira e contrato de trabalho.

 

  1. Maior taxa de rotatividade

Quando é terceirizado, o trabalhador não tem garantia de quanto tempo permanecerá na empresa em que atua, podendo ser remanejado com maior frequência. De modo geral, o tempo de permanência em uma empresa é de um a dois anos, principalmente quando se fala em cargos operacionais.

No entanto, é importante ressaltar que o trabalhador, na maioria das vezes, continua empregado, o que acontece é uma transferência para outra empresa. Ou seja, há a manutenção do emprego.

 

  1. Responsabilidade sobre direitos trabalhistas

A empresa de terceirização assume todos os direitos trabalhistas do funcionário, cabendo a ela responder legalmente por eles caso não sejam pagos. Se não tiver recursos financeiros para quitá-los, a contratante do serviço pode ser chamada judicialmente para pagar essa dívida.

Portanto, tudo o que envolver direitos trabalhistas deve ser tratado inicialmente com a empresa responsável pela terceirização. O contratante (cliente final) só será acionado em última instância, quando a terceirizada não puder responder.

 

Vale a pena atuar em uma empresa terceirizada?

Uma das principais dúvidas dos trabalhadores é se compensa atuar numa empresa terceirizada. De maneira geral, sim, porque o trabalhador ainda tem seus direitos garantidos.

O que ocorre na terceirização é somente uma mudança ou transferência de responsabilidades. Nesse caso, cabe ao trabalhador se adaptar à realidade e forma de contratação.

 

Em quais áreas de terceirização atuar?

Trabalhadores que buscam novas oportunidades e estão abertos a vagas em terceirização podem atuar em diversas áreas. Existe, por exemplo, a possibilidade de trabalhar em terceirização limpeza hospital, manutenção predial, portaria, bombeiro civil, zelador de condomínio, entre outros.

Para buscar vagas nesse segmento, pesquise por empresas de terceirização renomadas no mercado e que trabalhem em áreas variadas, como limpeza hospitalar, limpeza e conservação, recepção e telefonia, serviços de copa e portaria, manutenção de áreas verdes e predial, que costumam contratar com maior frequência.

Posts Relacionados

Thumbnail Post

Limpeza em Altura: quais requisitos e cuidados para realizar a contratação desse profissional

A limpeza em altura é essencial em prédios e fachadas. Mas, é um trabalho que não pode ser realizado por qualquer um, porque exige conhecimento técnico para evitar acidentes. Existem alguns requisitos e cuidados a serem adotados para contratar um profissional para realizar a limpeza de janelas em altura corretamente. Veja, aqui, quais são eles. […]

Leia mais
Thumbnail Post

Terceirização de equipamentos ou terceirização de serviços?

A terceirização é uma prática amplamente adotada por empresas em todo o país, seja a de equipamentos ou serviços, trazendo benefícios específicos como redução de custos, gestão simplificada e foco no core business. Pensando em investir nessa solução, mas não sabe se terceiriza equipamentos ou serviços? Preparamos este post para lhe ajudar a tomar a […]

Leia mais
Thumbnail Post

Como funciona a Gestão de Facilities

A gestão de facilities vem crescendo em empresas e condomínios, porque garante benefícios especiais em curto e longo prazos. Aqui, explicamos o que é gestão de facilities, o que proporciona e como investir nela. Acompanhe!   O que é gestão de facilities e como ela funciona? Gestão de facilities, também chamada de gerenciamento de facilidades, […]

Leia mais